Browsing by Issue Date, starting with "2023-09-22"
Now showing 1 - 10 of 69
Results Per Page
Sort Options
- A perceção dos militares do Exército Português referente às práticas de Recursos Humanos implementadas na instituição. O caso da Zona Militar dos Açores.Publication . Torres, Diogo Borges; Almeida, Sandra Luzia Esteves de Oliveira; Lopes, Helga Santa CombaOs Recursos Humanos estão presentes na estrutura de qualquer organização, fomentados pela necessidade da gestão da sua força de trabalho, que contribui para o desempenho de funções e o alcançar dos objetivos. A perceção que cada indivíduo possui relativamente ao funcionamento dos Recursos Humanos, é transmitida no seu dia-a-dia, através do grau de eficiência que os mesmos empregam na execução de cada função. A presente investigação está delimitada pelo objetivo que esta procura atingir, nomeadamente, investigar o alinhamento entre as perceções dos militares e as práticas de RH implementadas na Zona Militar dos Açores. Definiu-se que a investigação será baseada num estudo de caso exploratório, referente à Zona Militar dos Açores. Para atingir este objetivo, a investigação adota uma abordagem mista, com uma componente qualitativa, assim como, quantitativa, analisando informações que possuem ambas as características. A recolha de informações preliminar, foi realizada através de uma análise documental, onde foi explorada a literatura existente sobre o tema em estudo. Posteriormente, recorreu-se à realização de inquéritos por entrevista e por questionário, a fim de verificar o funcionamento da estrutura de Recursos Humanos no Exército e na Zona Militar dos Açores, bem como, averiguar as perceções que os militares em funções nesta região possuem sobre as práticas de Recursos Humanos. Os resultados adquiridos, permitem aferir o alinhamento existente entre as perceções e as práticas, verificando a existência de vulnerabilidades, que contribuem para a ineficácia dos Recursos Humanos existentes na Zona Militar dos Açores. A investigação apresenta em conclusão, aspetos que estão no seio das vulnerabilidades apresentadas, assim como, medidas que contribuem para o melhoramento da execução das práticas de Recursos Humanos na Zona Militar dos Açores.
- Novas fronteiras da inovação no setor da Defesa em Portugal: Cooperação em rede e integração internacionalPublication . Lobo, Bruno Antunes; Magalhães, Flávio Ivo Riedlinger de; Borges, José Alberto de JesusA presente investigação tem como objetivo analisar e enquadrar o posicionamento Português na comunidade internacional, em particular na União Europeia no âmbito da Investigação e Desenvolvimento por forma a que seja possível perceber como se encontra a situação Portuguesa neste setor, apontando os principais desafios e de que forma estes podem ser superados para uma contribuição efetiva no desenvolvimento de capacidades do Exército Português. Para tal foi empregue uma metodologia alicerçada numa Revisão Sistemática da Literatura, uma tipologia de investigação científica que procura reunir o conhecimento numa área de estudo, maximizando a imparcialidade na análise de artigos científicos através da definição de critérios à priori. Mais ainda foram realizadas entrevistas semiestruturadas a diferentes entidades representativas do Exército e da Base Tecnológica das Indústrias de Defesa de modo que a sua experiência contribuísse para a expansão do conhecimento desenvolvido na investigação, desenvolvimento e inovação visando caracterizar o contexto e uma abordagem nacional à problemática. Os resultados da presente investigação permitem concluir que Portugal se encontra numa posição inferior a nível de influência na União Europeia em comparação com grandes potências maioritariamente devido à ainda reduzida economia de defesa no contexto nacional. No entanto existem determinadas áreas onde Portugal é um elemento que contribui de forma relevante para a edificação de capacidades no âmbito dos programas promovidos pela União Europeia e que pode aproveitar as oportunidades geradas pelos programas de financiamento Europeu como forma de alavancar o seu potencial.
