Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-07"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Análise da percepção do consumidor em relação aos canais de compra onlinePublication . Oliveira, Beatriz; Marques, Gastão; Arruda, DyegoOs consumidores da era digital são seres engajados que além de promover discussões, estimulam tendências e otimizam processos na busca pelas melhores experiências nos canais de compra do ambiente online. De uma forma geral, cada consumidor, além de apresentar características próprias que o tornam único num processo de decisão de compra, contribui com perspectivas que se relacionam à variáveis e elementos externos ao complexo sistema de compras, promovendo transformações que norteiam a percepção que o usuário cria em relação a um produto, serviço ou a uma marca. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo geral compreender como os canais de compra digitais são percebidos por diferentes perfis de consumidores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, com a condução de 15 entrevistas em profundidade com consumidores de diferentes perfis sociodemográficos residentes no Brasil, Estados Unidos e Portugal. As entrevistas ocorreram a partir de um roteiro de entrevistas elaborado com questões norteadoras. Vale dizer que as interações foram gravadas, transcritas e analisadas a partir de técnicas de análise de conteúdo. Em suma, nesse processo observou-se que os consumidores interagem com a internet promovendo múltiplas interações, interessantes trocas e o compartilhamento contínuo de dados e informações. Ademais, destaca-se o uso das redes sociais e os streamings como plataformas dinâmicas e interativas que os consumidores interagem frequentemente e criam elos significativos ao seu processo de compra. Por fim, quanto à percepção de compra dos consumidores, expressa-se a compreensão dos usuários a partir dos estímulos sensoriais que intensificam suas necessidades e interesses, as percepções de preço, promoção, qualidade, conveniência e segurança e confiança representam estruturas de valor para o processo de compra, assim como as análises da percepção dos consumidores no contexto da pandemia do Covid – 19. Em resumo, a principal suposição desse estudo é lançar luz sobre aspectos relacionados à percepção do consumidor sobre os canais de compra online, perspectiva essa tão atual perante a Pandemia do COVID-19 (SARS-CoV-2) que trouxe novas compreensões do cotidiano para as pessoas.
- Marketing Relacional no setor JoalheiroPublication . Silva, Pedro; Gonçalves, MárciaNo seguinte relatório é analisada a influência que o marketing relacional pode ter nos resultados de uma pequena empresa do setor joalheiro. São propostos os seguintes objetivos: a compreensão de como a relação com os clientes, fornecedores e parceiros afeta uma empresa como também que ações de marketing relacional podem promover uma melhor relação com os intervenientes. Após a realização de uma análise interna e de uma análise externa, foi também realizada uma análise qualitativa de dados referentes aos dados primários obtidos através de uma entrevista ao Diretor da empresa Dias de Oliveira, LDA. onde foi realizado o estágio profissional. Por fim, concluiu-se que o sucesso e crescimento da notoriedade de uma empresa está diretamente relacionado com as relações estabelecidas com os parceiros, clientes e fornecedores da mesma e que é relevante a exploração de estratégias de marketing relacional baseadas na proximidade para promover a evolução da notoriedade da marca e do posicionamento da mesma na mente dos consumidores.
- Um novo paradigma de design no contexto das alterações climáticasPublication . Rodrigues, Nídia; Loyens, DirkO design é uma prática que permite o vislumbre de algo ainda antes de esse ‘algo’ ser coisa concreta, material e estabelecida. Por essa razão, este pode ser uma mais-valia na construção de um mundo mais desejável, onde os desenhos das transformações que precisam de ocorrer criam espaço para a sua discussão e, consequentemente, para a sua implementação de maneira mais sustentável, justa e inclusiva. Sendo os tempos em que se vive, tempos de crise, esta pode ser a maior vantagem da humanidade para prevenir a sua autoextinção e florescer. O Antropoceno fez vingar um estado geral de alienação e precariedade a vários níveis. O planeta implora por mudança. Os sistemas pelos quais nos guiámos estão esgotados, e, obrigam à direção de esforços para a criação de novos: um novo entendimento de globalização, uma nova economia, uma nova noção de crescimento, um novo senso de comunidade, uma nova relação com os ecossistemas, etc. - um novo movimento. Com base nisto, esta dissertação ambiciona perceber qual poderá ser o papel do design no planeamento de presentes e futuros alternativos, analisando como este pode promover a criação de produtos e serviços socioeconómicos, políticos e culturais que nos façam consciencializar e tomar verdadeiramente uma atitude concordante com a magnitude das alterações climáticas na década do tudo ou nada.
- Práticas de Gestão de Recursos Humanos no Grupo Megasa-Siderurgia NacionalPublication . Gomes, Rita Luzia Emauz Coelho; Machado, Artur RochaO presente relatório foi desenvolvido através da realização do estágio curricular na empresa Grupo MEGASA – Siderurgia Nacional do Seixal, no departamento de Recursos Humanos, com a finalidade de obter o grau de mestre em Gestão e Estratégia Empresarial, pela Universidade Europeia. As atividades desenvolvidas durante o período de estágio focaram-se principalmente nas PGRH, nomeadamente o recrutamento & seleção, acolhimento/integração e formação. Este relatório encontra-se dividido em vários capítulos, sendo que os mais relevantes dizem respeito à revisão da literatura, onde foram abordados autores de referência sobre as PGRH, apresentação da organização e atividades desempenhadas pela estagiária. Após a experiência do estágio, foi elaborado um balanço crítico através da análise SWOT e uma proposta de melhoria sobre a prática da formação, gestão de empresas externas.
