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- Lacunas and their interpretations: a contemporary look at the photographic work of Teófilo RegoPublication . AZEVEDO, Inês; MATEUS, Joana; PESTANA, Assunção
- Modelos de supervisão clínica em terapia da fala: estudo da aplicação do modelo continuum de supervisãoPublication . Duarte, Graça; Nogueira, Dália
- Photography, landscape and modern architecture: Januário Godinho, Teófilo Rego and Álvaro Cardoso de Azevedo – The HICA conectionPublication . MOREIRA, César Machado; GRAÇA, Miguel SilvaIn the first half of the 20th century in Portugal, as the result of a policy based on agriculture and on a way of life in which access to more than a bare minimum of goods was denied, the Portuguese Estado Novo, presided over by António de Oliveira Salazar (1889-1970), maintained, until the 1940s, an indefinite stance in relation to industrialization which was reflected in weak management of the nation's hydrological resources and in the late creation of large hydroelectric power stations. It was only in 1945, with the end of World War II, that favourable conditions were created for economic development founded on a basis of industrialization. At that time, due to their importance in bringing electrical power to the country and its consequent industrialization, hydroelectric plants for the production and distribution of electrical power began to be strongly encouraged by the Estado Novo. A meeting between technology and architecture, these large projects introduced significant alterations to the territory of Portugal, bringing substantial modifications to the existing landscape. At locations that were far from the main centres of population, large building projects would be constructed, utilizing an architecture in which integration into the landscape and technology constituted environmental, historical and cultural values of immense interest. The understanding of the importance of propaganda and of the crucial role of image in publicizing the large building projects that were undertaken can be clearly seen in the activities promoted by the Estado Novo. In publications and at major events, photographers and their work came to be a constant presence in public life, recording scenes that appeared to the Portuguese public to be illustrating moments of great national importance. It is these photographs, much more so than the texts of the time, that can reach out to us today and allow us to go back to the past. Photography transports us from real, chronological time to a time of memory that is fixed in the image, replacing the real people and events that have long disappeared, the understanding of which helps us to reconstruct history. The aim of this essay is precisely that of analysing the potential of photography as a tool for the development of new interpretations of the theory, criticism and history of modern architecture, with particular focus on a specific moment at the beginning of the second half of the 20th century during which several hydroelectric plants were built in the north of Portugal, interventions which led to the construction of a variety of new landscapes on national territory.
- A importância da musicoterapia na paralisia cerebral:perceção da equipa multiprofissionalPublication . Ribeiro, Emanuela Aurora NunesEsta dissertação foca quais os benefícios que uma criança com Paralisia Cerebral pode alcançar ao frequentar a Musicoterapia. Neste sentido, a temática-alvo em análise é a paralisia cerebral, debruçando-se no contributo da área da Música no desenvolvimento cognitivo de uma criança com Paralisia Cerebral segundo vários autores e segundo uma equipa multiprofissional. O indivíduo com paralisia cerebral pode ter os seus movimentos afetados bem como a postura que pode ser causada por uma lesão fixa não progressiva que ocorre antes, durante ou depois do nascimento. O dano cerebral numa paralisia não é reversível, produzindo incapacidade física para o resto da vida. A classificação clínica refere a existência de vários tipos de Paralisia Cerebral, tais como: espástica onde o movimento é difícil, atetósica em que o movimento é descontrolado e involuntário e atáxica onde o equilíbrio e a sensibilidade profunda são anormais. Os sintomas variam consoante a área de extensão da lesão, podendo incluir: tiques; perturbação da marcha; espasmos; convulsões e fraco tónus muscular. Para além da motricidade, a Paralisia Cerebral também pode afectar a visão, a audição, a inteligência e a fala. A necessidade de um diagnóstico precoce presenteia-se com o facto de dar início à terapia o mais cedo possível. Em caso de suspeita, deve-se consultar um neurologista pediátrico a fim de determinar a extensão e localização da lesão cerebral, de