Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Abordagem da educação em sexualidade no Jardim de Infância : a opinião das famílias

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
06.pdf124.85 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

No âmbito do relatório final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, após a implementação e desenvolvimento de um projeto pedagógico sobre a conceção e nascimento dos bebés, em contexto do estágio em Jardim-de-Infância (JI), foi realizado um estudo com as famílias, que teve como objetivos: i) conhecer o seu posicionamento acerca da importância da Educação em Sexualidade (ES) no JI; ii) percecionar a sua preparação para abordar a temática com o/a seu/sua educando/a; iii) saber se conversam com as crianças acerca da Sexualidade e quais os temas que abordam; e iv) perceber a quem é que atribuem a responsabilidade da sua abordagem. Os resultados obtidos através das respostas a questionários e entrevistas às famílias permitiram concluir: i) ser importante que as crianças saibam os nomes dos órgãos sexuais; ii) a grande maioria diz sentir-se preparada para abordar a temática da Sexualidade com o/a educando/a; iii) cerca de ! " refere abordar o assunto, tratando, entre outros, os seguintes temas: fecundação, gestação e nascimento; iv) utilizam a linguagem familiar quando abordam a temática em casa mas consideram que, no JI deveria ser usada a científica; e v) consideram que a responsabilidade da ES deve ser partilhada entre as famílias e a escola. O estudo realizado e o projeto implementado no estágio mostraram que, apesar da ES não ser ainda generalizada no JI, é possível, sendo a maioria das famílias recetivas à sua concretização.

Description

Keywords

Educação em Sexualidade Jardim de Infância Famílias Sexuality Education Kindergarten Families

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra

CC License