- Realidade Aumentada na Guarda Nacional Republicana: Uso no treino e formaçãoPublication . Relvas, David Guerra; Malheiro, Luís Carlos RodriguesA presente investigação foi desenvolvida com o propósito de analisar os contributos que a Realidade Aumentada pode fornecer ao treino e à formação na Guarda Nacional Republicana (GNR). Com vista a alcançar este objetivo o processo de investigação foi estruturado de uma forma lógica e dividido em duas partes. A primeira teórica, onde se efetuou a revisão de literatura sobre as tecnologias no seio da formação, uma exposição dos conceitos de formação e treino no âmbito da GNR devido à sua relação inerente com o tema e por fim uma exposição prática da utilização da Realidade Aumentada no âmbito do treino e formação policial para discussão das potencialidades deste tipo de tecnologias na área em estudo. A segunda parte prática onde foi adotada uma metodologia indutiva com uma abordagem qualitativa, tendo-se recorrido a inquéritos por entrevista a oficiais do Comando de Doutrina e Formação, do Gabinete Collège European de Police, da Escola da Guarda, da Academia Militar, da Unidade de Intervenção, do Comando Territorial de Beja, da Guardia Civil e da Polícia de Segurança Pública. Os resultados obtidos sugerem que o treino e formação são essenciais para a prossecução da missão da Guarda, contudo verifica-se que nem sempre é possível cumprir com todas as atividades propostas devido a inúmeros fatores. Tendo em conta o paradigma tecnológico vivido hodiernamente pode-se constatar que existem diversas tecnologias que podem ser úteis no auxílio do cumprimento da missão da Guarda Nacional Republicana, por força do incremento proporcionado na área do treino e formação. Acresce referir que os resultados desta investigação apontam para uma necessidade de adaptação constante da instituição em todos os setores e que a Realidade Aumentada, através da utilização de simuladores, poderá vir a desempenhar um papel preponderante no aumento da quantidade e qualidade do treino e formação assim como em aumentar a sua eficiência a nível de meios financeiros, humanos e materiais.
- A Gestão dos Recursos da Guarda Nacional Republicana nos Serviços PartilhadosPublication . Rodrigues, Francisco José Ribeiro; Malheiro, Luís Carlos RodriguesOs Serviços Partilhados são uma estratégia idealizada para promover a eficiência, a redução de custos e a melhoria da qualidade dos serviços prestados através da criação de sinergias. A presente investigação tem como objetivo principal analisar os impactos mais significativos da implementação de soluções de partilha de serviços na gestão dos recursos da Guarda Nacional Republicana. Para tal, apresenta-se uma análise do estado da arte, o enquadramento legal dos Serviços Partilhados na administração pública portuguesa e uma caracterização detalhada da área de processamento de vencimentos e gestão de frota da Guarda Nacional Republicana. Foram realizadas entrevistas aos diferentes níveis de comando da estrutura hierárquica, bem como um questionário no sentido de verificar as maiores motivações e implicações que os militares da Guarda identificam na implementação de soluções de partilha de serviços. Verificou-se que a agregação de necessidades comuns nos processos de contratação, a simplificação dos processos através da padronização e automatização e o reforço da capacidade tecnológica são alguns dos impactos positivos mais relevantes que poderão criar melhorias de eficiência e redução de custos. Ainda assim, foram identificados impactos negativos relevantes, nomeadamente a excessiva dependência de uma entidade terceira que fragiliza a matriz identitária da Guarda Nacional Republicana, bem como as bases essenciais para o normal funcionamento de uma força de segurança de natureza militar.
- Capacitação do Sistema Integrado de Vigilância Comando e Controlo: Extensão aos AçoresPublication . Carvalho, Mário Ricardo Fernandes Pinto de; Bandeira, Ana Maria Carapelho Romão Leston; Amorim, Miguel Ângelo Reis AlvesA presente investigação aborda uma temática atual e em desenvolvimento na Guarda Nacional Republicana, designadamente a necessidade de expansão e edificação do Sistema Integrado de Vigilância Comando e Controlo na Região Autónoma dos Açores, tendo por desiderato analisar a capacitação estratégica do sistema. Com recurso a uma análise dos vetores de capacidade Doutrina, Organização, Treino, Material, Liderança, Pessoal, Infraestruturas e Interoperabilidade, à luz do conceito de capacitação da NATO e UE, identificam-se as potencialidades e oportunidades institucionais, bem como dos constrangimentos e áreas a desenvolver. Através de uma revisão detalhada da literatura e da realização de entrevistas, foram apurados resultados que apontam para a necessidade de melhorias nos vetores de capacidade Pessoal, Treino e Organização, prosseguindo o desenvolvimento de novas capacidades e afetação de recursos humanos, materiais e financeiros. Assente nestes pressupostos, os resultados projetam uma estratégia de crescimento definindo-se o conjunto de opções estratégicas que garantem a sua operacionalização.
