IPS - ESS - Escola Superior de Saúde
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- 2nd european- portuguese version of CAPE V: psychometric characteristicsPublication . Almeida, Sancha C.de; Mendes, Ana Paula; Kempster, Gail B.
- A abordagem à criança em situação crítica: papel do enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e PediátricaPublication . Sousa, Sara Isabel Cardoso Correia de; Malcata, MargaridaA Paragem cardiorrespiratória na criança é um evento raro, no entanto o prognóstico é tanto melhor, quanto mais precoce e correta for a intervenção junto da criança, jovem. A iden- tificação de que esta se encontra em situação critica e a correta abordagem por parte dos pro- fissionais de saúde, nomeadamente do Enfermeiro Especialista contribui para a prevenção da paragem cardiorrespiratória e consequente estabilização das funções vitais. Esta constitui a temática desenvolvida através da metodologia de projeto, ao longo de diversos contextos práticos. Foram desenvolvidas diversas atividades onde demonstraram o pa- pel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica junto da criança em situação critica, em diferentes contextos de saúde, desde os cuidados primários, serviço de urgência e hospitalização da criança e jovem. O presente relatório pretende demonstrar as atividades desenvolvidas no contexto prá- tica deforma a permitir o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas de mestre e Enfermeiro Especialista numa área especifica.
- Abordagem à pessoa com crise convulsiva em contexto de serviço de urgênciaPublication . Correia, Ana Isabel Clemente; Pedro, AdrianoA elaboração deste relatório visa refletir sobre o processo de aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica – A Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. O Estágio Final teve um papel preponderante para esse processo pois constituiu-se como um momento de articulação entre a teoria e a prática. No decorrer desse estágio foi desenvolvido um Projeto de Intervenção Profissional, tendo em vista a melhoria da qualidade e segurança dos cuidados à pessoa com crise convulsiva. Esse projeto, baseado na Metodologia do Projeto e alicerçado no Modelo de Mudança para a Prática Baseada em Evidências de June Larrabee, é apresentado neste relatório, onde se descrevem as atividades e estratégias implementadas para uniformizar os cuidados na abordagem à pessoa com crise convulsiva e prevenir complicações. Concomitantemente, realiza-se uma análise crítica e reflexiva de todo o percurso formativo, fundamentada com base na evidência científica e nos referenciais éticos e deontológicos da profissão, demonstrando o seu contributo no processo de aquisição e desenvolvimento das competências almejadas.
- Abordagem histórica de enfermagem: década de 60Publication . Santos, Isabel; Mateus, Rosália; Guimarães, Tânia; Romão, Zélia
- Abordagem Trauma Informed Care com pessoas que utilizam drogas: o papel do enfermeiro especialistaPublication . Pires, Joana Correia; Ramos, LinoEste relatório tem como finalidade relatar o percurso realizado durante o Mestrado em Enfermagem com Especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP), tendo em conta o decorrido nos estágios, por forma a refletir a aquisição de competências de Enfermeiro Especialista e Mestre em Saúde Mental e Psiquiátrica. A metodologia seguida no presente relatório é a metodologia de projeto. O percurso de aprendizagens em campo de estágio decorreu na área das dependências, especificamente no campo do tratamento, compreendendo o seu desenvolvimento em unidade de desabituação e comunidade terapêutica. Através do acompanhamento das Pessoas que Utilizam Drogas (PUD) e na implementação de um projeto tendo por base a abordagem de Trauma Informed Care (TIC) foi integrado o processo de teorização, diagnóstico, planificação, execução e avaliação deste, por forma a destacar a importância da abordagem nestes contextos. As intervenções desenvolvidas basearam na teoria de Nola Pender e no seu Modelo de Promoção de Saúde, estando divididas em duas componentes. Componente organizacional e clínicas, com os seguintes momentos: formação sobre trauma e TIC; dinamização de espaços de reflexão sobre ambientes seguros e não indutores de trauma; dinamização de espaço de promoção de bem- estar nas equipas; sessões psicoeducativas e psicoterapêuticas com as PUD, famílias e equipas.