forma a colocar de parte outras doenças. O tratamento deve circundar uma equipa de profissionais ao nível da saúde: Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Neurologistas, entre outros. A Paralisia Cerebral não tem cura e o objetivo do tratamento médico é ajudar a criança a conseguir uma maior independência possível. Para além disso, este trabalho refere que através da Musicoterapia o indivíduo com paralisia cerebral pode obter uma melhor qualidade de vida. A musicoterapia é uma ciência paramédica que usa a música e todos os seus elementos constituintes com objetivos terapêuticos. O seu objetivo é possibilitar aos pacientes a abertura de canais de comunicação e/ou reabilitação de necessidades emocionais, mentais, sociais, físicas e cognitivas. A musicoterapia trabalha o conjunto de sons de forma a produzir efeitos biológicos e eliminar patologias ou dificuldades. O uso da música e dos seus elementos (melodia, som, ritmo e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, 10 consegue promover mudanças positivas físicas, mentais, sociais e cognitivas numa pessoa, ou num grupo de pessoas, com problemas de saúde ou de comportamento. O musicoterapeuta avalia o estado cognitivo, emocional, físico, comportamental, comunicativo através de respostas dadas pela música. As sessões individuais/grupo, dependem das necessidades de cada indivíduo, abarcando a improvisação musical, a criatividade, a audição, a composição, a discussão, a imaginação e o desempenho através da música. O indivíduo não precisa ter nenhuma habilidade musical para que o seu tratamento seja beneficiado, uma vez que não existe um estilo particular de música que é mais ou menos eficaz que outro. Trata-se da relação e combinação duma terapia (musicoterapia) com a paralisia cerebral com o intuito de melhorar a qualidade de vida destes indivíduos.
- Património - um caminho para a cidadaniaPublication . Silva, Elisabete Libório daO presente estudo corresponde a uma investigação acção baseada na implementação de um conjunto de actividades na área curricular não disciplinar de área projecto, numa turma do 4.º ano de escolaridade. O objectivo da mesma consistiu em potenciar o desenvolvimento de competências cívicas associadas ao desenvolvimento da criatividade e do empreendedorismo. Partiu de um diagnóstico do grupo turma, tendo sido detectados alunos com uma baixa auto-estima, poucas ambições e expectativas, pouco envolvimento e curiosidade pelas actividades escolares; falta de experiências e vivências; ausência de métodos de trabalho e organização; pouca autonomia e criatividade na realização de tarefas, e ainda das debilidades e constrangimentos, apontados pelas análises sociológicas feitas sobre o concelho do Cadaval e seus residentes. As actividades implementadas tiveram como base o progressivo conhecimento de si e do outro e a realização de projectos individuais e comuns. Estas proporcionaram um ambiente rico em estímulos e em desafios, criando oportunidade para valorizar o trabalho individual e de grupo levando os alunos a reconhecer as suas potencialidades, respeitando as suas diferenças e dando-lhes oportunidade para manifestarem a sua criatividade e desenvolver ideias. Assim, através do conhecimento do património local, foi possível promover o desenvolvimento integral do aluno, a capacidade de pensar, de fazer transferência de saberes e de se relacionar positivamente com os outros em sociedade. Através da análise dos resultados e mediante os resultados dos inquéritos efectuados aos alunos e pais e as entrevistas realizadas, concluiu-se que as actividades implementadas permitiram o aumento da autoestima, do conhecimento, favorecendo a motivação intrínseca dos alunos. Estes progrediram no desenvolvimento da autonomia, cooperação e respeito pelo outro, levando à construção de uma identidade própria subjacente à cultura empreendedora.
- A família, a escola e a criança com trissomia 21Publication . Correia, Ricardo Nuno OliveiraPara que as crianças com T21 se sintam incluídas na escola, para desenvolvam a autonomia e a independência para que alcancem uma melhoria na qualidade de vida, é fundamental que se estabeleça com a escola uma relação de colaboração, cooperação e trabalho de equipa. Com o presente estudo, através da revisão de literatura, da análise de um questionário realizado aos professores dos vários níveis de ensino, da análise e discussão dos resultados, pretende-se averiguar se os professores estão conscientes da importância da família para o desenvolvimento da criança com T21. Pretende-se ainda sensibilizar os professores para a importância desta relação entre as duas instituições para que atinjam objetivos comuns, baseando-se na convicção da importância da partilha de responsabilidades.
