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- A pluralidade da intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica: no cuidar da pessoa em situação críticaPublication . Costa de Goís, Letícia; Pimenta, NoéliaO presente relatório de estágio integra-se no âmbito do IV Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, para a aquisição do grau académico de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica e tem como objetivos evidenciar, a aquisição e desenvolvimento de competências comuns do Enfermeiro Especialista, de acordo com o Regulamento nº 140/2019 e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica à pessoa em situação crítica, de acordo com o Regulamento nº 429/2018, bem como as competências de mestria. A minha prática clínica especializada neste mestrado, iniciou-se com o estágio I - Urgência, que decorreu no Serviço de Urgência de Machico, seguindo-se do estágio II - Cuidados Intensivos, no Serviço de Medicina Intensiva, na Unidade de Tratamento Intensivo Coronário e na Unidade de Cuidados Intensivos Cardiotorácicos do Hospital Dr. Nélio Mendonça e, por fim, o estágio III - Opção, decorreu no Serviço de Emergência Médica Regional, sendo realizado predominantemente na Equipa Médica de Intervenção Rápida e na Linha do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, tendo sempre que possível também acompanhado o Serviço de Triagem e Aconselhamento Telefónico do Centro Integrado de Comunicações. Os diversos contextos da prática clínica especializada denotam a ampla intervenção da atuação do Enfermeiro Especialista nesta área, no que diz respeito ao Cuidar da pessoa em situação crítica, desde o contexto pré-hospitalar, de uma urgência básica à polivalente e em cuidados intensivos desde uma unidade monovalente a uma unidade polivalente, demonstrando a pluralidade da minha intervenção no cuidar. Este relatório patenteia então o meu desenvolvimento de competências, especificamente no cuidar da pessoa, família/cuidadores a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica; no dinamizar a resposta em situações de emergência, exceção e catástrofe e no maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção e de resistência a Antimicrobianos. No que diz respeito à metodologia utilizada, foi predominantemente descritiva analítica e reflexiva da ação.
- O Acesso à Profissão de Contabilista CertificadoPublication . Curião, Maria de Fátima; Borrego, Ana; Tavares, NunoEste projeto trata-se de um estudo de caso, que tem como objetivo principal identificar o nível de (in)sucesso no exame de acesso à profissão de Contabilista Certificado. A população-alvo são os licenciados em Gestão – Ramo de Contabilidade, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Portalegre, dos anos 2014/2015 a 2018/2019. Trata-se de um estudo com recolha de dados por questionário on-line, o qual esteve ativo durante, aproximadamente, 4 meses (entre o dia 7 de julho de 2020 e o dia 31 de outubro de 2020). Da aplicação do questionário ao público-alvo foi possível obter 44 respostas. Do tratamento dos dados obtidos verificou-se que: a maioria dos inquiridos (54,6%) já é membro da Ordem dos Contabilistas Certificados. Entre os que não obtiveram sucesso no exame, 35,7% pretende voltar a tentar obter aprovação, mas igual percentagem já desistiu de se propor ao exame. Em relação aqueles que conseguiram ter acesso à profissão de contabilista certificado, conclui-se que 35,1% realizou exame apenas uma vez, mas a mesma percentagem só conseguiu obter sucesso à segunda tentativa. Em relação à utilidade dos cursos de preparação, cerca de 65,4% % dos inquiridos consideram que são muito úteis ou de extrema utilidade. Em relação às variáveis que influenciam o (in)sucesso dos inquiridos no exame de acesso à Ordem dos Contabilistas Certificados, foi construído um modelo com capacidade de explicar 61,7% desse (in)sucesso do público-alvo em estudo: assim, o seu sucesso está positivamente relacionado com a frequência dos cursos de preparação para o exame e o nível de preparação nas matérias de contabilidade de gestão. Já o mesmo não se aplica ao número de vezes que se propuseram a exame, no qual a probabilidade de vir a ter aprovação diminui com o aumento do número de vezes que se propõem. No entanto, não se detetou influência estatística significativa, na aprovação dos inquiridos ao exame de acesso à Ordem dos Contabilistas Certificados, da idade, género e regime de frequência de curso