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- Mercados de droga da Dark Web: um crime de atuação (Inter)NacionalPublication . Grade, Pedro Nuno Viegas; Elias, Luís Manuel André; Correia, Carlos Alberto BatistaO ecossistema de mercados da dark web demonstra ser extremamente resiliente contra conflitos internos e operações policiais. O ciberespaço modifica os conceitos do espaço e do tempo afetos às interações sociais, assim a proximidade de interesses, ideologias e idioma torna-se mais relevante que a proximidade física. A presente investigação beneficiou de quatro entrevistas exploratórias. Sob uma metodologia mista foram analisadas várias características dos 206 vendedores responsáveis pelos 742 anúncios dos principais estupefacientes ilícitos com mais vendas registadas na plataforma ASAP Market, através de dois momentos de registo retroativo da atividade dos vendedores nos 3 meses anteriores. Dos 150 vendedores de maior atividade, 93 atuam limitados ao envio nacional, 26 limitados aos países da UE e 31 com envio internacional e intercontinental. Foi identificada a representação da venda dos diferentes tipos de estupefacientes pelos vendedores e pelos países de origem registados. Verificou-se uma política de reenvio ou reembolso positiva em 60% dos vendedores de atuação nacional, mas apenas em 25% dos vendedores de atuação internacional e intercontinental. A propensão dos vendedores para atuarem (inter)nacionalmente é influenciada pelo mercado doméstico em que estes estão inseridos e pela própria perceção do risco, permitindo o uso da teoria criminológica da escolha racional para a sua explicação. Foi elaborado sobre as particularidades do mercado de droga Europeu e a sobreposição de uma das principais zonas de produção e consumo de drogas sintéticas com a disseminação do uso dos mercados de droga da dark web como uma possível razão da prevalência da atuação internacional e intercontinental dos vendedores localizados em países Europeus. A maioria dos vendedores atuam sob restrições geográficas, e os mercados da dark web demonstram uma crescente capacidade de satisfazer a procura dos mercados domésticos, evoluindo para um modelo de atuação regionalizado.
- Fault detection and prediction for a wood chip screw conveyorPublication . Henriques, Lucas Oliveira; Mendes, Mateus Daniel AlmeidaEquipment maintenance is a fundamental aspect to maximize its availability. Cur- rently, much of the operating and condition monitoring data of industrial machines is collected using sensors and stored for analysis. The present work focuses on analyz- ing data from a screw conveyor from a biomass industry. The velocity and load of the screw conveyor were monitored and analyzed in order to detect and predict possible failures. The objective of this thesis is to develop a machine learning approach to classify anoma- lies of a screw conveyor and predict their future sensory values, in order to try to antic- ipate maintenance needs before they become otherwise evident. An approach based on machine learning is presented, capable of classifying anomalies through supervised learning. To predict sensory values, LSTM and GRU neural networks were used. The research carried out allowed us to conclude that the Extra Trees Classifier algo- rithm achieved the best performance in the classification model, with 0.7974 F-Score in the test set. For sensor prediction, it was concluded that GRU neural networks are more effective in most tests. However, the best result for the load variable was an error of 4.07% using the LSTM network and for the velocity variable an error of 12.74% using the GRU network. The implementation and results of this thesis show a significant contribution to the pre- dictive maintenance of screw conveyors, which belong to a class of equipment that has not received much attention of the research community, and other industrial machines with time records and anomaly records.
- Resiliência de rotas de AGVs face a perturbaçõesPublication . Costa, Edson de Albuquerque; Coutinho, Fernanda de MadureiraO AGV (Automated Guided Vehicle) é um veículo autoguiado utilizado em ambientes fabris e armazéns, com a função de carregar e transportar materiais, insumos e equipamentos. Estes veículos desempenham tarefas como o transporte periódico de materiais \emph{just-in-time} pelo interior de fábricas e armazéns, com o objetivo de garantir o correto funcionamento de uma linha de produção. Para maior predictibilidade, usam-se por isso rotas fixas, através de demarcações dispostas no chão da fábrica ou armazém. Entretanto, caso ocorra a interrupção do caminho, este tipo de evento pode comprometer o funcionamento de toda a linha de produção, com perdas importantes de eficiência e desempenho.Algoritmos para determinar o caminho óptimo de um robô móvel tem sido alvo de vários estudos e investigações. Algoritmos como Bellman-Ford, Dijsktra e A* interpretam que o caminho ótimo entre dois pontos é o caminho mais curto. Mas, caso seja considerada a possibilidade de surgimento de perturbações ou impedimentos nestes caminhos considerados ótimos, torna-se necessário recalcular estas rotas e reencaminhar o AGV por um novo percurso alternativo. Isto pode obrigar a retrocessos e desvios dispendiosos, que podem comprometer o escalonamento previsto e obrigar a paragem de linhas de produção em ambientes fabris. Deste modo, este trabalho estuda o surgimento de perturbações ou bloqueios inesperados em rotas de AGVs, avaliando os custos associados à retificação dessas situações, ao aplicar a análise denominada E*. Ao aplicar esta análise, desenvolvida no âmbito deste trabalho de mestrado, é verificado que este custo adicional pode ser significativo, pelo que deve ser considerado durante o processo de identificação de rotas para AGVs, com o objetivo de aumentar a resiliência de todo o sistema. Deste trabalho resultou a elaboração de um artigo científico que se encontra, à data de submissão deste documento, em fase de análise pelo comité científico do evento. Deste trabalho resultou a elaboração de um artigo científico intitulado "Analysis of Automated Guided Vehicles Routes Considering Disturbances and Unexpected Events" que se encontra, à data de submissão deste documento, em fase de revisão pelo Comité Científico do 24th International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions (ICARSC2024), um evento científico internacional dinamizado pelo IEEE Robotics and Automation Society
- Gestão de projetos : a utilização da metodologia PERT/CPM na manutenção de uma prensa de extrusão de alumínioPublication . Cordeiro, Victor Tambellini; Farinha, José Manuel Torres; Vieira, Ana Carla VicenteEsse artigo aborda a importância da utilização de metodologias de projeto no auxílio da gestão da manutenção industrial. No caso de grandes manutenções, onde há uma paragem da produção por tempo determinado, torna-se obrigatório que o gestor de manutenção tenha conhecimento em técnicas de planeamento e projetos para que sejam respeitados custos e prazos, de modo a evitar alterações no budget e atrasos na produção. O trabalho em questão trata-se da aplicação de uma técnica de gestão de projetos em uma manutenção industrial de grande porte, em que foi necessária uma paragem da produção por cerca de 45 dias, onde a metodologia de planeamento de projeto utilizada foi a técnica PERT/CPM. Esta técnica consiste em identificar as tarefas do projeto, a ordem destas tarefas e o tempo estimado para cada uma delas e permite elaborar e executar um plano onde é possível identificar as atividades críticas e as folgas do projeto. A manutenção foi realizada em uma indústria de extrusão de alumínio, onde as tarefas utilizadas para a criação do projeto foram realizadas na prensa hidráulica, que é considerada o principal ativo físico de uma extrusora. A utilização da técnica PERT/CPM permitiu analisar quais tarefas podiam ser realizadas em paralela com outras e identificar os gargalos, possibilitando priorizar as tarefas mais críticas.