- A perceção dos professores sobre a importância das TIC na aprendizagem de alunos com trissomia 21Publication . Vunge, SandraA palavra “tecnologia” encontra-se hoje com a mesma difusão de outrora das palavras “democracia e liberdade”. O homem atual não se pode desligar destes significados e significantes tão próximos, embora ainda com uma certa dose de utopia na sua realização. As tecnologias têm tido um crescimento que ultrapassa o que o senso comum a denomina, ou seja, “as máquinas”, e mais simplesmente “os computadores”. Estas tecnologias já ultrapassaram o campo do visível e das ferramentas, são também meios e métodos de intervenção na vida de todos nós. A inclusão social e digital de alunos portadores de necessidades especiais tem sido um grande desafio para os profissionais da educação. Em busca de nos adaptarmos a esta nova realidade, desenvolvemos nossa pesquisa com alunos portadores de necessidades especiais: Trissomia 21. O objetivo da investigação é a perceção dos professores sobre a importância das TIC na aprendizagem de alunos com Trissomia 21.Neste sentido, usamos como estratégia a abordagem Construcionista de ensino que se apropria das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como ferramentas potencializadoras de suas habilidades. No decorrer da pesquisa, verificamos que o computador cria possibilidades iguais a todas as pessoas independentemente de suas limitações. Salientamos que é fundamental que os professores se consciencializem do papel que podem desenvolver enquanto promotores da utilização das novas tecnologias em contexto de aula e com os alunos com NEE, não perdendo de vista o investimento na formação, na área das necessidades educativas, pois segundo Figueira (1993), é necessário que o professor esteja preparado para receber com naturalidade a criança com Trissomia 21 na escola, estimular as suas relações sociais e sua participação em atividades escolares, nos desportos, nas comemorações e em atividades de grupo e individuais. A formação do docente é concebida como um processo contínuo, contemplando uma interligação entre a formação inicial e a formação permanente, e compreendendo a formação inicial como uma “primeira fase de um longo e diferenciado processo de desenvolvimento profissional”. (GARCIA, 1999, p. 27). Assim, a formação inicial não deve fornecer “produtos acabados”, mas deve possibilitar o “aprender a aprender com a experiência” (CANÁRIO, 2001, p.1). 13 É fundamental explorar cada vez mais, o mundo das TIC para benefício de todos, em especial de crianças com NEE. Neste sentido corroboramos a seguinte afirmação: “… o computador tende a ser entendido como a voz, o ouvido, o movimento que a deficiência subtraiu. “O Admirável Mundo Novo” da Informática está cheio de fantásticas promessas” (Rodrigues et al., 1991:112).
- A arte e a expressão plástica em crianças com síndrome de AspergerPublication . Correia, Rita Oliveira FernandesPara que os alunos com Síndrome de Asperger desenvolvam a sua capacidade de comunicar, a sua criatividade e socialização, para que sejam alunos mais autónomos e com melhor qualidade de vida, os professores devem procurar estratégias de intervenção diversificadas e motivadoras. Numa perspetiva de escola inclusiva, para que estes alunos se sintam integrados, ao arte e as atividades de Expressão Plástica são fundamentais para desenvolver essas competências nas crianças com Síndrome de Asperger. Pretende-se sensibilizar os docentes para o recurso à Arte/Expressão Plástica como instrumento de comunicação entre estes alunos e a comunidade educativa.
