Advisor(s)
Abstract(s)
A Perturbação de Hiperatividade com Défice Atenção (PHDA) é uma perturbação do comportamento que se caracteriza pela hiperatividade, impulsividade e défice de atenção, afetando diversas áreas da vida das crianças e jovens. As crianças com PHDA apresentam défices na aprendizagem, problemas de relacionamento social e dificuldades no cumprimento de regras e normas sociais. As pessoas que lidam com os indivíduos com PHDA também são afetadas, pois estão sujeitas a níveis de stress elevados, em especial, as suas famílias.
A utilização de fármacos deixou de ser vista como o único método de intervenção na PHDA, pois os estudos realizados acerca desta perturbação concluíram que a medicação é mais bem-sucedida quando combinada com outros métodos de intervenção (intervenção na escola, acima de tudo), que passam pela atuação de uma equipa multidisciplinar (atuação conjunta de pais, professores e pessoal médico e técnico). Só uma atuação conjunta poderá representar melhorias em todos os aspetos da vida dos jovens com PHDA.
O presente estudo pretendeu aferir quais os conhecimentos de estratégias de intervenção por parte dos professores do ensino regular para lidarem com alunos com PHDA, permitindo-nos concluir que os professores, de forma geral, utilizam estratégias adequadas para lidar com os comportamentos disruptivos deste alunos. No entanto, têm ainda de aprender a usá-las de forma adequada a cada situação e de obter formação sobre PHDA, de forma a minimizar as consequências dos comportamentos disruptivos dos jovens que sofrem desta perturbação, pois cada vez mais se reconhece clinicamente que há uma necessidade de intervir junto dos alunos com PHDA, de forma a permitir uma melhor inclusão social e educativa.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Hiperatividade Dificuldade de aprendizagem