AM - TIA - ADMIL - GNR - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração da (GNR)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer AM - TIA - ADMIL - GNR - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração da (GNR) por data de Publicação
A mostrar 1 - 10 de 55
Resultados por página
Opções de ordenação
- A Implementação do plano oficial de contabilidade pública na Guarda Nacional RepublicanaPublication . Nogueira, Vítor Hugo MarquesO processo de implementação do Plano Oficial de Contabilidade Pública nos diversos organismos da Administração Central, previsto pelo Decreto-Lei nº 232/97, de 3 de Setembro, tem-se revelado bastante complexo e moroso. Deste modo, surge a necessidade de tentar identificar quais os pressupostos e dificuldades com que a Guarda Nacional Republicana se poderá deparar, se no futuro, decidir implementar o elencado plano de contas. Pelo exposto, a realização do presente trabalho tem em vista a identificação dos objectivos, estrutura e composição, princípios e critérios adoptados, bem como, a determinação das valências das aplicações informáticas na materialização da citada implementação do Plano Oficial de Contabilidade Pública. Tendo em vista a recolha de dados para a prossecução dos referidos objectivos, para a realização do enquadramento teórico, foi desenvolvida uma exaustiva pesquisa a publicações de autores de referência e à legislação em vigor no âmbito da temática da contabilidade pública. No respeitante à parte prática foram aplicados questionários aos chefes da contabilidade das diversas Unidades da Guarda e realizadas entrevistas nos Serviços Sociais da Guarda nacional Republicana. Mediante a análise dos dados recolhidos pelos métodos mencionados, conclui-se que o processo de implementação do supracitado palno de contas, na Guarda Nacional Republicana, requererá uma alteração nos conteúdos ministrados na formação dada aos elementos do quadro de Administração e implicará uma profunda reflexão, no processo de tomada de decisão, no que respeita à definição da estratégia a adoptar e escolha da aplicação informática a instalar.
- As potencialidades dos sistemas de informação e das tecnologias de informação na gestão da GNR - Um novo modelo de gestão administrativaPublication . Morais, David TrintaEste trabalho de investigação aplicada visa o tema, “As potencialidades dos sistemas de informação e das tecnologias de informação na gestão da Guarda nacional Republicana – Um novo modelo de gestão administrativa”, tendo como objectivo aprofundar os conceitos de sistemas de informação, mais concretamente, de sistemas de informação de gestão, nomeadamente os sistemas Enterprise Resource Planning. A parte de aplicação prática analisa a implementação de um sistema deste tipo nos Serviços Sociais da Guarda. Estes sistemas e os problemas que são suscitados pela sua implementação têm sido alvo de inúmeros estudos elaborados por diversos académicos e por empresas privadas. É de salientar que a adopção destes sistemas pela Administração Pública não tem tido a relevância que tem no sector privado mas, nos últimos anos, o Sector Público tem investido em implementações de Sistemas de Informação de Gestão. As investigações desenvolvidas nesta área têm tido em conta o impacto organizacional causado por este tipo de adopções na Administração Pública, o que torna necessário e profícuo haver um estudo que enumere implicações causadas por esta implementação e que possa constituir um guião de apoio à implementação de um Enterprise Resource Planning. Quanto à investigação e à pesquisa, basearam-se sobretudo, em livros e trabalhos já realizados anteriormente sobre sistemas de informação e Enterprise Resource Planning, bem como, na pesquisa em sítios credenciados na internet, permitindo assim, uma análise teórica sobre os conceitos. Tendo por base a sustentação teórica, a aprte prática baseou-se numa investigação de campo, em que se procurou identificar o impacto organizacional causado pela adopção do E-Pública Financeira nos Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana.
- A administração financeira nas Unidades da Guarda Nacional Republicana na nova estrutura organizacionalPublication . Roxo, PedroA modernização da Administração Pública foi uma das medidas enunciadas pelo programa do Governo para o desenvolvimento do País. A Resolução de Conselho de Ministros n.º 44/2007 de 19 de Março deu início ao processo de reforma das Forças de Segurança, com alteração de vários diplomas legislativos, tais como as Leis Orgânicas das forças de segurança. A Lei n.º 63/2007, de 6 de Novembro, aprovou a actual Lei Orgânica da Guarda Nacional Republicana, complementada pelo Decreto Regulamentar n.º 19/2008, de 27 de Novembro. Estes diplomas estabeleceram uma profunda mudança organizacional. A Estrutura Financeira sofreu mudanças organizacionais, com extinção e criação de órgãos financeiros. Foi criado o Comando de Administração dos Recursos Internos, que inclui a Direcção de Recursos Financeiros, com a responsabilidade de assegurar a administração da função financeira. Ao nível das unidades e serviços são criadas duas modalidades de órgãos financeiros: as Secções de Recursos Financeiros e as Secções de Recursos Logísticos e Financeiros, sendo a diferença que a segunda, para além da função financeira exerce também a função logística. O trabalho conclui que a nova estrutura financeira poderá satisfazer melhor as necessidades da Guarda, no entanto, nesta fase inicial foram sentidas dificuldades por parte dos recursos humanos na implementação desta nova ideologia financeira.
