ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências
Permanent URI for this community
Oficialmente reconhecido em Agosto de 1991, o ISEC Lisboa define-se como um estabelecimento particular de ensino superior e de investigação, sem fins lucrativos, cuja missão institucional consiste em conferir formação científica, técnica, cultural, pedagógica, profissional e humana. Enquanto instituição de utilidade pública, o ISEC pretende apontar para um crescimento orientado pelas necessidades do País bem como pelos objectivos que estatutariamente persegue, contribuindo assim para o desenvolvimento qualificado, integrado e harmónico da educação superior em Portugal. Esta missão concretiza-se principalmente através de um projecto de formação orientado por elevados padrões de exigência e inspirado em princípios de natureza ética e humanista, no sentido de preparar cidadãos de cultura e profissionais competentes. A adequação de um projecto de formação a um desempenho profissional de qualidade depende, em grande parte, da integração do conhecimento cientificamente produzido, razão pela qual a experiência de aprendizagem marcada pela curiosidade intelectual e pelo espírito de pesquisa constitui, no nosso projecto educativo, uma estratégia de integração de saberes teóricos e práticos, de reflexão crítica e de desenvolvimento profissional ao longo da vida..
www.iseclisboa.ptBrowse
Browsing ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências by Title
Results Per Page
Sort Options
- 3D Printing with Blockchain Released Certificates in the Aviation IndustryPublication . Romano, Mariana; Santos, LuísImpressão 3D e DLTs (Distributed Ledger Technologies) como a blockchain são tecnologias que estão a ganhar cada vez mais importância nas mais diversas áreas e indústrias. Na aviação ambas estão já a ser utilizadas, embora separadamente. Esta dissertação tem como objetivo perceber de que modo as duas tecnologias se podem associar para permitir aos fabricantes a produção e certificação de componentes, analisando para tal todos os requisitos existentes. Ao imprimir componentes e fornecer os certificados através de blockchain, o tempo e os recursos dos fabricantes serão rentabilizados, dado que podem produzir diretamente os materiais, reduzindo a sua dependência de terceiros. Consequentemente, o tempo que as aeronaves ficam inoperacionais por estarem à espera de que um componente seja substituído é minimizado e todo o processo será mais rápido e seguro. No setor aeronáutico, o processo de aquisição de componentes passa por contactar o fornecedor - que geralmente é o fabricante da aeronave ou do próprio componente -, proceder ao pagamento e aguardar o envio e receção do mesmo. Para além disso, e tão importante quanto a chegada do componente, é a documentação que o acompanha, nomeadamente um certificado (por exemplo EASA Form 1, FAA Form 8130-3) em papel, assinado por uma entidade e pessoa que certificam o componente como aeronavegável. Sem este certificado, o componente não pode ser instalado numa aeronave. O principal objetivo desta dissertação é mostrar a viabilidade da utilização da impressão 3D no setor aeronáutico, nomeadamente no que diz respeito à impressão de peças simples para o interior da cabine (que sendo uma estrutura secundária, não tem impacto tão relevante na segurança). O desenvolvimento destas peças deve, no entanto, ser também alvo de certificação, garantindo ao instalador a aeronavegabilidade do componente impresso e dando-lhe garantias, através desse mesmo certificado e de uma DLT, de que o componente pode efetivamente ser instalado. Por forma a estudar a viabilidade do projeto e responder ao propósito da investigação foram levantadas as seguintes questões: • Pode a blockchain ser usada para a emissão de certificados aeronáuticos? Se sim, que limitações e vantagens tem? • Podem as entidades que não detenham o Type Certificate de determinado produto emiti-lo com a autorização da organização que detém o Type Certificate? De modo a responder às questões de investigação foram definidos os seguintes objetivos de estudo: Definir blockchain e impressão 3D e avaliar a sua utilidade para os processos logísticos da indústria aeronáutica; Identificar o estado-da-arte das duas tecnologias na indústria; Analisar a regulamentação europeia acerca da produção e substituição de materiais e o uso de blockchain e impressão 3D na aviação; Analisar de que modo a blockchain associada à impressão 3D pode ser aplicada no setor aeronáutico. Para a concretização do estudo, tendo como base os pressupostos acima descritos, adotou-se um método dedutivo e uma análise extensiva que visa, através dos