ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão by Title
Now showing 1 - 10 of 111
Results Per Page
Sort Options
- O Acesso à Profissão de Contabilista CertificadoPublication . Curião, Maria de Fátima; Borrego, Ana; Tavares, NunoEste projeto trata-se de um estudo de caso, que tem como objetivo principal identificar o nível de (in)sucesso no exame de acesso à profissão de Contabilista Certificado. A população-alvo são os licenciados em Gestão – Ramo de Contabilidade, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Portalegre, dos anos 2014/2015 a 2018/2019. Trata-se de um estudo com recolha de dados por questionário on-line, o qual esteve ativo durante, aproximadamente, 4 meses (entre o dia 7 de julho de 2020 e o dia 31 de outubro de 2020). Da aplicação do questionário ao público-alvo foi possível obter 44 respostas. Do tratamento dos dados obtidos verificou-se que: a maioria dos inquiridos (54,6%) já é membro da Ordem dos Contabilistas Certificados. Entre os que não obtiveram sucesso no exame, 35,7% pretende voltar a tentar obter aprovação, mas igual percentagem já desistiu de se propor ao exame. Em relação aqueles que conseguiram ter acesso à profissão de contabilista certificado, conclui-se que 35,1% realizou exame apenas uma vez, mas a mesma percentagem só conseguiu obter sucesso à segunda tentativa. Em relação à utilidade dos cursos de preparação, cerca de 65,4% % dos inquiridos consideram que são muito úteis ou de extrema utilidade. Em relação às variáveis que influenciam o (in)sucesso dos inquiridos no exame de acesso à Ordem dos Contabilistas Certificados, foi construído um modelo com capacidade de explicar 61,7% desse (in)sucesso do público-alvo em estudo: assim, o seu sucesso está positivamente relacionado com a frequência dos cursos de preparação para o exame e o nível de preparação nas matérias de contabilidade de gestão. Já o mesmo não se aplica ao número de vezes que se propuseram a exame, no qual a probabilidade de vir a ter aprovação diminui com o aumento do número de vezes que se propõem. No entanto, não se detetou influência estatística significativa, na aprovação dos inquiridos ao exame de acesso à Ordem dos Contabilistas Certificados, da idade, género e regime de frequência de curso
- Alterações da rede elétrica nacional, provocadas pela introdução das energias renováveisPublication . Bernardino, Ricardo José Vicente; Oliveira, Anabela Sousa de; Durão, Luís VeigaO crescente recurso a energias renováveis vem implicar problemas de gestão e de uso da rede elétrica, a sua utilização provoca alterações significativas na exploração das redes e obriga a uma revisão no modelo de gestão e operacionalização das mesmas. Torna-se, por isso, necessário que a questão das energias renováveis seja analisada sob o ponto de vista do comportamento em regime estacionário e em regime dinâmico. Importa igualmente, que se avaliem as questões relacionadas com a qualidade da energia elétrica e a segurança da mesma, tendo por referência a norma NP EN 50160:2001 que regula os intervalos, referentes aos valores de qualidade e segurança no sector elétrico. Na presente dissertação revêem-se os fundamentos teóricos que alicerçam este problema emergente nas redes de energia elétrica e analisam-se aprofundadamente três situações reais distintas, a saber, dois sistemas fotovoltaicos e um parque eólico, recorrendo à colocação de analisadores. Verificou-se que as fontes de energia renovável provocam alterações no comportamento da rede elétrica, nomeadamente nas situações analisadas referentes às microgerações. Apresentam-se ainda, as tecnologias mais atualizadas na resolução dos problemas deste sector, como a compensação da quebra de tensão, pela introdução de energias renováveis bem com a gestão de redes, através de smart grid´s.
