Browsing by Issue Date, starting with "2022-05-30"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Controlo e gestão de fronteiras como um desafio para as políticas securitárias em Moçambique - combate ao tráfico de seres humanosPublication . Ngoca, Angnaldo Ilidio Afonso; Duarte, Felipe PathéO Tráfico de Seres Humanos (TSH) não é um crime novo no mundo, este existe desde os tempos remotos com o tráfico dos escravos. Atualmente, este ilícito contra a humanidade, ocupa a 2ª ou 3ª posição nos crimes do tráfico. O Tráfico de Pessoas (TP) foi impulsionado pela globalização e pelo avanço da tecnologia, que caraterizam o mundo com o fluxo migratório já mais visto e possibilita a circulação de pessoas pelo mundo inteiro em pouco tempo. Entretanto, os aproveitam-se da circulação de pessoas em massa para se infiltrarem e entrarem e certos países com às vítimas. A literatura argumenta que o TSH está escondido no fluxo migratório de um país para o outro, região, continente e outros cantos do mundo. Tal obriga os Estados a adotarem medidas adequadas nas suas fronteiras para prevenir o Crime Organizado Transacional (COT). O nosso trabalho é desenvolvido no âmbito de controlo e gestão de fronteiras, como forma de combater o TSH em Moçambique, procurando soluções ou estratégias para travar o TP, órgãos ou partes do corpo humano através das fronteiras terrestres, so bretudo Ressano Garcia e Machipanda. A primeira faz fronteira com África de Sul e a segunda com Zimbabwe. A Polícia da República de Moçambique (PRM) é única a nível nacional e, é responsável pelo garante da ordem, segurança e tranquilidade públicas, em parceria com outros setores públicos e privados, visto que nos dias que correm a segu rança não é apenas tarefa do Estado. Em matéria de controlo de fronteiras em Moçambi que, é competente para garantir a segurança a Polícia de Fronteira (PF) e em matéria de gestão migratória é da competência do Serviço Nacional de Migração. Todo o mundo e, principalmente, Moçambique clama por insuficiência de dados quantitativos do TSH, o que dificulta o seu combate. A falta destes, inviabiliza a adoção de medidas adequadas para a prevenção do TSH, visto que as medidas são criadas medi ante os poucos dados existentes. Medidas estas que deveriam ser eficazes e eficientes para defender a soberania, independência, a segurança da população, segurança interna e acor dos com países vizinhos. Outro desafio são as vítimas que sofrem indiretamente com os conflitos armados, terrorismo em Cabo Delgado, calamidades naturais e a pobreza, que são obrigadas a abandonar as suas casas e caem nas mãos dos traficantes. Para a materialização do nosso trabalho, utilizámos o método qualitativo, com recurso a prática de análise de conteúdo da temática das entrevistas.
