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Rodrigues Teixeira, Maria Filomena

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  • Representações de corpo e gênero em um centro de ciências
    Publication . Quadrado, Raquel Pereira; Teixeira, Filomena
    : Este artigo resulta de pesquisa desenvolvida em um Centro de Ciências, a partir de uma exposição interativa do corpo humano, com o objetivo de analisar as representações de corpo e de gênero presentes nos painéis e módulos em exposição. Ancoramos o nosso estudo numa perspectiva que entende os corpos como construções biossociais e os gêneros como construções históricas e sociais que se dão a partir da materialidade desses corpos. Para a recolha dos dados fizemos inserções na exposição, com registro fotográfico e em diário de pesquisa. A exposição apresenta rupturas e continuidades no que diz respeito ao corpo biológico que tem figurado nos discursos científicos, apresentando alguns marcadores do corpo biossocial. Em relação ao gênero, encontramos a reprodução de estereótipos sociais que vêm instituindo a masculinidade e a feminilidade hegemônicas.
  • O saber fazer docente em educação para a sexualidade na educação básica: um paralelo entre Portugal e Brasil
    Publication . Araujo, Marilia Frassetto de; Rossi, Célia Regina; Teixeira, Filomena
    A pesquisa teve por objetivo compreender a construção do saber-fazer docente no Ensino Fundamental II, com professores/as de diferentes áreas (ciências humanas, exatas e biológicas) em relação à forma como é trabalhada a educação para a sexualidade em 2 escolas públicas de Coimbra – Portugal e 2 escolas públicas de Piracicaba, estado de São Paulo – Brasil. Como base, foi utilizada a legislação vigente nos dois países. Em Portugal o que ampara é a lei nº. 60/2009, de 6 de agosto, que estabelece a aplicação da educação sexual nos estabelecimentos de ensino básico e do ensino secundário da rede pública e privada. No Brasil existem os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, que, tratando da educação para a sexualidade, tem como objetivo mediar informações e problematizar questões relacionadas à sexualidade, incluindo posturas, crenças, tabus e valores a elas associados. A atuação do tema da sexualidade na sala de aula visa propiciar aos/às jovens a possibilidade do exercício de sua sexualidade de maneira responsável, saudável e prazerosa. Então, levando em consideração a formação (inicial ou contínua) de professores/as e através de observação e entrevistas semiestruturadas com os mesmos/as, os/as quais foram o foco desta pesquisa, buscou-se compreender como pensam ser construída a educação para sexualidade.
  • Pedagogia do Corpo: O Fenômeno Jojô Todynho Corpo Gordo no Funk - “Que Tiro Foi Esse, Que Tá um Arraso?” / Body Pedagogy: The Phenomenon Jojô Todynho Body Fat on Funk - “What's That Shot, What is a Damn?”
    Publication . Purificação, Marcelo Máximo; Teixeira, Filomena; Catarino, Elisângela Maura; Santana, Maria Luzia Da Silva; Soares, Katielly Vila verde Araújo; Pereira, Vanessa Alves
    Este texto, produzido no âmbito da disciplina Pedagogia do Corpodo Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Luterana do Brasil –ULBRA, e da pesquisa desenvolvida no eixo temático: Formação de Professores -Identidade e Gênero, vinculada ao Grupo de Pesquisa NEPEM/CNPq/UNIFIMES e a Escola Superior de Educação de Coimbra –ESEC -tem como objetivo problematizar, no viés da Pedagogiado Corpo -o Corpo Gordo no Funk-, visto a partir da perspectiva da cultura e da lupa teórica dos estudos culturais. Reflete sobre o fenômeno Jojô Todynho –funkeira, gorda e preta, cujo estilo e música caíram no gosto popular, arrebatando milhares de seguidores. É um texto de cunho qualitativo, ancorado no aporte bibliográfico. Como resultado, foi possível perceber indícios da autorepresentação feminina e da ressignificação do discurso feminista na figura Jojô Todynho, as representações do corpo feminino no funk, assim como questões de raça e classes sociais.
