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Advisor(s)
Abstract(s)
Com este trabalho pretendo descrever, analisar e problematizar o papel relevante
desempenhado pela comunicação numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a sua
influência no processo de desenvolvimento do Projeto Educativo, na imagem e projeção da
escola, na sua cultura, no seu clima, no aproveitamento e comportamento dos alunos e,
também, na articulação entre a escola, as famílias, a comunidade e os parceiros, enquanto
organização aprendente.
Procuro demonstrar a necessidade que o Professor/Coordenador tem de redefinir-se,
de assumir o seu papel natural de educador e também de comunicador, numa clara
mudança do tático para o estratégico, ajudando desta forma a repensar o papel da
comunicação organizacional nas escolas, tornando mais ágeis os fluxos ascendente e
descendente das informações, de modo a incentivar e facilitar a comunicação interpessoal
nas equipas, pedra de toque de um ambiente propício às aprendizagens académicas,
culturais e sociais.
Partindo de um quadro teórico focalizado na comunicação organizacional das escolas
e considerando os objetivos propostos para este estudo, optei por realizar uma investigação
que privilegiasse a metodologia qualitativa. Assim, numa primeira fase, fiz observações,
recolhi e analisei documentos da escola, que me permitiram caraterizar o seu contexto; e,
depois, organizei um focus group.
As conclusões desta investigação sugerem que a comunicação organizacional e a
estratégia de gestão utilizadas na escola influenciaram, decisivamente, os resultados
alcançados e que uma aposta nestes recursos pode alavancar a imagem da escola e o
papel que desempenha na sociedade da informação e da cidadania.
Observei que a escola, apesar de ser legalmente dependente de um agrupamento e
da Administração Central, logo, dispondo de margens de autonomia curricular e
organizacional limitadas, conseguiu, através da ligação aos novos meios de comunicação,
como a Internet, ultrapassar fronteiras territoriais e trazer a si investigadores e académicos
para estudarem o seu desempenho; e, ao mesmo tempo que organizou o seu trabalho
pedagógico, logrou consolidar a sua identidade e a sua singularidade.
Os dados deste estudo, corroborando outras investigações, indiciam que uma
comunicação organizacional assertiva, estrategicamente definida e credível, tendo em conta
as expectativas dos stakeholders, desempenha um papel preponderante na motivação de
professores, alunos, restantes colaboradores/agentes de ensino, comunidade envolvente e
demais parceiros, funcionando como um agente de mudança, de melhoria de qualidade e de
desenvolvimento, o que permite problematizar os conceitos de comunicação como
estratégia da gestão nas escolas do 1.º Ciclo.
Description
Keywords
Ensino básico 1º ciclo Organização escolar Comunicação