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- Avaliação de genótipos da variedade de oliveira ́Galega vulgar ́ no INIAV, I.P., polo de ElvasPublication . Gonçalves, Ana Soraia SousaForam estudadas 47 plantas que correspondem a 30 genótipos da variedade ‘Galega vulgar’ recolhidos em todo o território nacional e instalados numa parcela da Herdade do Reguengo pertencente ao INIAV, I.P., polo de Elvas. Os trabalhos decorreram entre março e junho de 2023, tendo sido feitas observações semanais ou bissemanais, consoante o estado fenológico. A escala usada para caracterizar a fenologia foi a escala BBCH adaptada à cultura da oliveira. O abrolhamento ocorreu como estado dominante, no conjunto dos materiais em estudo, a 22 de março, tendo alguns genótipos abrolhado entre 8 e 15 de março. A floração ocorreu mais cedo do que o normal para esta variedade na região de Elvas, certamente devido à Primavera mais quente que o normal, que acelerou a ocorrência dos estados fenológicos. Para a totalidade dos genótipos iniciou-se entre 25 e 28 de abril e terminou entre 9 e 15 de maio, durando entre 12 e 21 dias, consoante o genótipo. No entanto, para o conjunto dos genótipos, observou- se que a duração do período de floração (média de 16 dias) e a duração do período de plena floração (média de 6 dias) se manteve igual ao observado por outros autores para esta variedade nesta localização. A avaliação da carga floral indicou que a maioria das plantas e genótipos em estudo teve uma elevada intensidade de floração (acima de 60% da copa com inflorescências e muitas plantas acima de 80%), certamente justificada por as oliveiras estarem num ano de safra. Observaram-se importantes diferenças entre genótipos no que respeita à proporção de flores perfeitas nas inflorescências (entre 0 e 38%) e no que toca ao vingamento inicial, estas grandes diferenças entre os genótipos e entre plantas do mesmo genótipo indicam que, apesar de estarmos em presença da mesma variedade, há variabilidade suficiente que pode ser aproveitada em programas de melhoramento orientados para selecionar genótipos superiores em produtividade e em capacidade de adaptação às alterações climáticas. Estes resultados e tendências terão de ser confirmados em próximas campanhas.
- Acompanhamento da instalação de pomar de citrinos em BIOPublication . Afonso, Elisa Maria da CruzNo período de duração do estágio, de Março a Julho de 2023, foi dada a oportunidade ao estagiário de acompanhar um projeto de dimensões consideráveis, com cerca de 110ha, totalmente em Modo de Produção Biológico (BIO). Uma nova área de citrinos (laranja, limão e lima, esta última como um teste pelo seu crescente valor no mercado). A área em questão está situada em Figueira dos Cavaleiros, concelho de Ferreira do Alentejo, distrito de Beja e dispõem de água do perímetro de rega do Alqueva. Um projeto audacioso, inovador pelo facto de se focar no modo de produção BIO, desde a instalação da cultura. O projeto está a cargo da “TastyFruits Lda”, uma empresa recente que nasceu da sociedade entre dois amigos e o grupo Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA). Os citrinos têm ganho nos últimos anos mais expressão no nosso país, principalmente fora da sua área de eleição, o Algarve. Foi possível acompanhar a quase totalidade da instalação do novo pomar e ainda acompanhar as outras duas herdades já instaladas. O estagiário experienciou no campo, quanto a área agrícola é um desafio constante, uma incerteza. Diariamente foi confrontado com condicionantes que não é possível controlar. Como por exemplo a impossibilidade de realizar tratamentos por causa das situações climáticas, e o quão difícil é gerir pessoas. Embora existam inúmeras tecnologias a disposição, nem sempre se consegue controlar tudo, dando como exemplo o caso de uma rutura de rega inesperada que impede todo o sistema de funcionar corretamente.
- Acompanhamento das operações culturais em dois olivais em sebe na região de ElvasPublication . Pais, Beatriz Maria Salter Cid RoviscoO estágio decorreu na Herdade das Casas Velhas, na freguesia de Vila Fernando, concelho de Elvas. Consistiu no acompanhamento das operações culturais realizadas entre fevereiro e julho de 2023 em duas parcelas de olival em sebe, plantadas em 2020, uma com a variedade ‘Arbequina’ (9,5 ha) e a outra com a variedade ‘Koroneiki’ (6,0 ha). Foram acompanhadas as operações da poda, do controlo da vegetação do solo, da rega, da fertilização e dos tratamentos fitossanitários. Adicionalmente foram feitas observações da fenologia, seguindo a escala BBCH, do período de floração, da qualidade da flor e da taxa de vingamento das inflorescências. A poda teve como objetivo limpar a base da sebe, para facilitar a colheita com máquina automotriz, tendo também sido eliminados ramos que cresciam em direção á entrelinha. As fertilizações e os tratamentos fitossanitários foram feitos num esquema fixo que nos pareceu pouco específico para os olivais da Herdade, após indicação tardia da empresa que presta apoio técnico. A instalação de 2 sondas Wartermark permitiu verificar que, mesmo após duas alterações das dotações da rega, o teor de humidade do solo era inferior ao desejável, situação mais crítica na variedade ‘Koroneiki’ onde um solo mais ligeiro requeria uma gestão da rega diferente. Nas próximas campanhas será requerida mais informação sobre os resultados das análises do solo e foliares para participação conjunta, com a empresa de apoio técnico, nas decisões de fertilização. Os tratamentos fitossanitários também deverão se ajustados à estimativa de risco para este local específico e realizados seguindo os princípios da proteção integrada. Deverão ser instaladas mais sondas nas outras parcelas de olival e a gestão da rega deverá ser consoante as leituras Verificou-se que a variedade ‘Arbequina’ é mais precoce que a ‘Koroneiki’, e, esta variedade também apresenta uma maior percentagem de flores perfeitas e uma maior taxa de vingamento inicial e final.
- REFLEXÕES SOBRE ENVOLVIMENTO PATERNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA: REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURAPublication . dos santos, Carine Valéria Mendes; Marcelino Da Silva, Janicleide; Nayara de Faria, Jeanine; Efigênio dos Santos, Joice Beatriz; Da Silva Teixeira, Marielle Giovanna; Santos Batista, Naricla MarianaConsiderando a importância do pai para o desempenho educacional, objetivou-se discutir sobre as articulações entre paternidades e Educação Infantil no Brasil. Empreendeu-se, assim, uma revisão narrativa na área da Psicologia, em busca de publicações sobre o tema entre 2010 e 2021. Os dados foram divididos destacando aspectos quantitativos (ano, método, abordagem teórica e localidade) e qualitativos (duas categorias temáticas): as influências paternas no desempenho acadêmico na educação infantil e Desafios para a paternidade na interação entre família e escola. Constatou-se escassez de produção científica sobre o tema, reflexo de um cenário de exclusão paterna naturalizada na educação de crianças. Portanto, buscou-se, principalmente, problematizar lacunas passíveis de investigações e destacar a invisibilização da presença paterna no contexto da Educação Infantil.
- ACOLHIMENTO E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS NO PROGRAMA PEC-G: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIORPublication . Feitosa, Ligia; Lima Hostensky, Elka; Santos Dias, DardielleEste artigo explora como o princípio educativo do acolhimento pode beneficiar as trajetórias acadêmicas de estudantes internacionais no Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) no Brasil. O estudo revisou sete artigos científicos nacionais sobre o acolhimento e experiências de estudantes do PEC-G, revelando desafios como inconsistências de políticas e iniciativas, preconceito, racismo e perda de identidade cultural. O artigo sugere que a psicologia pode contribuir para fortalecer os vínculos da comunidade universitária e apoiar a transição dos estudantes em um novo ambiente acadêmico e cultural. Ao promover uma comunidade acadêmica inclusiva e solidária, o princípio do acolhimento pode ajudar os estudantes internacionais a prosperarem em seus estudos e fomentar interações positivas entre culturas diferentes no ensino superior.