- Código dos contratos públicos (CCP): Modelo de aprovisionamento para a GNRPublication . Marques, JoaquimEste trabalho de Investigação Aplicada subordina-se ao tema: “Código dos Contratos Públicos (CCP) – Modelo de Aprovisionamento para a GNR”, sendo esta uma temática muito recente e de enorme importância para a GNR. O CCP foi aprovado pelo Decreto-Lei nº 18/2008 de 19 de Janeiro, que regula a disciplina aplicável à contratação pública e o regime substantivo dos contratos públicos que revistam a natureza de contrato administrativo. Os objectivos gerais deste trabalho baseiam-se na análise à questão central que se pretende investigar e que incide no estudo das implicações do novo Código dos Contratos Públicos no Modelo de Aprovisionamento da GNR. O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte tem um cariz essencialmente teórico, baseado num estudo minucioso de obras literárias, estudos e publicações de diversos autores, em que vão ser abordadas questões relacionadas com o assunto em análise. A segunda parte incide essencialmente numa vertente mais prática, onde se analisam os dados recolhidos nos inquéritos e nas entrevistas realizadas e se apresentam as principais conclusões de modo a que se confirmem as hipóteses formuladas, dando resposta às perguntas de investigação que constituem o objecto de estudo. Tendo em conta a análise dos dados recolhidos, conclui-se que esta nova legislação traz vantagens significativas. Contudo, para que isto se verifique, a GNR tem que ultrapassar uma série de dificuldades e garantir os pressupostos necessários e indispensáveis para toda a optimização do processo de aquisição de bens e serviços.
- Análise critica do processo de compras na GNRPublication . Carvalho, José João Garcia deA crescente competitividade global tem induzido muitas organizações a reestruturar os seus processos e actividades, tornando-os muito mais estruturados, dinâmicos e eficientes, exigindo maior flexibilidade, melhor qualidade e menor custo. Tendo em conta essas necessidades a função compras deixou de ser uma função meramente burocrática para ser uma função estratégica da qual podem advir vantagens para a organização. É a partir deste ponto que se desenvolve a temática deste trabalho: “Análise crítica do processo de compras na Guarda Nacional Republicana”. Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre a evolução, intervenientes e factores influenciadores desta função que vão de encontro com a pergunta de partida: “Verificar como é que o processo de compras se desenrola na GNR e que medidas podem ser adoptadas para a sua melhoria.” O trabalho divide-se em duas partes: enquadramento teórico e trabalho empírico. A primeira baseou-se em pesquisa bibliográfica enquanto a segunda assentou na realização de entrevistas e questionários a um grupo restrito de pessoas, com a finalidade de recolher dados importantes. Com a recolha desses dados pretende-se encontrar vulnerabilidades e potencialidades que o processo de compras da instituição apresenta. Após a análise de dados concluiu-se que a Guarda Nacional Republicana ainda tem um longo caminho pela frente até o processo de compras que está a ser implementado esteja a funcionar na sua melhor forma, apesar do caminho que foi tomado evidenciar ser o melhor.
- As implicações do SIADAP no ciclo de gestão da GNRPublication . Esteves, Hugo Ricardo SilvaO tema deste trabalho de investigação aplicada é “as implicações do SIADAP 1, no ciclo de gestão anual da Guarda Nacional Republicana”. O SIADAP segundo a Lei n.º 66-B/2007, de 28 de Dezembro, é de aplicação geral a todos os organismos da Admini stração Pública, A realização deste trabalho tem como objectivo analisar as dificuldades da implementação do SIADAP, como se pode potenciar a sua utilização, que instrumentos podem auxiliar a sua dinamização e quais as vantagens da sua aplicação. De forma a analisar as consequências do SIADAP 1 no ciclo de gestão da Guarda Nacional Republicana, optou-se pelo método comparativo entre o ciclo de gestão anterior e o ciclo de gestão pós SIADAP. Para atingir os objectivos referidos e para a realização da análise teórica sobre os conceitos em questão, a recolha de dados baseou-se na pesquisa de publicações de autores de referência, de teses e monografias, e da legislação respeitante à temática do trabalho. Na parte prática realizaram-se entrevistas aos dirigentes com responsabilidade na implementação do SIADAP na Guarda Nacional Republicana. De acordo com a análise dos dados recolhidos e tendo em conta as técnicas referidas, conclui-se que as consequências do SIADAP 1 no ciclo de gestão da Guarda Nacional Republicana são profundas, pois o SIADAP redefine o ciclo de gestão, nos seus instrumentos e actores. De facto, o SIADAP veio revolucionar o ciclo de gestão, obrigando ao estabelecimento de objectivos para a organização como um todo, assim como, à monitorização dos mesmos com a criação de um QUAR, ou ainda na criação do instrumento CM, que responsabiliza a actuação dos Dirigentes Superiores e Intermédios. O SIADAP veio ainda reforçar a obrigação da elaboração do Plano e do Relatório de Actividades, algo que não sucedia até à implementação do mesmo.