- Análise à Evolução dos Projetos Premiados do Concurso Poliempreende, a Nível Regional e NacionalPublication . Peças, Tânia; Pedro, AdrianoA população abrangida pelo presente estudo de investigação pretendeu envolver todos os promotores-líderes dos projetos que participaram no Concurso Poliempreende, vencedores com o primeiro, segundo e terceiro prémio a nível regional e nacional, de todos os Institutos Politécnicos e Escolas Superiores não integradas aderentes, no total de 19 entidades, desde a 1ª (2003-2004) até à 9ª edição (2011-2012). O Concurso Poliempreende consiste no desenvolvimento de ideias originais e inovadoras com o objetivo de criação do próprio negócio, com potencial crescimento, contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo nas regiões de atuação dos Institutos Politécnicos e Escolas Superiores não integradas aderentes. O concurso já vai na 10ª edição, a realizar-se em 2013 no Instituto Politécnico da Guarda. Este estudo de investigação contemplou três vertentes: a revisão da literatura, pesquisa junto dos Institutos Politécnicos e Escolas Superiores não integradas aderentes ao Concurso Poliempreende, através de questões via correio eletrónico, e a realização de um questionário dirigido aos promotores-líderes dos projetos Poliempreende. O tema deste estudo reside na análise da evolução dos projetos do Concurso Poliempreende premiados a nível regional e nacional. A análise à evolução dos projetos do Concurso Poliempreende premiados a nível regional e nacional permitiu concluir que existem fatores que apresentam um caráter importante na decisão de implementação do projeto Poliempreende, mas que isoladamente os mesmos podem não ser decisivos. Os fatores que poderão influenciar o empreendedor do Concurso Poliempreende a implementar o projeto, mas que podem não ser decisivos são: a origem da criação do negócio, o setor onde se insere a ideia do negócio, o recurso a apoios e a procura ativa de informação sobre os apoios existentes. Esta investigação conduziu à elaboração de um guia de apoio ao empreendedor do Instituto Politécnico de Portalegre, com o objetivo de transmitir informações necessárias e práticas para a criação de negócio (empresa).
- Análise comparativa da aplicabilidade de diferentes métodos de avaliação do risco de incêndio em edifícios urbanos: Caso de EstudoPublication . Mocito, Nuno; Lopes, Pedro; Romano, PedroA segurança contra incêndios nos centros urbanos é um assunto de grande importância, não apenas pelo risco que pode representar para vidas humanas, mas também pelo risco que representa ao seu valor patrimonial, cultural e histórico que todos devemos proteger. Com este trabalho pretende-se abordar o tema de segurança contra incêndio em centros urbanos antigos. Essa abordagem passa pela caraterização e avaliação de risco de incêndio através da aplicação de quatro métodos. A escolha do tema bem como a sua aplicação ao edifício da Cooperativa Operária Robinson deveu-se a uma necessidade sentida pelos órgãos representativos desta instituição em reabilitar este espaço histórico e cultural da cidade de Portalegre. A análise realizada permitiu concluir que o edifício apresenta um índice de risco superior aos desejáveis em todos os métodos escolhidos. Por último procedeu-se a uma comparação entre os vários métodos, comparação dos resultados obtidos entre eles e uma análise que permitisse verificar qual o método que melhor enquadra no caso de estudo
- Análise da percepção do consumidor em relação aos canais de compra onlinePublication . Oliveira, Beatriz; Marques, Gastão; Arruda, DyegoOs consumidores da era digital são seres engajados que além de promover discussões, estimulam tendências e otimizam processos na busca pelas melhores experiências nos canais de compra do ambiente online. De uma forma geral, cada consumidor, além de apresentar características próprias que o tornam único num processo de decisão de compra, contribui com perspectivas que se relacionam à variáveis e elementos externos ao complexo sistema de compras, promovendo transformações que norteiam a percepção que o usuário cria em relação a um produto, serviço ou a uma marca. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo geral compreender como os canais de compra digitais são percebidos por diferentes perfis de consumidores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, com a condução de 15 entrevistas em profundidade com consumidores de diferentes perfis sociodemográficos residentes no Brasil, Estados Unidos e Portugal. As entrevistas ocorreram a partir de um roteiro de entrevistas elaborado com questões norteadoras. Vale dizer que as interações foram gravadas, transcritas e analisadas a partir de técnicas de análise de conteúdo. Em suma, nesse processo observou-se que os consumidores interagem com a internet promovendo múltiplas interações, interessantes trocas e o compartilhamento contínuo de dados e informações. Ademais, destaca-se o uso das redes sociais e os streamings como plataformas dinâmicas e interativas que os consumidores interagem frequentemente e criam elos significativos ao seu processo de compra. Por fim, quanto à percepção de compra dos consumidores, expressa-se a compreensão dos usuários a partir dos estímulos sensoriais que intensificam suas necessidades e interesses, as percepções de preço, promoção, qualidade, conveniência e segurança e confiança representam estruturas de valor para o processo de compra, assim como as análises da percepção dos consumidores no contexto da pandemia do Covid – 19. Em resumo, a principal suposição desse estudo é lançar luz sobre aspectos relacionados à percepção do consumidor sobre os canais de compra online, perspectiva essa tão atual perante a Pandemia do COVID-19 (SARS-CoV-2) que trouxe novas compreensões do cotidiano para as pessoas.
- APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA PERFORMANCEPublication . Cachaço, Pedro Miguel Maroco; Mourato, Joaquim; Serafim, MiguelO presente estudo visa avaliar, a eficácia e eficiência do Sistema de Gestão da Qualidade do Instituto Politécnico de Portalegre (certificado pela ISO9001:2008), percebida pelos seus cliente-alvo, nomeadamente, discentes, docentes e pessoal não docente. Esta percepção é muitas vezes descurada, tomando-se apenas em consideração a avaliação do sistema em si e não daqueles que interagem com ele diariamente, levando por consequente, a que nem sempre se atinjam os objectivos delineados. De modo a dar resposta a questão central que motivou este estudo, foi elaborada uma revisão bibliográfica sobre a temática da avaliação da performance e da qualidade, precedida de uma metodologia de estudo de caso, para o qual foram realizados diversos questionários aos cliente-alvo, permitindo assim recolher informações para posterior tratamento e interpretação. O principal resultado alcançado por este estudo demonstrou que, o Instituto Politécnico de Portalegre responde eficazmente e eficientemente às necessidades intrínsecas dos seus cliente-alvo.Porém, há pequenos aspectos que poderão ser melhorados (Gestão Qualidade Total), sendo para tal apresentadas algumas sugestões de melhoria a ter em consideração num futuro próximo.
- Aplicação de Instrumentos de Gestão da PerformancePublication . Branco, Andreia Isabel Jorge; Mourato, Joaquim; Serafim, MiguelO presente estudo visa avaliar se a metodologia Balanced Scorecard tem sido eficaz no auxílio à elaboração do planeamento estratégico do Instituto Politécnico de Portalegre, bem como no controle operacional da instituição. A metodologia de investigação do presente projeto assenta no estudo da situação particular da aplicação do Balanced Scorecard no Instituto Politécnico de Portalegre, sendo que o método de obtenção dos dados para este estudo passou pela realização de entrevistas (às pessoas que fizeram parte da conceção e implementação da metodologia) e questionários (a quem não fez parte da conceção e implementação da metodologia). A formulação das questões teve por base as hipóteses da investigação, com o devido enquadramento bibliográfico para que assim, através das respostas obtidas, fosse possível concluir sobre a rejeição ou não rejeição dessas hipóteses, visando a anulação da subjetividade. O principal resultado alcançado por este estudo demonstrou que a comunicação dos objetivos estratégicos e a inclusão da metodologia na cultura organizacional tem sido uma tarefa difícil. A comunicação dos objetivos e indicadores do Balanced Scorecard tem de ser o primeiro passo para se conseguir o compromisso individual com a estratégia da Instituição. A criação de um conjunto de ações através do plano de remediação, como forma de “atacar” as fragilidades encontradas no sistema, é sem dúvida essencial. O plano de remediação proposto tem por isso, como finalidade, dar mais visibilidade a esta metodologia e aos progressos já alcançados e assenta sobretudo em dois pontos, na apresentação de um plano de comunicação e no reforço do sistema de gestão integrado.