- Associação de medidas de aptidão física vs habilidade física ocupacional em policias de operações especiais - análise de aptidão física de policias de operações especiaisPublication . Coelho, Francisco Esteves; Monteiro, Luís FernandesOBJETIVO: Identificar a aptidão física e as características demográficas que foram correlacionadas com as tarefas ocupacionais realizadas por polícias da pelo Grupo de Operações (GOE). Complementarmente, identificar as tarefas mais importante, mais críticas e mais frequentes através de um questionário. MÉTODO: Vinte e oito elementos do GOE/PSP (39 ± 7.50 anos, Altura = 176 ± 0.05 cm, Peso = 79.38 ± 1.8 kg, IMC = 25.49 ± 0.3 kg/m2, % Massa Gorda = 12.35 ± 3.3) realizaram uma bateria de testes para avaliar a Aptidão Física: Teste T de agilidade, teste vaivém, extensão de braços no solo, flexão de braços na barra, lançamento de bola medicinal, saltos horizontais e verticais, teste de abdominal, repetições máximas de supino e agachamento com barra, preensão manual e flexibilidade sit & reach e do ombro direito e esquerdo. Foi criado um circuito especificamente adaptado para operações especiais, com tarefas de: subida de escada com aríete, salto de obstáculo, abertura de porta forçada, transposição de obstáculo por baixo, resgate de vítima, salto de janela, corrida em volta do perímetro e puxar/empurrar o sled, com memorização de um código e disparo de 5 munições no início e fim da prova. Na realização do Circuito de simulação de operações especiais (CSOE), foram controladas as seguintes variáveis: Tempo (s) total de circuito, tempo por tarefa; Frequência Cardíaca (FC, batimentos por minuto) Lactato (Lac, mmol/L); Desempenho do tiro (de 1 a 25, com 5 disparos antes e depois); memorização de um código de 8 dígitos com números e letras (nº dos caracteres que memorizou); Perceção Subjetiva do Esforço (PSE). Foram utilizadas correlações bivariadas de Pearson, para identificar correlações significativas (p ≤ 0.05) entre características de aptidão física e tempo no Circuito CSOE. Foi ainda utilizado o teste não paramétrico de Wilcoxon na análise do tiro e códigos (antes e depois). RESULTADOS: O tempo do circuito CSOE está correlacionado com os testes de ApF: VO2máx (r = - 0.460), Impulsão Horizontal, Lançamento da Bola Medicinal (r = -0.461), Força de Preensão Manual (r= - 0.589), e força máxima (1 RM), Supino (r = - 0.479 e Squat (r = - 0.363). Verificou se ainda uma associação entre os testes de ApF e as Tarefas individuais do Circuito. O circuito não afetou o disparo do operacional do GOE, mas afetou a memorização do código (fadiga cognitiva) (p = 0.006). CONCLUSÕES: Devem ser utilizados programas de exercícios e avaliação da aptidão física e aptidão para a função, que abordem uma variedade de características físicas associadas ao desempenho ocupacional. O treino específico e preparação tática, deve ser parte fundamental da preparação dos polícias de operações especiais.
- O impacto do trabalho policial nos policias do Corpo de IntervençãoPublication . Almeida, Nuno Pedro Alves da Silva Bastião de; Pais, Lúcia Maria de Sousa Gomes GouveiaNão há sociedade moderna que se mantenha sã, sem a ordem social necessária para que os seus cidadãos consigam prosseguir com as suas aspirações de vida. Para pôr cobro a situações de desordem concertada e grave, a Polícia de Segurança Pública (PSP) tem os polícias do Corpo de Intervenção (CI), especializados para atuar em situações de grande tensão, conflito e onde as ameaças à integridade física ou à vida estão bem patentes. Importa perceber que estas situações, às quais acorrem, acarretam níveis de stress elevados, podendo levar a que estes polícias se sintam reféns de um problema psicológico. Pelo bem-estar dos homens e para que a instituição não perca os ativos humanos que têm um know how considerável, é necessário perceber os origens dos impactos destes profissionais, bem como as consequências na sua saúde. Assim, realizaram-se 20 entrevistas, a polícias que estão no serviço operacional do CI, as quais, depois de transcritas, constituíram o corpus que foi sujeito a análise de conteúdo. Os resultados mostram que o maior enfoque dos impactos tem origem no contexto do trabalho mas também no conteúdo do trabalho. Percebemos, ainda, que as estratégias de defesa passam muito pela abstração das situações ou pelo recurso a estratégias grupais, evidenciando o espírito de camaradagem desta Subunidade Operacional. Por outro lado, percebemos que os operacionais do CI sentem haver um estigma quanto à saúde mental, o que resulta em alguma relutância em procurar ajuda dentro da organização. É discutida a criação de mecanismos para minimizar este estigma, e tornar a ajuda especializada mais próxima dos polícias.
- Economia Circular na Guarda Nacional RepublicanaPublication . Fernandes, Gonçalo Rodrigo Sampaio; Saraiva, Artur Manuel Vieira; Malheiro, Luís Carlos RodriguesA presente dissertação de mestrado aborda a Economia Circular na Guarda Nacional Republicana. Tem como objetivo proceder a um diagnóstico geral, apontando as suas lacunas, barreiras e áreas de oportunidade onde poderão ser aplicadas medidas e iniciativas para a inclusão dos princípios circulares, formando um modelo conceptual. A metodologia apoiou-se num raciocínio dedutivo. A estratégia aplicável ao estado da arte foi consagrada através da revisão de literatura, por meio de pesquisa de artigos científicos e documentos institucionais. A conceção e abordagem do trabalho de campo baseiam-se numa abordagem qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas a atores chave, sendo estes constituintes da componente empírica da dissertação. Recolhidos os diversos argumentos e pontos de vista, é notório que a abordagem do conceito supramencionado ainda se encontra num estado embrionário no seio da GNR. Muitas são as barreiras e lacunas existentes neste âmbito, tal como também as áreas de oportunidade presentes a nível orçamental cultural e burocrático. Um bom ponto de partida para incentivar a integração de princípios circulares seria um diagnóstico profundo transversal à instituição. Como principais conclusões, é notório que para a adoção de um modelo de Economia Circular na Guarda Nacional Republicana, são realçadas quatro áreas de atuação distintas. Abordando a primeira área, sendo a área da formação, é imperioso uma maior incidência nas matérias abordadas no que toca à economia circular. No que remete à área de sensibilização, os respetivos comandantes das unidades juntamento com os decisores intermédios e superiores disporem maior atenção relativamente à sensibilização dos seus subordinados, respeitante às boas práticas de economia circular. A nível da área burocrática, definir metodologias internas pertinentes a fim de fomentar a economia circular. Por último a área financeira, a Guarda Nacional Republicana poderá recomendar procedimentos à Tutela, tirando partindo de fundos europeus e de concursos comunitários como fonte de financiamento, estando estes procedimentos integradas em políticas públicas sustentáveis.
- Utilização de sistemas de georreferenciação na investigação da criminalidade itinerante no contexto de crimes contra o patrimónioPublication . Oliveira, Carlos César Ribeirinho Baptista de; Bandeira, Ana Maria Carapelho Romão Leston; Cardona, Rui Miguel TeixeiraEste Relatório Científico Final do Trabalho de Investigação Aplicada subordinado ao tema “Utilização de sistemas de georreferenciação na investigação da criminalidade itinerante no contexto de crimes contra o património: Os desafios e as capacidades na Guarda Nacional Republicana”, tem como objetivo analisar as vantagens e as dificuldades que os dispositivos de georreferenciação (GPS) têm como meio técnico especial de investigação criminal no combate à criminalidade itinerante, nomeadamente nos crimes contra o património. Para poder responder à Questão Central deste trabalho, que sintetiza a problemática da investigação, foram estabelecidas uma série de questões derivadas, estas que estão associadas a objetivos específicos que foram previamente delineados. Desta forma procuramos: aferir as principais caraterísticas da criminalidade itinerante, perceber quais são as principais dificuldades na sua investigação; elencar as vantagens operacionais e as dificuldades/constrangimentos do uso do GPS como meio de investigação criminal. O Trabalho de Investigação Aplicada está estruturado em duas partes distintas. A Parte I, que corresponde ao Enquadramento Teórico, onde se recorreu a fontes bibliográficas para a sua concretização; e a Parte II, que corresponde ao Enquadramento Metodológico e ao Trabalho de Campo, onde foram realizadas cinco entrevistas. Assim, concluímos que as características dos Grupos Criminosos Itinerantes são um desafio para a investigação criminal, nomeadamente pela sua grande mobilidade, e o elevado grau de profissionalismo com que estes cometem os seus crimes. Verificamos, de seguida que os dispositivos GPS são uma grande vantagem na investigação destes grupos criminosos. Porém a sua utilização não é isenta de dificuldades, sendo de referir as ações de contra vigilância, com a troca constante de viaturas, o uso de viaturas alugadas, e a utilização de inibidores de frequência. E ainda a falta de consagração legal torna a sua admissibilidade dúbia. Apesar das vantagens, apercebemos, no entanto, que este meio especial de investigação criminal só deve ser utilizado quando está em causa um bem jurídico superior aos direitos que estes dispositivos restringem, com conhecimento do Ministério Público
