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- Cibersegurança na PSP: uma análise do nível de consciencialização dos polícias do COMETLISPublication . Afonso, Pedro Miguel Nunes Barreiros; Moita, PedroManifestamente reconhecido, o ciberespaço é um domínio presente no quotidiano de qualquer pessoa, invariavelmente, no que diz respeito à sua vida pessoal ou profissional. No trabalho diário dos polícias, este domínio é, também, inevitável. A PSP tem vindo, nos últimos anos, a adaptar-se ao ritmo acelerado da evolução tecnológica e da mutação de formas de crime, sendo a criação de um núcleo dedicado a este fenómeno a prova disso. Contudo, a falta de formação especializada na prevenção dos seus próprios profissionais, é uma realidade alarmante que deve ser contornada. O cerne do estudo centrou-se na análise dos comportamentos e atitudes que os polícias têm, em relação à cibersegurança. Recorreu-se a uma abordagem da metodologia de pesquisa quantitativa, através de questionário, por forma a recolher dados relativos aos comportamentos e atitudes de cibersegurança dos polícias do COMETLIS. Os resultados revelaram que os inquiridos têm atitudes adequadas aquando da utilização do ciberespaço. Complementarmente, foi possível revelar que, o fator “faixa etária” tem influência nos respetivos comportamentos relativos à cibersegurança, enquanto o fator da classe policial não apresentou diferenças significativas. Por último, os polícias consideram útil a implementação de um Quick Reference Guide de cibersegurança na PSP. Constatou se, deste modo, que os polícias do COMETLIS estão consciencializados da importância de se protegerem de ameaças no ciberespaço. Este estudo contribui para uma compreensão do estado atual da cibersegurança e ciber higiene dos polícias do COMETLIS, que, apesar de positivo, aponta, também, para a necessidade contínua de formação e sensibilização nesta matéria.
- O perfil do “team leader” de operações especiais: liderança no mundo das missões críticas.Publication . Silva, Luís Filipe T.C. Ribeirinho da; Morgado, Sónia; Rouco, José Carlos Dias
- A preservação dos direitos fundamentais no âmbito dos afastamentos coercivosPublication . Pinho, Francisca Santos; Branco, José Fernandes Fontes CasteloAs migrações são fruto do esbatimento das fronteiras a nível global pelo que nos últimos anos os seus fluxos têm sofrido alterações. Estas alterações devem-se ao facto de cada indivíduo procurar melhores condições para si próprio e/ou para a sua família sejam a nível laboral ou social. Assim, estes imigrantes, muitas vezes desesperados, podem ser vítimas de inúmeros crimes, nomeadamente, tráfico de pessoas e falsificação de documentos. Ora, a falsificação de documentos tem como objetivo a tentativa de entrada no país de destino pelo que, frequentemente, são apanhados pelas autoridades responsáveis nos aeroportos. Mesmo aqueles que conseguem entrar mais tarde, ilegalmente, são frequentemente apanhados. Após as autoridades responsáveis tomarem as suas medidas é comunicado ao indivíduo que terá de regressar ao seu país de origem ou de trânsito se for o caso. Neste sentido, a presente dissertação propõe-se analisar os afastamentos coercivos tanto a nível local como global. Em primeiro lugar, é feito um enquadramento teórico da temática versando os efeitos da globalização nas fronteiras explorando, posteriormente, o fenómeno migratório e os direitos relativos aos estrangeiros. De seguida, é abordado o afastamento coercivo em si. Isto é, explora-se o conceito do mesmo, os direitos fundamentais aplicáveis a este processo sem deixar de parte a legislação no que concerne ao enquadramento legal e respetivo regime aplicável a nível nacional e internacional. Ainda neste âmbito, são analisados acórdãos relevantes para o tema. Em segundo lugar, é tratado o regime português de monitorização do processo dos afastamentos coercivos destacando-se dois organismos: o MNP e a IGAI. Seguidamente, realiza-se uma avaliação da conjuntura atual apontando as principais limitações e uma possível prospeção. Em terceiro lugar, aborda-se o regime britânico de monitorização no que concerne aos afastamentos coercivos fazendo uma distinção entre deportação e afastamento, analisando o enquadramento legal britânico e destaca-se o papel do ICIBI. Por último, é realizada uma comparação entre estes dois regimes. Em quarto e último lugar, são apresentadas algumas propostas ao regime português. ´VII Para a realização da investigação recorreu-se, maioritariamente, ao uso de métodos qualitativos em detrimento dos métodos quantitativos. Em adição, foi dado enfoque às fontes primárias tendo em conta a temática. Para concluir, o regime português dos afastamentos coercivos apresenta se como superior, a nível dos direitos fundamentais, em relação ao regime britânico, contudo não é perfeito e existe um longo caminho a ser percorrido.