- Aplicação de uma metodologia de Manutenção Lean a um Sistema de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas ResiduaisPublication . Ribeiro, Ricardo Jorge Tomás; Brito, PauloNos dias de hoje, as atividades relacionadas com o abastecimento de água e saneamento, encontram-se em processo de desenvolvimento exponencial, existindo uma profunda mudança de paradigma, no sentido da qualidade, dos processos e do produto bem como a observação de medidas ambientais cada vez mais rigorosas. Dadas as constantes exigências a que se assiste atualmente, o consequente aumento do investimento necessário, é essencial diminuir os gastos inerentes a esta atividade, tornando-a cada vez mais eficiente, fornecendo o melhor produto ao mais baixo preço. Por outro lado, a vertente social inerente ao abastecimento da água torna necessária uma fatura mais baixa o que condiciona uma vez mais a necessidade de diminuir os desperdícios, otimizando a relação gasto/lucro. Uma das áreas essenciais à eficiência é a manutenção dos sistemas, com vista a manter ao máximo o seu tempo de vida útil, diminuindo assim os gastos com equipamentos e infraestrutura. As metodologias de eliminação de desperdício (Lean) ao longo de uma cadeia produtiva vêm sendo cada vez mais adotadas como meio para aumento da qualidade do produto. Sendo uma metodologia cada vez mais explorada, e tendo como base um conceito de melhoria contínua, o Lean é uma ferramenta que tem vindo a sofrer alterações no seu sentido de paradigma, transferindo a visão tradicional de aplicação aos sistemas de produção para uma implementação nas atividades de serviços. Assim, a implementação de uma metodologia Lean que seja particularmente sensível à atividade de manutenção na área de serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, pode constituir-se como uma tarefa inovadora e ao mesmo tempo complexa, no sentido de evidenciar novas formas de manter esta atividade com o mesmo nível de qualidade e quantidade a um custo inferior. No caso particular da implementação da manutenção Lean numa Estação de Tratamento de Águas, a inclusão de ferramentas tais como a Manutenção Autónoma, a Engenharia de Manutenção, o TPM, o mapeamento da cadeia de valor pode permitir uma diminuição dos custos associados de valores superiores a 80% no caso da manutenção corretiva e 50% no caso da manutenção preventiva.
- Aplicação do Balanced scorecard ao serviço de medicina física e de reabilitação da unidade local de saúde do norte alentejanoPublication . Miranda, Rui Miguel Mourato; Mourato, Joaquim; Serafim, MiguelHoje em dia a avaliação está inerente a qualquer actividade. O Balanced Scorecard (BSC) tem vindo a ser um dos instrumentos de gestão e avaliação mais utilizados nos mais diversos tipos de organizações. Essa importância é também constatada pela sua utilização cada vez maior em diversas instituições públicas. Neste pressuposto, este trabalho pretende verificar se a introdução de um instrumento de gestão como o BSC é adequada num Serviço da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, e até que ponto potencia condições de monitorização da performance geral do Serviço, envolvendo os colaboradores no processo. Para concretizar a investigação, efectuou-se uma revisão bibliográfica sobre esta temática orientada para a avaliação da performance e para o sector da saúde e descreveram-se uma série de instrumentos capazes de efectivas medições da performance. Como método de investigação, recorreu-se ao estudo de caso para efectivar a pesquisa, englobando um período de teste que envolveu os colaboradores do Serviço e produziu diversos resultados. No final apresentam-se as conclusões do estudo que relevam a importância do BSC na dinâmica organizacional deste tipo de serviços públicos e o facto de ter sido aplicado com sucesso ao Serviço de Medicina Física e de Reabilitação.
- O aumento das Tributações Autónomas sobre as Viaturas em IRC e o uso de mecanismos de Planeamento Fiscal: A perceção dos Contabilistas CertificadosPublication . Morganho, Catarina; Borrego, Ana ClaraCom este projeto pretende-se conhecer quais são, na perceção dos Contabilistas Certificados, os mecanismos utilizados no contexto empresarial para fazer face às elevadas tributações autónomas sobre viaturas, bem como os conselhos destes profissionais para os seus clientes/empregadores neste contexto. Neste sentido, recolhemos dados através de um questionário online aplicado aos Contabilistas Certificados nos meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018, a partir do qual foram obtidas 202 respostas, as quais revelaram que os conselhos que os inquiridos mais dão aos seus clientes/empregadores, de modo a que consigam diminuir o peso das tributações autónomas sobre viaturas no Imposto sobre o Rendimentos das pessoas Coletivas a pagar, passam, principalmente, pela sua substituição por viaturas menos poluentes, bem como pela tributação das viaturas mais poluentes na esfera dos funcionários; acresce que os inquiridos revelaram que os seus clientes/empregadores os pressionam para minimizar o impacto das tributações autónomas no imposto a pagar. Quanto aos mecanismos efetivamente utilizados no contexto empresarial para mitigar o efeito das tributações autónomas sobre viaturas são, principalmente, a sua alienação aos sócios, sendo posteriormente cobrados kilometros à sociedade, a aquisição de viaturas por valores inferiores aos do mercado, bem como a tributação do uso das viaturas na esfera dos funcionários