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ESEC - Artigos em revistas

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Recent Submissions

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  • Potencialidades da educação na natureza em contextos de infância: uma revisão sistemática de literatura
    Publication . Ramos, Raquel; Figueiredo, Aida; Coelho, Ana
    A presente revisão sistemática de literatura partiu da questão de investigação: “Quais aspotencialidades e limitações da educação na natureza em contextos de infância?”, com o ob-jetivo de analisar e sistematizar, por um lado, os benefícios dessas experiências educativas,ao nível da saúde, desenvolvimento e consciência ambiental da criança, e, por outro lado, osobstáculos e desafios que se colocam às práticas, no sentido de criar oportunidades de açãoe aprendizagens em ambiente natureza.Estabeleceu-se cinco termos de pesquisa, em três línguas que, através da utilização deoperadores booleanos, permitiram “mapear” os estudos relevantes e atuais. No sentido dedelimitar o campo de pesquisa avançada, determinou-se critérios de inclusão e exclusão econstituiu-se o corpus de dados, composto por 21 artigos, de estudos recentes, desenvol-vidos em diferentes contextos, que foram analisados pela técnica de análise de conteúdo,no software WebQDA.Os resultados, que emergiram da análise desta revisão, revelam o impacto positivo que asexperiências proporcionadas à criança, no espaço natureza, têm ao nível da sua saúde, de-senvolvimento socioemocional, cognitivo, motor e consciência ambiental. Além disso, foramencontrados alguns obstáculos e desafios às práticas educativas em espaços exterior e natu-reza, sobretudo no contexto português.Este artigo, que identifica um gap na literatura relativamente à articulação de práticas edu-cativas em espaços exterior e interior, poderá contribuir para a discussão e reflexão sobre o papel desempenhado pela criança e pelo adulto em ambos os contextos, bem como sobre a intencionalidade educativa e potencial pedagógico que lhes são atribuídos.
  • Formação de professores de matemática: Liceu de Coimbra (1937-1947)
    Publication . Esteves Santiago, Ana Elisa
    Este texto tem como foco a formação de professores de Matemática, em Portugal, no período entre 1937 e 1947, num dos liceus ligados à formação de professores, o liceu D. João III, em Coimbra. Para tal iniciar-se-á com uma breve explicação do funcionamento do sistema de formação inicial de professores nessa época para depois referir os trabalhos elaborados pelos professores estagiários, no âmbito do estágio, ao longo de cerca de 1 década: planos de aula, trabalhos temáticos, Ensaios Críticos. A análise centrar-se-á nos Ensaios Críticos, trabalho de grande importância para findar o Estágio Pedagógico. Através da pesquisa documental, nomeadamente legislação, arquivos do liceu e da universidade foi possível identificar os trabalhos realizados pelos professores estagiários de Matemática e a sua análise permite caraterizar parte da formação inicial de professores de Matemática da época. Os Ensaios Críticos estavam divididos em duas partes: a primeira de cariz teórico e a segunda continha os planos de aula relativos ao tema explorado na primeira parte. A primeira parte permite-nos perceber as temáticas que eram alvo de interesse e preocupação por parte dos professores supervisores dos estágios – o professor metodólogo - e a segunda parte permite-nos perceber a estrutura utilizada na época para planificação da aula.
  • A COMPREENSÃO DA LEITURA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS: ALGUNS CONTRIBUTOS DO PNEP UM BREVE APONTAMENTO
    Publication . BALAUS CUSTÓDIO, PEDRO
    Este artigo apresenta, com brevidade, alguns dos desafios que se colocam aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico Português no âmbito específico do ensino da compreensão leitora. Entre a decifração e o treino da compreensão da leitura há um percurso didático de assinalável importância e de relevo crescente quando pretendemos ensinar as crianças a ler. A partir de 2006, o PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português) trouxe à ribalta das práticas docentes vários afloramentos teóricos no domínio da compreensão da leitura. A divulgação de estudos e a aplicação de novas práticas nesta área têm permitido, pois, uma renovação metodológica do trabalho dos professores neste grau de ensino.
  • Crescer bilingue : as crianças ouvintes filhas de pais surdos
    Publication . da Silva Conde e Sousa, Joana Rita
    A investigação seguidamente apresentada retrata o percurso de vida de um grupo de filhos ouvintes de pais surdos – CODA – portugueses e catalães, abordando as suas vivências e experiências como membros ouvintes na comunidade Surda Portuguesa e Catalã. No enquadramento teórico deste trabalho, debruçamo-nos sobre as questões do bilinguismo e do biculturalismo, realidades próprias dos CODA. A autora propôs-se a estudar, qualitativamente, um grupo de cinco CODA portugueses e cinco CODA catalães. Os informantes forneceram dados acerca dos seus percursos de vida que, uma vez analisados, demonstraram que é uma mais-valia terem adquirido duas ou mais línguas durante a sua infância. Consideramos que é importante que possam abordar em separado as diferentes comunidades de CODA no mundo, incorrendo numa análise mais em profundidade ao invés de meramente comparativa. Esta linha de ação seria uma forma de eliminar a maior dificuldade do presente estudo: o multilinguismo e multiculturalismo, presentes no caminho de investigação que tomámos.
