AM - TIA - ADMIL - GNR - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração da (GNR)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing AM - TIA - ADMIL - GNR - M - Mestrado em Ciências Militares na Especialidade de Administração da (GNR) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Características e competências de Liderança dos cargos de chefia dos Oficiais de Administração da Guarda, para a Motivação dos colaboradores: Caso dos chefes de divisãoPublication . Seixas, SamuelOs recursos humanos são uma área muito sensível. Gerir pessoas deve ser mais do que controlar e acompanhar procedimentos e rotinas, implica o envolvimento dos membros da organização na liderança e motivação como fatores de diferenciação. O presente trabalho está subordinado ao seguinte tema: “Caraterísticas e Competências de Liderança dos cargos de Chefia dos Oficiais de Administração da Guarda para a motivação dos colaboradores: Caso dos Chefes de Divisão”. O objetivo principal deste Trabalho de Investigação Aplicada é saber quais as caraterísticas e competências ideais para m otivar os colaboradores. Para uma melhor investigação, este trabalho encontra - se dividido em duas partes fundamentais. A primeira parte aborda a revisão bibliográfica, onde se recolhem informações sobre a temática Liderança e Motivação. A segunda parte subordina- se à investigação empírica, utilizando quer inquéritos quer entrevistas, às quais se procedeu a apresentação , análise e discussão dos resultados, seguidas das conclusões e recomendações, no final do trabalho. Concluiu- se com este trabalho que de facto existem várias caraterísticas que, não sendo específicas da liderança, a sua posse melhora o processo de liderança, e influenciam a motivação de quem é liderado. As caraterísticas que mais se salientaram foram as de caráter emocional e relacionamento pessoal. O mesmo se passou relativamente às competências, salientando- se pela positiva as de caráter interpessoal e de uma forma menos positiva as de caráter cognitivo. Verificou - se que um chefe de divisão deverá ser um gestor e um líder ao mesmo tempo, preocupado sempre com os seus colaboradores.
- O contributo do oficial de administração na Unidade de Ação Fiscal da GNRPublication . Novais, Guilherme AlmeidaO presente trabalho de investigação está subordinado ao tema: “O Contributo do Oficial de Administração na Unidade de Ação Fiscal da GNR”. Deste modo, pretende-se estudar de que forma o Oficial de Administração da GNR pode contribuir para melhorar o combate à evasão fiscal e aduaneira pela Unidade de Ação Fiscal da GNR. No caso sub judice, adotou-se o método hipotético-dedutivo para a condução da investigação. Desta forma, o estudo foi focado na resposta à pergunta de partida, perguntas derivadas e respetivas hipóteses de investigação. Por conseguinte, a presente investigação desenvolveu-se através das seguintes fases: exploratória, analítica e conclusiva. De modo a obter tal desidrato, procedeu-se à análise documental, realização de entrevistas, de inquéritos por questionário e por último à análise de dados estatísticos. Assim, verificou-se que o emprego do Oficial de Administração na Unidade de Ação Fiscal é uma necessidade efetiva e independente da conjuntura em que a Unidade em apreço atue. A formação base do recurso em análise promove a eficiência e a eficácia das investigações desenvolvidas pela Unidade de Ação Fiscal. Acresce ainda referir que o domínio da linguagem técnica do Oficial de Administração pode permitir uma interação diferente com a Autoridade Tributária, promovendo assim a rapidez processual. Por último salienta-se o desenvolvimento do Conhecimento da Unidade em análise. Em suma, atendendo às competências e atribuições da Unidade de Ação Fiscal, o Oficial de Administração da GNR apresenta-se como um recurso estratégico para o seu desenvolvimento dada a sua formação base.