resultados, extrapolar para conclusões maiores. Desenvolveu-se um estudo qualitativo com base em análise e confronto documental, regulamentar e técnico dos dados e factos, partindo de uma posição geral em direção a objetivos mais específicos. Esta dissertação propõe uma solução inovadora, capaz de revolucionar a indústria aeronáutica. Os conceitos abordados não são novos por si só; contudo quando aplicados em conjunto podem potencializar a eficiência e segurança do processo logístico no setor. A tecnologia blockchain permite a criação de um registo imutável e descentralizado das transações realizadas, garantindo a confiabilidade das informações envolvidas no processo de emissão de certificados. Além disso, pode também aumentar a transparência e a rastreabilidade de todo o processo, desde a fabricação da peça por impressão 3D até à sua instalação na aeronave. Ao imprimir peças de cabine e certificá-las através da tecnologia blockchain, o custo de armazenamento das peças irá desaparecer, uma vez que a necessidade de ter as partes em stock será atenuada ao imprimirem as próprias peças segundo este método. Deste modo, a supply chain será modificada, criando-se um fluxo entre o fabricante e o cliente, com base nas necessidades do mesmo e recorrendo à estrutura em blockchain. De modo a demonstrar a viabilidade do projeto, um caso geral será apresentado, seguido de dois casos de estudo aplicados a duas companhias aéreas de países e dimensões diferentes, tendo sido estimados os ganhos e custos do projeto em função da quantidade de peças impressas. As principais conclusões extrapoladas demonstraram que o projeto de impressão 3D em blockchain se torna mais rentável em companhias de maiores dimensões, uma vez que são as que experienciam, anualmente, um maior número de assentos inoperacionais devido a peças de cabine danificadas. Um maior número de lugares afetados indica também uma maior necessidade de peças a imprimir e, por sua vez, um retorno do investimento mais rápido quando comparado a uma companhia onde não ocorrem essas situações com tanta frequência. Nos casos de estudo apresentados a atenção centrou-se na mesa de refeição; contudo, no futuro, seria importante considerar a inclusão de outros componentes de cabine com características semelhantes, tais como apoios de braços ou persianas, que pudessem também ser impressos em 3D e certificados através da blockchain. O alargamento do âmbito de aplicação a estes componentes poderia facilitar o processo de substituição de peças danificadas da cabine, tornando-o mais rápido, mais simples e mais económico. Como investigação futura será importante realizar uma prova de conceito do projeto, colocando-o em prática num caso real de uma companhia aérea. Tal será fundamental para perceber se o impacto desta inovação vai ao encontro do expectado, e se existem outros fatores importantes que se devem ter em conta. Não sendo o objetivo deste projeto a análise da regulamentação europeia emitida pela EASA (European Union Aviation Safety Agency), compreende-se a importância de envolver uma Part 21 J e G, que, acompanhados por essa agência, melhor poderão definir o caminho da regulamentação dos componentes impressos pelos métodos aqui propostos.
- Aceitação de alunos com NEE pela turma: Um contributo para o debate sobre a inclusãoPublication . Moreira, Maria de Fátima Lopes da Silva; Freire, SofiaA inclusão tem sido legislada por diversos países, incluindo Portugal. Os seus princípios defendem que todas as crianças e jovens aprendam juntos. Inúmeras vantagens têm sido apontadas para a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nomeadamente associadas à socialização. Contudo, paralelamente, têm sido apontadas algumas dificuldades pelos estudos que indicam que os alunos com NEE são menos aceites que os seus pares. Nesse sentido é importante conhecer o grau de aceitação dos alunos com NEE e como são estabelecidas amizades entre os alunos com NEE e os seus pares com desenvolvimento normotípico. Para isso foi desenvolvido um estudo sociométrico. A amostra envolveu 60 alunos pertencentes a três turmas de 7º ano de uma escola pública da grande Lisboa. Os resultados indicam que em termos gerais, à exceção dos alunos disléxicos, os alunos com NEE são menos aceites e desenvolvem menos amizades do que os seus colegas sem NEE nas três turmas, o que vai ao encontro aos resultados de vários estudos. A aceitação e as amizades revelaram-se mais fortemente associadas com a autonomia, a mobilidade e a comunicação mas também com o desenvolvimento interpessoal e cognitivo. Apesar de menos evidente, também parece haver alguma associação com o currículo e conhecimento da turma.
