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Authors
Abstract(s)
Numa instituição com a dimensão e dispersão territorial como a Guarda Nacional
Republicana, urge a implementação e funcionamento de um sistema de auditoria e
controlo interno que permita a monitorização constante das ações desenvolvidas e
recursos empregues. Assim a presente investigação surge com o objetivo de identificar as
lacunas do sistema de auditoria e controlo interno da GNR, culminando na definição de
estratégias passíveis de potenciar o sistema implementado. De forma a dar cumprimento
aos objetivos propostos, foi utilizada uma multiplicidade de fontes de informação e
técnicas de investigação, nomeadamente, a análise comparativa, análise documental,
inquérito por questionário e entrevistas.
Foi adotada uma metodologia cimentada no método dedutivo, ao permitir o
alcance de resultados e conclusões através do estudo de premissas comummente aceites.
Na prossecução da metodologia escolhida, foi feito uso de uma abordagem mista, ao
consistir na conjugação da abordagem quantitativa com a qualitativa, ou seja, recolha
síncrona de elementos quantitativos e qualitativos.
Os resultados obtidos indicam que o sistema de auditoria e controlo interno da
Guarda Nacional Republicana pode ser incrementado com formação, não só no âmbito
da auditoria, mas também no que respeita à gestão financeira e logística. Foi ainda
verificada uma lacuna no que respeita à interoperabilidade dos sistemas de informação
em uso e na metodologia de afetação dos recursos humanos.
Assim sendo, como proposta para se ultrapassar as limitações foi delineado um
protocolo com o Instituto Português de Auditoria Interna por forma a suprimir as
necessidades de formação e sugere-se uma nova metodologia de planeamento das
auditorias periódicas e criação de uma plataforma que permita a interação entre os
sistemas de informação existentes.
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Keywords
Auditoria Banco de Portugal Controlo Interno Gendarmerie Nationale