  • Olhares sobre a violência no namoro: um projeto com adolescentes do ensino secundário
    Publication . Afonso, Joana; Teixeira, Filomena
    A violência nas relações de namoro tem vindo a aumentar nos últimos anos, tornando-se relevante a implementação, em contexto escolar, de projetos de intervenção visando a sua prevenção. O principal objetivo do projeto foi diminuir a legitimação de atitudes de violência nas relações de namoro. O recurso à exploração de videoclipes constituiu uma estratégia inovadora nas práticas de prevenção da violência no namoro, permitindo aos e às adolescentes desenvolverem um olhar crítico sobre a informação por eles veiculada. O projeto foi implementado numa escola do distrito de Leiria. Destinou-se a alunos/as do ensino secundário envolvendo pais, mães e encarregados/as de educação. Foram feitas três sessões numa turma de 15 alunos/as do 12º ano que, posteriormente, dinamizaram uma sessão de sensibilização em cada uma das restantes turmas do ensino secundário e outra dirigida a pais, mães e encarregados/as de educação. Para avaliar o impacte das sessões realizadas recorreu-se à análise de fichas de exploração do videoclipe e respetiva letra e à versão portuguesa da Escala de Atitudes Face à Violência no Namoro (EAVN). Registou-se uma diminuição estatisticamente significativa das atitudes legitimadoras de violência nos/as alunos/as sujeitos à intervenção e a maior parte dos e das participantes referiu a relevância deste tipo de ações tendo gostado das atividades e estratégias utilizadas. As atividades dinamizadas, em particular a utilização de videoclipes e a preparação, pelos/as alunos/as, de sessões de sensibilização constituem um contributo a valorizar nas ações de prevenção da violência no namoro.
  • Sexuality education and teacher training in Portugal
    Publication . Teixeira, Filomena; Rodrigues, Ana V.; Oliveira, Diana
    In 2017 we started a study on sexuality education (SE) involving two Public Higher Education Institutions (HEI) with master's degree courses for kindergarten and primary education teachers in Portugal. The objectives of the study are: i) to determine if the study plans of teacher training (both for kindergarten and primary education teachers) of the different HEI include curricular units of SE; ii) to verify whether the legal framework in Portugal includes issues directly related to SE; iii) to identify specific contents of SE as part of curricular guidelines in pre-school and primary education; iv) to identify what knowledge, attitudes and behaviours about sexuality exist among future kindergarten and primary education teachers; and v) to develop and evaluate curricular proposals through the design of didactic resources to support educational practices that promote an integrated approach to the different dimensions of SE. In this free paper presentation, the results related to the first three objectives of the study will be presented and discussed. Although there is a legal framework in Portugal that integrates SE from the 1st to the 12th year of schooling, data analysis revealed that only a limited number of HEIs explicitly integrate curricular units directly associated with SE. In addition, the recent guidelines for curriculum support continue to give little or no relevance to the subject. Since kindergarten and primary education teacher training is the responsibility of HEIs, it is urgent to ask questions like these: 1. Are the teachers scientifically and pedagogically prepared to teach SE in schools? 2. How do HEIs plan to meet SE training needs? Is the political power conscious of the situation? Will there be a political will to think about SE strategies that involve schools, families and the community?
  • Sexualidade e educação : um estudo com futuros professores
    Publication . Teixeira, Filomena; Veiga, Luísa; Martins, Isabel
  • Educação em ciências: interações e desafios
    Publication . Teixeira, Filomena; Paixão, Fátima; Frias, Ana; Silveira, Susana; Vaz, Dulce; Morgado, José
  • Processos de organicidade e integração da educação brasileira 4
    Publication . Máximo, Marcelo; Teixeira, Filomena; Borges, Guilherme Sousa
  • (Des)igualdades de género no vídeo clip "As long as you love me"
    Publication . Malho, Arminda; Teixeira, Filomena
    Uma análise cuidada do conteúdo dos media, pode ajudar a entender como são retratadas, na sociedade e para as pessoas, as mudanças sociais que nela se operam, pois o discurso por eles veiculado estabelece uma ligação entre os acontecimentos sociais, as tendências, os anseios, as expectativas e os padrões de comportamento a serem seguidos pelos recetores, alimentando artefactos e conteúdos fortemente marcados por conceções de género e sexualidade. O diálogo entre comunicação e género implica não só reforçar o olhar crítico em relação aos modos hegemónicos veiculados pelos meios de comunicação, mas também adequar o olhar sobre as práticas nos espaços de educação e formação. Importa conhecer, entre todas as ferramentas atualmente disponíveis, quais as que os/as alunos/as utilizam e quais as que têm potencial para uso em sala de aula. Aqui se inscrevem, em particular, os videoclipes, cujos componentes visuais e verbais podem motivar os/as jovens, promover uma aprendizagem mais profunda, estimular o fluxo de ideias, proporcionar uma oportunidade para a liberdade de expressão, entre outros. Assim sendo, a análise do caso “As Long As You Love Me”, de Justin Bieber, que a seguir se apresenta, integra um projeto que visa fazer um levantamento de possíveis contributos dos videoclipes para as (des)igualdades de género.