ESEC - Artigos em revistas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEC - Artigos em revistas by Title
Now showing 1 - 10 of 449
Results Per Page
Sort Options
- 50 anos de estudos sobre o agendamento – Caminhos de uma teoria dos mediaPublication . Ferreira, Gil Baptista; Camponez, CarlosCom o presente número da revista Mediapolis pretendemos marcar os 50 anos decorridos sobre o seminal estudo de Chapel Hill, que deu origem a uma das áreas mais consistentes de estudos das Ciências da Comunicação, realizados sobre os media: a teoria do agenda setting ou do agendamento. O início desta história teve origem quando Maxwel McCombs e Donald Shaw, então dois jovens investigadores, decidiram analisar como, a propósito das eleições presidenciais norte- americanas de 1968, que opuseram Hubert Humphrey e Richard Nixon, os media poderiam, de algum modo, influenciar a opinião pública. Para o efeito, realizaram um estudo tendo por base 100 eleitores indecisos, residentes em Chapel Hill, na Carolina do Norte, acabando por encontrar um coeficiente muito forte de correlação entre a agenda mediática e a agenda dos eleitores. A agenda setting, numa fase inicial, começou por afirmar que pessoas acabam por conhecer determinados assuntos pelo efeito da seleção realizada pelos media que, deste modo, transforma temas, pessoas e acontecimentos em matéria privilegiada do debate público, marcando um paralelismo entre a agenda dos media e a agenda da opinião pública.
- A(s) Ciências do Desporto e o corpo : entre as Ciências Naturais e as Ciências SociaisPublication . Cabral Mendes, Pedro; Dias, Gonçalo; Morais, Filipa Maria Paula Coelho Caldeira Canavarro deO discurso epistemológico que enaltece o estatuto de cientificidade das Ciências Naturais e Ciências Sociais tem sido motivo de particular atenção por parte de vários investigadores (Bachelard 1958; Kuhn, 1962, Castro, 1976, Piaget, 1980; Nunes 1982; Sayer, 1984, Santos, 1989; Popper 1989; Boudon, 1990, Silva & Pinto, 1990 e 1999). A Ciência do Desporto debate-se com a necessidade de se afirmar como uma teoria integrativa de carácter interdisciplinar, capaz de partilhar as contribuições de outras áreas “ciências-mãe” (Marques, 1990; Bento & Marques, 1993, Gaya, 2001). Neste contexto, o desenvolvimento do Desporto e da Ciência do Desporto parece seguir uma nova orientação centrada na emergência do “estudo do corpo” enquanto fenómeno global (Dunning, 1992; Knop, Engsbom, Skirestad & Weiss, 1996; Andrieu, 2004; Reid, Stewart & Thorne, 2004; Bento, 2007; Lippi, Gudi, Nevill & Boreham, 2008). O presente trabalho teve como objectivo principal apresentar os motivos que estão subjacentes à tensão latente que existe nestas áreas de saber. Os objectos de estudo, a esfera de acção, bem como os factores de convergência e divergência são elementos a considerar neste artigo. Conclui-se que a Ciência do Desporto enquanto “estudo do corpo”, nas suas mais diversas vertentes, deverá assumir uma atitude aberta e cooperante no seio das Ciências Naturais e das Ciências Sociais. A interdisciplinaridade que resulta destas ciências aponta para a utilização de abordagens múltiplas direccionadas para a actividade prática de intervenção e transformação da sociedade.
- Abordagem da educação em sexualidade no Jardim de Infância : a opinião das famíliasPublication . Gonçalves, Letícia Gomes; Teixeira, FilomenaNo âmbito do relatório final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, após a implementação e desenvolvimento de um projeto pedagógico sobre a conceção e nascimento dos bebés, em contexto do estágio em Jardim-de-Infância (JI), foi realizado um estudo com as famílias, que teve como objetivos: i) conhecer o seu posicionamento acerca da importância da Educação em Sexualidade (ES) no JI; ii) percecionar a sua preparação para abordar a temática com o/a seu/sua educando/a; iii) saber se conversam com as crianças acerca da Sexualidade e quais os temas que abordam; e iv) perceber a quem é que atribuem a responsabilidade da sua abordagem. Os resultados obtidos através das respostas a questionários e entrevistas às famílias permitiram concluir: i) ser importante que as crianças saibam os nomes dos órgãos sexuais; ii) a grande maioria diz sentir-se preparada para abordar a temática da Sexualidade com o/a educando/a; iii) cerca de ! " refere abordar o assunto, tratando, entre outros, os seguintes temas: fecundação, gestação e nascimento; iv) utilizam a linguagem familiar quando abordam a temática em casa mas consideram que, no JI deveria ser usada a científica; e v) consideram que a responsabilidade da ES deve ser partilhada entre as famílias e a escola. O estudo realizado e o projeto implementado no estágio mostraram que, apesar da ES não ser ainda generalizada no JI, é possível, sendo a maioria das famílias recetivas à sua concretização.