- A PREVENÇÃO DOS CRIMES DE FURTO A RESIDÊNCIASPublication . Brites, Miguel Santos; Silva, SilvaA presente investigação, subordinada ao tema: “A Prevenção dos Crimes de Furto a Residências: Estudo Comparativo entre a GNR e a Guardia Civil”, tem como objetivo analisar a prevenção feita pela Guarda Nacional Republicana e a Guardia Civil relativamente aos furtos em residências, procurando identificar lacunas ou aspetos a melhorar. Para levar a cabo essa tarefa, procurou-se caraterizar a relevância do fenómeno criminal, a eficácia dos programas preventivos existentes na Guarda Nacional Republicana, as dificuldades sentidas no dispositivo territorial, bem como investigar as práticas preventivas destes crimes a nível internacional, em específico no Reino de Espanha da autoria da Guardia Civil. Para o desenvolvimento da investigação, foi preferencialmente adotado o método dedutivo que, segundo Fortin (2009), pretende obter uma compreensão ampla, mas plena do fenómeno em estudo, sendo, também, adotado o método indutivo. A metodologia incidiu na análise documental, na utilização de dados estatísticos e na realização de entrevistas efetuadas a entidades pertencentes à Guarda Nacional Republicana e à Guardia Civil. O estudo é constituído por cinco capítulos, integrados em três partes, designadamente a Parte I – Enquadramento Metodológico, a Parte II – Enquadramento Teórico e a Parte III Parte Prática, e o capítulo das Conclusões e Recomendações. Com a presente investigação, conclui-se que a Guarda Nacional Republicana toma um papel preponderante na debelação deste ilícito, devendo apostar mais na prevenção criminal, designadamente através do policiamento orientado ao problema, entre outras medidas, e quando esta não seja possível, numa correta e mais completa investigação destes ilícitos de modo a aumentar a deteção dos furtos a residências, que são de grande dificuldade, e de exponenciar o sentimento de segurança da população e confiança na instituição. Simultaneamente, considera-se essencial a cooperação policial nacional e internacional neste âmbito, designadamente com a Guardia Civil, dado que, cada vez mais, estamos perante uma criminalidade sem fronteiras.
- O Papel da Auditoria e Controlo Interno na Guarda Nacional RepublicanaPublication . Almeida, Carlos Miguel Silva; Pereira, Maria Cristina Afonso; Malheiro, Luís Carlos RodriguesNuma instituição com a dimensão e dispersão territorial como a Guarda Nacional Republicana, urge a implementação e funcionamento de um sistema de auditoria e controlo interno que permita a monitorização constante das ações desenvolvidas e recursos empregues. Assim a presente investigação surge com o objetivo de identificar as lacunas do sistema de auditoria e controlo interno da GNR, culminando na definição de estratégias passíveis de potenciar o sistema implementado. De forma a dar cumprimento aos objetivos propostos, foi utilizada uma multiplicidade de fontes de informação e técnicas de investigação, nomeadamente, a análise comparativa, análise documental, inquérito por questionário e entrevistas. Foi adotada uma metodologia cimentada no método dedutivo, ao permitir o alcance de resultados e conclusões através do estudo de premissas comummente aceites. Na prossecução da metodologia escolhida, foi feito uso de uma abordagem mista, ao consistir na conjugação da abordagem quantitativa com a qualitativa, ou seja, recolha síncrona de elementos quantitativos e qualitativos. Os resultados obtidos indicam que o sistema de auditoria e controlo interno da Guarda Nacional Republicana pode ser incrementado com formação, não só no âmbito da auditoria, mas também no que respeita à gestão financeira e logística. Foi ainda verificada uma lacuna no que respeita à interoperabilidade dos sistemas de informação em uso e na metodologia de afetação dos recursos humanos. Assim sendo, como proposta para se ultrapassar as limitações foi delineado um protocolo com o Instituto Português de Auditoria Interna por forma a suprimir as necessidades de formação e sugere-se uma nova metodologia de planeamento das auditorias periódicas e criação de uma plataforma que permita a interação entre os sistemas de informação existentes.
- A criação de Personas e o seu valor para as empresas na área da saúdePublication . Ramalheira, Artur Miguel Félix; Silva, CarlosEste trabalho incide sobre a criação de personas e a atração de novos clientes para as empresas na área da saúde. Atualmente, a criação de personas é usada por muitas empresas, incluindo as que estão ligadas à saúde. Os objetivos para a criação de personas devem estar alinhados com os restantes objetivos da empresa e variam de acordo com a empresa. Com a criação de personas é possível perceber melhor os clientes, o que os motiva, a sua personalidade, características e a sua forma de compra. Com o Marketing Digital, nomeadamente com a estratégia de Inbound Marketing, ficou mais fácil perceber os clientes e criar personas a partir das ferramentas que esta estratégia oferece, como o Google Ads, Youtube e até mesmo os Blogs. Neste relatório é explicado como foram criadas personas através dos métodos e estratégias da empresa GFS- Serviços Médicos do Coração, bem como a sua importância para a organização. Os métodos usados foram métodos qualitativos, mais especificamente questionários aos utentes. As principais conclusões que se tiram deste estudo são que é possível criar personas para atrair clientes e que o processo, para além de incluir várias fases e ser moroso é também um trabalho contínuo, pois uma vez criadas as personas é importante efetuar a sua atualização para que fiquem mais adaptadas aos clientes da empresa.
- A negociação nas cobranças (telefónicas): estilos e seus impactos nos resultadosPublication . Pinto, Daniel Filipe Saraiva Diniz; Martins, Ana Lucas; Melo, PedroO presente relatório foi elaborado no âmbito do estágio na empresa Speculum Artigos Médicos, SA, com vista à conclusão do Mestrado em Gestão Estratégica e Empresarial, realizado na Universidade Europeia, cita em Lisboa. Tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas na entidade que acolheu o estágio, tendo o mesmo decorrido ao longo de 6 semanas, entre 6 de setembro e 22 de outubro de 2021, na área de cobranças no departamento financeiro. A Speculum Artigos Médicos, localizada em Alfragide, insere-se no sector do comércio por grosso de produtos farmacêuticos. A empresa com mais de 20 anos no mercado, tem como principal foco a distribuição de produtos de consumo regular e equipamentos hospitalares, em áreas como a Ginecologia e Obstetrícia, entre outras. O tema abordado no estudo empírico efetuado durante o estágio é a relação entre a gestão de cobranças e a negociação, a escolha da conjugação de estilos de negociação que apresentem maior eficácia negocial, em dois parâmetros: tempo para o recebimento e a totalidade do recebimento em cobranças. Com vista ao cumprimento do objetivo preconizado pela empresa e pela Universidade Europeia, foi possível rever conceitos e procedimentos teóricos sobre os temas da cobrança e da gestão de conflitos/negociação, comparando-os posteriormente com os procedimentos práticos e experiência profissional previamente adquirida. Por fim, são discutidos aspetos relevantes decorrentes do trabalho de investigação realizado e são também apresentadas sugestões para uma maior eficácia na cobrança das dívidas à empresa. As conclusões apresentadas contribuem, por um lado, para robustecer a literatura existente, no sentido em que é escassa e, por outro lado, para uma maior eficácia na gestão de cobranças das empresas no geral.