- Recital de Canto e Piano - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Martins, Gonçalo; Bryant-Jorge, Tomás; Silva, Giulia Ester; Barros, Mateus; Antunes, Lia; Lopes, André; Lencart, José Kercadio; Fornetti, Martim; Salazar, AfonsoBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 7 de Junho de 2024 na Casa dos Bicos, Fundação José Saramago em Lisboa no âmbito da Temporada 2023/2024 da Metropolitana. Este concerto foi realizado em parceria com a Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa e a Escola do Teatro Musical - Primeiro Acto. O programa do concerto foi preenchido com obras de Fauré, Mozart, Ovalle, Menken, Brown, Kitt, Bareilles, Sklar, Schönberg, Mott, Richmond, Newley e Sondheim. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Uma sociografia do crime juvenil no COMETLIS: contributos para a prevenção da delinquência juvenilPublication . Santos, David Antunes; Machado, PauloA delinquência juvenil é um fenómeno social complexo que resulta de falhas em diversos aparelhos sociais e que tem marcado a atualidade nacional e internacional nos últimos anos. A idade dos seus intervenientes e as consequências que este fenómeno traz para o desenvolvimento dos jovens requerem uma intervenção precoce por parte das entidades responsáveis pelo enfrentamento deste problema. Para além disso, a delinquência juvenil afeta o sentimento de (in)segurança da população, sendo fulcral que instituições como a Polícia de Segurança Pública possam intervir na sua prevenção. O número de ocorrências continua a ser elevado, sendo crescente o nível de violência empregue, devendo a PSP encontrar novos instrumentos e estratégias preventivas. Neste processo os Comandantes de Esquadra necessitam de ter um conhecimento aprofundado da criminalidade juvenil na sua área de competência, para que possam dessa forma intervir de forma mais eficiente e eficaz sobre este fenómeno. Em traços gerais, no desenrolar deste trabalho científico realizou-se um estudo de caso, de caráter quantitativo, no sentido de explorar e caracterizar em profundidade a criminalidade juvenil na área de competência territorial da 73ª Esquadra (Pontinha), com o fim de perceber de que forma pode o Comandante de Esquadra melhorar o conhecimento que tem da delinquência juvenil na sua área de responsabilidade a fim de atuar preventivamente sobre este fenómeno e gerir da melhor forma os recursos que tem à sua disposição.
- A influência de uma aula paradesportiva na atitude dos alunos de uma escola pública em relação à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação físicaPublication . Barreiros, Henrique; Willig, RenataO Relatório Final foi desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, com a participação indireta do local em que o estagiário realizou o estágio supervisionado, nomeadamente na Escola Secundário do Pinhal Novo. De modo que, para melhor sistematizar a informação, o presente relatório encontra-se organizado em quatro dimensões: Área I – Profissional, social e ética; Área II – Desenvolvimento do ensino e aprendizagem; Área III – Participação na escola e relação com a comunidade; Área IV – Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Na dimensão profissional, social e ética o futuro Professor de Educação Física e/ou Professor-Estagiário focou-se em garantir a total dedicação aos alunos e à sua aprendizagem, promovendo a transmissão de conhecimentos e aprendizagens essenciais, que ajudassem na evolução dos alunos, recorrendo ao saber próprio, aos professores que rodearam este processo e que transmitiram conhecimentos e experiências que permitiram otimizar os valores como professor de Educação Física. Na dimensão do Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem temos o planeamento, que aborda questões relacionadas com a disciplina de Educação Física e a forma como esta leva à contabilização de vários fatores que influenciam a organização das sessões de aulas das turmas, tendo sempre em vista os objetivos de cada turma e de cada matéria. Por outro lado, no ensino temos várias estratégias aplicadas de forma a promover de um clima de aula positivo e enriquecedor incentivando as relações dos alunos com o professor estagiário, dos alunos entre si e dos alunos para com as atividades a desenvolver, em termos de comportamentos de indisciplina e de confrontação, o professor-estagiário deve saber lidar perante tais situações, fomentando um controlo eficaz das mesmas e ainda mais importante na sua prevenção, ambas as turmas que acompanho apresentam um bom comportamento em aula. Relativamente à Avaliação, todas as matérias da Educação Física têm os seus objetivos bem definidos, de acordo com o ano de escolaridade, através do Plano Plurianual da Área das Atividades Físicas e cabe ao professor utilizar as referências de ensino do Plano Plurianual para realizar a avaliação do aluno nas diferentes matérias. Na Dimensão da Participação na Escola e Relação com a Comunidade poderemos afirmar que a participação no processo pedagógico e no processo de ensino-aprendizagem esteve sempre entrosado nas atividades como professor-estagiário, principalmente nas reuniões do departamento de Educação Física, nas aulas lecionadas, em reuniões de direção de turma, reuniões de concelho de turma, torneios internos e externos ou projetos escolares. Por fim, na dimensão do Desenvolvimento ao Longo da vida será apresentado o projeto de investigação centrado nas atitudes de alunos de 3º ciclo e ensino secundário face à inclusão, sendo analisado as atitudes dos alunos de uma escola pública em relação à inclusão de colegas com deficiência antes e depois da vivência de uma aula paradesportiva nas aulas de Educação Física.