- A abordagem da subtração nos manuais das escolas normais primárias e do ensino primário, no início do século XXPublication . Santiago, A.Este artigo discute a abordagem da subtração em três obras do início do século XX: duas usadas na formação de professores para o Ensino primário relacionadas com Matemática e Pedagogia e outra usada como manual escolar do Ensino Primário, em Portugal. Tem-se como objetivo perceber a abordagem que apresentavam relativamente a esta operação aritmética, do ponto de vista matemático e didático. Para tal foi utilizada a metodologia de investigação histórica, através da análise documental de fontes primárias. Começou-se por analisar o que referiam os programas do Ensino Primário e do Ensino Normal, relativamente às operações aritméticas, em particular a subtração para depois se proceder à análise de cada uma das obras, na parte relativa à operação aritmética subtração. Observou-se que as obras apresentam diferentes formas de abordar a subtração, apresentando diferentes métodos (compensação ou decomposição). Também os exercícios apresentam diferenças, nomeadamente em relação à quantidade. Verificouse ainda que as três obras abordam as três situações (caso em que cada número é apenas representado por um algarismo, caso em que todos os algarismos do diminuendo são maiores do que os do diminuidor e caso em que nem todos os algarismos do diminuendo são maiores do que os do diminuidor).
- Abordagens ao turismo sustentável na revista national geographic travelerPublication . Gambini, Maria Leonor; Moura, Andreia; Carvalho, MarianaPerspetivar o turismo enquanto promotor do desenvolvimento sustentável dos territórios é, atualmente, uma realidade que deve ser considerada, tendo em vista o bem-estar social, a proteção ambiental e o desenvolvimento económico. A Organização Mundial de Turismo (UNWTO, 2003) define que o turismo sustentável não é um tipo de turismo, mas sim, um modelo de desenvolvimento ou uma filosofia de gestão que deve adequar e compatibilizar as práticas turísticas à correta estruturação dos territórios recetores, contemplando, em simultâneo, a satisfação e o respeito por três vértices básicos do desenvolvimento para qualquer destino turístico: a população residente, os recursos existentes, e os próprios turistas. O presente trabalho visa realçar a pertinência do turismo sustentável na atualidade, propondo-se a identificar e analisar as suas dimensões no âmbito dos artigos publicados na renomada revista de viagens National Geographic Traveler, durante o ano de 2013. Os resultados revelam uma sensibilidade crescente por práticas sustentáveis, o que realça a importância deste conceito para os destinos. As diferentes abordagens dos artigos analisados relatam diversificados contextos em que diferentes atores promovem o turismo sustentável nas suas distintas dimensões, permitindo concluir que todas as iniciativas apresentadas contribuem para processos de desenvolvimento sustentável, embora em diferentes escalas.
- Accessible tourism and its benefits for coping with stressPublication . Moura, Andreia; Kastenholz, Elisabeth; Pereira, Anabela Maria SousaThe present study had two main objectives: (i) to understand the relationship between tourism and stress-coping for individuals with disabilities, and (ii) to develop an empirical basis for therapeutic purposes and for improving new tourism products and policies, in a biopsychosocial framework. An empirical study was conducted using participants with disabilities (N = 306) who were assessed with the Leisure Coping Scale adapted to the Accessible Tourism context. The positive influence of tourism on these individuals’ biopsychosocial dimensions of stress-coping is identified and discussed. Results suggest that accessible tourism should be recognized as a new stress-coping resource for disabled people, supporting the rebalancing of their personal and social resources, positively contributing to their health and well-being. These findings provide further evidence for the development of new tourism products targeted to a population with special needs, and for accurate policies of alternative therapeutic interventions in the context of their rehabilitation.
