Publication
O saber fazer docente em educação para a sexualidade na educação básica: um paralelo entre Portugal e Brasil
dc.contributor.author | Araujo, Marilia Frassetto de | |
dc.contributor.author | Rossi, Célia Regina | |
dc.contributor.author | Teixeira, Filomena | |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T11:12:53Z | |
dc.date.available | 2023-10-31T11:12:53Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A pesquisa teve por objetivo compreender a construção do saber-fazer docente no Ensino Fundamental II, com professores/as de diferentes áreas (ciências humanas, exatas e biológicas) em relação à forma como é trabalhada a educação para a sexualidade em 2 escolas públicas de Coimbra – Portugal e 2 escolas públicas de Piracicaba, estado de São Paulo – Brasil. Como base, foi utilizada a legislação vigente nos dois países. Em Portugal o que ampara é a lei nº. 60/2009, de 6 de agosto, que estabelece a aplicação da educação sexual nos estabelecimentos de ensino básico e do ensino secundário da rede pública e privada. No Brasil existem os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, que, tratando da educação para a sexualidade, tem como objetivo mediar informações e problematizar questões relacionadas à sexualidade, incluindo posturas, crenças, tabus e valores a elas associados. A atuação do tema da sexualidade na sala de aula visa propiciar aos/às jovens a possibilidade do exercício de sua sexualidade de maneira responsável, saudável e prazerosa. Então, levando em consideração a formação (inicial ou contínua) de professores/as e através de observação e entrevistas semiestruturadas com os mesmos/as, os/as quais foram o foco desta pesquisa, buscou-se compreender como pensam ser construída a educação para sexualidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.21723/riaee.v14iesp.2.12608 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47707 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Unesp | pt_PT |
dc.subject | Educação para a sexualidade | pt_PT |
dc.subject | Políticas de formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Relações de gênero | pt_PT |
dc.subject | Fazer docente | pt_PT |
dc.subject | Educación para la sexualidad | pt_PT |
dc.subject | Políticas de formación de profesores | pt_PT |
dc.subject | Relaciones de género | pt_PT |
dc.subject | Conocimiento docente | pt_PT |
dc.title | O saber fazer docente em educação para a sexualidade na educação básica: um paralelo entre Portugal e Brasil | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Araquara | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1426 | pt_PT |
oaire.citation.issue | esp. 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1410 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 14 | pt_PT |
person.familyName | Rodrigues Teixeira | |
person.givenName | Maria Filomena | |
person.identifier.ciencia-id | A819-58DA-B42B | |
person.identifier.scopus-author-id | 12645304200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c852e772-67e3-438d-ad2c-28c71265bdbb | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c852e772-67e3-438d-ad2c-28c71265bdbb |