- Europcar Services Unipessoal LDA: Departamento de General AccountingPublication . Cujba, Maria; Marques, GabrielaO presente relatório pretende descrever o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão de Turismo e Hotelaria da Universidade Europeia, sendo o resultado de um estágio curricular realizado no departamento de General Accounting representando o país Alemanha, na empresa Europcar Services Unipessoal LDA, em Lisboa. Este teve a duração de 296 horas e, devido à situação da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), foi maioritariamente realizado em contexto de teletrabalho. O estágio teve como objetivo a integração no departamento de contabilidade de uma empresa internacional, líder no mercado renta- car europeu. Durante o estágio foram adquiridos conhecimentos teóricos e práticos sobre a contabilidade comercial e contabilidade bancária, tal como conhecimentos sobre os softwares utilizados no mercado rent-a-car e o programa de contabilidade Oracle Financials. Desenvolveram-se atividades inerentes a um departamento de contabilidade, nomeadamente, reconciliações bancárias, preparação dos extratos bancário para lançamento na contabilidade, processamento de lançamentos bancários na contabilidade, entre outras atividades que passarão a ser descritas no presente relatório. No que diz respeito à metodologia utilizada para a criação do relatório, foram utilizados dados secundários e a observação participante, sendo posteriormente efetuada uma análise de concorrência, análise SWOT e uma análise de correlações da Matriz SWOT do Grupo Europcar. Concluiu-se que apesar de existir uma forte concorrência no mercado rent-a-car, a Europcar consegue distinguir-se dos seus competidores através de um grande investimento em tecnologias, produtos inovadores e diferenciadores, conseguindo assim cobrir os principais níveis do mercado desta indústria e ocupar uma posição única e central no ecossistema da mobilidade. Por fim, apesar de a empresa Europcar Services Unipessoal Lda apresentar uma excelente organização de trabalho, conseguiu-se encontrar algumas lacunas nos procedimentos implementados na entidade, apresentando-se posteriormente uma proposta de valor com algumas sugestões de melhoria considerados pertinentes para um melhor funcionamento das atividades exercidas no departamento de General Accounting da empresa.
- O impacto das rotinas na construção das aprendizagens nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Márcia Vanessa de Jesus Cunha
- Gestão Administrativa dos Recursos Humanos na empresa PURATOS, S.A.Publication . Alves, Soraia Filipa Nunes; Machado, Artur RochaO presente relatório que decorreu em circunstâncias adversas tem como objetivo demonstrar a importância da Gestão de Recursos Humanos nos dias de hoje como também num futuro próximo, bem como a sua evolução e implementação de algumas das suas práticas, tais como: a Gestão das Retribuições (políticas salariais), Gestão da Formação Profissional e Descrição e Análise de Funções. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi pesquisa bibliográfica através de artigos científicos, revistas e livros. Após várias pesquisas sobre os conceitos, teorias e abordagens dos Recursos Humanos, verifica-se que a Gestão de Recursos Humanos bem como os seus próprios gestores são fundamentais para qualquer organização, pois têm como responsabilidades: preparar estratégias tendo sempre em consideração os objetivos organizacionais, implementar corretamente todas as políticas dos RH, desenvolver e manter uma boa qualidade de vida profissional como também pessoal, ajudar a organização a atingir os objetivos inicialmente traçados e, ainda, proporcionar formações profissionais de forma a haver pessoas preparadas e motivadas para responderem tanto à competitividade como às necessidades organizacionais. Nos últimos anos as empresas dão um maior enfâse à gestão de competências que têm como finalidade incentivar os seus colaboradores a realizarem ações de formação profissional. Consequentemente, as organizações atingem um melhor relacionamento entre os gestores com os próprios trabalhadores e alcançam um melhor desempenho organizacional, uma vez que nos dias de hoje dão uma maior importância às pessoas. De facto, as qualificações das pessoas são o principal fator de competitividade e diferenciação das organizações no mercado de trabalho global, uma vez que é através das suas atitudes, competências, habilidades e através do seu grau de envolvimento com a própria empresa que existe o sucesso organizacional. Contudo, e tal como será explicado neste relatório, não se pode esquecer que as pessoas só darão o seu máximo quando são valorizadas e, consequentemente, recompensadas – a isto se dá o nome de sistemas de remuneração. O principal objetivo deste sistema é tentar reforçar a motivação dos trabalhadores e a sua identificação com o negócio da organização.
- O lúdico como instrumento pedagógico nos processos de aprendizagem dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Susana Maria de Matos Nogueira
- A influência do nível socioeconómico nas aprendizagens dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Cláudia Filipa Nunes Ribeiro
- Ensinar e aprender a escrita: o desafio da (auto)correção ortográfica no 1.º CEBPublication . Telma Patrícia Passos da Costa