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Authors
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Abstract(s)
Uma análise cuidada do conteúdo dos media, pode ajudar a entender como são retratadas, na
sociedade e para as pessoas, as mudanças sociais que nela se operam, pois o discurso por eles
veiculado estabelece uma ligação entre os acontecimentos sociais, as tendências, os anseios, as
expectativas e os padrões de comportamento a serem seguidos pelos recetores, alimentando
artefactos e conteúdos fortemente marcados por conceções de género e sexualidade.
O diálogo entre comunicação e género implica não só reforçar o olhar crítico em relação aos
modos hegemónicos veiculados pelos meios de comunicação, mas também adequar o olhar sobre as
práticas nos espaços de educação e formação. Importa conhecer, entre todas as ferramentas
atualmente disponíveis, quais as que os/as alunos/as utilizam e quais as que têm potencial para uso
em sala de aula. Aqui se inscrevem, em particular, os videoclipes, cujos componentes visuais e
verbais podem motivar os/as jovens, promover uma aprendizagem mais profunda, estimular o fluxo
de ideias, proporcionar uma oportunidade para a liberdade de expressão, entre outros.
Assim sendo, a análise do caso “As Long As You Love Me”, de Justin Bieber, que a seguir se
apresenta, integra um projeto que visa fazer um levantamento de possíveis contributos dos
videoclipes para as (des)igualdades de género.
Description
Keywords
sexualidade género media educação cidadania sexuality gender media education citizenship
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra