Browsing by Issue Date, starting with "2022-05-01"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- REPRESENTACIONES SOCIALES SOBRE SALUD MENTAL EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS COLOMBIANOS DE PSICOLOGÍAPublication . Albuquerque, Francisca Daniele Nogueira; Silva, Claudiana Pinheiro; Salamanca-Camargo, Yenny; Alves, Mateus Egilson Da SilvaEste estudio buscó identificar y analizar las representaciones sociales sobre la salud mental de 79 estudiantes de una universidad pública de Colombia, con edades entre 18 y 30 años, del tercer al décimo semestre en Psicología. Se utilizó el Test de Asociación de Palabras Libres para coleta de dados y para el análisis la técnica de redes semánticas. Identificó representaciones de los estresores sobre ser estudiante universitario, la perspectiva adoptada por el enfoque psicológico del curso y sus concepciones sobre la salud mental en el ámbito académico. Se concluye que las RS es de suma importancia para comprender las posibles implicaciones en la salud mental y la calidad de vida de los estudiantes universitarios de la institución y sus significados.
- ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTALPublication . Silva, Juliana Martins; Passos, Ádilo Lages; Aquino, Cassio Adriano Braz DeThe objective was to understand the perception of teachers in the early years of elementary school about their own mental health in the context of remote teaching in the COVID-19 pandemic. Twenty professors participated, 19 female and 1 male. For data collection, an online questionnaire was used, with open and closed questions. Data were analyzed using content analysis. The results obtained in the research showed that, although emergency remote teaching has been important for the maintenance of school activities and even for expanding students' autonomy, the mental health of teachers was negatively affected, among other factors, by the overload of work. work, lack of training and institutional support.
- A CONSTRUÇÃO E ESTUDOS PSICOMÉTRICOS DA ESCALA DE AVALIAÇÃO DA GARRA: VERSÃO INTERNACIONAL EM LÍNGUA PORTUGUESA (EAGrIt-LP)Publication . Noronha, Ana Paula; Almeida, Leandro S.Este artigo relata três estudos sequenciais centrados na construção e na validade de conteúdo da Escala de Avaliação da Garra: Versão Internacional em Língua Portuguesa (EAGrIt-LP). Partindo da literatura de instrumentos na área, um conjunto de itens foram construídos pelos autores, aos quais se acrescentaram outros sugeridos por pequenos grupos de estudantes. Realizou-se uma análise da relevância e compreensão dos itens por um grupo de juízes, ao que se seguiu um pequeno estudo piloto com estudantes e recém graduados para finalizar a análise do conteúdo. Apresenta-se, assim, a versão da escala formada por 12 itens em duas dimensões: Consistência de Interesses e Perseverança do Esforço. Apontam-se futuros estudos de construção e de validação de uma versão final da escala.
- PROPOSTA DE GRELHA PARA CRECHEPublication . Nóbrega, Andrea; Pinto, Diana; Mota, José; Sá, SusanaO presente trabalho pretende apresentar uma proposta de grelha simplificada no contexto Creche, em Portugal, ajustada aos progressos das neurociências dos últimos anos. O termo avaliação parece-nos desajustado e foi substituído pelo termo evidências. Quanto a metodologia, realizou-se uma triangulação com outros países para termos uma breve noção de como se avalia a primeira infância em contextos internacionais, como: Espanha, Alemanha, Holanda, Finlândia e Brasil. Foi possível extrair elementos específicos que forneceram informações fundamentadas que alicerçaram este estudo. Temos como ponto de convergência a necessidade de um registo semestral de fácil aplicabilidade de carácter aberto. Esta proposta de grelha ainda não está em vigor, sendo que os resultados, irão ser, posteriormente, analisados depois da implementação da mesma.
- AS ESTRATÉGIAS DE ESCRITA TEXTUAL NAS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO ENSINO BÁSICOPublication . Festas, I.; Sara, FerreiraAtendendo à importância das estratégias na composição escrita, no presente trabalho procurou-se estudar de que modo elas são contempladas no currículo do Ensino Básico, nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português. Através da análise deste documento curricular, verificou-se que essas estratégias ocupam um lugar significativo nos primeiros três ciclos de escolaridade. No entanto, nem sempre o modo como as mesmas estão representadas e sequenciadas obedece a princípios consagrados pela investigação na área. Algumas merecem pouca ou nenhuma atenção, outras nunca são individualizadas, e parece não existir um princípio que presida à sua distribuição pelos diferentes anos. São apontados estudos futuros que devem aprofundar se estas limitações são colmatadas com outros aspetos do currículo e da prática pedagógica.