- Acolhimento à família da pessoa em situação crítica em unidade de cuidados intensivosPublication . Almeida, Vera Sofia Abrantes; Franco, HugoA pessoa admitida em unidade de cuidados intensivos necessita de cuidados de enfermagem diferenciados durante um processo transitório de saúde-doença que nunca é vivenciado apenas pelo próprio, mas também pela sua família. O cuidado à família deve ser uma das preocupações dos enfermeiros, incluindo-a nos cuidados de saúde à pessoa em situação crítica, com vista a promover a sua recuperação. A complexidade do ambiente e dos cuidados prestados em unidades de cuidados intensivos pode apresentar um impacto negativo nas famílias. Assim, o acolhimento à família torna-se no momento privilegiado para a identificação precoce das suas necessidades, permitindo o estabelecimento de uma relação terapêutica para o planeamento de intervenções personalizadas e dirigidas à minimização desse impacto. A construção do Projeto de Intervenção Profissional ao longo do estágio, surge como tentativa de dar resposta a esta problemática. A Norma de Acolhimento à família e o Guia de Acolhimento à família da Pessoa em Situação Crítica foram dois instrumentos criados ao longo do percurso, para dar resposta às necessidades identificadas. No presente relatório, encontra-se ainda, uma descrição reflexiva acerca da aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico- cirúrgica – Pessoa em Situação Crítica, bem como das competências de Mestre em Enfermagem.
- Acolhimento à Família do Doente na Unidade de Cuidados IntermédiosPublication . Manco, Vítor; Ruivo, Maria Alice; Martins, Maria de LurdesO presente relatório de trabalho projeto é o produto final resultante da frequência do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico – Cirúrgica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Incide sobre as atividades desenvolvidas ao longo deste percurso, que me permitiram adquirir as competências comuns e especificas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, bem como as competências de Mestre. Para a persecução de tais objetivos ao longo dos estágios, foram abordadas duas dimensões. O Projeto de Intervenção em Serviço (PIS) e o Projeto de Aprendizagem de Competências (PAC). De forma a dar suporte e consistência científica às intervenções de enfermagem foi realizado o enquadramento conceptual, abordando numa primeira fase a Teoria da Incerteza na Doença de Merle Mishel e numa segunda a problemática do acolhimento à família do doente agudo. Ao longo deste processo foi utilizada a metodologia de projeto. A realização do diagnóstico de situação, a definição de objetivos, o planeamento bem como a sua execução e avaliação culminaram no Projeto de Intervenção em Serviço denominado “Acolhimento à família do doente numa unidade de cuidados intermédios.” Uma comunicação eficaz e o estabelecimento de uma relação de ajuda com os familiares dos doentes são componentes vitais da qualidade de cuidados (Azoulay, 2002). A reflexão sobre as aprendizagens decorrentes do PIS permitiram-me alcançar as competências comuns de Enfermeiro Especialista. A realização da formação “Abordagem ao doente em Insuficiência respiratória”, onde foi incluída a temática da prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica e a construção do Poster Intitulado “Instruções perante suspeita / deteção de incêndio”, consistiram nas intervenções realizadas de forma a dar resposta ao Projeto de Aquisição de Competências, que visou a aquisição / aprofundamento das competências específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem médico-cirúrgica. A análise crítica às intervenções realizadas ao longo deste percurso permitem-nos observar uma especialização de natureza profissional bem como a aquisição de um conhecimento aprofundado no domínio da Enfermagem Médico-cirúrgica.
- O acolhimento da pessoa doente e família no serviço de urgênciaPublication . Perdigão, Patrícia Isabel Castelo; Santiago, Maria Dulce dos SantosPretende-se, através deste Relatório, a concretização de um trabalho reflexivo, crítico e fundamentado do percurso realizado no Estágio Final. Será destacado o processo de desenvolvimento das competências comuns de enfermeiro especialista, específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica – a pessoa em situação crítica, assim como das competências de mestre em enfermagem. Sendo o Serviço de Urgência o local onde a pessoa que aí recorre se encontra, habitualmente, a vivenciar uma alteração no seu estado de saúde, por vezes, numa situação grave e com risco de vida, torna-se importante que o acolhimento que o enfermeiro realiza seja um momento fundamentado e oportuno. O recurso a estratégias para a melhoria da qualidade do acolhimento da pessoa doente/família, realizado pelos enfermeiros no Serviço de Urgência, contribui para o aumento da satisfação de todos os intervenientes no processo. Assim sendo, foi desenvolvido um Projeto de Intervenção centrado nesta temática, apresentado neste relatório.