- As gerências administrativas na GNR: Vantagens e desvantagens do outsourcing na EGPublication . Gonçalves, Luís Pedro ÁriasAo longo dos últimos anos, a crise que se alastrou pelo mundo, tem originado grandes restrições a nível orçamental na grande maioria das organizações. A Guarda Nacional Republicana não é imune a tal facto e, como tal, tem uma grande preocupação ao nível de redução de custos. É neste sentido que surge o outsourcing, uma ferramenta de gestão cada vez mais utilizada pois permite o foco das organizações nas suas principais atribuições e permite também uma redução de custos. Este estudo incide no sistema de fornecimento de refeições da Escola da Guarda e tem como objectivo geral determinar os factores potenciadores da implementação de um sistema de aquisição de refeições em sistema de cateringna Escola da Guarda. Este trabalho divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira parte efectua-se o enquadramento teórico do tema do trabalho, em que se aborda o conceito de outsourcing em geral, outsourcing na administração pública e também o processo de catering nos centros de formação da Guarda Nacional Republicana. A segunda parte reporta-se ao trabalho de campo, à análise e discussão dos resultados obtidos e às conclusões e recomendações. A metodologia da parte teórica baseia-se na análise documental existente. Os dados usados na parte prática resultaram da realização de entrevistas, inquéritos e da análise documental. O objectivo foi recolher o máximo de informação das mais diversas fontes disponíveis, de forma a reflectir variados pontos de vista sobre a temática em investigação. Chegou-se à conclusão que a implementação de um sistema de aquisição de refeições por cateringpoderá trazer inúmeras vantagens e desvantagens que terão de ser objecto de análise aquando da formulação do procedimento para a sua implementação. Considera-se que as vantagens superam as desvantagens e como tal, propõe-se que o sistema de exploração directa de messe da Escola da Guarda seja substituído pela aquisição de refeições em sistema de catering.
- Outsourcing: Moda ou instrumento de criação de valor? O caso da frota automóvel da GNRPublication . Marques, Pedro Miguel RodriguesO mundo organizacional encontra-se em constante mutação e alteração e, cada vez mais, é imperativo que as organizações alterem os seus modelos tradicionais de gest ão, de modo a poderem evoluir acompanhando, assim, esta mudança. A preocupação sistemática da GNR para uma melhor afectação de recursos na actividade operacional tem vindo a ser significativa ao longo dos anos, devido ao escasso número de militares nesta mesma área. Surge, então, a necessidade da adopção do outsourcing, como uma ferramenta de controlo de gestão. Esta adopção deve-se, principalmente, à falta de efectivo na actividade principal da GNR e às restrições orçamentais impostas por parte do Estado. O outsourcing caracteriza-se como sendo a contratação, com organismos externos à instituição, de uma função ou serviço. Teoricamente, apresenta várias vantagens, tais como: a libertação de recursos das actividades contratadas, possibilitando a concentração de recursos na sua actividade principal, redução dos custos, etc. O principal objectivo deste trabalho é identificar as vantagens e os inconvenientes da adopção, pela GNR, do outsourcing para a manutenção da frota automóvel. O outsourcing na manutenção das viaturas da GNR tem vindo a aumentar ao longo dos tempos. Actualmente, muitos Comandos optam por esta modalidade para a manutenção das viaturas, no entanto não se encontra nada normalizado com se deve proceder. Este trabalho divide-se em duas partes fundamentais. A primeira contempla o enquadramento teórico e aborda a manutenção das viaturas na GNR. A segunda parte reporta-se ao trabalho de campo, contemplando a análise e discussão dos resultados e as respectivas conclusões do trabalho. A metodologia adoptada baseia-se em análise documental, realizaram-se inquéritos por questionário e entrevistas a amostras diferentes com intuito de obter uma percepção mais alargada do tema em estudo. Chegou-se, por fim, à conclusão que o outsourcing é mais vantajoso para a manutenção das viaturas da GNR, no entanto não devemos aniquilar todas as nossas valências. Deverão haver oficinas, ainda que em número reduzido, para fazer face a situações pontuais a que as oficinas civis não consigam dar resposta. Propõe-se um estudo aprofundado sobre o tipo de procedimento que deveria ser feito para a aquisição das viaturas segundo o modelo de outsourcing (Leasing. ALD, AOV, etc.)
