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- Provas de agregação em Design: lição, relatório e curriculumPublication . Rosa, Carlos Miguel Lopes
- Projeto TURARQ - Turismo Arqueológico para Territórios de Baixa Densidade do Médio TejoPublication . Ferraz, Eduardo; Trindade, Anícia; Cardoso, Douglas O.; Gomes, Hugo Filipe Teixeira; Martins, Marco; Garcês, Sara; Nunes, Sérgio Leal; Figueira, Luís Mota; Delfino, Regina; Rey, Joana; Anastácio, Rita Ferreira; Pereira, Anabela Borralheiro; Oosterbeek, LuizApresentação do projeto TurArq, que tem como objetivo principal promover o turismo científico e cultural em territórios de baixa densidade do Médio Tejo português (municípios de Abrantes, Constância, Mação, Tomar e Vila Nova da Barquinha), gerando riqueza e novos empregos, apostando no usufruto presencial do património arqueológico e nos meios de divulgação digital. O projeto pretende contribuir para uma gestão patrimonial integrada na região, a fixação de capital humano, a mobilização de recursos dedicados à sua capacitação e a valorização do património existente. Visa ainda promover o desenvolvimento comunitário, a coesão do território e a sua preservação, numa lógica de sustentabilidade.
- A proteção de civis em situação de conflitoPublication . Foley, Conor; Saraiva, Maria Francisca; Rito, Pedro; Garrido, Rui; Kadioglu, Pinar; Dias, Vanda Amaro
- Cuidados de enfermagem à pessoa com AVC isquémico submetida a trombólise na UCIPublication . Gil, Ana Isabel Chaves; Costa, Maria Antónia Rasa Correia daIntrodução: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Rela- tório, parte integrante do 6o Mestrado em Enfermagem em Associação, na área de especiali- dade Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica. Objetivo: Descrever as atividades e estratégias desenvolvidas durante o percurso académico e Estágio Final e o seu contributo para o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica: A Pes- soa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Método descritivo e análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas du- rante a Unidade Curricular Estágio Final. O Projeto de Intervenção Profissional desenvolvido é igualmente descrito, com recurso à Metodologia de Projeto e baseado no Modelo para Mu- dança da Prática Baseada em Evidências de June Larrabee. . Resultados: Análise crítico-reflexiva de aquisição e desenvolvimento de competências so- bre as atividades desenvolvidas durante o Estágio Final em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos. Promoção da qualidade e segurança dos cuidados prestados à Pessoa em Situação Crítica, em contexto do desenvolvimento de um Projeto de Intervenção Profissional, através da elaboração de um Protocolo de Atuação, Instrumento de Registo e produção de um Do- cumento de Consulta prático sobre o doente com AVC Isquémico submetido a trombólise. Conclusão: Promover a uniformização e uma melhoria da qualidade e segurança dos cuida- dosdeenfermagemprestadosaodoentecríticocomAVCIsquémicosubmetidoatrombólise, baseados em evidência científica. A elaboração deste relatório permitiu descrever todo o percurso formativo e realizar uma análise crítico-reflexiva fundamentada do processo de aquisição e desenvolvimento de competências.
- Desenvolvimento de competências de escrita académica e feedback: uma experiência de articulação curricularPublication . Pinto, Mariana Oliveira; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima
- Intervenções especializadas de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica na pessoa com risco de suicídioPublication . Curado, Aurea Susana Matos; Ramos, LinoO suicídio é um grave problema de saúde pública, continuando a ser uma das principais causas de morte em todo o mundo (uma em cada cem mortes). A OMS propôs que, e até 2030 como uma das metas a atingir, a redução de 1/3 da taxa de suicídio. Trata-se de um tema complexo, circunscrito por estigmas e mitos, com repercussões emocionais para a pessoa com comportamentos suicidários, família e comunidade, onde os pro- gramas de prevenção e avaliação do risco de suicídio têm se revelado exíguos. O presente documento apresenta como proposta de avaliação do risco de suicídio, o Índice de NGASR que incorpora a Teoria das Marés, associando a estimativa de risco ao nível de intervenção. As estratégias de prevenção e intervenção do Enfermeiro Especialista em Enferma- gem de Saúde Mental e Psiquiátrica envolvem a promoção da esperança, a melhoria do coping e a resolução de problemas.
