AM - TIA - ADMIL - GNR - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração da (GNR)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing AM - TIA - ADMIL - GNR - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração da (GNR) by Title
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Análise de custo-benefício da manutenção corretiva versus manutenção preventiva das infraestruturas da Guarda Nacional RepublicanaPublication . Muduc, Sabina; Rosado, David Pascoal; Silva, João Ricardo Rodrigues daA manutenção das infraestruturas em Portugal é ainda um tema pouco estudado e descurado, quando comparado a outros países da Europa que se encontram mais desenvolvidos neste campo. A legislação existente é bastante vaga e não estabelece critérios específicos para implementação de uma manutenção preventiva, consequentemente, a única forma de manutenção praticada na Guarda Nacional Republicana é a manutenção corretiva. Assim, esta investigação teve como objetivo elaborar uma análise custo-benefício, estritamente financeira, entre a manutenção corretiva e preventiva nas infraestruturas da instituição em causa. Desta forma, foram analisadas as empreitadas executadas no período entre 2013 e 2019 pela Direção de Infra-Estruturas, unidade orgânica nuclear competente na área da manutenção das infraestruturas afetas à instituição. Os trabalhos realizados nestas empreitadas são de manutenção corretiva, e o intuito foi simular a implementação da proposta de plano de manutenção tipo, por forma a verificar qual é a manutenção economicamente mais vantajosa para a Guarda. Para isso, foi adotada uma metodologia assente no método indutivo, por forma a ser possível alcançar uma generalização a partir dos dados analisados, através de uma indução científica, uma vez que foram analisados apenas alguns casos adequados ao estudo. A estratégia utilizada foi a qualitativa, traduzida num estudo não experimental descritivo, sendo o desenho de pesquisa um estudo de caso, onde foi realizado o cruzamento de dados entre as entrevistas realizadas e a análise de documentação. Os resultados obtidos indicam que a manutenção preventiva nem sempre é aquela que tem os custos mais baixos, no entanto é uma mais-valia pois auxilia na prevenção da rotura precoce de alguns dos elementos constituintes do edifício, sendo capaz de prolongar a sua vida útil. Em suma, conclui-se que a implementação de um plano de manutenção preventiva seria uma mais-valia para a instituição, uma vez que se demonstrou economicamente mais vantajosa na esmagadora maioria dos casos observados, sendo possível afirmar que pode ser uma mudança muito proveitosa para a GNR.
- Capacitação do Sistema Integrado de Vigilância Comando e Controlo: Extensão aos AçoresPublication . Carvalho, Mário Ricardo Fernandes Pinto de; Bandeira, Ana Maria Carapelho Romão Leston; Amorim, Miguel Ângelo Reis AlvesA presente investigação aborda uma temática atual e em desenvolvimento na Guarda Nacional Republicana, designadamente a necessidade de expansão e edificação do Sistema Integrado de Vigilância Comando e Controlo na Região Autónoma dos Açores, tendo por desiderato analisar a capacitação estratégica do sistema. Com recurso a uma análise dos vetores de capacidade Doutrina, Organização, Treino, Material, Liderança, Pessoal, Infraestruturas e Interoperabilidade, à luz do conceito de capacitação da NATO e UE, identificam-se as potencialidades e oportunidades institucionais, bem como dos constrangimentos e áreas a desenvolver. Através de uma revisão detalhada da literatura e da realização de entrevistas, foram apurados resultados que apontam para a necessidade de melhorias nos vetores de capacidade Pessoal, Treino e Organização, prosseguindo o desenvolvimento de novas capacidades e afetação de recursos humanos, materiais e financeiros. Assente nestes pressupostos, os resultados projetam uma estratégia de crescimento definindo-se o conjunto de opções estratégicas que garantem a sua operacionalização.
- Características e competências de Liderança dos cargos de chefia dos Oficiais de Administração da Guarda, para a Motivação dos colaboradores: Caso dos chefes de divisãoPublication . Seixas, SamuelOs recursos humanos são uma área muito sensível. Gerir pessoas deve ser mais do que controlar e acompanhar procedimentos e rotinas, implica o envolvimento dos membros da organização na liderança e motivação como fatores de diferenciação. O presente trabalho está subordinado ao seguinte tema: “Caraterísticas e Competências de Liderança dos cargos de Chefia dos Oficiais de Administração da Guarda para a motivação dos colaboradores: Caso dos Chefes de Divisão”. O objetivo principal deste Trabalho de Investigação Aplicada é saber quais as caraterísticas e competências ideais para m otivar os colaboradores. Para uma melhor investigação, este trabalho encontra - se dividido em duas partes fundamentais. A primeira parte aborda a revisão bibliográfica, onde se recolhem informações sobre a temática Liderança e Motivação. A segunda parte subordina- se à investigação empírica, utilizando quer inquéritos quer entrevistas, às quais se procedeu a apresentação , análise e discussão dos resultados, seguidas das conclusões e recomendações, no final do trabalho. Concluiu- se com este trabalho que de facto existem várias caraterísticas que, não sendo específicas da liderança, a sua posse melhora o processo de liderança, e influenciam a motivação de quem é liderado. As caraterísticas que mais se salientaram foram as de caráter emocional e relacionamento pessoal. O mesmo se passou relativamente às competências, salientando- se pela positiva as de caráter interpessoal e de uma forma menos positiva as de caráter cognitivo. Verificou - se que um chefe de divisão deverá ser um gestor e um líder ao mesmo tempo, preocupado sempre com os seus colaboradores.
- O contributo do oficial de administração na Unidade de Ação Fiscal da GNRPublication . Novais, Guilherme AlmeidaO presente trabalho de investigação está subordinado ao tema: “O Contributo do Oficial de Administração na Unidade de Ação Fiscal da GNR”. Deste modo, pretende-se estudar de que forma o Oficial de Administração da GNR pode contribuir para melhorar o combate à evasão fiscal e aduaneira pela Unidade de Ação Fiscal da GNR. No caso sub judice, adotou-se o método hipotético-dedutivo para a condução da investigação. Desta forma, o estudo foi focado na resposta à pergunta de partida, perguntas derivadas e respetivas hipóteses de investigação. Por conseguinte, a presente investigação desenvolveu-se através das seguintes fases: exploratória, analítica e conclusiva. De modo a obter tal desidrato, procedeu-se à análise documental, realização de entrevistas, de inquéritos por questionário e por último à análise de dados estatísticos. Assim, verificou-se que o emprego do Oficial de Administração na Unidade de Ação Fiscal é uma necessidade efetiva e independente da conjuntura em que a Unidade em apreço atue. A formação base do recurso em análise promove a eficiência e a eficácia das investigações desenvolvidas pela Unidade de Ação Fiscal. Acresce ainda referir que o domínio da linguagem técnica do Oficial de Administração pode permitir uma interação diferente com a Autoridade Tributária, promovendo assim a rapidez processual. Por último salienta-se o desenvolvimento do Conhecimento da Unidade em análise. Em suma, atendendo às competências e atribuições da Unidade de Ação Fiscal, o Oficial de Administração da GNR apresenta-se como um recurso estratégico para o seu desenvolvimento dada a sua formação base.
- Contributo para otimizar a Gestão dos Recursos Humanos nas Secções de Recursos Logísticos e Financeiros da Guarda Nacional Republicana: a importância da formação emPublication . Lopes, Pedro Manuel Cerqueira; Pereira, Maria Cristina AfonsoO presente Trabalho de Investigação Aplicada está subordinado ao tema: “Contributo para otimizar a Gestão dos Recursos Humanos nas Secções de Recursos Logísticos e Financeiros da Guarda Nacional Republicana; a importância da formação em contratação pública”. Por conseguinte, pretende-se estudar as competências requeridas para a melhoria do desempenho dos recursos humanos no desenvolvimento das funções em contratação pública. Assim sendo, a investigação desenvolveu-se através do método hipotético-dedutivo, permitindo elaborar o estudo de forma a responder à pergunta de partida, às perguntas derivadas e às hipóteses levantadas. No que concerne à metodologia aplicada para a realização do trabalho de investigação, esta foi delimitada segundo os autores, Quivy & Campenhoudt (2017) e Sarmento (2013), assim como a pesquisa bibliográfica, as entrevistas e os inquéritos por questionário foram os procedimentos utilizados para a recolha dos dados. Por conseguinte, o presente trabalho é composto por seis capítulos divididos em três partes, sendo elas, Parte I – Enquadramento Teórico, Parte II – Parte Prática e por último as conclusões e recomendações. Deste modo, a Parte I é definida pelos conceitos teóricos, relativamente à Gestão dos Recursos Humanos, à formação e à contratação pública. No que concerne à Parte II, são apresentados os métodos e procedimentos utilizados, a análise e discussão de resultados. No último capítulo redigem-se as conclusões retiradas dos resultados obtidos e as recomendações futuras. Após toda a investigação, recolha e tratamento dos dados, conclui-se que existe a necessidade de promover formação específica em contratação pública, para os recursos humanos que desempenham funções neste âmbito, nas respetivas Secções de Recursos Logísticos e Financeiros. Neste desiderato, a colocação de um oficial de Administração Militar revela-se uma fator extremamente importante pois possui os conhecimentos teóricos de modo a verificar e controlar os procedimentos aquisitivos desenvolvidos.
