Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ações de uma estagiária na promoção e sustentação de práticas epistémicas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
aperez,+7-2-2022+Practicum+148-168+(1).pdf745.91 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A consciencialização das ações desenvolvidas por uma professora estagiária aquando da prática educativa é um aspeto fulcral para o desenvolvimento de práticas epistémicas nos alunos. Com base na análise de conteúdo de cinco Narrações Multimodais, desenvolveu-se um estudo qualitativo, de índole interpretativa e com design de estudo de caso, que tem como objetivo: identificar e analisar as ações de uma professora estagiária na promoção e sustentação das práticas epistémicas dos alunos. Os resultados evidenciam que as ações que tiveram maior ocorrência foram aquelas que visam incentivar o aluno na procura autónoma de respostas para o sucesso da resolução das tarefas. Conclui-se, que o hábito de identificar e analisar as práticas em sala de aula, fomentado na formação de professores, pode contribuir para uma maior consciencialização do impacto da lecionação de um professor estagiário e para a construção de um futuro professor reflexivo.

Description

Keywords

Formação de professores práticas epistémicas Educação Primária narrações multimodais teacher training episemic practices primary education multimodal narra-tives

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[Universidade de Málaga]

CC License

Altmetrics