- CRIATIVIDADE SEM EQUÍVOCOS NUMA EDUCAÇÃO RESPONSÁVEL: DO SENSO COMUM À PALAVRA DE PROFISSIONAIS CRIATIVOSPublication . Morais, M. F.Permanecem, na atualidade, crenças erradas – mitos – acerca de criatividade. Tais crenças têm consequências negativas no desenvolvimento de competências criativas, nomeadamente na educação. Discutem-se neste artigo os principais mitos. Para este objetivo, recorre-se não só à literatura, mas a expressões recolhidas junto de indivíduos sem formação no tema (expressões reforçadoras dos mitos) e de profissionais inovadores (expressões questionadoras dos mitos). Discute-se ainda a responsabilização que erradicar tais crenças implica nos educadores.
- EFEITOS DA DICOTOMIA SOCIAL ENTRE O PENSAR E O AGIR SOBRE ÍNDICES DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIAPublication . Silva Da Silva, Rosiana; Araújo Darwich, RosângelaO alto número de adolescentes grávidas no Brasil indica contradições na concretização de valores compartilhados. Analisar impactos da dicotomia social entre pensar e agir sobre mulheres de três faixas etárias diferentes, que engravidaram na adolescência. No segundo ano da pandemia de Covid-19, quinze participantes responderam a uma entrevista online e foram divididas em três grupos. Por meio da utilização de metodologia de análise de conteúdo, três categorias de análise foram criadas. Verbalizações semelhantes estre mulheres de diferentes gerações refletem a perpetuação de um ciclo de desinformações. Novas políticas públicas e espaços saudáveis de diálogo poderiam combater a situação de vulnerabilidade na adolescência e favorecer a vivência plena dessa fase fundamental da existência.
- TÃO PERTO, TÃO LONGE: UM QUADRO DA PRODUÇÃO ACADÉMICA BRASILEIRA SOBRE CRIATIVIDADE NAS ÁREAS DAS ARTES VISUAIS, ARQUITETURA E DESIGNPublication . Pontual, RenatoA despeito da crescente produção científica envolvendo o fenómeno da Criatividade, a produção académica em torno do tema tem se mostrado restrita a um universo ainda limitado a determinadas áreas. Devemos, indubitavelmente, reconhecer a maciça contribuição da área da Psicologia para a construção do conhecimento sobre Criatividade e seus processos. No entanto, no Brasil, áreas como Artes Visuais, Arquitetura e Design (AVArDes), claramente ligadas à Criatividade, têm, aparentemente, apresentado uma produção tímida no que se refere a construção de conhecimento científico acerca do tema. Foram feitas buscas nos conteúdos dos currículos de graduação e pós-graduação em 3 destacadas universidades brasileiras, a fim de identificar a oferta de conteúdos ligados à criatividade nos cursos das AVArDes, bem como nas Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação do Brasil para estas áreas. Na plataforma SciELO.org, buscamos os artigos referentes ao tema, publicados no Brasil nos últimos 10 anos. Por meio de entrevistas episódicas realizadas com 22 docentes foram identificados e comentados 5 fatores que exercem influência para a baixa produção académica sobre criatividade das AVArDes.
- PRÁTICAS PARENTAIS E O MATERIALISMO DOS FILHOSPublication . Rodrigues Sena, Alexandre; Pessôa, Luciana Fontes; Lins, Samuel; Sena, Isabela
- DESAFIOS DO ENVELHECIMENTO: AGEÍSMO E SEUS EFEITOS NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS - UMA REVISÃO DA LITERATURAPublication . Gomes Santos, Carolaine; Mizevski, GesineO ageísmo tem ganhado destaque ao longo das décadas e tornou-se um desafio significativo em uma era de envelhecimento demográfico. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o fenômeno do ageísmo e os possíveis impactos nas relações, saúde e nos mais variados contextos do envelhecimento. Os dados foram coletados nas bases de dados Lilacs, CAPES e Scielo, utilizando o cruzamento de palavras-chave “Ageísmo”, “Preconceito”, “Idade” e “Envelhecimento”. A amostra final foi composta por 6 artigos. Por fim, destacaram-se fatores associados ao ageísmo e suas consequências, abrangendo conhecimento prévio sobre o ageísmo, determinantes sociais e vulnerabilidades, diferenças intergeracionais, direitos básicos, práticas ageístas, resultados e prejuízos e sentimentos negativos.