- Acompanhamento da criança/jovem no período perioperatórioPublication . Canejo, Inês Isabel Prates; Ramos, Ana LúciaO relatório de estágio demonstra a aquisição de conhecimentos e competências ao longo do percurso formativo vivenciado nos contextos de estágio e tem como foco a criança/jovem submetida a uma intervenção cirúrgica e a sua família através da elaboração de um projeto intitulado “Acompanhamento da criança/jovem no período perioperatório”. A escolha deste tema deve-se à importância que a pessoa significativa tem junto da criança/jovem hospitalizada aquando de uma intervenção cirúrgica. A vivência deste evento é difícil pois a criança/jovem e a sua família sentem-se vulneráveis, com medo, ansiedade e stress devido ao desconhecido, à cirurgia, à presença no hospital, à separação parental, à perda de controlo, ao risco de lesão corporal e probabilidade de dor. A gestão da segurança e a prestação de cuidados humanizados e de qualidade à criança/jovem e pessoa significativa é o foco da nossa intervenção como enfermeira perioperatória. A nossa atuação como enfermeira perioperatória contribui para a minimização destes agentes geradores de stress, facilitando todo o processo de acolhimento e cuidados de enfermagem prestados à criança/jovem e família. O facto da presença da família ou pessoa significativa junto da criança/jovem aliviar todos estes sentimentos negativos, torna imprescindível o seu acompanhamento no período perioperatório. Este relatório tem como objetivos: demonstrar competências de Mestre em Enfermagem Perioperatória e explicitar o projeto de implementação com o tema “Acompanhamento da criança/jovem no período perioperatório”. Para a elaboração do projeto em contexto de estágio, realizado no Bloco Operatório Central de um Hospital de Lisboa e Vale do Tejo, utilizámos a metodologia de projeto de modo a definir o problema de investigação, realizámos o diagnóstico de situação através da análise SWOT, ou seja, identificação de pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças existentes no BO e foram realizadas entrevistas semiestruturadas à enfermeira gestora e diretor de serviço do mesmo. A 2 de Agosto de 2017 foi emitido o Despacho nº 6668/2017, série II, em Diário da República que estabelece que as instituições hospitalares devem assegurar as condições necessárias para o acompanhamento da criança/jovem com idade inferior a 18 anos, ou portador de deficiência ou dependente com idade superior a 18 anos, até à indução anestésica e recobro. Assim, esta recomendação tornou possível e necessária a realização e implementação deste projeto, como ponto forte e oportunidade. O Despacho também estabelece que deve existir um plano de preparação préoperatória com o propósito de explicar, apoiar e acompanhar a pessoa significativa neste processo. Para tal foi realizado um folheto informativo para fornecer à criança/jovem e seu acompanhante de modo a esclarecer dúvidas e com sugestões de atividades que minimizem o medo e a ansiedade pré-operatória, um poster informativo que será afixado nos locais necessários e uma instrução de trabalho que descreverá o que é necessário para o processo de acompanhamento da criança/jovem pela pessoa significativa ser realizado com sucesso. Com a finalização do projeto está prevista a sua implementação e, consequentemente, a possibilidade da pessoa significativa acompanhar a criança/jovem antes e após a intervenção cirúrgica e no momento da indução anestésica, visando a melhor experiência possível através da criação de parcerias entre a tríade: criança, enfermeiro e acompanhante, com foco na criança e na família.
- Acoustic analysis of Fado’s speaking and singing voicePublication . Ibrahim, Soraia; Mendes, Ana Paula; Vaz, Inês