Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito do relatório final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB,
após a implementação e desenvolvimento de um projeto pedagógico sobre a conceção e
nascimento dos bebés, em contexto do estágio em Jardim-de-Infância (JI), foi realizado um
estudo com as famílias, que teve como objetivos: i) conhecer o seu posicionamento acerca
da importância da Educação em Sexualidade (ES) no JI; ii) percecionar a sua preparação
para abordar a temática com o/a seu/sua educando/a; iii) saber se conversam com as
crianças acerca da Sexualidade e quais os temas que abordam; e iv) perceber a quem é
que atribuem a responsabilidade da sua abordagem. Os resultados obtidos através das
respostas a questionários e entrevistas às famílias permitiram concluir: i) ser importante que
as crianças saibam os nomes dos órgãos sexuais; ii) a grande maioria diz sentir-se
preparada para abordar a temática da Sexualidade com o/a educando/a; iii) cerca de !
"
refere
abordar o assunto, tratando, entre outros, os seguintes temas: fecundação, gestação e
nascimento; iv) utilizam a linguagem familiar quando abordam a temática em casa mas
consideram que, no JI deveria ser usada a científica; e v) consideram que a
responsabilidade da ES deve ser partilhada entre as famílias e a escola. O estudo realizado
e o projeto implementado no estágio mostraram que, apesar da ES não ser ainda
generalizada no JI, é possível, sendo a maioria das famílias recetivas à sua concretização.
Description
Keywords
Educação em Sexualidade Jardim de Infância Famílias Sexuality Education Kindergarten Families
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra