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- REFLEXÕES SOBRE ENVOLVIMENTO PATERNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURAPublication . dos santos, Carine Valéria Mendes; Marcelino Da Silva, Janicleide; Nayara de Faria, Jeanine; Efigênio dos Santos, Joice Beatriz; Da Silva Teixeira, Marielle Giovanna; Santos Batista, Naricla MarianaConsiderando a importância do pai para o desempenho educacional, objetivou-se discutir sobre as articulações entre paternidades e Educação Infantil no Brasil. Empreendeu-se, assim, uma revisão narrativa na área da Psicologia, em busca de publicações sobre o tema entre 2010 e 2021. Os dados foram divididos destacando aspectos quantitativos (ano, método, abordagem teórica e localidade) e qualitativos (duas categorias temáticas): as influências paternas no desempenho acadêmico na educação infantil e Desafios para a paternidade na interação entre família e escola. Constatou-se escassez de produção científica sobre o tema, reflexo de um cenário de exclusão paterna naturalizada na educação de crianças. Portanto, buscou-se, principalmente, problematizar lacunas passíveis de investigações e destacar a invisibilização da presença paterna no contexto da Educação Infantil.
- ACOLHIMENTO E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS NO PROGRAMA PEC-G: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIORPublication . Feitosa, Ligia; Lima Hostensky, Elka; Santos Dias, DardielleEste artigo explora como o princípio educativo do acolhimento pode beneficiar as trajetórias acadêmicas de estudantes internacionais no Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) no Brasil. O estudo revisou sete artigos científicos nacionais sobre o acolhimento e experiências de estudantes do PEC-G, revelando desafios como inconsistências de políticas e iniciativas, preconceito, racismo e perda de identidade cultural. O artigo sugere que a psicologia pode contribuir para fortalecer os vínculos da comunidade universitária e apoiar a transição dos estudantes em um novo ambiente acadêmico e cultural. Ao promover uma comunidade acadêmica inclusiva e solidária, o princípio do acolhimento pode ajudar os estudantes internacionais a prosperarem em seus estudos e fomentar interações positivas entre culturas diferentes no ensino superior.
- CRIATIVIDADE SEM EQUÍVOCOS NUMA EDUCAÇÃO RESPONSÁVEL: DO SENSO COMUM À PALAVRA DE PROFISSIONAIS CRIATIVOSPublication . Morais, M. F.Permanecem, na atualidade, crenças erradas – mitos – acerca de criatividade. Tais crenças têm consequências negativas no desenvolvimento de competências criativas, nomeadamente na educação. Discutem-se neste artigo os principais mitos. Para este objetivo, recorre-se não só à literatura, mas a expressões recolhidas junto de indivíduos sem formação no tema (expressões reforçadoras dos mitos) e de profissionais inovadores (expressões questionadoras dos mitos). Discute-se ainda a responsabilização que erradicar tais crenças implica nos educadores.
- EFEITOS DA DICOTOMIA SOCIAL ENTRE O PENSAR E O AGIR SOBRE ÍNDICES DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIAPublication . Silva Da Silva, Rosiana; Araújo Darwich, RosângelaO alto número de adolescentes grávidas no Brasil indica contradições na concretização de valores compartilhados. Analisar impactos da dicotomia social entre pensar e agir sobre mulheres de três faixas etárias diferentes, que engravidaram na adolescência. No segundo ano da pandemia de Covid-19, quinze participantes responderam a uma entrevista online e foram divididas em três grupos. Por meio da utilização de metodologia de análise de conteúdo, três categorias de análise foram criadas. Verbalizações semelhantes estre mulheres de diferentes gerações refletem a perpetuação de um ciclo de desinformações. Novas políticas públicas e espaços saudáveis de diálogo poderiam combater a situação de vulnerabilidade na adolescência e favorecer a vivência plena dessa fase fundamental da existência.
- TÃO PERTO, TÃO LONGE: UM QUADRO DA PRODUÇÃO ACADÉMICA BRASILEIRA SOBRE CRIATIVIDADE NAS ÁREAS DAS ARTES VISUAIS, ARQUITETURA E DESIGNPublication . Pontual, RenatoA despeito da crescente produção científica envolvendo o fenómeno da Criatividade, a produção académica em torno do tema tem se mostrado restrita a um universo ainda limitado a determinadas áreas. Devemos, indubitavelmente, reconhecer a maciça contribuição da área da Psicologia para a construção do conhecimento sobre Criatividade e seus processos. No entanto, no Brasil, áreas como Artes Visuais, Arquitetura e Design (AVArDes), claramente ligadas à Criatividade, têm, aparentemente, apresentado uma produção tímida no que se refere a construção de conhecimento científico acerca do tema. Foram feitas buscas nos conteúdos dos currículos de graduação e pós-graduação em 3 destacadas universidades brasileiras, a fim de identificar a oferta de conteúdos ligados à criatividade nos cursos das AVArDes, bem como nas Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação do Brasil para estas áreas. Na plataforma SciELO.org, buscamos os artigos referentes ao tema, publicados no Brasil nos últimos 10 anos. Por meio de entrevistas episódicas realizadas com 22 docentes foram identificados e comentados 5 fatores que exercem influência para a baixa produção académica sobre criatividade das AVArDes.
- PRÁTICAS PARENTAIS E O MATERIALISMO DOS FILHOSPublication . Rodrigues Sena, Alexandre; Pessôa, Luciana Fontes; Lins, Samuel; Sena, Isabela
- DESAFIOS DO ENVELHECIMENTO: AGEÍSMO E SEUS EFEITOS NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS - UMA REVISÃO DA LITERATURAPublication . Gomes Santos, Carolaine; Mizevski, GesineO ageísmo tem ganhado destaque ao longo das décadas e tornou-se um desafio significativo em uma era de envelhecimento demográfico. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o fenômeno do ageísmo e os possíveis impactos nas relações, saúde e nos mais variados contextos do envelhecimento. Os dados foram coletados nas bases de dados Lilacs, CAPES e Scielo, utilizando o cruzamento de palavras-chave “Ageísmo”, “Preconceito”, “Idade” e “Envelhecimento”. A amostra final foi composta por 6 artigos. Por fim, destacaram-se fatores associados ao ageísmo e suas consequências, abrangendo conhecimento prévio sobre o ageísmo, determinantes sociais e vulnerabilidades, diferenças intergeracionais, direitos básicos, práticas ageístas, resultados e prejuízos e sentimentos negativos.
- Defining a competency framework for health and social professionals to promote healthy ageing throughout the lifespan: an international Delphi studyPublication . Rodríguez-Monforte, Míriam; Fernández-Jané, Carles; Bracha, Marietta; Bartoszewska, Adrianna; Kozakiewicz, Mariusz; Leclerc, Mariel; Nimani, Endrit; Soanvaara, Pauliina; Jarvinen, Sari; Sherpenseel, Meike van; Valde, Miriam van der; Alves Lopes, António; Handgraaf, Marietta; Grüneberg, Christian; Carrillo-Alvarez, ElenaAbstract Purpose: The promotion of healthy ageing has become a priority in most parts of the world, and it should be promoted at all ages. However, baseline training of health and social professionals is currently not adequately tailored to face these challenges. This paper reports the results of a Delphi study conducted to reach expert agreement about health and social professionals’ competencies to promote healthy ageing throughout the lifespan within the SIENHA project. Materials and Methods: This study was developed following the CREDES standards. The initial version of the competence framework was based on the results of a scoping review and built following the CanMEDS model. The expert panel consisted of a purposive sample of twenty-two experts in healthy ageing with diverse academic and clinical backgrounds, fields and years of expertise from seven European countries. Agreement was reached after three rounds. Results: The final framework consisted of a set of 18 key competencies and 80 enabling competencies distributed across six domains. Conclusions: The SIENHA competence framework for healthy ageing may help students, and educators, to enrich their learning, and the academic content of their subjects or/and programmes and incentivize innovation.
