Browsing by Issue Date, starting with "2017-03"
Now showing 1 - 10 of 117
Results Per Page
Sort Options
- CORRESPONDENCESPublication . CORALLI, Monica; NEVES, Eduarda; PEREIRA, Fernando José; RODRIGUES, Nuno Faleiro; SAMANIEGO, Alberto Ruiz de; VIDO, Arthur
- Correctly PoliticalPublication . RODRIGUES, Nuno Faleiro
- Hotelaria e Turismo Sénior: Dinâmicas e Desafios na cidade de LisboaPublication . Matos, Rita Maria Duarte; Ferreira, Carlos Manuel Baptista Cardoso; Umbelino, Jorge Manuel RodriguesSabe-se que o envelhecimento populacional é uma realidade inegável das sociedades modernas, começando a assumir o seu protagonismo nas estruturas demográficas. Em consonância com esta dinâmica de crescimento, a evolução do turismo sénior começa, igualmente, a esboçar algum protagonismo e visibilidade no contexto das deslocações turísticas, reconhecendo-se, assim, uma expansão futura das práticas turísticas dos seniores. Atentando nesta perspetiva, em que duas dinâmicas estruturantes convergem no mesmo foco, a nossa investigação teve como propósito articular a especificidade do segmento sénior com o modus operandi e as estratégias da indústria hoteleira, nomeadamente verificando até que ponto esta estará preparada para receber este segmento turístico e tentando, igualmente, perceber se está atenta às dinâmicas de mercado que se vão delineando, vendo o turismo sénior como uma possibilidade futura, reconhecendo os seus prós e contras. Assim, e de forma a ir ao encontro dos objetivos enunciados, na dimensão prática desta investigação optámos pela utilização de uma metodologia de natureza qualitativa, sendo a entrevista o instrumento de recolha da informação. Neste sentido, foram realizadas entrevistas a quadros superiores de unidades hoteleiras, da cidade de Lisboa. Tendo esta metodologia como pano de fundo, o tratamento da informação recolhida foi efetuado com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados assim obtidos permitiram extrair algumas conclusões mais relevantes: apesar de o segmento sénior não ter, ainda, uma expressão muito significativa na taxa de ocupação dos estabelecimentos hoteleiros da cidade de Lisboa, os gestores estão conscientes e atentos à afirmação deste segmento de mercado. Por outro lado, importa referir a apreciação negativa que tem de ser tecida à componente da formação dos recursos humanos, uma vez que, esta é genérica e transversal a todos os segmentos da procura.
- Conceção e desenvolvimento de um novo serviçoPublication . Fragoso, Diana Oliveira; Afonso, Victor Alves; Gustavo, NunoNos dias de hoje, quando o assunto é viajar, basta um clique e temos acesso a todo o tipo de informação sobre o local a visitar. Além das vantagens e facilidades que as novas tecnologias trazem ao nosso dia-a-dia, quando viajamos e pretendemos saber mais sobre a nossa viagem e até planeá-la, a informação disponível é tanta que acaba por ser um trabalho árduo e de algumas horas de pesquisa. De acordo com esta realidade, e tendo em conta a panóplia de informação e aplicações móveis disponíveis, que no máximo se conseguem complementar, surgiu a ideia de criar um serviço que disponibilizasse toda a informação que um turista necessita, com a vantagem de controlar o budget da sua viagem. Este trabalho de projeto encontra-se dividido em duas grandes partes. Uma primeira parte, referente à revisão de literatura, dados estatísticos e definição da problemática e uma segunda parte, onde se procede à conceção e desenvolvimento do novo serviço. O objetivo do presente plano de negócio é testar a viabilidade da criação de um serviço de planeamento de viagens, com um orçamento previamente definido, para a cidade de Lisboa. Para isso, foram realizados inquéritos por questionário, de modo a aferir a recetividade para a criação deste novo serviço. Lisboa é uma cidade que está na moda, e este serviço pretende não só mostrar o que Lisboa tem de melhor, como também ajudar a proporcionar uma experiência inesquecível a quem a visita.
