Browsing by Issue Date, starting with "2024-09-18"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Laparoscópica em cadelas: o papel do enfermeiro veterinárioPublication . Ferro, Raquel IsidroEste relatório é a consumação entre o percurso académico e o estágio da aluna na clínica Dierenartsencentrum Plus (DAC-Plus), através do programa Erasmus+, na vila de Beveren, na Bélgica, que se desenvolveu entre o dia 12 de fevereiro e 6 de maio de 2024. Durante o período de estágio, a aluna desenvolveu as mais diversas atividades, nomeadamente, auxílio em cirurgias, destartarizações, contenção de pacientes, recuperação e recobro, administração de fármacos, auxílio em meios complementares de diagnóstico, exames laboratoriais e outros cuidados de enfermagem. Contudo, o mais importante, e de encontro ao tema do presente relatório, foi o auxílio da aluna nos momentos antes, durante e após as OV por laparoscopia. Com isto, a estagiária ficou a conhecer a realidade de um CAMV e como esta profissão exige um estudo contínuo ao longo do percurso profissional com vista a proporcionar o melhor serviço possível a colegas, pacientes e tutores. Ao longo do relatório, vai ser possível compreender a importância dos CAMV proporcionarem cirurgias minimamente invasivas, de modo a tornar a recuperação destes procedimentos mais leve e fácil tanto para pacientes como para tutores, tornando-se, deste modo, um diferencial entre os estabelecimentos.
- Capacitação das Famílias de Pessoas Idosas com Medo de Queda no Domicílio: Intervenção do Enfermeiro de Família.Publication . Almeida, Ana Luísa da Silva; Neves, Ana Paula Fernandes dasIntrodução: A presença da família é determinante para as pessoas idosas com medo de queda no domicílio. Reconhecendo o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar (EEECESF) na gestão dos processos de saúde das famílias, e que a recorrência de quedas é o principal fator para o desenvolvimento de medo de cair nas pessoas idosas que vivem no seu domicílio, com consequências para os próprios e sua família, desenvolveu-se este projeto, que teve como objetivos: Cuidar da família, enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção; Liderar os processos de intervenção no âmbito da enfermagem de saúde família e por fim Capacitar famílias de pessoas idosas com medo de queda no domicílio. Metodologia: Foi adotada a metodologia de projeto e desenhou-se um estudo quantitativo, descritivo e longitudinal, com recurso a técnica de amostragem não probabilística, por conveniência. A fundamentação teórica teve por base uma revisão scoping seguindo a metodologia de Joanna Briggs Institute. Recorreu-se aos referenciais teóricos do Modelo dos Sistemas de Betty Neuman e ao Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) assim como à FES- I 7 Itens para avaliação do medo de queda na pessoa idosa. Resultados: Foram recrutadas dezassete famílias. Inicialmente, obteve-se um valor médio de 17,76 valores na FES-I 7 Itens, presença de medo de queda muito elevado, e 64,7% dos familiares expressam ter muita preocupação com esta problemática. Estes resultados sugeriram a implementação de intervenções de enfermagem de saúde familiar personalizadas e centradas na dinâmica familiar, com recurso às forças das mesmas. Na fase de avaliação do projeto obtiveram-se valores médios 16,18 na FES-I 7 Itens, ou seja, medo de queda elevado, com 35,3% dos familiares ainda demonstrando muita preocupação. A avaliação revela uma diminuição do medo de queda da pessoa idosa, assim como, na preocupação do seu familiar. Conclusão: A implementação de intervenções personalizadas pelo EEECESF, no contexto de cada família, revela-se fundamental para a capacitação dos familiares das pessoas idosas com medo de queda no domicílio.
- Prevenção do papiloma vírus humano (HPV): Vacinação como estratégia de saúde públicaPublication . Belo, Catarina Brido Ferreira Leonardo; Bacatum, Cláudia Mariana JuliãoO Vírus do Papiloma Humano (HPV) é considerado um carcinogéneo humano, que provoca uma infeção ao nível da mucosa genital. Quando esta infeção se prolonga no tempo produz consequências graves, levando ao desenvolvimento de tumores malignos. De entre eles encontramos o cancro do colo do útero, do ânus, da vagina, do pénis, da vulva, da cabeça e pescoço e condilomas ou verrugas genitais. O desenvolvimento destas consequências na comunidade é considerado um problema de saúde pública, pelo facto de a mortalidade por cancro do colo do útero ser uma das taxas mais elevadas em Portugal relativamente a outros países europeus. Para diminuir estas taxas de mortalidade e aumentar as taxas de cobertura vacinal contra o HPV, de acordo com o recomendável (95%, segundo o Plano Nacional de Vacinação (PNV)), foi desenvolvido um projeto de intervenção em enfermagem comunitária com o intuito de aumentar as taxas de cobertura vacinal contra o HPV nos pré-adolescentes das coortes de nascimento de 2009 a 2013 inscritos na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). Ao longo do projeto foi utilizada a metodologia de Planeamento em Saúde e como referencial teórico de enfermagem, a Teoria Geral de Sistemas de Betty Neuman Conclui-se que a intervenção de enfermagem comunitária implementada, como estratégia de prevenção primária, permitiu aumentar a taxa de cobertura vacinal para o HPV, aumentando a imunidade de grupo.