- Controlo interno dos órgãos de gestão financeira da GNRPublication . Castro, Samuel Joaquim Fernandes deO presente trabalho de investigação aplicada visa o tema: “Controlo Interno dos Órgãos de Gestão Financeira da GNR”, o qual reveste uma enorme importância no seio da Guarda. Com a nova estruturação da Guarda a estrutura financeira sofreu mudanças organizacionais, com a extinção e criação de órgãos financeiros. Foi criado o Comando de Administração dos Recursos Internos, que comporta a Direcção de Recursos Financeiros, que por sua vez inclui a Divisão de Controlo e de Auditoria Interna, com a responsabilidade de assegurar a uniformização da administração financeira da Guarda e a realização de auditorias juntamente com a Inspecção da Guarda. Ao nível das Unidades e Serviços foram criadas duas modalidades de órgãos financeiros: as Secções de Recursos Financeiros e as Secções de Recursos Logí sticos e Financeiros. Surge deste modo a necessidade de identificar como o controlo interno está a ser exercido averiguando a existência de diplomas legais sobre o funcionamento destes órgãos financeiros e um manual de controlo interno que preconize todas as normas e procedimentos. Após a pesquisa e tratamento dos dados dos inquéritos e das entrevistas, constata-se que a reorganização da estrutura financeira, iniciando-se ao nível superior e posteriormente ao nível das Unidades e Comandos Territoriais, dinamizou os recursos assim como a comunicação e o apoio entre eles, porém é necessário realizar alguns ajustamentos ao nível da estrutura e dos recursos humanos e a criação de um manual de controlo interno. Além da reestruturação ocorrida na GNR, houve a implementação do Sic Plus com o objectivo de promover o controlo da execução orçamental, aumentar o nível de informação financeira e a uniformidade e verificação da realização de todos os procedimentos legais. Constituindo-se como uma ferramenta de apoio ao controlo interno para os órgãos de inspecção, as acções desenvolvidas nos procedimentos aquisitivos e na arrecadação da receita tornaram-se mais objectivas e menos burocráticas. Sendo um dos objectivos da Guarda tornar o seu controlo interno o mais eficaz e eficiente possível, é necessário adaptar-se aos novos desafios e gerir os riscos inerentes da sua actividade.
- A aplicação do Balanced Scorecard como instrumento de controlo de gestão na Guarda Nacional RepublicanaPublication . Lopes, Domingos Fernando SantosO presente trabalho encontra-se subordinado ao tema: "A Aplicação do Balanced Scorecard como Instrumento de Controlo e Gestão na Guarda Nacional Republicana." Na vida de qualquer organização é necessário tomar de decisões e realizar acções tendo em vista atingir os objectivos que a organização se propôs. Torna-se, portanto necessário implementar instrumentos de controlo de gestão , de forma a acompanhar e controlar os objectivos que as organizações se propuseram realizar. São exemplos de instrumentos de controlo de gestão no sector empresarial privado: o Tabeleau de Bord, os Rácios, o Economic Value Added , o Balance Scorecard , entre outros. A Guarda Nacional Republicana independentemente de não ter objectivos economicistas, tem o dever perante os seus stakeholders de utilizar os recursos postos à sua disposição, de acordo com os critérios de eficácia, de eficiência e de qualidade. Como tal, é importante que a Guarda Nacional Republicana possua instrumentos de gestão capazes de medir o seu desempenho e o grau de concretização dos seus objectivos. Assim, formulou-se a seguinte pergunta de partida que orientou a nossa investigação: Tendo em conta os actuais instrumentos de controlo de gestão em uso na Guarda Nacional Republicana, será necessário implementar o Balanced Scorecard para complementar esses instrumentos? Neste trabalho de índole científica recorreu-se à mais diversa metodologia. Na parte teórica apresenta-se a revisão da literatura e análise documental e na parte prática aplicaram-se entrevistas semi-directas e inquéritos por questionários. Os resultados obtidos apontam para dificuldades na execução da estratégia, na satisfação dos stakeholders por parte da Guarda Nacional Republicana, verificando-se, assim, a necessidade de Implementação do Balanced Scorecard na GNR para complementar os actuais instrumentos. Finalmente, com base nos resultados, torna-se fundamental propor acções de formação sobre o Balanced Scorecard junto dos Oficiais Superiores da Guarda Nacional Republicana e equacionar a implementação do Balanced Scorecard na Guarda Nacional Republicana.
