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- O projeto HERITAGE GAME. Desafios para o património e suas comunidadesPublication . Marques, C. G.; Mateus, Lígia; Pedro, João P.; Chasqueira, ÂniaO trabalho apresentado sublinha a importância do património cultural na formação da identidade das comunidades, ressaltando a necessidade vital de envolvimento ativo das mesmas na preservação do património, especialmente em territórios de baixa densidade. Este envolvimento tem a capacidade de fortalecer laços sociais, promover a compreensão intergeracional e contribuir para a transmissão oral de conhecimentos. O artigo tem como foco o projeto HERITAGE GAME, uma iniciativa Erasmus+ liderada pelo Instituto Politécnico de Tomar e composta por seis universidades europeias, com início em outubro de 2023 e término em setembro de 2026. O projeto propõe a gamificação como uma estratégia inovadora aplicada ao património, em territórios de baixa densidade. Os quatro objetivos específicos do projeto incluem a promoção do envolvimento comunitário e cívico, a criação de um quadro operacional e ferramentas de gamificação, a promoção de parcerias e aprendizagem mútua, e a disseminação dos benefícios da gamificação no património. O HERITAGE GAME adota uma metodologia investigação-ação dividida em três fases, que envolvem a recolha de casos de estudo de projetos de base comunitária, a análise, estudo comparativo e desenvolvimento de um modelo de valorização e, finalmente, a implementação nos diferentes territórios. Os grupos-alvo identificados incluem as comunidades em territórios de baixa densidade, os estudantes universitários, a comunidade académica e os profissionais do património. Os resultados expectáveis compreendem publicações científicas, a criação de um modelo de gamificação reutilizável, o desenvolvimento de uma aplicação móvel com recurso a gamificação e o estabelecimento de ligações comunitárias nos países parceiros. Apesar de se encontrar numa fase inicial de desenvolvimento, o HERITAGE GAME destaca-se como um projeto inovador, quer pelo seu foco na prática comunitária do património, quer pela investigação do potencial da gamificação como ferramenta para o trabalho com o património baseado nas comunidades. Perante as mudanças tecnológicas, sociais e pós-pandémicas, o projeto pretende transformar o paradigma cultural e promover uma abordagem mais inclusiva e democrática na preservação do património.
- INTERSECÇÕES ENTRE ENVELHECIMENTO E PANDEMIA DA COVID-19 ENTRE HOMENS NO SISTEMA PRISIONAL: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAISPublication . Bandeira Jardim, Renata; Araújo, L. F.; Alves, Mateus Egilson Da Silva; Mendes Da Silva Sousa, EvairThe objective was to identify the SR of aging intersected with the Covid-19 pandemic experienced by men in the aging process in situations of deprivation of liberty. This is a qualitative, descriptive and exploratory study with a non-probabilistic sample. 15 men deprived of liberty participated, with an average age of 57 and 72 years (SD = 4.73). A sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview were used, analyzed using the IRAMuTeQ software. As a result, a CHD was obtained, whose main corpus was segmented into six branches, which characterize the SR of men in the aging process within the prison system in the pandemic context. Therefore, the study has the possibility of encouraging future research and provoking debate about public policies aimed specifically at this public.
- TRABALHO ALIENADO E A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FETICHIZAÇÃO DA EDUCAÇÃOPublication . Clara da Silva Barbosa, Maria; Gomes dos Santos, LíviaA mercantilização da educação e seus desdobramentos no sistema educacional brasileiro é uma temática muito explorada atualmente e nos leva a análise da fetichização da educação e, principalmente, da fetichização do diploma de Ensino Superior. Atualmente, dado os avanços do mercado trabalhista, parte significativa dos trabalhos melhor remunerados exige uma especialização do trabalho. No entanto, na sociedade capitalista, a formação desenvolvida nessa modalidade de ensino passa a ser secundária em relação à finalização do curso; passa a ser vendido o diploma e não a possibilidade de formar-se. Essa análise foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e um mergulho na obra de Karl Marx e Engels para exploração de conceitos como trabalho alienado e fetiche de mercadoria.