- Endozoocoria aplicada às pastagens permanentes de sequeiro da Sociedade Agrícola dos Cordeiros, Lda.Publication . Lopes, Maria Beatriz Morais da Costa; Noémia, FarinhaNuma pastagem, o banco de sementes no solo pode ser melhorado pelo transporte de sementes no trato digestivo dos animais (endozoocoria). Pretendeu-se avaliar a produção de biomassa das pastagens da Herdade dos Cordeiros (Vila Viçosa), nas parcelas de Cordeiros (semeada em 2018/19), Cabriz (melhorada pelo transporte de semente pelos bovinos a partir da parcela Cordeiros) e Carvalhais (parcela nova na exploração agrícola, cujo pastoreio pelos animais da exploração agrícola foi iniciado em 2021/22 e que se pretende melhorar também por endozoocoria). Foi avaliada a produção de biomassa das pastagens, utilizando 8 gaiolas de exclusão de pastoreio de 1m2 de área em cada parcela. Foram realizadas três colheitas, no dia 1 de dezembro de 2021, 1 de março e 1 de junho de 2022. Foi determinado o peso verde e o peso seco, após secagem a 105oC durante 24h e efetuada a separação em gramíneas, leguminosas e outras famílias botânicas. A produção de biomassa total foi superior nas parcelas melhoradas (Cordeiros e Cabriz), respetivamente 1946kg/ha e 2323kg/ha, enquanto Carvalhais produziu 1239kg/ha. A percentagem média de leguminosas nos 3 cortes efetuados, foi superior na cerca de Cabriz (26%), seguida de Cordeiros (18%) e de Carvalhais (10%). A cerca de Cordeiros foi a que apresentou maior percentagem de outras famílias botânicas. A endozoocoria pode constituir um método de melhoramento de pastagens, mas deve ser efetuado um planeamento do percurso dos animais direcionado especificamente para esse objetivo. Propõe-se que, após a maturação da semente das espécies que se pretendem propagar, os bovinos pastoreiem durante um período de tempo curto (1 a 2 dias) na pastagem melhorada e também um período curto na pastagem que se pretende melhorar para aí dispersarem as sementes anteriormente ingeridas.
- Acompanhamento das operações culturais em dois olivais em sebe na região de ElvasPublication . Pais, Beatriz Maria Salter Cid RoviscoO estágio decorreu na Herdade das Casas Velhas, na freguesia de Vila Fernando, concelho de Elvas. Consistiu no acompanhamento das operações culturais realizadas entre fevereiro e julho de 2023 em duas parcelas de olival em sebe, plantadas em 2020, uma com a variedade ‘Arbequina’ (9,5 ha) e a outra com a variedade ‘Koroneiki’ (6,0 ha). Foram acompanhadas as operações da poda, do controlo da vegetação do solo, da rega, da fertilização e dos tratamentos fitossanitários. Adicionalmente foram feitas observações da fenologia, seguindo a escala BBCH, do período de floração, da qualidade da flor e da taxa de vingamento das inflorescências. A poda teve como objetivo limpar a base da sebe, para facilitar a colheita com máquina automotriz, tendo também sido eliminados ramos que cresciam em direção á entrelinha. As fertilizações e os tratamentos fitossanitários foram feitos num esquema fixo que nos pareceu pouco específico para os olivais da Herdade, após indicação tardia da empresa que presta apoio técnico. A instalação de 2 sondas Wartermark permitiu verificar que, mesmo após duas alterações das dotações da rega, o teor de humidade do solo era inferior ao desejável, situação mais crítica na variedade ‘Koroneiki’ onde um solo mais ligeiro requeria uma gestão da rega diferente. Nas próximas campanhas será requerida mais informação sobre os resultados das análises do solo e foliares para participação conjunta, com a empresa de apoio técnico, nas decisões de fertilização. Os tratamentos fitossanitários também deverão se ajustados à estimativa de risco para este local específico e realizados seguindo os princípios da proteção integrada. Deverão ser instaladas mais sondas nas outras parcelas de olival e a gestão da rega deverá ser consoante as leituras Verificou-se que a variedade ‘Arbequina’ é mais precoce que a ‘Koroneiki’, e, esta variedade também apresenta uma maior percentagem de flores perfeitas e uma maior taxa de vingamento inicial e final.