- O acesso dos meios de Socorro às grandes Superfícies ComerciaisPublication . Baetas, David; Lopes, José PedroMuito populares nos nossos dias, as grandes superfícies comerciais visam proporcionar uma maior oferta de produtos, com grande diversidade de lojas num único espaço, e melhorar a qualidade da experiência de compra por parte do consumidor. Muitas vezes dispõem de serviço de restauração, cinemas, áreas de diversão, contribuindo assim para uma maior procura e interesse por parte da população em geral. Por esta razão, estes espaços são amplamente visitados, reunindo frequentemente um elevado número de pessoas no seu interior, consequentemente com grande utilização dos espaços reservados para estacionamento. Assim, de acordo com o Decreto-Lei 258/92 de 20 de novembro, designam-se grandes superfícies comerciais os estabelecimentos de comércio a retalho ou por grosso que disponham de uma área de venda contínua superior a 2000 m2 , ou os conjuntos de estabelecimentos de comércio a retalho ou por grosso que, não dispondo daquela área contínua, integrem no mesmo espaço uma área de venda superior a 3000 m2 . Este trabalho tem como base a análise do acesso dos meios de proteção civil a estas grandes superfícies comerciais (centros comerciais, hipermercados, empreendimentos), tendo em conta os diversos cenários que poderão surgir, tais como situações de emergência médica em pré hospitalar, quedas, incêndios nas suas diversas vertentes, seja estrutural ou em veículos, ou acidentes rodoviários, choque, colisão, atropelamentos, etc., dentro do espaço de estacionamento, quer se trate de um espaço aberto ou edifício tipo silo. No projeto verificar-se-á se os Planos de Emergência Interna destes estabelecimentos se encontram efetivamente adaptados às reais necessidades ou apenas concebidos para aprovação pelas entidades competentes. Simultaneamente tentar-se-á identificar as diretrizes a seguir, com vista à sua implementação.
- Acidentes de Aviação Comercial em Regiões Povoadas e suas implicações Psicológicas e PsicossociaisPublication . Bueno, Renata; Ribeiro, Manuel JoãoAcidentes aéreos são eventos catastróficos que causam graves desequilíbrios no âmbito psicológico e social das vítimas e de seus familiares. O atendimento psicológico e psicossocial às vítimas e seus familiares torna-se uma abordagem fundamental para mitigar futuros traumas, como por exemplo o transtorno do estresse pós-traumático. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a forma de atuação humanitária da aviação nas diferentes formas de respostas à emergência, focando no âmbito psicológico e psicossocial, e promover análise da responsabilidade da aviação nos danos das vítimas. Logo, esse presente estudo é uma avaliação analítica de revisão de dados da literatura e de casos de acidentes aéreos. O levantamento bibliográfico foi realizado em livros base que sustentam a caracterização das patologias relacionadas com desastres e pós trauma; artigos científicos de língua portuguesa, inglesa ou espanhola publicados nos últimos vinte anos nas bases de dados PubMed, Scielo, LILACS e Google; e regulamentações, normatizações e protocolos das empresas áreas disponíveis em meio digital. Foram utilizadas as seguintes combinações de palavras para pesquisa: “sintomas pós-traumáticos”; “controle de crise”; “desastres”; “psicologia”; “Situações de crise”; “situações de emergência”; “intervenção psicossocial” correlacionadas com “acidente aéreo” e “acidente aeronáutico”. Os critérios de escolha dos casos para ilustração deste volume foram o registro de vítimas fatais provenientes da aeronave e também do solo. Os dois casos de acidentes, em análise, mostraram vulnerabilidades de atendimento pela ausência de planeamento prévio de medidas e respostas aos acidentes, destarte, pode-se avaliar principalmente a importância da formação prévia como fator de abordagem para mitigação de traumas a longo prazo. Conclui-se que a aviação presta suporte psicológico e psicossocial no caso de desastres aéreos, sendo um procedimento de maior responsabilidade da aviação e devendo esta priorizar o atendimento humanizado por profissionais qualificados. Há a necessidade da promoção do atendimento de forma eficaz e imediata, e o acolhimento necessário para atender o indivíduo na condição de fragilidade emocional após o acidente.
- Acidentes de TrabalhoPublication . Bacalhau, Laurinda; Ramalho, MariaOs acidentes de trabalho têm um impacto muito significativo nas organizações quer pelos seus efeitos económicos, traduzidos na perda de ritmo da produção e nos custos médicos da recuperação da lesão, quer pelos efeitos sociais de desigualdade e desvalorização social que afetam o trabalhador e sua família. Assim, o regresso e reintegração profissional do trabalhador, após a ocorrência de um acidente de trabalho, é uma etapa que deve considerar a incapacidade do trabalhador reconhecendo os diferentes impactos, as suas dimensões e interações a nível profissional, social e familiar, com vista à criação de postos de trabalho seguros e saudáveis. Seguindo a metodologia de estudo de caso e através da aplicação de instrumentos qualitativos de recolha de dados, entre os quais, entrevistas aos trabalhadores reingressados em novas funções, a identificação e análise dos acidentes de trabalho ocorridos em dois anos consecutivos, procedeu-se à avaliação e validação do processo de reintegração profissional e adequação de posto de trabalho num empregador público. Os resultados indicam que não são apenas os fatores físico-funcionais que influem na adequação do posto de trabalho e na motivação, qualidade de vida e bem-estar do trabalhador acidentado. O regresso do trabalhador após acidente de trabalho a uma atividade profissional adequada à sua capacidade produtiva, decorrendo num ambiente de conforto e segurança para o trabalhador, é um processo complexo, com naturezas diversas interrelacionadas, entre si, numa teia dinâmica. Nesta perspetiva, a adequação do posto de trabalho, no retorno ao trabalho de trabalhador que sofreu alterações permanentes no desempenho profissional que o impedem de voltar à atividade exercida antes do acidente de trabalho, é um processo de acolhimento, formação e acompanhamento da reintegração profissional do trabalhador.
- Acidentes graves em industrias seveso. Articulação entre autarquias e planos municipais de emergênciaPublication . HENRIQUES, AMÉRICO BAPTISTA MIRANDA; Santos, Isabel Abreu
- Acidentes Industriais graves no Municipio de Sintra e informação pública: Estudo de casoPublication . Ribeiro, Rui; Vicêncio, HenriqueOs acidentes industriais de grande dimensão como os que ocorreram em Seveso, Bhopal, Schweizerhalle, Enschede, Toulouse e Bouncefield, levaram a Comunidade Europeia a desenvolver um conjunto de legislação, traduzido nas diretivas Seveso, com o objetivo de prevenir acidentes maiores envolvendo substâncias perigosas e limitar as possíveis consequências de tais acidentes para a saúde humana e o meio ambiente. A transposição da diretiva denominada Seveso III trouxe para a legislação nacional a aplicação de critérios em novos licenciamentos de estabelecimentos industriais com armazenamento e operação de matérias perigosas com determinadas exigências ao nível do ordenamento do território, mecanismos de prevenção e um aspeto muito relevante que é a informação pública. Esta diretiva estabelece, no seu artigo número 30 (alínea número 3) que os operadores, em articulação com os municípios, devem prestar a informação à população que provavelmente será afetada por um acidente grave sobre medidas de autoproteção e comportamento a adotar em caso de acidente industrial. No presente trabalho pretendeu-se avaliar a informação pública prestada pelas entidades competentes à população presente em áreas suscetíveis a acidentes industriais. Consideraram-se duas empresas do concelho de Sintra, de nível inferior de perigosidade, e que distam 900 metros uma da outra. Ambas estão inseridas em áreas de habitação, com outras indústrias, escolas, hipermercados e outras zonas comerciais. Realizaram-se 104 inquéritos, por entrevista à população de forma aleatória. Metade dos inquiridos não sabe que vive ou trabalha numa área de possíveis acidentes industriais graves. A maior parte dos inquiridos (89%) nunca receberam, ou raramente receberam, informação sobre os riscos presentes nos seus locais de habitação e trabalho. Os resultados obtidos mostram que na eventualidade de um acidente industrial grave a maior parte dos inquiridos não sabe que medidas de autoproteção deve implementar.
- Actividades de enriquecimento curricular: Que contributo na construção e desenvolvimento de uma Política Educativa Local? Estudo de caso numa Autarquia da Área Metropolitana de Lisboa.Publication . Pepe, Dora Isabel Sim Sim Nunes; Guedes, GraçaA presente investigação integra-se no âmbito da Administração da Educação e, em particular, na transferência de competências do poder central, para o poder local, considerando as Autarquias como as entidades politicamente credíveis e localmente sustentadas na implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), nas escolas de 1º CEB. Esta medida legislativa publicada em 2006, enquadra-se no contexto da política Escola a Tempo Inteiro e poderá anunciar a capacidade que as Autarquias têm para definir um espaço político próprio, integrado com vários actores locais, susceptível de dinamizar uma Política Educativa Local. Assim, pretendeu-se com este estudo de caso qualitativo compreender de que forma é que a intervenção de uma Autarquia, na gestão e implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular contribuiu para a construção e desenvolvimento de uma Política Educativa Local. Do ponto de vista metodológico, foi utilizado um conjunto de técnicas de recolha de dados, nomeadamente, análise documental, inquérito por questionário e por entrevista e a discussão dos resultados poderá ser lid em função da intervenção educativa da Autarquia nas escolas de 1º Ciclo do Ensino Básico, das razões que conduziram a referida Autarquia a assumir-se como entidade promotora deste projecto, como é feita a operacionalização do projecto e o seu contributo no quadro da Política Educativa Local. Em traços gerais, a investigação apontou para uma autarquia que praticava um conjunto de acções educativas diversificadas e que se deparou com uma regulamentação detalhada nos procedimentos a operacionalizar enquanto entidade promotora das Actividades de Enriquecimento Curricular, remetendo-se para mera executora do projecto, com capacidade de decisão diminuta, prejudicando os projectos colectivos municipais existentes e conduzindo ao seu distanciamento na promoção das Actividades de Enriquecimento Curricular.
- ACULTURAÇÃO: DIFICULDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO IMIGRANTE EM PORTUGALPublication . Rodrigues, Ana Maria da Silva; Torres, ZéliaFormulou-se como principal objetivo de estudo: “a análise da aculturação: dificuldade no processo de ensino e aprendizagem do imigrante em Portugal”. Colocou-se como questões norteadoras: as variáveis relacionadas à aculturação interferem no processo de ensino-aprendizagem do aluno imigrante? Quais as dificuldades verificadas na aculturação no aluno imigrante com vista à estratégia de melhoria? Muito embora, os resultados não se terem esgotado a partir deste estudo pretendeu-se contribuir para a (re)formulação das estratégias de melhoria no processo de ensino-aprendizagem de alunos imigrantes no nível superior. A metodologia teve caráter qualitativo, realizado através de pesquisa direta e da observação participante desenvolvida junto dos imigrantes cujo objetivo foi aferir as dificuldades de aprendizado do aluno imigrante, e refletir sobre os conceitos do desenvolvimento humano e psicopedagogia. Procurou-se debater sobre as questões relacionadas a diferenças sociais e culturais (aculturação) dentre outras que interferem no processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que as variáveis relacionadas à aculturação interferem no processo de ensino-aprendizagem do aluno imigrante sendo que a principal dificuldade refere-se à competência linguística que faz parte integrante da cultura e está intimamente ligada a integração social e ao conflito de culturas. Observou-se que as dificuldades verificadas na aculturação do aluno imigrante com vista à estratégia de melhoria decorrem de causas materiais, sociais e intrínsecas. Devendo neste caso, existir mais atenção por parte dos educadores, mais atenção por parte das instituições aos problemas dos alunos, maior inclusão, menos discriminação e um ensino mais multicultural
- Adaptabilidad en la Gestión de Organizaciones - Una propuesta de intervenciónPublication . Espinosa, Liliana M. Álvarez; Silva, Carlos dias daHoy las empresas cambian con la constante fluctuación de la oferta y la demanda, los mercados turbulentos y la evolución en hábitos de consumo. Estas realidades les obligan a repensar sus sistemas y sus formas de hacer las cosas: no es optativa la adaptación si se quiere sobrevivir. Es por esto que el cambio no es sólo organizativo o tecnológico o de gestión, fundamentalmente es de cultura y de comportamiento. La pregunta es entonces ¿Qué apalancadores se deben mover en el personal y en la cultura organizacional, para desarrollar mayor capacidad de cambio, aprendizaje y adaptabilidad? Con entrevistas semiestructuradas a personas impactadas por procesos de cambio organizacional se realizaron grupos focales en los que se identificaron qué variables intervienen de manera recurrente en procesos de aceptación y adaptación al cambio, con logro de resultados positivos para ambas partes: Compañía y personal. En los resultados se pudo comprobar que en procesos de adaptación exitosos de personas hay aspectos fácilmente intervenibles por la Organización como los conocimientos y habilidades requeridos para el nuevo escenario, pero también hay otros que se juzgan más profundos, en la medida que tienen que ver con creencias y valores traídos incluso desde el hogar y reafirmados en el ámbito del trabajo. Finalmente se plantean procedimientos para permear los procesos de gestión Humana de adaptabilidad y desarrollarla como elemento imprescindible en estos tiempos al interior de la Cultura de la Organización