- Hotelaria : Uma indústria de experiências, no processo de recrutamentoPublication . Coelho, Sara Catarina Pinto; Calisto, Maria de Lurdes SantanaNuma realidade caraterizada pelo aumento gradual do número de pessoas qualificadas e, mais concretamente, jovens qualificados, espera-se uma adaptação por parte de indústrias designadas por “pouco qualificadas”, como a hotelaria. O objetivo desta investigação é avaliar a importância da educação em relação à experiência profissional no processo de recrutamento em hotelaria, a fim de sugerir pistas orientadoras para as instituições de ensino superior e, sobretudo, para possíveis candidatos sobre a melhor forma de promover a empregabilidade. Para melhor alcançar este objetivo, foram analisados anúncios de emprego reais, onde foram identificados os requisitos solicitados pelas empresas, tanto a nível de experiência profissional, como qualificações e competências exigidas. Posteriormente, foram ainda estudados os requisitos específicos por cada nível funcional, como direção ou chefia intermédia. Os resultados sugerem uma maior importância atribuída à experiência profissional do candidato, mas para níveis funcionais superiores verifica-se uma maior procura por candidatos qualificados, com formação superior e competências específicas como a capacidade de liderança e capacidade para trabalhar em equipa.
- Eventos Desportivos e Causas Sociais: O perfil do público da Wings for life World RunPublication . Serra, Cláudia Mariana Coelho; Trindade, Pedro Manuel Alves; Gustavo, Nuno SilvaNuma sociedade caracterizada por inúmeros conflitos sociais a importância da responsabilidade social tem vindo a ganhar um espaço privilegiado na persecução das estratégias empresariais. Neste sentido, a sensibilização dos públicos para um conjunto de problemas existentes nessa mesma sociedade torna-se vital para o que podemos apelidar de consciência social. A participação na defesa de causas sociais é hoje mais do que uma preocupação, um dever do ser humano. A contribuição dos eventos desportivos para essa realidade é algo que queremos investigar para que possamos, de forma mais precisa, afirmar que os eventos desportivos são importantes para a difusão de uma mensagem solidária. Por fim, e não menos importante, pretendeu-se avaliar a importância do patrocínio por parte das empresas intervenientes, pois são estas que sustentam grande parte dos eventos. Procuramos avaliar a razão pela qual as empresas apoiam causas sociais, questionando os retornos desta ligação. Partindo desta análise, e tendo em conta a revisão de literatura realizada, foi possível analisar os dados recolhidos, dados esses que nos permitissem responder às hipóteses colocadas no início da dissertação. Conseguimos obter conclusões deste estudo e constatar que os eventos de carácter social são um fenómeno com expressão no nosso país, utilizada por uma grande diversidade de promotores e empresas, incidindo nos mais diferentes temas sociais. Como forma de dar continuidade a todo este trabalho, foi nosso propósito lançar novas pistas de reflexão sobre a relação entre os eventos desportivos na difusão e o exercício de cidadania. Acreditamos que um maior conhecimento desta vertente pode inspirar novas formas de agir no sentido da mudança social.
- Plano de Negócio : Fast GrocerPublication . Daniliuc, Felícia; Calisto, Maria de Lurdes Santana; Afonso, Victor Manuel AlvesO plano de negócio que se apresenta tem como objetivo proporcionar um serviço de entregas de bens alimentares a turistas, hospedes de alojamento local no Concelho de Cascais. Através deste projeto empreendedor, pretende-se que haja a criação de uma oferta de valor para o turista e que a sua experiência seja valorizada pelo mesmo. Considerando o total de investimento que ronda os €15.490 os fatores apresentados pelo projeto, como Valor Atual Liquido é de 169.637 €, Taxa Interna de Rentibilidade de 205,41%, e Pay Back período de 1 ano, critérios que garantem viabilidade económico-financeira deste projeto.
- Hotel management and the generational impact of Millennials and iGenPublication . Sá, Ana Mafalda Neves Costa Silva e; Gustavo, Nuno SilvaGeneration Z, born in the end of the XXth century/beginning of the new millennium, represents a new cluster of customers, who are digitally connected practically since their birth, often named iGen. This new group of potential consumers discloses a new reality for different sectors. What can there be said about this future demand? Notwithstanding, other consumer who already is integrated in the market supply and demand of the Hotel Market is Generation Y consumer, also known as Millennial. How can the Hotel sector benefit with knowing Millennials and iGen preferences, online behavior, and their consumption patterns? By employing a quantitative method (questionnaire) to Generation Y, X and Baby Boomers, and a qualitative method (focus group) with the participation of Generation Y individuals, and iGen parents, the present study aimed to gather some valuable insights regarding Millennials and iGen. Despite iGen customers young age, it is already evident the impact technology has in their lives. Compared with Millennials, they are growing up with wearables, constantly video connected, whereas Millennials, the first digital generation, are yet in transition to this new reality, valuing image. Both generations are travelling more than their parents did at their children's age. In a time where Millennials are more aware of the price they pay for accommodation, disposing of several travel aggregators, Hotels need to adapt to this new era rich in information, online-connected. By knowing which social media channels Generation Y is into, how they interact, and their travel purchase behavior, they can better customize their service, engaging sustainable customers. On the other hand, iGen is growing exposed to Snapchat, YouTube, Instagram, constantly sharing videos and images, and following digital influencers. Even though they do not have a direct influence on their household travel decision, the references they create may be indirectly influencing their parents, more and more. Hence, the research aimed to assemble certain behaviors of Millennials and iGen, consequently establishing some future directions for the Hotel Market.