- Accessible tourism experiences: the voice of people with visual disabilitiesPublication . Devile, Eugénia; Kastenholz, ElisabethOur research focuses primarily on the understanding of the engagement in tourist activities of people with disabilities. Specifically, we intend to analyze the experience of people with visual impairments, identifying the factors that constrain and the factors that facilitate their decision to travel, seeking to understand how people adapt, negotiate their perceived and real constraints and become active travelers. A qualitative study was undertaken using in-depth interviews, which sought to give voice to people with visual disabilities. Results of a content analysis of the information gathered allow the following main conclusions: The participation in tourist activities by people with visual disabilities results from an ongoing and interactive process, which is shaped by multiple factors, with positive or negative influences, within each individual’s very personal context, impairment condition and social environment, with impact on different stages of the process. It is possible to identify patterns of factors influencing the process (constraints and facilitators) as well as of negotiation strategies used for continued participation in tourism. To overcome the barriers they face, people with disabilities rely on negotiation strategies associated with the travel organization process, and on different personal and interpersonal strategies that are systematized in this study.
- Accuracy of pattern detection methods in the performance of golf puttingPublication . Couceiro, Micael; Dias, Gonçalo; Mendes, Rui; Araújo, DuarteThe authors present a comparison of the classification accuracy of 5 pattern detection methods in the performance of golf putting. The detection of the position of the golf club was performed using a computer vision technique followed by the estimation algorithm Darwinian particle swarm optimization to obtain a kinematical model of each trial. The estimated parameters of the models were subsequently used as sample of five classification algorithms: (a) linear discriminant analysis, (b) quadratic discriminant analysis, (c) naive Bayes with normal distribution, (d) naive Bayes with kernel smoothing density estimate, and (e) least squares support vector machines. Beyond testing the performance of each classification method, it was also possible to identify a putting signature that characterized each golf player. It may be concluded that these methods can be applied to the study of coordination and motor control on the putting performance, allowing for the analysis of the intra- and interpersonal variability of motor behavior in performance contexts.
- Ações de uma estagiária na promoção e sustentação de práticas epistémicasPublication . Neves Rodrigues, Rita Isabel; Costa, C.; M. L. Martins, Fernando; Ruiz Rey, Francisco JoséA consciencialização das ações desenvolvidas por uma professora estagiária aquando da prática educativa é um aspeto fulcral para o desenvolvimento de práticas epistémicas nos alunos. Com base na análise de conteúdo de cinco Narrações Multimodais, desenvolveu-se um estudo qualitativo, de índole interpretativa e com design de estudo de caso, que tem como objetivo: identificar e analisar as ações de uma professora estagiária na promoção e sustentação das práticas epistémicas dos alunos. Os resultados evidenciam que as ações que tiveram maior ocorrência foram aquelas que visam incentivar o aluno na procura autónoma de respostas para o sucesso da resolução das tarefas. Conclui-se, que o hábito de identificar e analisar as práticas em sala de aula, fomentado na formação de professores, pode contribuir para uma maior consciencialização do impacto da lecionação de um professor estagiário e para a construção de um futuro professor reflexivo.
- Actitudes y prejuicios de los estudiantes de educación superior sobre los ancianos : un análisis bibliométricoPublication . Moreno-Guerrero, Antonio José; Sadio-Ramos, Fernando José; Ortiz-Molina, Maria AngustiasLa gente está envejeciendo a un ritmo elevado en los últimos tiempos; esto puede plantear problemas sociales y personales, entre los que se encuentra el envejecimiento o el rechazo de los ancianos. El objetivo de esta investigación es analizar la producción científica sobre los estereotipos y prejuicios relativos a las personas de edad en la base de datos Web of Science (1995-2019) para reflexionar sobre cómo se ha estudiado la cuestión hasta ahora y qué tendencias pueden revelarse. La metodología aplicada es bibliométrica, mediante técnicas de seguimiento analítico y cuantificación documental, utilizando enfoques de mapeo científico. El número total de referencias analizadas consta de 124 documentos. Los resultados muestran que los estudios realizados sobre el tema están en auge, y que crecen continuamente a partir del año 2000; hay una gran cantidad de investigaciones centradas en el campo de las ciencias de la salud, principalmente en estudios de enfermería o de médicos. Autores como Álvarez-Castillo y Roberts son los que tienen mayor cantidad de trabajos sobre el tema, siendo la revista Gerontología Educativa una referencia en este tipo de investigaciones, donde el inglés es el idioma principal y los Estados Unidos el país donde más se estudia este problema. Los principales temas que marcan los estudios se centran en el conocimiento, las actitudes de los estudiantes, la disposición, la educación, la validez, los estudiantes de medicina, los adultos mayores, las enfermeras y la escala. Se concluye que el campo de investigación, aunque está creciendo, se centra en el campo de la salud y hay muy poca investigación centrada en el campo social.