Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

ACOLHIMENTO E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS NO PROGRAMA PEC-G: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PEC Setembro de 2023-16-35.pdf1.1 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo explora como o princípio educativo do acolhimento pode beneficiar as trajetórias acadêmicas de estudantes internacionais no Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) no Brasil. O estudo revisou sete artigos científicos nacionais sobre o acolhimento e experiências de estudantes do PEC-G, revelando desafios como inconsistências de políticas e iniciativas, preconceito, racismo e perda de identidade cultural. O artigo sugere que a psicologia pode contribuir para fortalecer os vínculos da comunidade universitária e apoiar a transição dos estudantes em um novo ambiente acadêmico e cultural. Ao promover uma comunidade acadêmica inclusiva e solidária, o princípio do acolhimento pode ajudar os estudantes internacionais a prosperarem em seus estudos e fomentar interações positivas entre culturas diferentes no ensino superior.

Description

Keywords

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), Acolhimento, Ensino superior, Estudantes internacionais.

Citation

Feitosa, L., Hostensky, E., Santos-Dias, Dardielle (2023)

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPGAYA

CC License