- COMPLEMENTARES DE VALIDADE DA FEAR OF COVID-19 SCALE (FCV-19S) NO NORDESTE BRASILEIROPublication . Lopes Da Cunha, Laís Renata; Silva, Paulo Gregório Nascimento Da; Martins Monteiro Silva, Ana Carolina; Araújo, Gleyde Raiane de; Medeiros, Emerson Diógenes; Laurany, Barbosa SantosThe objective was to gather complementary validity evidence regarding the internal structure of the Fear of COVID-19 Scale (FCV-19S) in northeastern Brazil. The pattern of relationship between fear of Covid-19 and dysfunctional anxiety due to COVID-19 was verified. There were 359 participants from different states in the Brazilian northeast (Age = 29.97; SD = 10.91; ranging between 18 and 63 years old), the majority from Piauí (66.9%) and women (71.9 %). Through confirmatory factor analysis, alternative models (one- and two-factor) were tested, corroborating the adequacy of the two-factor model. Pearson correlations (r) were performed, showing positive and moderate relationships between fear of COVID-19 and its respective factors (emotional response and physiological response), with dysfunctional anxiety due to COVID-19, indicating evidence of convergent validity. It is concluded that the FCV-19S gathered psychometric evidence and can be considered a two-dimensional structure for assessing fear of COVID-19.
- BIBLIOMETRIC ANALYSIS ON CYBERSPACE SECURITY - NIS DIRECTIVESPublication . Cláudia, Borgguen; Morais, José C.; Lousã, Mário Jorge DiasThe impact of security in cyberspace has been increasing, motivating companies to reconsider their security strategies. In addition, people from various countries who are aware of this growth are seeking to present studies in various journals that allow them to identify elements that contribute to the consolidation of the concept of security in cyberspace. With this reality in mind, this study, supported by a bibliometric analysis of security in cyberspace based on articles published in the last eight years, aims to analyze the evolution of scientific research, identify the most influential scientific publications on topics related to cyberspace security, and detect research opportunities in the field. The study also discusses the implementation of the legal framework for security in cyberspace and the NIS Directive, aspects that European companies should consider in their cybersecurity strategy. The study's conclusions highlight the multifaceted nature of cybersecurity challenges and the need for a holistic and collaborative approach to strengthening digital resilience, with an emphasis on promoting a culture of awareness encouraged at the organizational and social level by policymakers, industry leaders, and researchers.
- REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INDISCIPLINA ESCOLAR: UMA REVISÃO DE ESCOPOPublication . Santos De Oliveira, Lays Brunnyeli; Moura Nunes, Jéssyca Cristina; Soares Pereira, Rayssa; Lopes Da Cunha, Laís Renata; Silva, Paulo Gregório Nascimento DaA indisciplina, caracterizada por uma afronta às regras e normas estabelecidas, causando perturbação e desordem, é uma realidade frequente nas escolas brasileiras. Nesse sentido, alguns autores investigaram a indisciplina por meio da compreensão das representações sociais dos alunos ou professores. Portanto, o presente artigo tem o objetivo de explanar os estudos brasileiros sobre representações sociais e indisciplina escolar a partir da revisão de literatura existente. Sendo realizada uma busca nos bancos de dados: Scielo, PePSIC, Google Scholar e Redalyc, considerando os artigos de Psicologia e Educação nos últimos 13 anos, encontrou-se como resultado apenas nove artigos na área que atendessem aos critérios pré-estabelecidos. Contudo, após a análise, concluiu-se que se dividem em duas perspectivas, uns buscam compreender a indisciplina pela representação social dos professores e outros pelas representações sociais dos alunos.
