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ISPG - CID - Psicologia Educação e Cultura

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  • SUSTENTABILIDAD DE LA INVESTIGACIÓN EN EL CAMPO PSICOPEDAGÓGICO MEDIANTE AMBIENTES VIRTUALES. EL CASO DEL CENTRO DE INVESTIGACIÓN EN PSICOPEDAGOGÍA E INVESTIGACIONES PSICOPEDAGÓGICAS [CIPSP] (2021-2023)
    Publication . Ricci, Cristina Rafaela
    Introducción. La investigación en el campo psicopedagógico asume una doble dimensión: Investigación en Psicopedagogía (producción de conocimiento científico) e Investigación Psicopedagógica (configuración de saberes profesionales), ambas necesarias para conocer cómo el sujeto (individual y/o colectivo) construye procesos situados de aprendizajes y así facilitarlos. Objetivos. Conocer cómo el Centro de Investigación en Psicopedagogía e Investigaciones Psicopedagógicas [CIPsp] desarrolla investigación sustentable en el campo psicopedagógico a nivel internacional. Métodos. Diseño mixto-exploratorio (estudio de caso). Resultados. El CIPsp garantiza la sustentabilidad de la investigación en el campo psicopedagógico mediante ambientes virtuales. Conclusiones. La formación, investigación y difusión de conocimientos y saberes en Psicopedagogía en formato interactivo sincrónico-asincrónico, autogestivo, autorregulado, colaborativo y cooperativo es sustentable a escala internacional mediante espacios ubicuos mediados por tecnologías.
  • COMPLEMENTARES DE VALIDADE DA FEAR OF COVID-19 SCALE (FCV-19S) NO NORDESTE BRASILEIRO
    Publication . Lopes Da Cunha, Laís Renata; Silva, Paulo Gregório Nascimento Da; Martins Monteiro Silva, Ana Carolina; Araújo, Gleyde Raiane de; Medeiros, Emerson Diógenes; Laurany, Barbosa Santos
    The objective was to gather complementary validity evidence regarding the internal structure of the Fear of COVID-19 Scale (FCV-19S) in northeastern Brazil. The pattern of relationship between fear of Covid-19 and dysfunctional anxiety due to COVID-19 was verified. There were 359 participants from different states in the Brazilian northeast (Age = 29.97; SD = 10.91; ranging between 18 and 63 years old), the majority from Piauí (66.9%) and women (71.9 %). Through confirmatory factor analysis, alternative models (one- and two-factor) were tested, corroborating the adequacy of the two-factor model. Pearson correlations (r) were performed, showing positive and moderate relationships between fear of COVID-19 and its respective factors (emotional response and physiological response), with dysfunctional anxiety due to COVID-19, indicating evidence of convergent validity. It is concluded that the FCV-19S gathered psychometric evidence and can be considered a two-dimensional structure for assessing fear of COVID-19.
  • UM ESTUDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E INTERAÇÕES INTERPESSOAIS
    Publication . Marques Tavares, Wanessa; Vasconcelos da Silva, André
    O presente trabalho objetivou identificar os padrões relacionais construídos no ambiente laboral e suas relações com o grau de qualidade de vida no trabalho. Foram aplicados o Checklist de Relações Interpessoais-II (CLOIT-II) e a Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (Escala-QVT) em 341 indivíduos. O escore total dos sujeitos na Escala-QVT foi usado para separá-los em dois grupos, que tiveram suas posições interpessoais comparadas por meio da técnica ANOVA oneway. Para verificar a relação entre os instrumentos, foram estimados os coeficientes de correlação de Pearson entre os seus escores. Os resultados indicaram que as posições interpessoais variaram conforme o grau de QVT, demonstrando que a satisfação no trabalho é diretamente proporcional aos padrões de interação mais adequados.
  • TRABALHO ALIENADO E A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FETICHIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
    Publication . Clara da Silva Barbosa, Maria; Gomes dos Santos, Lívia
    A mercantilização da educação e seus desdobramentos no sistema educacional brasileiro é uma temática muito explorada atualmente e nos leva a análise da fetichização da educação e, principalmente, da fetichização do diploma de Ensino Superior. Atualmente, dado os avanços do mercado trabalhista, parte significativa dos trabalhos melhor remunerados exige uma especialização do trabalho. No entanto, na sociedade capitalista, a formação desenvolvida nessa modalidade de ensino passa a ser secundária em relação à finalização do curso; passa a ser vendido o diploma e não a possibilidade de formar-se. Essa análise foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e um mergulho na obra de Karl Marx e Engels para exploração de conceitos como trabalho alienado e fetiche de mercadoria.
  • INTERSECÇÕES ENTRE ENVELHECIMENTO E PANDEMIA DA COVID-19 ENTRE HOMENS NO SISTEMA PRISIONAL: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
    Publication . Bandeira Jardim, Renata; Araújo, L. F.; Alves, Mateus Egilson Da Silva; Mendes Da Silva Sousa, Evair
    The objective was to identify the SR of aging intersected with the Covid-19 pandemic experienced by men in the aging process in situations of deprivation of liberty. This is a qualitative, descriptive and exploratory study with a non-probabilistic sample. 15 men deprived of liberty participated, with an average age of 57 and 72 years (SD = 4.73). A sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview were used, analyzed using the IRAMuTeQ software. As a result, a CHD was obtained, whose main corpus was segmented into six branches, which characterize the SR of men in the aging process within the prison system in the pandemic context. Therefore, the study has the possibility of encouraging future research and provoking debate about public policies aimed specifically at this public.
  • TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS: FORMAÇÃO E INSERÇÃO DE EGRESSOS DE UM CURSO DE PSICOLOGIA NO MUNDO DO TRABALHO
    Publication . Boursheid, Daeana Paula; Mattos, Valéria De Bettio; Lima Hostensky, Elka; Almeida De Moraes, Leonard
    Esta investigação objetivou analisar as trajetórias de psicólogos egressos do curso de psicologia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do sul do Brasil, à luz da experiência formativa e das características da inserção laboral. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dez psicólogos e aplicação da análise de conteúdo. Os resultados revelam percursos formativos e inserção laboral diversos; influência da morfologia do mundo do trabalho nos projetos de vida, nas carreiras e nas relações de trabalho. Os dados aportam contribuições empíricas ao projeto pedagógico do curso investigado e oferecem indicadores para que as instituições de ensino potencializem suas práticas formativas, permitem que os conselhos de classe vislumbrem a realidade experimentada pela categoria e abrem agenda para novos estudos com egressos.
  • OS IMPACTOS DO USO DOS MEDIA NO COMPORTAMENTO DOS IDOSOS PERANTE A SUA QUALIDADE DE VIDA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
    Publication . Carvalho, Hugo Miguel de Almeida Pais de; Santos, João Carlos
    Esta revisão sistemática teve como objetivo sintetizar a literatura disponível sobre os impactos do uso dos media na qualidade de vida dos idosos. Foi realizada uma pesquisa em três grandes bases de dados (PubMed, PsycINFO e Web of Science) para artigos. Um total de 121 artigos preencheram os critérios de inclusão e foram analisados. Os resultados indicaram que o uso dos media pode ter efeitos positivos e negativos na qualidade de vida dos idosos. Os resultados também revelaram que o impacto do uso dos media na qualidade de vida varia dependendo do tipo de media utilizado, da frequência e da duração do seu uso e das características individuais, como idade, género e estado de saúde.
  • INTER-RELAÇÕES ENTRE A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E O IMPACTO NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA
    Publication . Pereira Dos Santos, Magda; De Lima Rio, Aline Cristina; Gervásio De Almeida, Emerson
    O presente estudo objetivou sistematizar o conhecimento científico hodierno a respeito das relações da assistência estudantil no desempenho acadêmico de estudantes em universidades. Como método, utilizou-se a revisão integrativa da literatura, um tipo de estudo bibliográfico. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), do Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e da Web of Science, locais dos quais foram extraídos artigos acadêmicos, publicados entre 2018 e 2022, por intermédio de um descritor controlado e de palavras-chave – Student Assistance and performance and Universities. Encontrou-se sete artigos sobre o tema. Os resultados demonstraram a associação entre insegurança alimentar, apoio pedagógico e psicológico, assistência estudantil e desempenho acadêmico. Considera-se que as instituições de ensino que oferecem, de modo direto ou indireto, suporte aos estudantes apresentam índices de desempenho acadêmico mais elevados, enquanto as universidades que não proporcionam tal assistência evidenciam a necessidade de proposição e de oferta desses recursos.
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INDISCIPLINA ESCOLAR: UMA REVISÃO DE ESCOPO
    Publication . Santos De Oliveira, Lays Brunnyeli; Moura Nunes, Jéssyca Cristina; Soares Pereira, Rayssa; Lopes Da Cunha, Laís Renata; Silva, Paulo Gregório Nascimento Da
    A indisciplina, caracterizada por uma afronta às regras e normas estabelecidas, causando perturbação e desordem, é uma realidade frequente nas escolas brasileiras. Nesse sentido, alguns autores investigaram a indisciplina por meio da compreensão das representações sociais dos alunos ou professores. Portanto, o presente artigo tem o objetivo de explanar os estudos brasileiros sobre representações sociais e indisciplina escolar a partir da revisão de literatura existente. Sendo realizada uma busca nos bancos de dados: Scielo, PePSIC, Google Scholar e Redalyc, considerando os artigos de Psicologia e Educação nos últimos 13 anos, encontrou-se como resultado apenas nove artigos na área que atendessem aos critérios pré-estabelecidos. Contudo, após a análise, concluiu-se que se dividem em duas perspectivas, uns buscam compreender a indisciplina pela representação social dos professores e outros pelas representações sociais dos alunos.
  • SUPORTE SOCIAL, AUTOEFICÁCIA E FORÇAS DE CARÁTER COMO INDICADORES DE SAÚDE MENTAL POSITIVA EM PROFESSORES
    Publication . Brito Lopes, Maali; Oliveira, Leonardo De Barros
    O presente estudo tem como objetivo verificar o potencial explicativo de variáveis positivas como indicadores de saúde mental no trabalho de 270 professores brasileiros. Foram utilizados um questionário demográfico, Escala de Forças de caráter, Escala de Satisfação com o Suporte Social, Escala de Autoeficácia no Trabalho e o Burnout Assessment Tool. Os resultados indicaram bons níveis de suporte social e autoeficácia docente. As principais forças de caráter pontuadas pelos professores foram: imparcialidade, gratidão, bondade, perseverança e amor ao aprendizado. Os resultados também apontam diferenças entre os grupos de dados sociodemográficos. As correlações corroboram com estudos anteriores nas quais foram encontradas associações positivas entre autoeficácia e forças de caráter e correlações negativas significativas entre essas variáveis e os fatores de burnout.