- O PAPEL PREDITOR DAS ATITUDES E USO DO TINDER PARA O COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCOPublication . Pessoa Galdino, Thais Emanuelle; Tomaz Paiva, Tamyres; za Armanda, Pinto dos Santos; Pimentel, Carlos EduardoEstamos na era virtual, as relações amorosas estão perpassadas pelo contexto digital, portanto, o estudo objetivou analisar como as atitudes frente ao Tinder e o uso do Tinder predizem o comportamento sexual de risco (CSR). Participaram 262 pessoas (M = 24,27; DP = 5,37). Os resultados das correlações entre comportamento e Uso, Comportamanto e Atitudes, ainda a relação entre Uso e Atitudes frente ao Tinder foram positivas e significativas. As regressões indicaram que maior Uso de Tinder e Atitudes mais favoráveis a plataforma predizem o Comportamento Sexual de Risco. Portanto, a pesquisa exploratória demonstra indicativos do caráter preditivo de Atitudes favoráveis e Uso frequente do Tinder em realizar Comportamentos Sexuais de Risco.
- A CONSTRUÇÃO SOCIAL DE SER IDOSO: A ZONA MUDA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAISPublication . Castro, Jefferson Luiz; Alves, Mateus Egilson Da Silva; Filho, Gutenberg de Sousa; Alcântara, Jessica; Araújo, Ludgleyson FernandesObjetivou-se identificar e comparar as Representações Sociais de ser idoso e de como as pessoas os veem a partir da visão de idosos participantes de grupos de convivência (grupo 1) e idosos não participantes (grupo 2). Participaram da pesquisa 60 gerontes pareados por sexo. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada, com os dados das entrevistas processados pelo software IRaMuTeQ. Verificou-se que o(a)s partícipes idosos compartilharam aspectos mais positivos sobre ser idoso, mesmo que houvesse pequenas diferenças entre os grupos. Todavia, ao representarem o idoso como a sociedade os enxerga emergiram conteúdos negativos para ambos. Portanto, conclui-se que a imagem construída pela sociedade sobre ser idoso ainda exerce grande peso sobre as representações construídas por idosos.
- ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE UM ESTUDO DE CASOPublication . Costa, Layse Pereira; Barbosa, Adriana de AndradeEste trabalho expõe as características e delineamento das ações avaliativas e interventivas realizadas no assessoramento psicopedagógico de uma estudante encaminhada para o Centro de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (CAPpE) com a suspeita de Dislexia. O atendimento ocorreu de forma online, em sessões semanais de 1 hora de duração cada. Dentre as ações realizadas, destacam-se: estímulo às habilidades de leitura, exposição a técnicas de estudo, exercícios de autoavaliação, atividades com rimas, tarefas de nomeação automática rápida e encaminhamento para outros profissionais. Após a intervenção, a aprendente apresentou: uso das estratégias, aumento da motivação e autonomia para os estudos, melhora no rendimento acadêmico e nas relações sociais. Acredita-se que a atuação psicopedagógica tenha sido significativa e contribua para as discussões na área.
- CONSTRUÇÃO HOLÍSTICA: VISÃO DO NEUROEDUCADOR NOS EIXOS DE OBSERVAÇÃO NO CONTEXTO DE CRECHEPublication . Magalhães, Ana Filipa; Leite, Dina; Teixeira, Pedro; Leite, Tânia; Sá, SusanaO presente artigo aborda a questão da observação do neuroeducador relativamente ao processo de desenvolvimento da criança, para tal é apresentada uma grelha de observação mais sintetizada de forma a simplificar as orientações lúdicas, com base na grelha utilizada numa instituição da zona norte de Portugal. Como metodologia é utilizado um estudo de natureza qualitativa, em que é esperado futuramente ser validado e implementado em Investigação-Ação. Também é feito um enquadramento relativamente à questão da creche e da importância do neuroeducador, assim como de que forma as neurociências contribuem para a construção holística em participação.