- A contrafação: O combate à criminalidade no processo da virtualização e das vendas onlinePublication . Matias, Diogo Filipe Catita; Fontes, José; Gomes, DanielEste Trabalho de Investigação Aplicada aborda os procedimentos da GNR no combate à criminalidade no processo de virtualização e das vendas online. É realizada ao longo do trabalho uma contextualização do crime da contrafação, o impacto que esta criminalidade possui em território nacional como em território italiano. É apresentada o enquadramento legal português e italiano e os procedimentos de combate à contrafação adotados na GNR e na Guardia di Finanza. A presente investigação tem como objetivo geral, propor medidas que permitam melhorar a atuação da GNR no processo de combate à virtualização da contrafação, através da análise da cooperação da GNR no combate à contrafação online, da comparação de procedimentos da GNR e da Guardia di Finanza e de uma interpretação e análise dos problemas e vantagens que os entrevistados apresentam. Para cumprir este objetivo, a estratégia de investigação foi organizada com o intuito de serem utilizados dois modelos de desenhos de pesquisa: o estudo de caso dos procedimentos internos da GNR e o estudo comparativo dos procedimentos com a congênere Guardia di Finanza. A análise documental focou-se essencialmente na revisão de literatura proveniente de diversas fontes de conhecimento, legislação, relatórios de agências governamentais, artigos científicos e ainda trabalhos académicos que abordavam o mesmo ilícito criminal. Como principais resultados obtidos, identificou-se que para combater este fenómeno criminal estudado já existem, internamente, a definição de procedimentos para o combate à contrafação no contexto policial, porém, que a coordenação e organização no combate ao fenómeno diverge nas diversas competências das unidades da GNR. Assim, identificou-se a necessidade de criação de uma base de dados interna para facilitar a coordenação entre unidades e transmissão de dados, salientando que a causa originária na dificuldade no combate a esta criminalidade tem origem na sua moldura penal e estratégias adotadas nacionalmente perante a contrafação online.
- O papel da GNR na prevenção da violência associada ao desporto: a informação obtida nas redes sociais como ferramenta de apoio à atividade de spottingPublication . Gomes, João Luís Pereira; Bandeira, Ana Maria Carapelho Romão Leston; Lopes, José Manuel FerreiraO objetivo geral da presente investigação consiste em explicar de que forma a informação obtida nas redes sociais contribui para o apoio à atividade de spotting, na Guarda Nacional Republicana Ao longo do trabalho, através da revisão da literatura, procurou-se expandir o conhecimento acerca de duas áreas distintas, mas complementares: eventos desportivos e de quem neles intervém, especialmente ao nível das teorias de grandes massas de adeptos, das condicionantes legais que caracterizam o evento e de quem nele participa – os adeptos – e a área das informações, focalizando-se esta na capacidade de spotting. Adquirido este conhecimento, objetivou-se estabelecer uma ponte entre esta atividade, que cinge na recolha de Human Intelligence e na interação direta com o adepto, bem como na resolução de pequenos conflitos, e as informações provenientes das redes sociais, compreendendo como as segundas podem complementar e partir em apoio da referida atividade Esta temática foi abordada através de uma estratégia qualitativa, com recolha de dados através da análise documental e de entrevistas semiestruturadas a todo o espectro da GNR participante no planeamento e execução de operações de segurança a eventos desportivos, a Direção de Informações, os chefes da SIIC e os Comandantes de Destacamento Territorial com equipas na 1ª Liga. Concluiu-se que o Sistema de Informações da Guarda beneficiaria com a formalização de uma valência de spotting, articulada com informações recolhidas nas redes sociais, que permitiriam a operacionalização do sistema e recolher informações desportivas que auxiliariam os comandantes das operações no planeamento, bem como no comando, através da recolha de informação imediata no terreno. Isto beneficiaria também a articulação com outras entidades, nomeadamente as presentes no evento e alimentaria o sistema de informações desportivas nacionais.