- Estratégias promotoras do sono à pessoa em situação crítica internada em UCIPublication . Varela, Maria da Conceição de Matos; Costa, Maria Antónia Rasa Correia daIntrodução: Este relatório reflete o percurso académico, orientado para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem e de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação crítica. Foi desenvolvido um Projeto de Intervenção Profissional, que teve por base, as perturbações do sono na pessoa em situação crítica internada em Unidade de Cuidados Intensivos. Objetivo: Descrever as atividades e estratégias desenvolvidas durante o percurso formativo e as aprendizagens adquiridas rumo à aquisição de competências comuns do Enfermeiro Especialista, específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica – a Pessoa em Situação Crítica, bem como as Competências de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Análise descritiva das principais atividades desenvolvidas ao longo do percurso formativo. Descrição do Projeto de Intervenção Profissional com recurso à Metodologia de Projeto, baseado na Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba. Resultados: Análise e reflexão das competências adquiridas ao longo do processo formativo. Promoção da qualidade e segurança dos cuidados prestados à Pessoa em Situação Crítica, no contexto do desenvolvimento de um Projeto de Intervenção Profissional, através da elaboração de uma Instrução de Trabalho, e de um Instrumento de Registo, com estratégias promotoras do sono. Conclusão: Análise crítica e reflexiva do processo de aquisição e desenvolvimento de competências ao longo do processo formativo. Pretendemos contribuir para a melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem prestados ao doente crítico com perturbações do sono baseado em evidência científica
- Plano de marketing para o Boavista Futebol Clube Sad para as épocas desportivas de 2024/2027Publication . Pereira, Bárbara Sofia Vieira Paiva; Sá, DanielObjetivo: O presente estudo teve como objetivo geral a realização de um Plano de Marketing para o Boavista FC SAD para as épocas desportivas de 2024/27. Revisão Bibliográfica: De modo a dar um enquadramento do projeto, foi elaborada a revisão de literatura, onde foram identificados fatores relativamente a um plano de marketing desportivo, como fatores que influenciam o comportamento do consumidor desportivo, e por fim, fatores que compreendem a influência da afetividade emocional e satisfação dos adeptos, quanto ao seu clube. Metodologia: O momento seguinte regista a elaboração da metodologia do projeto onde foi estabelecido que a estratégia de marketing consistiria num plano para o Boavista FC SAD para as épocas 2024/2027. Nesse sentido, foram escolhidos dois planos de marketing de autores distintos, que melhor se enquadravam para o desenvolvimento do projeto, de modo a aplicá-los à presente necessidade do clube, e com base exclusivamente em dados secundários. Análise Interna e Externa: Foram identificadas as análises interna e externa do clube, onde foi possível detetar os pontos fortes e pontos fracos do Boavista FC SAD, assim como as ameaças e oportunidades do meio envolvente do clube, no sentido de analisar a matriz SWOT. A análise SWOT permitiu estabelecer os objetivos para o projeto, tais como aumentar a taxa média de afluência no estádio até ao final da época 2026/2027 e aumentar a média de espetadores no Bessa por jogo até ao final da época 2026/2027. Planos de Ação: Por fim, foram delimitados 11 planos de ação, que foram respetivamente programados e orçamentados, assim como controlados no fim de cada época desportiva, com base na taxa média de ocupação do Estádio do Bessa em jogos da Liga Portugal, em cada época até ao final da época 2026/2027, o número de novos sócios no fim de cada temporada, e ainda o registo do número de turistas que visitaram/assistiram a um jogo no Estádio do Bessa. Limitações: Os dados presentes neste projeto foram recolhidos através de dados secundários, e por isso condicionaram uma análise mais profunda e incisiva.