Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1015.59 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Atendendo à importância das estratégias na composição escrita, no presente trabalho procurou-se estudar de que modo elas são contempladas no currículo do Ensino Básico, nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Português. Através da análise deste documento curricular, verificou-se que essas estratégias ocupam um lugar significativo nos primeiros três ciclos de escolaridade. No entanto, nem sempre o modo como as mesmas estão representadas e sequenciadas obedece a
princípios consagrados pela investigação na área. Algumas merecem pouca ou nenhuma atenção, outras nunca são individualizadas, e parece não existir um princípio que presida à sua distribuição pelos diferentes anos. São apontados estudos futuros que devem aprofundar se estas limitações são colmatadas com outros aspetos do currículo e da prática pedagógica.
Description
Keywords
Escrita de textos; Estratégias; Aprendizagens Essenciais; Pedagogia da Escrita
Citation
Festas, I., & Ferreira, S. (2022)