- Investigação Económico-Financeira — Implicações do Recurso a Ativos VirtuaisPublication . Carvalho, Paulo Alcobia; Fontes, José; Oliveira, GabrielEste Trabalho de Investigação Aplicada aborda as implicações do recurso a ativos virtuais na investigação económico-financeira, analisando a sua origem e história, bem como a sua regulamentação. É apresentada uma visão geral dos atores envolvidos no combate à criminalidade económico-financeira, destacando-se a Guarda Nacional Republicana - Unidade de Ação Fiscal, a Polícia Judiciária - Unidade Nacional de Combate à Corrupção e Unidade Nacional Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológico, a Autoridade Tributária e as entidades europeias, como o Grupo de Ação Financeira Internacional e a Financial Action Task Force. São discutidos os crimes com recurso a ativos virtuais, como o branqueamento de capitais e os crimes conexos, bem como as formas necessárias e possíveis de apreensão desses ativos. É também analisada a regulamentação dos ativos virtuais, como a Markets in Crypto Assets Regulation (MiCAR), e as vantagens e desvantagens do seu uso. Outro resultado importante deste estudo é a constatação de que os crimes relacionados com ativos virtuais não se limitam à lavagem de dinheiro, mas incluem também outros crimes, como extorsão, roubo e fraude, entre outros. O estudo destaca, também, que as investigação e combate aos crimes relacionados com ativos virtuais exige a colaboração entre diferentes atores, incluindo a polícia, o setor privado e organizações internacionais. Conclui-se que o recurso a ativos virtuais pode trazer benefícios, mas também desafios significativos para a investigação económico-financeira. É necessária uma maior colaboração entre os atores envolvidos e a atualização da regulamentação existente para garantir uma investigação eficaz e a prevenção da consumação de ilícitos criminais com recurso a esses ativos. A apreensão dos ativos virtuais é também um desafio, sendo necessário encontrar formas de superar essas dificuldades, como a formação dos investigadores e a cooperação internacional. Em suma, este estudo destaca que o recurso a ativos virtuais representa um desafio para a investigação económico-financeira, mas que a colaboração entre diferentes instituições e a regulamentação adequada podem contribuir para reduzir o uso destes ativos em atividades criminosas e facilitar a investigação e combate aos crimes económico-financeiros.
- Unmanned Ground Vehicles: Implementação em escalões secção e pelotãoPublication . Barreto, Rodrigo Sánchez; Rosado, David Pascoal; Silva, Ricardo Jorge Parcelas Araújo eFace às caraterísticas associadas ao atual campo de batalha, no qual se verificam conflitos de diferentes naturezas desde o combate convencional até ao híbrido, onde a tecnologia se encontra em permanente desenvolvimento, surge a necessidade de salvaguardar cada vez mais a integridade dos militares. Fatores como a redução dos efetivos dos militares e a redução de mortes motivaram a criação dos Unmanned Ground Vehicles, viaturas que operam no meio terrestre sem necessidade de tripulação que podem realizar tarefas invés do militar, ou prestar-lhe apoio na consecução das operações. O objetivo da investigação prende-se com a análise da implementação de Unmanned Ground Vehicles nos escalões secção e pelotão de infantaria, percecionando qual a tipologia e payload que se devem associar a determinado escalão, de acordo com a tipologia de força em questão, para colmatar limitações e potenciar as capacidades destas forças. Deste modo, a fim de alcançar o objetivo do Relatório Científico Final do Trabalho de Investigação Aplicada foi utilizado um raciocínio indutivo, com recurso a uma estratégia de investigação mista. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, a par da realização de inquéritos por questionário. Verificou-se que um UGV que equipe uma secção deverá ser micro exclusivamente para tarefas de reconhecimento e vigilância, no caso das forças ligeiras. No que concerne às forças médias ou pesadas poderá ser micro ou pequeno dedicado a tarefas no âmbito do reconhecimento e vigilância, podendo também adquirir funções como reabastecimento ou evacuação de baixas. No caso do pelotão o UGV poderá ser médio ou pesado, com vista realizar tarefas de transporte de cargas, evacuação de baixas, reconhecimento, vigilância e combate. Sendo que nas forças médias e pesadas não se revela tão importante a capacidade de transporte de cargas.
- O impacto da liderança ética no silêncio dos militaresPublication . Amaral, David Miguel Almeida; Lopes, Helga Santa Comba; Ferreira, Tânia MoraA presente investigação desenvolvida no âmbito da dissertação de mestrado do curso de Administração Militar procura analisar os principais motivos que contribuem para o silêncio nas Forças Armadas, em especial no Exército português, bem como a importância que a Liderança Ética tem neste contexto. Ao longo desta dissertação procurou-se fornecer, numa fase introdutória, informação sobre temas principais sobre a temática do trabalho, nomeadamente, a importância de investigar o silêncio com o líder ético. Desta forma, recorreu-se a uma análise quantitativa, através de inquéritos por questionário, aplicados aos militares do Exército português. A investigação permitiu concluir que o nível de silêncio aumenta no ambiente de trabalho, quando existe uma perceção reduzida de liderança ética por parte dos seus líderes. Em suma, esta dissertação procura dar a conhecer a importância de como liderar os militares com base na ética, com a finalidade de evitar um silêncio prejudicial às Forças Armadas.