- Qual o papel da Guarda Nacional Republicana durante a Grande GuerraPublication . Barreiros, Diogo Miguel MartinsO presente Relatório Científico Final do Trabalho de Investigação Aplicada tem como objetivo principal perceber qual foi o papel que a Guarda Nacional Republicana desempenhou durante a Primeira Guerra Mundial. Para a realização do presente trabalho, decidimos enveredar por uma investigação histórica com uma abordagem bibliográfica, analisando para o efeito documentação da época, como por exemplo, ordens de serviço, livros, entre outras, que se encontra plasmada na bibliografia. Os objetos de estudo deste trabalho prendem-se com o intuito de verificar quais as mudanças que esta força de segurança sofreu com a guerra no que concerne à sua constituição orgânica, e a forma como evoluiu a sua implementação pelo território nacional, no sentido de perceber como a guerra influenciou o seu processo de implementação. Com este estudo, pudemos comprovar que para além da elevada instabilidade política no País, o período da Grande Guerra caracteriza-se económica e socialmente pela crise financeira, carestia de vida, conflituosidade social e agitação nas ruas, levando a GNR a uma intensa atividade dentro de Portugal. Neste trabalho analisámos qual o contributo que a GNR veio dar a Portugal durante o conflito, quer dentro das fronteiras, quer fora destas. Concludentemente, a GNR desempenhou funções na área da retaguarda do Corpo Expedicionário Português, tendo para o efeito, enviado subunidades constituídas para França. Assim, era considerada como uma força de confiança, sendo utilizada para manter a segurança quer em Portugal, quer na área da retaguarda do Corpo Expedicionário Português, vendo-se assim forçada a alterar e a adotar novas missões, que não estavam previstas inicialmente aquando a sua formação, de forma a corresponder a todas as vicissitudes que a guerra veio trazer a Portugal e os portugueses.
- Contributo para otimizar a Gestão dos Recursos Humanos nas Secções de Recursos Logísticos e Financeiros da Guarda Nacional Republicana: a importância da formação emPublication . Lopes, Pedro Manuel Cerqueira; Pereira, Maria Cristina AfonsoO presente Trabalho de Investigação Aplicada está subordinado ao tema: “Contributo para otimizar a Gestão dos Recursos Humanos nas Secções de Recursos Logísticos e Financeiros da Guarda Nacional Republicana; a importância da formação em contratação pública”. Por conseguinte, pretende-se estudar as competências requeridas para a melhoria do desempenho dos recursos humanos no desenvolvimento das funções em contratação pública. Assim sendo, a investigação desenvolveu-se através do método hipotético-dedutivo, permitindo elaborar o estudo de forma a responder à pergunta de partida, às perguntas derivadas e às hipóteses levantadas. No que concerne à metodologia aplicada para a realização do trabalho de investigação, esta foi delimitada segundo os autores, Quivy & Campenhoudt (2017) e Sarmento (2013), assim como a pesquisa bibliográfica, as entrevistas e os inquéritos por questionário foram os procedimentos utilizados para a recolha dos dados. Por conseguinte, o presente trabalho é composto por seis capítulos divididos em três partes, sendo elas, Parte I – Enquadramento Teórico, Parte II – Parte Prática e por último as conclusões e recomendações. Deste modo, a Parte I é definida pelos conceitos teóricos, relativamente à Gestão dos Recursos Humanos, à formação e à contratação pública. No que concerne à Parte II, são apresentados os métodos e procedimentos utilizados, a análise e discussão de resultados. No último capítulo redigem-se as conclusões retiradas dos resultados obtidos e as recomendações futuras. Após toda a investigação, recolha e tratamento dos dados, conclui-se que existe a necessidade de promover formação específica em contratação pública, para os recursos humanos que desempenham funções neste âmbito, nas respetivas Secções de Recursos Logísticos e Financeiros. Neste desiderato, a colocação de um oficial de Administração Militar revela-se uma fator extremamente importante pois possui os conhecimentos teóricos de modo a verificar e controlar os procedimentos aquisitivos desenvolvidos.
