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Estratégias promotoras do sono à pessoa em situação crítica internada em UCI

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Introdução: Este relatório reflete o percurso académico, orientado para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem e de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação crítica. Foi desenvolvido um Projeto de Intervenção Profissional, que teve por base, as perturbações do sono na pessoa em situação crítica internada em Unidade de Cuidados Intensivos. Objetivo: Descrever as atividades e estratégias desenvolvidas durante o percurso formativo e as aprendizagens adquiridas rumo à aquisição de competências comuns do Enfermeiro Especialista, específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica – a Pessoa em Situação Crítica, bem como as Competências de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Análise descritiva das principais atividades desenvolvidas ao longo do percurso formativo. Descrição do Projeto de Intervenção Profissional com recurso à Metodologia de Projeto, baseado na Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba. Resultados: Análise e reflexão das competências adquiridas ao longo do processo formativo. Promoção da qualidade e segurança dos cuidados prestados à Pessoa em Situação Crítica, no contexto do desenvolvimento de um Projeto de Intervenção Profissional, através da elaboração de uma Instrução de Trabalho, e de um Instrumento de Registo, com estratégias promotoras do sono. Conclusão: Análise crítica e reflexiva do processo de aquisição e desenvolvimento de competências ao longo do processo formativo. Pretendemos contribuir para a melhoria da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem prestados ao doente crítico com perturbações do sono baseado em evidência científica
Introduction: This report reflects the academic path, oriented to obtaining the degree of master’s in nursing and specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing: The People in Critical Situations. Professional Intervention Project was developed, based on sleep disturbances in people in critical condition admitted to an Intensive Care Unit. Objective: To describe the activities and strategies developed during the training course and the knowledge gained towards the acquisition of common skills of the Specialist Nurse, specific to the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing - the Person in Critical Situation, as well as the Master's Skills in Nursing. Methodology: Descriptive analysis of the main activities developed throughout the training course. Description of the Professional Intervention Project carried out in the final stage using the Project Methodology and based on Katharine Kolcaba Comfort Theory. Results: Analysis and reflection of the skills acquired throughout the training process. Promotion of the quality and safety of care provided to People in Critical Situations, in the context of the development of a Professional Intervention Project, through the preparation of a Work Instruction and a Registration Instrument, with sleep promoting strategies. Conclusion: Critical and reflective analysis of the process of acquiring and developing skills throughout the training process. We aim to contribute to the comfort of People in Critical Situations, to standardize and improve the quality and safety of nursing care provided to critically ill patients with sleeping disorders, based on the most current scientific evidence

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Enfermagem Médico-Cirúrgica Pessoa em Situação Crítica Sono Unidade de Cuidados Intensivos Qualidade e Segurança Medical-Surgical Nursing Person in Critical Situation Sleep Intensive Care Unit Quality and Safety

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