- OS IMPACTOS DO USO DOS MEDIA NO COMPORTAMENTO DOS IDOSOS PERANTE A SUA QUALIDADE DE VIDA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAPublication . Carvalho, Hugo Miguel de Almeida Pais de; Santos, João CarlosEsta revisão sistemática teve como objetivo sintetizar a literatura disponível sobre os impactos do uso dos media na qualidade de vida dos idosos. Foi realizada uma pesquisa em três grandes bases de dados (PubMed, PsycINFO e Web of Science) para artigos. Um total de 121 artigos preencheram os critérios de inclusão e foram analisados. Os resultados indicaram que o uso dos media pode ter efeitos positivos e negativos na qualidade de vida dos idosos. Os resultados também revelaram que o impacto do uso dos media na qualidade de vida varia dependendo do tipo de media utilizado, da frequência e da duração do seu uso e das características individuais, como idade, género e estado de saúde.
- INTER-RELAÇÕES ENTRE A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E O IMPACTO NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVAPublication . Pereira Dos Santos, Magda; De Lima Rio, Aline Cristina; Gervásio De Almeida, EmersonO presente estudo objetivou sistematizar o conhecimento científico hodierno a respeito das relações da assistência estudantil no desempenho acadêmico de estudantes em universidades. Como método, utilizou-se a revisão integrativa da literatura, um tipo de estudo bibliográfico. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), do Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e da Web of Science, locais dos quais foram extraídos artigos acadêmicos, publicados entre 2018 e 2022, por intermédio de um descritor controlado e de palavras-chave – Student Assistance and performance and Universities. Encontrou-se sete artigos sobre o tema. Os resultados demonstraram a associação entre insegurança alimentar, apoio pedagógico e psicológico, assistência estudantil e desempenho acadêmico. Considera-se que as instituições de ensino que oferecem, de modo direto ou indireto, suporte aos estudantes apresentam índices de desempenho acadêmico mais elevados, enquanto as universidades que não proporcionam tal assistência evidenciam a necessidade de proposição e de oferta desses recursos.
- BIBLIOMETRIC STUDY ON THE DEVELOPMENT AND IMPLEMENTATION OF CYBERSECURITY IN AUTONOMOUS VEHICLESPublication . Teixeira, Henrique; Lousã, Mário Jorge Dias; Morais, José C.The main objective was to examine the trajectory of scientific research in this domain, identify the most influential publications related to cybersecurity in autonomous vehicles and pinpoint research opportunities, supported by the PRISMA method. Additionally, the study explores cybersecurity themes in autonomous vehicles, emphasizing the significance of concepts like blockchain, machine learning, and deep learning essential in formulating business strategies. Furthermore, the research identifies influential scientific publications, predominant journals, the most productive countries, and authors with the most publications on cybersecurity in autonomous vehicles. It identifies research opportunities organized into two distinct clusters to provide a comprehensive understanding of the current state of research in this field and offer insights for companies and academics interested in contributing to future advancements in the cybersecurity of autonomous vehicles. The article demonstrates that cybersecurity is a fundamental area for the development and implementation of secure and reliable autonomous vehicles.
- SUPORTE SOCIAL, AUTOEFICÁCIA E FORÇAS DE CARÁTER COMO INDICADORES DE SAÚDE MENTAL POSITIVA EM PROFESSORESPublication . Brito Lopes, Maali; Oliveira, Leonardo De BarrosO presente estudo tem como objetivo verificar o potencial explicativo de variáveis positivas como indicadores de saúde mental no trabalho de 270 professores brasileiros. Foram utilizados um questionário demográfico, Escala de Forças de caráter, Escala de Satisfação com o Suporte Social, Escala de Autoeficácia no Trabalho e o Burnout Assessment Tool. Os resultados indicaram bons níveis de suporte social e autoeficácia docente. As principais forças de caráter pontuadas pelos professores foram: imparcialidade, gratidão, bondade, perseverança e amor ao aprendizado. Os resultados também apontam diferenças entre os grupos de dados sociodemográficos. As correlações corroboram com estudos anteriores nas quais foram encontradas associações positivas entre autoeficácia e forças de caráter e correlações negativas significativas entre essas variáveis e os fatores de burnout.