  • Referências antroponímicas e toponímicas em romances de tradição oral moderna portuguesa editados entre 1828 e 1960
    Publication . Pires, Natália Albino
    En este artículo analizamos la importancia de antropónimos y topónimos en un corpus de 1721 versiones de romances de la tradición oral moderna portuguesa editados entre 1828 y 1960 e intentamos caracterizar las opciones de los informantes, sea para los nombres de los personajes, sea para nombres de lugares, relacionándolas con la especificidad de la variación en el proceso de tradicionalización del romancero.
  • Pero López de Ayala em Óbidos : uma proposta de roteiros de turismo cultural
    Publication . Pires, Natália Albino
    O cronista Pero López de Ayala ficou prisioneiro no castelo de Óbidos durante a batalha de Aljubarrota, decorrendo a sua prisão da sua participação na batalha ao lado da facção espanhola na crise de sucessão dinástica de 1383-1385. Trata-se de uma figura preeminente da história literária ibérica e de uma testemunha ocular da batalha cuja descrição nos apresenta na sua Crónica de Don Juan I. Na sua passagem por Portugal e durante o período de cativeiro, escreveu o célebre Libro de la caça de las aves e parte da obra Rimado de Palacio. Assim, procuraremos mostrar como a partir dos factos históricos se podem criar roteiros turísticos ancorados num aspecto cultural específico e dirigidos a um nicho de mercado: turismo cultural e turismo criativo.
  • LONG-REMI: An AI-Based Technological Application to Promote Healthy Mental Longevity Grounded in Reminiscence Therapy
    Publication . Nebot, Àngela; Domènech, Sara; Pires, Natália Albino; Mugica, Francisco; Benali, Anass; Porta, Xènia; Nebot, Oriol; Santos, Pedro
    Reminiscence therapy (RT) consists of thinking about one’s own experiences through the presentation of memory-facilitating stimuli, and it has as its fundamental axis the activation of emotions. An innovative way of offering RT involves the use of technology-assisted applications, which must also satisfy the needs of the user. This study aimed to develop an AI-based computer application that recreates RT in a personalized way, meeting the characteristics of RT guided by a therapist or a caregiver. The material guiding RT focuses on intangible cultural heritage. The application incorporates facial expression analysis and reinforcement learning techniques, with the aim of identifying the user’s emotions and, with them, guiding the computer system that emulates RT dynamically and in real time. A pilot study was carried out at five senior centers in Barcelona and Portugal. The results obtained are very positive, showing high user satisfaction. Moreover, the results indicate that the high frequency of positive emotions increased in the participants at the end of the intervention, while the low frequencies of negative emotions were maintained at the end of the intervention.
  • Inferindo o conhecimento linguístico de crianças do 1º CEB a partir das suas produções textuais
    Publication . Pires, Natália Albino
    Com base na nossa própria experiência docente e decorrente da leccionação de um seminário de mestrado, neste breve estudo pretendemos dar um novo enfoque ao “erro” que atormenta diariamente a prática lectiva de tantos professores, procurando mostrar que esse “erro” pode revelar, e revela seguramente na maioria dos casos, o estádio de desenvolvimento linguístico do aluno. Para tal, analisaremos, em particular ao nível da sintaxe, excertos de produções escritas de alunos de 4º ano de escolaridade com o objectivo de sugerir caminhos de inferência sobre o estádio de conhecimento linguístico das crianças e de propor estratégias que fomentem um ensino diferenciado que, por seu turno, vise colmatar os problemas linguísticos detectados ou consolidar o conhecimento já adquirido de determinadas estruturas.
  • A imagem do outro na Crónica da Tomada de Ceuta pelo Rei D. João I de Gomes Eanes de Zurara
    Publication . Pires, Natália Albino
    A representação do outro é tão antiga como a história cultural da humanidade e a imagem que desse outro se veicula depende integralmente do eu que a descreve e constrói. Assim, tendo por base os pressupostos teóricos da imagologia, propomo-nos analisar a imagem do mouro transmitida na Crónica da Tomada de Ceuta, procurando rastrear o topos do enaltecimento dos portugueses, basilar da construção da identidade nacional.
  • O ensino da escrita do português no Senegal: a questão dos manuais escolares
    Publication . Pires, Natália Albino; Ndiaye, Saloum
    O domínio da competência escrita revela-se fulcral no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. O português, enquanto língua estrangeira no Senegal (país francófono), é escolhido por um número significativo de alunos oriundos de contextos socioculturais e linguísticos diversificados. O trabalho que propomos decorre de uma investigação mais alargada, ainda em curso, e tem como objetivo analisar as perceções dos professores sobre as propostas de atividades de escrita presentes em manuais escolares usados na aula de PLE no Senegal, muito particularmente na região de Casamansa. Essas perceções permitem-nos ressaltar que os manuais escolares usados no espaço escolar senegalês apresentam algum desfasamento entre as temáticas a abordar e os contextos socioculturais dos aprendentes e que as atividades de escrita propostas colocam o foco sobre o produto e nunca sobre o processo que conduz ao texto escrito enquanto produto final.