ISPG - Instituto Superior Politécnico Gaya
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O Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya) é uma instituição de ensino superior privado criada em 1990 pela Cooperativa de Ensino Politécnico (CEP) e com sede em Vila Nova de Gaia.
A instituição é constituída por três escolas superiores:
- Escola Superior de Desenvolvimento Social e Comunitário
- Escola Superior de Ciência e Tecnologia
- Escola Superior de Educação de Santa Maria (escola integrada em 2010)
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- ACESSO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PROFESSORES NA PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURAPublication . Caldas, Calila Mireia; Silva, JoilsonA partir de uma revisão integrativa da literatura, esta pesquisa propõe analisar produções científicas que evidenciem a utilização dos recursos tecnológicos pelos professores, durante a pandemia da COVID-19. A busca em base de dados compreendeu o período de janeiro a dezembro de 2020. Os termos inseridos foram: “Professor AND redes sociais AND COVID-19”. Os principais resultados mostraram que o uso dos recursos tecnológicos melhoram a compreensão conceitual do aluno, aprimora a interação entre aluno/professor, apresenta soluções colaborativas rápidas, facilita o processo de ensino-aprendizagem; por outro lado, requer do professor habilidades técnicas para utilização dos recursos digitais, mas não houve tempo hábil para capacitação; assim, os professores apresentaram adoecimento psíquico, sendo o apoio social um recurso de enfrentamento possível ao professor.
- ACOLHIMENTO E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS NO PROGRAMA PEC-G: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIORPublication . Feitosa, Ligia; Lima Hostensky, Elka; Santos Dias, DardielleEste artigo explora como o princípio educativo do acolhimento pode beneficiar as trajetórias acadêmicas de estudantes internacionais no Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) no Brasil. O estudo revisou sete artigos científicos nacionais sobre o acolhimento e experiências de estudantes do PEC-G, revelando desafios como inconsistências de políticas e iniciativas, preconceito, racismo e perda de identidade cultural. O artigo sugere que a psicologia pode contribuir para fortalecer os vínculos da comunidade universitária e apoiar a transição dos estudantes em um novo ambiente acadêmico e cultural. Ao promover uma comunidade acadêmica inclusiva e solidária, o princípio do acolhimento pode ajudar os estudantes internacionais a prosperarem em seus estudos e fomentar interações positivas entre culturas diferentes no ensino superior.
- ADOLESCÊNCIA E USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO E COMPETÊNCIA SOCIALPublication . Barbosa, Orlando; Ribeiro, Maria; Ribeiro, Joaquim; Diniz, Cleisiane; Perdomo, Selma; Meleiro, MariaO uso de substâncias psicoativas por adolescentes é um problema de saúde pública no mundo. O objetivo deste estudo foi identificar comportamento e competência social presentes nos adolescentes, caracterizados como fatores de risco para uso de substâncias psicoativas. Método: Estudo quantitativo, epidemiológico, transversal, descritivo, com 280 adolescentes de 11 a 15 anos. Utilizou-se o instrumento Drug Use Screening Inventory nas variáveis: uso de substâncias psicoativas, comportamento e competência social. Os comportamentos evidenciados foram: teimosia, desconfiança, aborrecimento fácil e timidez. Relativo à competência social, evidenciou-se mudançade humor, pouca preocupação com suas ações e prejuízos a outras pessoas, desconforto diante de elogios. Conclusão: Características comportamentais e déficts nas habilidades sociais encontradas nos adolescentes, foram considerados fatores de risco para o uso de drogas.
- ADOLESCÊNCIA E USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO E COMPETÊNCIA SOCIALPublication . Barbosa, Orlando; Ribeiro, Maria; Ribeiro, Joaquim; Diniz, Cleisiane; Perdomo, Selma; Meleiro, MariaO uso de substâncias psicoativas por adolescentes é um problema de saúde pública no mundo. O objetivo deste estudo foi identificar comportamento e competência social presentes nos adolescentes, caracterizados como fatores de risco para uso de substâncias psicoativas. Método: Estudo quantitativo, epidemiológico, transversal, descritivo, com 280 adolescentes de 11 a 15 anos. Utilizou-se o instrumento Drug Use Screening Inventory nas variáveis: uso de substâncias psicoativas, comportamento e competência social. Os comportamentos evidenciados foram: teimosia, desconfiança, aborrecimento fácil e timidez. Relativo à competência social, evidenciou-se mudança de humor, pouca preocupação com suas ações e prejuízos a outras pessoas, desconforto diante de elogios. Conclusão: Características comportamentais e déficts nas habilidades sociais encontradas nos adolescentes, foram considerados fatores de risco para o uso de drogas.
- AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO: ACOLHIMENTO E CUIDADO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICAPublication . Alves, Eduardo; Thurow, CharleneEste artigo apresenta uma reflexão sobre a desigualdade social histórica do país e seu impacto nos processos de ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. Além disso, versa sobre as contribuições de Henri Wallon em contextos educativos e a valorização da afetividade nos cenários educativos. Nesse sentido, apresenta os resultados das estratégias pedagógicas de cuidado e atenção elaboradas para acolher às manifestações afetivas dos alunos que participam de um projeto social de educação através do esporte. Por fim, faz uma leitura teórica desses resultados a partir dos pressupostos da Gestalt-Terapia sobre a dimensão da humanidade na relação entre aluno e educador, refletindo sobre a necessidade de garantia de espaços de escuta acolhedores para sentimentos e sofrimentos dos estudantes.
- APAGANDO INCÊNDIOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: ATUAÇÃO E VÍNCULOS ORGANIZACIONAIS DAS EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19Publication . Araújo Sousa, Silvana Teixeira; Belo, Raquel PereiraTrata-se de um estudo qualitativo que investigou a qualidade do vínculo organizacional nas práticas das equipes multiprofissionais das escolas públicas, no contexto da pandemia da COVID 19. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada junto a três equipes multiprofissionais de uma cidade do Nordeste brasileiro. Baseando-se no método da análise de conteúdo, os resultados apontam que problemas de condições laborais interferem na satisfação para metade das profissionais de duas equipes. O comprometimento é associado ao compromisso ético e social e sinaliza-se indícios de entrincheiramento e consentimento. Em relação à pandemia, esta agravou a sobrecarga de trabalho, mas trouxe maior visibilidade para importância das equipes nas escolas.
- APAGANDO INCÊNDIOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: ATUAÇÃO E VÍNCULOS ORGANIZACIONAIS DAS EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19.Publication . Sousa, Sivana Teixeira; Belo, Raquel PereiraTrata-se de um estudo qualitativo que investigou a qualidade do vínculo organizacional nas práticas das equipes multiprofissionais das escolas públicas, no contexto da pandemia da COVID 19. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada junto a três equipes multiprofissionais de uma cidade do Nordeste brasileiro. Baseando-se no método da análise de conteúdo, os resultados apontam que problemas de condições laborais interferem na satisfação para metade das profissionais de duas equipes. O comprometimento é associado ao compromisso ético e social e sinaliza-se indícios de entrincheiramento e consentimento. Em relação à pandemia, esta agravou a sobrecarga de trabalho, mas trouxe maior visibilidade para importância das equipes nas escolas.
- APRENDIZAGEM ESCOLAR, INFÂNCIA E NATUREZA: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR MÃES E PAIS DE CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTILPublication . Avelino, Thaís; NEGREIROS, FAUSTONEste estudo buscou investigar os sentidos atribuídos por mães e pais de crianças acerca da aprendizagem escolar em contato com a natureza de uma escola de Educação Infantil piauiense. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis participantes, com questões norteadoras que versaram sobre a aprendizagem, contato com a natureza, experiências educativas ao ar livre. A análise de dados foi realizada sob a Psicologia Histórico-Cultural, visando apreender a processualidade do fenômeno. Os resultados se desdobraram em unidades de análise que elucidam as potencialidades do contato entre a criança e natureza na constituição da aprendizagem escolar. Também emergiram concepções de natureza, a partir dos sentidos atribuídos pelas participantes. Espera-se fomentar reflexões e ações que favoreçam a aproximação entre a criança, escola e natureza.
- ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE UM ESTUDO DE CASOPublication . Costa, Layse Pereira; Barbosa, Adriana de AndradeEste trabalho expõe as características e delineamento das ações avaliativas e interventivas realizadas no assessoramento psicopedagógico de uma estudante encaminhada para o Centro de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (CAPpE) com a suspeita de Dislexia. O atendimento ocorreu de forma online, em sessões semanais de 1 hora de duração cada. Dentre as ações realizadas, destacam-se: estímulo às habilidades de leitura, exposição a técnicas de estudo, exercícios de autoavaliação, atividades com rimas, tarefas de nomeação automática rápida e encaminhamento para outros profissionais. Após a intervenção, a aprendente apresentou: uso das estratégias, aumento da motivação e autonomia para os estudos, melhora no rendimento acadêmico e nas relações sociais. Acredita-se que a atuação psicopedagógica tenha sido significativa e contribua para as discussões na área.