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Advisor(s)
Abstract(s)
A pesquisa teve por objetivo compreender a construção do saber-fazer docente no
Ensino Fundamental II, com professores/as de diferentes áreas (ciências humanas, exatas e
biológicas) em relação à forma como é trabalhada a educação para a sexualidade em 2 escolas
públicas de Coimbra – Portugal e 2 escolas públicas de Piracicaba, estado de São Paulo – Brasil.
Como base, foi utilizada a legislação vigente nos dois países. Em Portugal o que ampara é a lei
nº. 60/2009, de 6 de agosto, que estabelece a aplicação da educação sexual nos estabelecimentos
de ensino básico e do ensino secundário da rede pública e privada. No Brasil existem os
Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, que, tratando da educação para a sexualidade, tem
como objetivo mediar informações e problematizar questões relacionadas à sexualidade,
incluindo posturas, crenças, tabus e valores a elas associados. A atuação do tema da sexualidade
na sala de aula visa propiciar aos/às jovens a possibilidade do exercício de sua sexualidade de
maneira responsável, saudável e prazerosa. Então, levando em consideração a formação (inicial
ou contínua) de professores/as e através de observação e entrevistas semiestruturadas com os
mesmos/as, os/as quais foram o foco desta pesquisa, buscou-se compreender como pensam ser
construída a educação para sexualidade.
Description
Keywords
Educação para a sexualidade Políticas de formação de professores Relações de gênero Fazer docente Educación para la sexualidad Políticas de formación de profesores Relaciones de género Conocimiento docente
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Unesp