- Conhecimentos dos professores do ensino regular sobre a perturbação de hiperatividade com défice de atençãoPublication . Rodrigues, Carla Sofia de Sousa Lourenço Batista GonçalvesA Perturbação de Hiperatividade com Défice Atenção (PHDA) é uma perturbação do comportamento que se caracteriza pela hiperatividade, impulsividade e défice de atenção, afetando diversas áreas da vida das crianças e jovens. As crianças com PHDA apresentam défices na aprendizagem, problemas de relacionamento social e dificuldades no cumprimento de regras e normas sociais. As pessoas que lidam com os indivíduos com PHDA também são afetadas, pois estão sujeitas a níveis de stress elevados, em especial, as suas famílias. A utilização de fármacos deixou de ser vista como o único método de intervenção na PHDA, pois os estudos realizados acerca desta perturbação concluíram que a medicação é mais bem-sucedida quando combinada com outros métodos de intervenção (intervenção na escola, acima de tudo), que passam pela atuação de uma equipa multidisciplinar (atuação conjunta de pais, professores e pessoal médico e técnico). Só uma atuação conjunta poderá representar melhorias em todos os aspetos da vida dos jovens com PHDA. O presente estudo pretendeu aferir quais os conhecimentos de estratégias de intervenção por parte dos professores do ensino regular para lidarem com alunos com PHDA, permitindo-nos concluir que os professores, de forma geral, utilizam estratégias adequadas para lidar com os comportamentos disruptivos deste alunos. No entanto, têm ainda de aprender a usá-las de forma adequada a cada situação e de obter formação sobre PHDA, de forma a minimizar as consequências dos comportamentos disruptivos dos jovens que sofrem desta perturbação, pois cada vez mais se reconhece clinicamente que há uma necessidade de intervir junto dos alunos com PHDA, de forma a permitir uma melhor inclusão social e educativa.
- A comunicação organizacional como estratégia de gestãoPublication . Branco, Maria Paula Pimentel Dias Coelho PinhoCom este trabalho pretendo descrever, analisar e problematizar o papel relevante desempenhado pela comunicação numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a sua influência no processo de desenvolvimento do Projeto Educativo, na imagem e projeção da escola, na sua cultura, no seu clima, no aproveitamento e comportamento dos alunos e, também, na articulação entre a escola, as famílias, a comunidade e os parceiros, enquanto organização aprendente. Procuro demonstrar a necessidade que o Professor/Coordenador tem de redefinir-se, de assumir o seu papel natural de educador e também de comunicador, numa clara mudança do tático para o estratégico, ajudando desta forma a repensar o papel da comunicação organizacional nas escolas, tornando mais ágeis os fluxos ascendente e descendente das informações, de modo a incentivar e facilitar a comunicação interpessoal nas equipas, pedra de toque de um ambiente propício às aprendizagens académicas, culturais e sociais. Partindo de um quadro teórico focalizado na comunicação organizacional das escolas e considerando os objetivos propostos para este estudo, optei por realizar uma investigação que privilegiasse a metodologia qualitativa. Assim, numa primeira fase, fiz observações, recolhi e analisei documentos da escola, que me permitiram caraterizar o seu contexto; e, depois, organizei um focus group. As conclusões desta investigação sugerem que a comunicação organizacional e a estratégia de gestão utilizadas na escola influenciaram, decisivamente, os resultados alcançados e que uma aposta nestes recursos pode alavancar a imagem da escola e o papel que desempenha na sociedade da informação e da cidadania. Observei que a escola, apesar de ser legalmente dependente de um agrupamento e da Administração Central, logo, dispondo de margens de autonomia curricular e organizacional limitadas, conseguiu, através da ligação aos novos meios de comunicação, como a Internet, ultrapassar fronteiras territoriais e trazer a si investigadores e académicos para estudarem o seu desempenho; e, ao mesmo tempo que organizou o seu trabalho pedagógico, logrou consolidar a sua identidade e a sua singularidade. Os dados deste estudo, corroborando outras investigações, indiciam que uma comunicação organizacional assertiva, estrategicamente definida e credível, tendo em conta as expectativas dos stakeholders, desempenha um papel preponderante na motivação de professores, alunos, restantes colaboradores/agentes de ensino, comunidade envolvente e demais parceiros, funcionando como um agente de mudança, de melhoria de qualidade e de desenvolvimento, o que permite problematizar os conceitos de comunicação como estratégia da gestão nas escolas do 1.º Ciclo.