Repository logo
 
Publication

A comunicação organizacional como estratégia de gestão

dc.contributor.authorBranco, Maria Paula Pimentel Dias Coelho Pinho
dc.date.accessioned2013-04-30T10:19:22Z
dc.date.available2013-04-30T10:19:22Z
dc.date.issued2013-03
dc.description.abstractCom este trabalho pretendo descrever, analisar e problematizar o papel relevante desempenhado pela comunicação numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a sua influência no processo de desenvolvimento do Projeto Educativo, na imagem e projeção da escola, na sua cultura, no seu clima, no aproveitamento e comportamento dos alunos e, também, na articulação entre a escola, as famílias, a comunidade e os parceiros, enquanto organização aprendente. Procuro demonstrar a necessidade que o Professor/Coordenador tem de redefinir-se, de assumir o seu papel natural de educador e também de comunicador, numa clara mudança do tático para o estratégico, ajudando desta forma a repensar o papel da comunicação organizacional nas escolas, tornando mais ágeis os fluxos ascendente e descendente das informações, de modo a incentivar e facilitar a comunicação interpessoal nas equipas, pedra de toque de um ambiente propício às aprendizagens académicas, culturais e sociais. Partindo de um quadro teórico focalizado na comunicação organizacional das escolas e considerando os objetivos propostos para este estudo, optei por realizar uma investigação que privilegiasse a metodologia qualitativa. Assim, numa primeira fase, fiz observações, recolhi e analisei documentos da escola, que me permitiram caraterizar o seu contexto; e, depois, organizei um focus group. As conclusões desta investigação sugerem que a comunicação organizacional e a estratégia de gestão utilizadas na escola influenciaram, decisivamente, os resultados alcançados e que uma aposta nestes recursos pode alavancar a imagem da escola e o papel que desempenha na sociedade da informação e da cidadania. Observei que a escola, apesar de ser legalmente dependente de um agrupamento e da Administração Central, logo, dispondo de margens de autonomia curricular e organizacional limitadas, conseguiu, através da ligação aos novos meios de comunicação, como a Internet, ultrapassar fronteiras territoriais e trazer a si investigadores e académicos para estudarem o seu desempenho; e, ao mesmo tempo que organizou o seu trabalho pedagógico, logrou consolidar a sua identidade e a sua singularidade. Os dados deste estudo, corroborando outras investigações, indiciam que uma comunicação organizacional assertiva, estrategicamente definida e credível, tendo em conta as expectativas dos stakeholders, desempenha um papel preponderante na motivação de professores, alunos, restantes colaboradores/agentes de ensino, comunidade envolvente e demais parceiros, funcionando como um agente de mudança, de melhoria de qualidade e de desenvolvimento, o que permite problematizar os conceitos de comunicação como estratégia da gestão nas escolas do 1.º Ciclo.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4009
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopor
dc.subjectOrganização escolarpor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.titleA comunicação organizacional como estratégia de gestãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório - M.ª Paula Branco.pdf
Size:
8.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: