Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.04 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação objetivou analisar as trajetórias de psicólogos egressos do curso de psicologia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do sul do Brasil, à luz da experiência formativa e das características da inserção laboral. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dez psicólogos e aplicação da análise de conteúdo. Os resultados revelam percursos formativos e inserção laboral diversos; influência da morfologia do mundo do trabalho nos projetos de vida, nas carreiras e nas relações de trabalho. Os dados aportam contribuições empíricas ao projeto pedagógico do curso investigado e oferecem indicadores para que as instituições de ensino potencializem suas práticas formativas, permitem que os conselhos de classe vislumbrem a realidade experimentada pela categoria e abrem agenda para novos estudos com egressos.
Description
Keywords
ensino superior; inserção profissional; nova morfologia do trabalho; psicologia; trajetória profissional.
Citation
Publisher
ISPGAYA