- Implementação do Sistema de Normalização Contabilística para as administrações públicas na Guarda Nacional RepublicanaPublication . Gomes, Rafael da Silva; Malheiro, Luís Carlos Rodrigues; Santos, Paula Alexandra Rocha Gomes dosO presente trabalho de investigação aplicada pretende responder à seguinte pergunta de partida: “quais os principais desafios subjacentes à adoção do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas na Guarda Nacional Republicana?”. A investigação foi conduzida através do método hipotético-dedutivo e do método inquisitivo, com três fases distintas, embora complementares entre si: concetual, metodológica e empírica. Para a recolha e análise de dados realizaram-se inquéritos por questionário, entrevistas e análise documental. Da investigação realizada, foi possível concluir que a Guarda ainda não se encontra em condições de elaborar o seu balanço de abertura, uma vez que ainda existem alguns aspetos para a transição que não se encontram assegurados, nomeadamente nem todos os ativos se encontram reconhecidos, como por exemplo a utilização operacional de bens apreendidos, bens cedidos, legados e doados e as cauções pecuniárias. Foi, também, possível perceber que existem ativos reconhecidos como inventários que não cumprem os critérios de reconhecimento. No que respeita à mensuração do património imobiliário este encontra-se mensurado por valores simbólicos, não respeitando o normativo. Quanto à informação divulgada, conclui-se que a Guarda não reúne condições para divulgar os ativos contingentes decorrente das coimas. Salienta-se que algumas destas situações já se verificavam no anterior Plano. Como principais constrangimentos à implementação do normativo, os inquiridos referem a falta de formação em contabilidade, bem como a falta de envolvimento e acompanhamento das Unidades.
- A implementação de e-Learning na formação contínua dos militares da Guarda Nacional Republicana. Estudo de Caso: Comando Territorial de LisboaPublication . GINETE SOBREIRA, LILIANA FILIPA; Pascoal Rosado, David MiguelAs necessidades formativas sentidas no percurso profissional dos militares da Guarda Nacional Republicana, associadas às potencialidades do recurso às novas tecnologias constitui o núcleo desta investigação. A formação é um dos grandes desafios que as organizações atualmente enfrentam. A formação na Guarda Nacional Republicana desempenha um papel fundamental no serviço prestado pela Instituição, tornando-se clara a elevada importância da aquisição e manutenção de conhecimentos e competências para o desempenho das diversas funções. A formação associada ao e-Learning é hoje uma realidade presente em muitas organizações. A presente investigação tem como objetivo determinar a importância da ferramenta e-Learning para a formação contínua dos militares da Guarda Nacional Republicana. Neste âmbito, pretende-se caraterizar a importância da formação contínua, cujo objetivo é identificar e analisar as consequências da ferramenta, assim como o impacto do recurso às novas tecnologias na formação dos militares da Instituição, segundo um estudo de caso no Comando Territorial de Lisboa. O método que sustenta a investigação é o método dedutivo, que assenta numa lógica do geral para o particular. Para a consecução dos objetivos definidos, optou-se pela realização de entrevistas e de um inquérito por questionário, complementados com uma análise documental decorrente de pesquisa bibliográfica e de documentos institucionais. Assim, constata-se que a formação contínua possui uma elevada importância para o desenvolvimento profissional dos militares, uma vez que, promove a qualidade no serviço prestado, afetando positivamente as atividades diárias dos militares, incrementando o sucesso individual e, consequentemente, o sucesso organizacional. Conclui-se que o eLearning representa uma mais-valia para a formação contínua, visto que constitui um catalisador das potencialidades dos recursos humanos da Instituição. Em suma, o e-Learning influencia de forma positiva a formação contínua da Guarda Nacional Republicana, na medida em que contribui para o enriquecimento dos conhecimentos dos militares, desenvolvendo as suas competências profissionais e, consequentemente promove a qualidade e a adequabilidade dos mesmos, bem como o cumprimento da missão desta Instituição.
- A implementação de veículos ligeiros híbridos e elétricos na frota da GNR: comparação face aos veículos ligeiros de combustão internaPublication . TEIXEIRA MENDES GONÇALVES, DIVO RAFAEL; Carvalho Ribeiro, André RodriguesA crescente preocupação com as alterações climáticas e com a prossecução dos objetivos de neutralidade carbónica estabelecidos para 2050, obrigam a uma constante mutação da frota terrestre da Administração Pública, sendo visível o esforço para atingir o desígnio de uma mobilidade mais ecológica. Neste mesmo sentido, também a Guarda Nacional Republicana tem procurado o incremento de veículos 100% elétricos e híbridos na sua frota. Assim, a presente investigação tem como objetivo analisar a viabilidade da implementação destes veículos em diferentes contextos operacionais, designadamente nas Secções de Informações e Investigação Criminal, Secções de Proteção da Natureza e Ambiente e Destacamentos Territoriais e de Trânsito. A metodologia usada segue um raciocínio dedutivo, numa lógica de extrair conclusões do geral para o particular. Para tal, o quadro teórico apoiou-se na recolha de dados através de uma pesquisa bibliográfica e análise de dados institucionais, referentes aos veículos 100% elétricos, híbridos e a combustão interna da frota da Guarda Nacional Republicana, mediante uma estratégia de investigação mista, sustentada em inquéritos por entrevista e por questionário. A investigação permitiu concluir que a viabilidade de emprego operacional dos veículos 100% elétricos circunscreve-se às funções das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário e aos serviços administrativos e de apoio. Por seu turno, também os veículos híbridos completos estão delimitados ao mesmo contexto, ao qual acresce o patrulhamento de proximidade. Por último, perante a aquisição de híbridos plug-in, e face à sua maior versatilidade, as oportunidades de emprego operacional ampliam-se à totalidade de valências das Subunidades Territoriais e do Trânsito. Neste sentido, grande parte da atividade operacional poderá ser realizada exclusivamente em modo elétrico, podendo, contudo, ser colmatada com o motor de combustão interna. Ainda assim, dado o panorama atual, existem constrangimentos logísticos/operacionais decorrentes da instalação, em larga escala, de postos de carregamento, atendendo à malha territorial e à necessidade de dispor de uma frota automóvel permanentemente operacional.
- O Gestor de Contrato na GNR: qualificações e critérios de nomeação.Publication . PETINGA PINTO, MAFALDA; Fontes C. Branco, José F.; Reis, Miguel SousaA recente figura de Gestor de Contrato, consagrada pelo Decreto-Lei n.º 111-B/2017, de 31 de agosto e imposta legalmente a partir do dia 1 de janeiro de 2018, obrigou a Guarda Nacional Republicana a realizar as devidas adaptações de forma a integrar esta nova figura. A presente investigação, subordinada ao tema “O Gestor de Contrato na GNR: qualificações e critérios de nomeação”, tem como objetivo geral analisar as qualificações e critérios de nomeação dos Gestores de na GNR Neste sentido, considera-se pertinente o objeto da presente investigação não só devido à referida inovação, mas também pela reduzida informação relativa à materialização de tal figura e pela importância que a contratação pública representa para a Instituição. Além do mais, a escassez de estudos nesta área torna a presente investigação num desafio para a GNR. Destarte, foi seguida uma abordagem qualitativa, tendo sido adotado por sua vez um raciocínio dedutivo desenvolvendo-se a presente investigação segundo um pensamento lógico do geral para o particular. A recolha de dados foi realizada através de uma análise documental e ainda aplicados inquéritos por entrevista, nomeadamente entrevistas semiestruturadas, de forma a compreender os aspetos que influenciam ou podem influenciar as qualificações e os critérios de nomeação e seguidamente apurá-los quanto aos Gestores de Contrato da GNR. Os resultados obtidos revelam que se for tido em conta as qualificações dos militares e a aplicação consequente dos critérios de nomeação para a função de Gestor do Contrato, irá proporcionar um acompanhamento da execução do contrato mais rigoroso e adequado a cada tipo de objeto do contrato. Concluiu-se ainda com a investigação, que tais qualificações são tidas em consideração de diferentes formas dependendo da Unidade/Estabelecimento/Órgão, bem como, os critérios de nomeação, ainda que existam estes não se encontram definidos de forma padronizada na Instituição, podendo neste sentido sofrer ajustes e melhorias de forma a maximizar o referido acompanhamento.
