Repository logo
 
Publication

ACOLHIMENTO E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS NO PROGRAMA PEC-G: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

dc.contributor.authorFeitosa, Ligia
dc.contributor.authorLima Hostensky, Elka
dc.contributor.authorSantos Dias, Dardielle
dc.date.accessioned2023-12-14T17:00:59Z
dc.date.available2023-12-14T17:00:59Z
dc.date.issued2023-10-01
dc.description.abstractEste artigo explora como o princípio educativo do acolhimento pode beneficiar as trajetórias acadêmicas de estudantes internacionais no Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) no Brasil. O estudo revisou sete artigos científicos nacionais sobre o acolhimento e experiências de estudantes do PEC-G, revelando desafios como inconsistências de políticas e iniciativas, preconceito, racismo e perda de identidade cultural. O artigo sugere que a psicologia pode contribuir para fortalecer os vínculos da comunidade universitária e apoiar a transição dos estudantes em um novo ambiente acadêmico e cultural. Ao promover uma comunidade acadêmica inclusiva e solidária, o princípio do acolhimento pode ajudar os estudantes internacionais a prosperarem em seus estudos e fomentar interações positivas entre culturas diferentes no ensino superior.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFeitosa, L., Hostensky, E., Santos-Dias, Dardielle (2023)pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48487
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPGAYApt_PT
dc.subjectPrograma de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), Acolhimento, Ensino superior, Estudantes internacionais.pt_PT
dc.titleACOLHIMENTO E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS NO PROGRAMA PEC-G: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIORpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVila Nova de Gaiapt_PT
oaire.citation.endPage35pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage16pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Psicologia, Educação e Culturapt_PT
oaire.citation.volume27pt_PT
person.familyNameFeitosa
person.familyNameLima Hostensky
person.familyNameSantos Dias
person.givenNameLigia
person.givenNameElka
person.givenNameDardielle
person.identifier.orcid0000-0002-0091-932X
person.identifier.orcid0000-0002-2463-1654
person.identifier.orcid0000-0002-2579-7867
person.identifier.ridB-4468-2016
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb4ef034d-7239-4b0e-bfa6-28f67914c805
relation.isAuthorOfPublication804d7035-4086-467c-91b5-3512df35b448
relation.isAuthorOfPublication3fbd6479-0937-4537-8058-3008cba1f530
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3fbd6479-0937-4537-8058-3008cba1f530

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PEC Setembro de 2023-16-35.pdf
Size:
1.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: