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O acesso dos meios de Socorro às grandes Superfícies Comerciais

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Abstract(s)

Muito populares nos nossos dias, as grandes superfícies comerciais visam proporcionar uma maior oferta de produtos, com grande diversidade de lojas num único espaço, e melhorar a qualidade da experiência de compra por parte do consumidor. Muitas vezes dispõem de serviço de restauração, cinemas, áreas de diversão, contribuindo assim para uma maior procura e interesse por parte da população em geral. Por esta razão, estes espaços são amplamente visitados, reunindo frequentemente um elevado número de pessoas no seu interior, consequentemente com grande utilização dos espaços reservados para estacionamento. Assim, de acordo com o Decreto-Lei 258/92 de 20 de novembro, designam-se grandes superfícies comerciais os estabelecimentos de comércio a retalho ou por grosso que disponham de uma área de venda contínua superior a 2000 m2 , ou os conjuntos de estabelecimentos de comércio a retalho ou por grosso que, não dispondo daquela área contínua, integrem no mesmo espaço uma área de venda superior a 3000 m2 . Este trabalho tem como base a análise do acesso dos meios de proteção civil a estas grandes superfícies comerciais (centros comerciais, hipermercados, empreendimentos), tendo em conta os diversos cenários que poderão surgir, tais como situações de emergência médica em pré hospitalar, quedas, incêndios nas suas diversas vertentes, seja estrutural ou em veículos, ou acidentes rodoviários, choque, colisão, atropelamentos, etc., dentro do espaço de estacionamento, quer se trate de um espaço aberto ou edifício tipo silo. No projeto verificar-se-á se os Planos de Emergência Interna destes estabelecimentos se encontram efetivamente adaptados às reais necessidades ou apenas concebidos para aprovação pelas entidades competentes. Simultaneamente tentar-se-á identificar as diretrizes a seguir, com vista à sua implementação.
Very popular these days, sets and large commercial areas aim to provide a greater offer of products, with a great diversity of different stores in a single space, and to improve the quality of the shopping experience for the consumer. They often have restaurant services, cinemas, entertainment areas, thus contributing to greater demand and interest on the part of the general population. For this reason, these spaces are widely visited, often bringing together a large number of people inside, consequently with great use of reserved parking spaces. Thus, in accordance with Decree-Law 258/92 of 20 November, large commercial areas are defined as retail or wholesale establishments that have a continuous sales area of more than 2000 m2, or sets of establishments, retail or wholesale, which, not having that continuous area, integrate in the same space a sales area greater than 3000 m2. This work is based on the analysis of the access of civil protection means to these large commercial areas (shopping centers, hypermarkets, enterprises), taking into account the different scenarios that may arise, such as medical emergency situations in pre-hospital, illness sudden cardiac arrest, falls, fires in its various aspects, whether structural or in vehicles, or road accidents, shock, collision, pedestrians, etc., inside the parking space, whether it is an open space or a silo like building. In the project, it will be verified if the Internal Emergency Plans of these establishments are effectively adapted to the real needs or only designed for approval by the competent authorities. Simultaneously, an attempt will be made to identify the guidelines to be followed, with a view to their implementation.

Description

Keywords

Planos diretores Municipais (PDM), Proteção Civil (PC), parques de estacionamento, grandes superfícies comerciais, agentes de proteção civil, Planos de Emergência Interna (PEI) Municipal Master Plans (PDM), Civil Protection (PC), car parks, large commercial areas, rescue facilities, firefighters, PSP, CVP, Internal Emergency Plans (PEI)

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