- Corrupção na Contratação PúblicaPublication . Branquinho, Hugo Miguel Leandro; Fontes, José; Malheiro, Luís Carlos Rodrigues MalheiroA corrupção e a contratação pública são conceitos que são frequentemente associados. O presente estudo tem como principal objetivo analisar as medidas e os mecanismos que podem prevenir a corrupção e aumentar a transparência na contratação pública, na Guarda Nacional Republicana. A investigação baseou-se numa análise comparada com as práticas de outras entidades públicas, de diferentes naturezas. Para tal, para além da análise dos Planos de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas, foram realizadas entrevistas a diversos militares da Instituição e de outras entidades, bem como um questionário para apurar os desafios que os militares da Guarda enfrentam neste âmbito. Verificou-se que a publicitação dos procedimentos, a segregação de funções, a redundância de validações, a criação de manuais que sistematizem os procedimentos a adotar, associada à monitorização dos riscos e à formação contínua dos colaboradores permitem prevenir a corrupção e aumentar a transparência dos procedimentos
- O desenvolvimento da contabilidade de gestão na Guarda Nacional RepublicanaPublication . Mendes, Ivan de Sousa; Saraiva, Artur; Gonçalves, LuísA contabilidade de gestão é uma área da contabilidade que tem evoluído nos últimos anos, fruto da competitividade organizacional cada vez maior, que procura medidas de eficiência, economia e eficácia, com o propósito de reduzir os custos e criar valor para as organizações. Apesar desta área estar maioritariamente implementada no setor privado, facto é que, resultante da sua importância enquanto ferramenta de apoio à tomada de decisão, a contabilidade de gestão tem suscitado o interesse académico e organizacional para a sua implementação nas diversas entidades do setor público, de modo a serem utilizados os recursos públicos de forma mais eficiente. Como tal, a presente investigação tem como objetivo principal implementar medidas que fomentem o desenvolvimento da contabilidade de gestão na Guarda Nacional Republicana, de acordo com o previsto na Norma de Contabilidade Pública 27 e demais pressupostos legais. Assim, através da utilização do raciocínio dedutivo, recorreu-se ao método misto, onde se realizaram entrevistas a entidades internas e externas à Guarda Nacional Republicana e um inquérito por questionário à chefia das Secções de Recursos Logísticos e Financeiros de todas as Unidades, Comandos e Órgãos da Guarda Nacional Republicana. Os resultados obtidos através da triangulação dos dados, indicam que a Guarda Nacional Republicana enfrenta grandes condicionantes ao desenvolvimento da contabilidade de gestão, com especial foco na falta de interoperabilidade entre as plataformas informáticas utilizadas e na falta de formação dos próprios militares na área contabilística e no domínio das próprias aplicações informáticas. Assim, foi sugerido um conjunto de medidas que permitem resolver as condicionantes suprarreferidas, de modo a permitir a operabilidade da aplicação informática de Gestão de Recursos Financeiros em modo Partilhado com as demais, dado que a utilização desta resulta de uma imposição legal. Quanto à formação, as medidas mais importantes devem passar pela especialização dos militares do serviço de Administração Militar nas diversas áreas administrativas, aquando da realização dos cursos de promoção.
- Economia Circular na Guarda Nacional RepublicanaPublication . Fernandes, Gonçalo Rodrigo Sampaio; Saraiva, Artur Manuel Vieira; Malheiro, Luís Carlos RodriguesA presente dissertação de mestrado aborda a Economia Circular na Guarda Nacional Republicana. Tem como objetivo proceder a um diagnóstico geral, apontando as suas lacunas, barreiras e áreas de oportunidade onde poderão ser aplicadas medidas e iniciativas para a inclusão dos princípios circulares, formando um modelo conceptual. A metodologia apoiou-se num raciocínio dedutivo. A estratégia aplicável ao estado da arte foi consagrada através da revisão de literatura, por meio de pesquisa de artigos científicos e documentos institucionais. A conceção e abordagem do trabalho de campo baseiam-se numa abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas a atores chave, sendo estes constituintes da componente empírica da dissertação. Recolhidos os diversos argumentos e pontos de vista, é notório que a abordagem do conceito supramencionado ainda se encontra num estado embrionário no seio da GNR. Muitas são as barreiras e lacunas existentes neste âmbito, tal como também as áreas de oportunidade presentes a nível orçamental cultural e burocrático. Um bom ponto de partida para incentivar a integração de princípios circulares seria um diagnóstico profundo transversal à instituição. Como principais conclusões, é notório que para a adoção de um modelo de Economia Circular na Guarda Nacional Republicana, são realçadas quatro áreas de atuação distintas. Abordando a primeira área, sendo a área da formação, é imperioso uma maior incidência nas matérias abordadas no que toca à economia circular. No que remete à área de sensibilização, os respetivos comandantes das unidades juntamento com os decisores intermédios e superiores disporem maior atenção relativamente à sensibilização dos seus subordinados, respeitante às boas práticas de economia circular. A nível da área burocrática, definir metodologias internas pertinentes a fim de fomentar a economia circular. Por último a área financeira, a Guarda Nacional Republicana poderá recomendar procedimentos à Tutela, tirando partindo de fundos europeus e de concursos comunitários como fonte de financiamento, estando estes procedimentos integradas em políticas públicas sustentáveis.
- A Gestão dos Recursos da Guarda Nacional Republicana nos Serviços PartilhadosPublication . Rodrigues, Francisco José Ribeiro; Malheiro, Luís Carlos RodriguesOs Serviços Partilhados são uma estratégia idealizada para promover a eficiência, a redução de custos e a melhoria da qualidade dos serviços prestados através da criação de sinergias. A presente investigação tem como objetivo principal analisar os impactos mais significativos da implementação de soluções de partilha de serviços na gestão dos recursos da Guarda Nacional Republicana. Para tal, apresenta-se uma análise do estado da arte, o enquadramento legal dos Serviços Partilhados na administração pública portuguesa e uma caracterização detalhada da área de processamento de vencimentos e gestão de frota da Guarda Nacional Republicana. Foram realizadas entrevistas aos diferentes níveis de comando da estrutura hierárquica, bem como um questionário no sentido de verificar as maiores motivações e implicações que os militares da Guarda identificam na implementação de soluções de partilha de serviços. Verificou-se que a agregação de necessidades comuns nos processos de contratação, a simplificação dos processos através da padronização e automatização e o reforço da capacidade tecnológica são alguns dos impactos positivos mais relevantes que poderão criar melhorias de eficiência e redução de custos. Ainda assim, foram identificados impactos negativos relevantes, nomeadamente a excessiva dependência de uma entidade terceira que fragiliza a matriz identitária da Guarda Nacional Republicana, bem como as bases essenciais para o normal funcionamento de uma força de segurança de natureza militar.
- O Gestor de Contrato na GNR: qualificações e critérios de nomeação.Publication . PETINGA PINTO, MAFALDA; Fontes C. Branco, José F.; Reis, Miguel SousaA recente figura de Gestor de Contrato, consagrada pelo Decreto-Lei n.º 111-B/2017, de 31 de agosto e imposta legalmente a partir do dia 1 de janeiro de 2018, obrigou a Guarda Nacional Republicana a realizar as devidas adaptações de forma a integrar esta nova figura. A presente investigação, subordinada ao tema “O Gestor de Contrato na GNR: qualificações e critérios de nomeação”, tem como objetivo geral analisar as qualificações e critérios de nomeação dos Gestores de na GNR Neste sentido, considera-se pertinente o objeto da presente investigação não só devido à referida inovação, mas também pela reduzida informação relativa à materialização de tal figura e pela importância que a contratação pública representa para a Instituição. Além do mais, a escassez de estudos nesta área torna a presente investigação num desafio para a GNR. Destarte, foi seguida uma abordagem qualitativa, tendo sido adotado por sua vez um raciocínio dedutivo desenvolvendo-se a presente investigação segundo um pensamento lógico do geral para o particular. A recolha de dados foi realizada através de uma análise documental e ainda aplicados inquéritos por entrevista, nomeadamente entrevistas semiestruturadas, de forma a compreender os aspetos que influenciam ou podem influenciar as qualificações e os critérios de nomeação e seguidamente apurá-los quanto aos Gestores de Contrato da GNR. Os resultados obtidos revelam que se for tido em conta as qualificações dos militares e a aplicação consequente dos critérios de nomeação para a função de Gestor do Contrato, irá proporcionar um acompanhamento da execução do contrato mais rigoroso e adequado a cada tipo de objeto do contrato. Concluiu-se ainda com a investigação, que tais qualificações são tidas em consideração de diferentes formas dependendo da Unidade/Estabelecimento/Órgão, bem como, os critérios de nomeação, ainda que existam estes não se encontram definidos de forma padronizada na Instituição, podendo neste sentido sofrer ajustes e melhorias de forma a maximizar o referido acompanhamento.