- Projeto b-Able2: compreensão das necessidades para a autogestão em utentes com AVC e cuidadores informais após a alta hospitalarPublication . Carvalho, Daniel Jorge Gonçalves Conde de; Pereira, Carla MendesO Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade a nível mundial. Esta condição tem um impacto considerável nos indivíduos, famílias e na comunidade em geral. As pessoas que sofreram AVC apresentam como problemáticas mais comuns, a limitação ao nível das atividades da vida diária, a restrição na participação, e a diminuição da qualidade de vida. Existe uma crescente evidência científica centrada nos programas de autogestão, que demonstra uma melhoria na qualidade de vida e na autoeficácia em utentes com AVC. O presente estudo tem como objetivo compreender as necessidades de autogestão em utentes com AVC e cuidadores informais após alta hospitalar da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), bem como, auscultar os profissionais de saúde, procurando dar um contributo na criação de uma solução híbrida de autogestão. Foi realizada uma investigação qualitativa e multiperspetiva, com desenho metodológico do tipo análise temática reflexiva. A amostra foi não probabilística escolhida intencionalmente pelo investigador, e incluiu sete utentes com AVC que tinham tido alta da Unidade de AVC, sete cuidadores informais e nove profissionais de saúde, totalizando 23 participantes na ULSLA, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi feita através do software N-Vivo, e de um processo indutivo de análise temática. Da análise temática destacaram-se 3 temas. O primeiro tema “O novo eu”, explorou a mudança de papeis e as sequelas associadas ao AVC. No segundo tema “As duas faces da moeda”, emergiram os facilitadores e barreiras à evolução após o AVC. E no último tema “Como assumir o controlo” destacaram- se as estratégias utilizadas pelos mesmos, assim como a importância da literacia em saúde, e do empoderamento dos utentes e cuidadores informais. Os resultados do presente estudo permitiram compreender as necessidades dos utentes com AVC e cuidadores informais, assim como auscultar os profissionais de saúde, contribuindo para o desenvolvimento de um programa inovador personalizado, para suporte à autogestão, que facilite a reintegração na comunidade após alta e a prevenção secundária do AVC junto da população da ULSLA.
- Perceção de risco numa amostra de bombeiros portugueses: como promover comportamentos seguros?Publication . Fialho, Mário; Nunes, Sandra Cristina Dias; Gamelas ou Carla A. Gamelas, CarlaIntrodução e Objetivo: Este estudo visa a análise da perceção de risco, por aplicação do paradigma psicométrico, e identificação dos fatores influenciadores, numa amostra de bombeiros portugueses. Investigou-se também a relação entre a perceção de risco e a adoção (auto-reportada) de comportamentos seguros. Materiais e métodos: Estudo exploratório, transversal, realizado através de um questionário online, numa amostra por conveniência, de (n=59) bombeiros de corporações do Porto e Setúbal, voluntários e sapadores. Resultados: A perceção de risco dos bombeiros da amostra é elevada (média 8.61). As dimensões do paradigma psicométrico que influenciam a perceção de risco são: o receio de sofrer dano (A3), a vulnerabilidade pessoal (A4), a gravidade da lesão ou doença (A5), o potencial catastrófico (A8) e consequências a longo prazo (A9). Os bombeiros consideram estar expostos a um nível elevado, aos riscos ergonómicos, turnos noturnos/prolongados, inalação de agentes químicos, stress térmico, stress, riscos biológicos, risco de queimadura e de explosão. Verificouse uma relação significativa positiva entre a perceção de risco e a antiguidade na profissão, mas não com as variáveis sociodemográficas, o tipo de vínculo ou o número de acidentes sofrido. Conclusões e Aplicação: Os respondentes que têm uma maior perceção de risco, tendem a adotar comportamentos seguros, confirmando-se assim, a importância da perceção de risco na implementação de estratégias direcionadas e eficazes ao nível da formação em SST.
- Literacia em saúde numa universidade sénior do Alentejo: projeto de intervenção comunitáriaPublication . Figueira, Ana Correia Vicente; Gemito, Maria LaurênciaIntrodução: O envelhecimento da população é uma das mais significativas tendências do século XXI nas sociedades desenvolvidas. O aumento da longevidade depende de um fator fundamental, a saúde. Desta forma, a promoção da saúde é de extrema importância enquanto processo de capacitação das pessoas, possibilitando um envelhecimento com saúde e autonomia. A literacia em saúde é fundamental para a promoção da saúde, prevenção da doença e utilização eficaz e eficiente dos serviços de saúde. Alguns contextos específicos devem ser considerados como aliados neste processo, entre eles estão as Universidades Sénior. Objetivo: Foi delineado como objetivo geral: Contribuir para a promoção da Literacia em Saúde dos alunos da Universidade Sénior do Alentejo, até janeiro de 2023. Metodologia: Utilizou-se a metodologia de Planeamento em Saúde. Recorreu-se ao questionário HLS-EU-PT como instrumento de colheita de dados. Resultados: Do diagnóstico de saúde sobressaiu que a maioria dos alunos que frequenta a universidade tem nível de Literacia em Saúde problemático ou desadequado (69%). O domínio promoção da saúde apresenta o índice médio mais baixo com 29,9. Conclusão: Neste contexto foi construído e implementado um projeto de intervenção comunitária. Após a sua avaliação, concluiu-se que foram atingidos os objetivos e ficou demonstrada a importância da educação para a saúde, como estratégia fundamental para contribuir para a Literacia em Saúde dos alunos da Universidade Sénior.