- O (novo) regime de adjudicação por lotes e a sua aplicabilidade à GNR:Publication . Aires, Paulo André Adriano; Malheiro, Luís Carlos Rodrigues; Bogas, Edgar GomesA presente investigação versa sobre a análise do regime de adjudicação por lotes, previsto no art.º 46º-A da versão mais atual do Código dos Contratos Públicos. O objetivo será o de analisar os principais desafios de aplicação do regime em si, bem como a sua ligação com a figura do gestor do contrato e os Serviços Partilhados, tendo como principal caso de estudo a Guarda Nacional Republicana. A metodologia adotada seguiu um raciocínio dedutivo. A abordagem relativa ao estado da arte foi materializada através da revisão de literatura, resultante da pesquisa bibliográfica, da análise de documentos institucionais e do estudo de diversos procedimentos pré-contratuais. O desenho e estratégia da investigação assentam numa abordagem mista, através da aplicação de inquéritos por questionário e entrevistas estruturadas a atores-chave, os quais constituíram a vertente empírica da pesquisa. As densificações dos argumentos recolhidos permitem avançar que existem diversos desafios quanto ao regime supramencionado. Além das particularidades intrínsecas da tipologia do objeto do contrato em questão, salientam-se ainda os desafios associados aos impactos económicos e à influência da dispersão territorial da Guarda, na adoção do regime de adjudicação por lotes. Ao nível central, constata-se a pertinência da criação de uma estrutura dedicada à gestão de contratos, enquanto esta constituir uma mais-valia para a entidade. Nas restantes Unidades, Estabelecimentos e Órgãos conclui-se que existem constrangimentos na adoção desta figura, dada a falta de recursos humanos e valências técnicas na área da Contratação Pública. No âmbito dos Serviços Partilhados, o regime de adjudicação por lotes apresenta-se como uma ferramenta facilitadora em diversos procedimentos, tendo um papel agregador ou desagregador, dependendo da divisão adotada. A figura em estudo, apesar de compreender algumas limitações e dificuldades inerentes à sua complexidade, sendo utilizada de forma ponderada, resultará em contributos relevantes para a Guarda em todos os espectros analisados.
- Transformação Digital da Guarda Nacional Republicana. Estudo de Caso:Publication . Fernandes, Marta Sofia Azevedo; Ribeiro, André Rodrigues Carvalho; Bandeira, Ana Maria Carapelho Romão LestonAo longo dos anos, as tecnologias têm-se tornado cada vez mais omnipresentes, sendo que a sua implementação nas Instituições implica mudanças estratégicas que estão inerentemente ligadas à transformação digital. Neste sentido, o Programa do XXII Governo Constitucional 2019-2023 reforçou a importância da transformação digital do Estado português e a sua inerente adequação ao funcionamento da Administração Pública. Assim sendo, a presente investigação tem como principal objetivo analisar o impacto da digitalização do boletim de serviço do veículo e da guia de patrulha, através de um terminal móvel de dados, na transformação digital da Guarda Nacional Republicana. Neste sentido, em termos logísticos, pretende-se identificar as vantagens do preenchimento destes documentos, em tempo real, diretamente no Sistema Integrado de Informações Operacionais de Polícia ou no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Internos, definindo-se os equipamentos necessários, assim como os encargos adjacentes. A investigação foi conduzida segundo o paradigma pragmático, recorrendo-se a uma estratégia metodológica de estudo de caso, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, que envolveu a análise documental e a aplicação de inquéritos por entrevista e questionário. Importa referir que foram analisados dois modelos distintos para operacionalizar a digitalização dos já referidos documentos, calculando-se os custos inerentes aos mesmos, por forma a analisar o investimento financeiro necessário a materializar este projeto. Assim, através da triangulação dos dados empíricos e da revisão de literatura constata-se, que a digitalização da guia de patrulha e do boletim de serviço do veículo, para além do investimento financeiro que acarreta, repercutirá impactos na transformação digital da Guarda Nacional Republicana, a nível operacional, logístico, ambiental e, sobretudo, na qualidade do serviço prestado. Para os militares do terreno, esta digitalização significa, essencialmente, maior facilidade de preenchimento dos documentos e possibilita que dediquem mais tempo à atividade operacional propriamente dita, o core business desta Instituição. Além disso, para as atividades da retaguarda, especificamente a logística, prevêem-se impactos bastante positivos, sobretudo no que remete à gestão do Parque de Veículos da Guarda.