ESEF - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEF - Dissertações de Mestrado by Title
Now showing 1 - 10 of 75
Results Per Page
Sort Options
- A Importância da Formação dos Avaliadores Externos no Processo de Avaliação do Desempenho Docente: um estudo de caso nas escolas associadas do Centro de Formação de Associação de Escolas Lezíria do TejoPublication . Cavalheiro, Maria Gabriela Caeiro Fernandes
- A Influência da Liderança na Motivação DocentePublication . Cabral, Rui Jorge Andrade
- A Intervenção dos Diretores na Transferência de Competências na Área da Educação: O Caso de Um Município do Oeste e Vale do TejoPublication . Araújo, Joaquim Agostinho Brandão
- A Liderança como Fator Motivador dos ProfessoresPublication . Monteiro, Sónia Cláudia Gonçalves
- A PERCEÇÃO DAS LIDERANÇAS PELOS DOCENTES INTEGRADOS NA CARREIRAPublication . Marques; Sérgio André de Jesus
- A Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar: Um Estudo com CriançasPublication . Mariline Pinheiro Moutinho MartinsA Educação Pré-escolar constitui-se como um período muito importante para o desenvolvimento da criança, no qual se devem proporcionar condições favoráveis às suas aprendizagens e desenvolvimento integral. Este relatório de investigação tem como objetivo principal avaliar o desenvolvimento literácito de crianças com cinco anos de idade, tendo em consideração quatro indicadores: o conhecimento de funções da escrita, o conhecimento de convenções do código escrito, a associação entre sons e letras, e a consciência fonológica. Neste estudo, participaram cinco crianças, que se encontravam na etapa final da educação pré-escolar. As técnicas de recolha de dados usadas foram folhas de registo, questões abertas e registo fotográfico. Os resultados obtidos evidenciaram que as crianças apresentam alguns conhecimentos sobre a linguagem escrita, existindo, tal como expectável pela literatura, diferenças individuais. Discutem se os resultados com base na literatura e tendo em conta a prática profissional na educação pré-escolar.
- Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Apreensão de Aspetos Figurativos e Funcionalidade da EscritaPublication . Irene Ferreira Gonçalves da RochaSendo considerado vantajosa, na sociedade atual, uma abordagem precoce à escrita, sempre mediada por um adulto, a frequência do jardim de infância é valiosa para o desenvolvimento da literacia emergente. Considerando as crianças como seres ativos na construção do seu conhecimento, cabe ao/à Educador/a proporcionar interações contextualizadas e de cariz utilitário, para que, de forma informal, as crianças explorem e desenvolvam conceções sobre a utilidade da linguagem escrita, promovendo a sua apropriação. Baseado nessas conjeturas, este estudo pretende compreender o impacto da implementação de atividades inseridas num projeto desenvolvido em contexto pré-escolar nas conceções das crianças de aspetos figurativos da escrita, bem como da sua funcionalidade. Desenvolveu-se, assim, uma investigação-ação com um método de amostragem não-probabilístico por conveniência, dirigido a um grupo de 24 crianças de uma sala do pré-escolar. Para a recolha de dados, utilizaram-se produtos elaborados/trabalhados no decurso das atividades e colocaram-se questões abertas às crianças. A análise dos dados baseou-se numa grelha construída com base na literatura e na análise das respostas das crianças. Os resultados obtidos indicaram que as práticas dinamizadas no pré-escolar favoreceram o contacto com a escrita e contribuíram para uma evolução na literacia emergente das crianças, no que respeita aos aspetos figurativos e à funcionalidade da escrita. O estudo permite oferecer possibilidades para linhas de investigação futura, no sentido de melhor conhecer e aproveitar as potencialidades destas práticas educativas na promoção da abordagem à escrita no pré-escolar.
- Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Conceções e Práticas de Educadoras Sobre Consciência FonológicaPublication . Sara Flávia Dias RibeiroO treino de competências fonológicas é colocado em relevo enquanto elemento potenciador da aprendizagem da leitura e da escrita. Para que as crianças se desenvolvam ao nível da consciência fonológica, é importante que se envolvam frequentemente em situações que implicam uma exploração lúdica da linguagem, demonstrando prazer em lidar com as palavras, inventar sons, e descobrir as suas relações, devendo o/a educador/a potenciar essas oportunidades às crianças. Neste sentido, o principal objetivo deste estudo, foi o de conhecer as conceções e as práticas de seis educadoras no âmbito da consciência fonológica. As educadoras responderam ao Questionário Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Os resultados da estatística descritiva e da análise temática sugerem que as educadoras revelam conhecimentos acerca do conceito de consciência fonológica e reconhecem a sua importância, mas conhecem poucos programas de treino fonológico e revelam algumas dificuldades em articular a literatura científica com a prática pedagógica. Discutem-se os resultados com base na literatura existente.
- Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Experiências e preferências das crianças com livrosPublication . Mónica Andreia Ferreira LeiteOs livros assumem particular importância no desenvolvimento da criança. Através do contacto com variados livros e da participação em atividades de conto ou leitura de histórias, as crianças descobrem o prazer pela leitura. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Ao contactar com os livros ilustrados, as crianças do pré-escolar, como ainda não aprenderam formalmente o código da escrita, têm a possibilidade de poderem interpretar o texto através das imagens. Com base neste enquadramento, o presente relatório apresenta um projeto de investigação-ação subordinado ao tema abordagem à escrita na educação pré-escolar, analisando especificamente experiências e preferências das crianças com livros. Desta forma, foi possível verificar que as crianças do pré-escolar têm já desenvolvido gostos específicos. Ao nível da minha formação académica e profissional, este estudo poderá ser útil à futura escolha das obras infanto-juvenis, tendo em conta os elementos da história e da ilustração que suscitam o interesse da criança e o seu gosto pelos livros.