- O turismo e os novos media : as formas de alojamento em Lisboa e as redes sociaisPublication . Moadias, Maria Catarina Machado; Silva, Ana Isabel Inácio Gomes daO Turismo é um sector onde a Comunicação e a Informação se revelam vitais para a sua sobrevivência, quer se trate de destinos, produtos, empresas ou serviços. Atualmente qualquer empresa ou negócio precisa de um bom plano de marketing e de comunicação para conseguir sobreviver no sector de mercado onde atua e ao mesmo tempo destacar-se dos concorrentes. Atravessamos uma época em que cada um de nós é exposto a milhares de mensagens publicitárias e que, quer por habituação ou excesso, nos vamos anestesiando ao seu efeito. Estamos num mercado mais global mas também mais competitivo. Por isso, é necessário saber como conquistar o mercado-alvo a quem queremos vender o nosso produto/serviço. Mas não basta apenas comunicar, temos que saber com quem, como, quando e onde, tornando mais eficaz todo o processo. Uma das mais recentes tendências tecnológicas são as redes sociais. As pessoas têm vindo a utilizar cada vez mais o seu tempo com estes novos media. Os utilizadores destas plataformas dedicam por dia, em média, 91 minutos do seu tempo a estas redes (Marktest in Observador, 2016: s/p), o que indicia que todo o processo de comunicação mudou consideravelmente. Esta é uma mudança que é muito importante ter em conta, sobretudo para quem possui um negócio e quer promovê-lo junto de públicos-alvo e potenciais consumidores. Segundo a Marktest, desde 2011 que o número de utilizadores de redes sociais em Portugal cresceu 53%, o que se traduz em 4,6 milhões de portugueses (Observador, 2016: s/p). É, por isso, muito importante saber como tirar o melhor partido destas, pois são hoje uma ferramenta essencial para a comunicação/promoção/comercialização de produtos e serviços. A relação entre o Turismo e os Media não é nova (Inácio, 2000), porém os novos media prometem modificar a forma como nos relacionamos e como apresentamos ao mercado aquilo que pretendemos comunicar. Para tentar perceber a forma como Hotéis e Hostels da Grande Lisboa se encontram presentes nas redes sociais e como delas tiram proveito, objetivou-se entender as lógicas de presença e participação destas empresas nas redes sociais, a forma como as utilizam enquanto ferramentas de comunicação, de informação ou de marketing, e quais as mais valias e dinâmicas que estas trazem se forem bem trabalhadas. Desta forma, foi essencial a pesquisa em livros, artigos científicos, documentos e estatísticas oficiais e em teses que abordam esta temática. Após a pesquisa, revelou-se fundamental, para o pleno entendimento a realização de inquéritos aos responsáveis pelas redes sociais de vários Hotéis e Hostels da capital e V finalmente o trabalho empírico foi complementado com uma análise detalhada da informação veiculada por estes estabelecimentos de alojamento em alguns dos principais novos media digitais disponíveis. Posteriormente, depois da análise e recolha de informação dos inquéritos e respetiva leitura de dinâmicas observadas, complementada pelas análise de conteúdos das redes sociais, conseguiu obter-se resposta aos objetivos propostos para investigação. Concluiu-se através desta análise empírica que, atualmente as redes sociais são uma ferramenta de comunicação e marketing a adotar por qualquer destas formas de alojamento, pois o mercado parece agora “desconfiar” daqueles que não se apresentam no “mundo virtual”, preferindo claramente os que primam por uma maior transparência e aparente proximidade com os clientes, através das redes que hoje os conectam à escala global.
- I Seminário IDN JovemPublication . Pinto, José Miguel; Prata, Bruno; Gonçalves, Catarina; Nabo, Afonso Mourato; Silva, Ricardo Marques; Mendes, Smith Lima; Tomaz, Daniel Tirano; Silva, Joana Barros; Jamanca, Maquilo; Carvalho, Cláudia; Matos, Inês Duarte de; Gonçalves, Pedro; Campos, Ana; Teles, Cláudia Ramos; Carvalho, Pedro Miguel; Rodrigues, Daniela; Sopilkov, Pavlo; Oliveira, Gonçalo de; Pinto, Magda Silva; Agostinho, Frederico Pissarra; Ramos, Luis; Oliveira, Duarte; Vasconcelos, Manuel Maria; Lagares, Rodrigo Mendonça