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- CONCEPÇÕES DE JUVENTUDES NOS ESTUDOS DE CARREIRA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PSICOLOGIAPublication . Dias, Dardielle; Feitosa, Lígia; Hostensky, ElkaEste artigo objetiva mapear e discutir concepções de juventude nos estudos de carreira a partir de um estudo do estado da arte. A análise de conteúdo de 30 artigos possibilitou identificar duas categorias: (a) o que os discursos de carreira dizem sobre os jovens; (b) juventude e carreira: articulações possíveis para a psicologia. Ao se estudar juventudes e carreira, a perspectiva crítica pode contribuir para o debate sobre juventudes e carreira ao mudar o foco da relação (do trabalho ao protagonismo juvenil), considerando as juventudes um processo de trajetórias de vida, e a carreira um processo que une vários aspectos da vida do jovem; e deve-se atentar aos aspectos sócio-histórico-culturais dos jovens, a partir dos quais eles prospectam seus futuros.
- CONCEPÇÕES DE IDOSOS AVÔS E AVÓS DE PESSOAS HOMOSSEXUAIS SOBRE A VELHICE LGBT+: SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAISPublication . Alves, Mateus; Araújo, Ludgleydson; Jesus, Lorena; Salgado, Ana; Gomes, Hiago; Fonseca, LucianaO presente artigo objetiva apreender as representações sociais da velhice LGBT+ entre idosos avôs e avós de pessoas homossexuais. Contou-se com a participação de 10 idosos (5 homens e 5 mulheres) com idades entre 65 e 84 anos. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada, posteriormente transcritas e analisadas a partir do método de análise de conteúdo de Bardin. As análises resultaram em quatro categorias, que convergem acerca de aspectos psicossociais considerados condicionantes para um envelhecimento seguro como família, condições socioeconômicas e relações interpessoais. Destacou-se igualmente o pouco conhecimento sobre o envelhecer e velhice de pessoas LGBT+. Espera-se que este artigo possa subsidiar estudos futuros e políticas de maior visibilidade da velhice de pessoas idosas LGBT+.
- EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS: CAMPO DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES SOCIAISPublication . Machado, Gelsimar; Martins, Raul; Romera, LianaEste trabalho tem como objetivo analisar os resultados de um programa denominado Educação Sobre Drogas e Habilidades Sociais, desenvolvido em uma escola no interior do estado do Espírito Santo, Brasil, na disciplina de Educação Física. Participaram 145 estudantes do ensino fundamental e ensino médio com idades entre 11 e 17 anos. Foram 10 encontros temáticos sobre álcool e outras drogas e habilidades sociais com avaliação ao final a partir do Google Formulários. O programa foi bem aceito pelos participantes e contribuiu com novos conhecimentos sobre o tema drogas. Conclui-se que as habilidades sociais podem se apresentar como um dos recursos importantes para a educação sobre drogas ao permitir que outras áreas da vida dos envolvidos sejam problematizadas. Palavras-chave: habilidades
- ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIAPublication . Alves, Mateus; Silva, Ana; Araújo, Débora; Santos, Erick; Negreiros, FaustonObjetiva-se relatar a experiência de um Estágio Básico Supervisionado (EBS) em Psicologia Escolar e Educacional (PEE) de Perspectiva Crítica, de um curso de Psicologia, em uma escola da rede pública de ensino fundamental. Utilizou-se como método a observação naturalística, sistemática e participante, as quais possibilitaram a percepção das demandas: relações pouco exploradas entre afetividade e o espaço escolar; Bullying e sua naturalização na turma; questões de gênero e sexualidade. Discute-se que promover ações contextualizadas frente às demandas apontadas podem estimular novas percepções nas crianças, ainda que devido ao tempo limitado do estágio, necessita-se que sejam aferidas para avaliar a eficácia. Espera-se, então, contribuir para o debate de questões emergentes escolares e que alentam para a presença dos psicólogo(a)s nestes espaços.
- COMUNIDADES TERAPÊUTICAS E PROJETOS DE SUJEITO EM USUÁRIAS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVASPublication . Manske, George; Onishi, LuizEste estudo analisa a constituição de projetos de sujeito em uma Comunidade Terapêutica (CT) religiosa que atua no tratamento e recuperação de usuárias de substâncias psicoativas em um município do Vale do Itajaí, Santa Catarina, Brasil. É uma pesquisa exploratória com procedimentos de campo e abordagem qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas grupais informais, observação participante e diários de campo. Participaram desse estudo vinte e sete mulheres residentes em tratamento na instituição. Para a análise e interpretação do material empírico produzido foi utilizado os entendimentos de Michel Foucault sobre poder disciplinar como função analítica. As análises indicam que operam um conjunto de técnicas disciplinares na constituição de determinados projetos de sujeito adequados as premissas de ordem social.
- INFLUÊNCIAS DO CONTEXTO SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FUTURO DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVASPublication . Henriques, Patrícia; Oliveira, Danielle; Bragato, Aline; Santos, ÁlvaroConsiderando o alto número de adolescentes que cumprem alguma medida socioeducativa e o planejamento do futuro como um fator de proteção importante, o estudo busca compreender as perspectivas de futuro de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e de que maneiras o contexto social pode influenciar este processo. Foram realizadas entrevistas com 12 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e as respostas foram analisadas através do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam para o quanto o futuro é influenciado pelas condições socioeconômicas e culturais, indicando a necessidade de que sejam pensadas políticas públicas mais eficientes no que diz respeito à oferta de oportunidades, assim como melhores condições sociais para o desenvolvimento do processo de adolescer para essa população.
- AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO: ACOLHIMENTO E CUIDADO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICAPublication . Alves, Eduardo; Thurow, CharleneEste artigo apresenta uma reflexão sobre a desigualdade social histórica do país e seu impacto nos processos de ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. Além disso, versa sobre as contribuições de Henri Wallon em contextos educativos e a valorização da afetividade nos cenários educativos. Nesse sentido, apresenta os resultados das estratégias pedagógicas de cuidado e atenção elaboradas para acolher às manifestações afetivas dos alunos que participam de um projeto social de educação através do esporte. Por fim, faz uma leitura teórica desses resultados a partir dos pressupostos da Gestalt-Terapia sobre a dimensão da humanidade na relação entre aluno e educador, refletindo sobre a necessidade de garantia de espaços de escuta acolhedores para sentimentos e sofrimentos dos estudantes.
- MAPEAMENTO DA CULTURA DE APRENDIZAGEM DOS GESTORES EM UMA EMPRESA DO RAMO DE FERTILIZANTESPublication . Lopes, David; Sadoyama, Adriana; Sadoyama, GeraldoPropôs-se a mapear a cultura de aprendizagem com ênfase nas práticas institucionais com foco nos valores e práticas organizacionais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, para a qual foram aplicados os instrumentos QCAO e IBACO, aplicados a 177 líderes de uma organização do ramo de fertilizantes nos estados de Minas Gerais e Goiás, Brasil. Para o processamento dos dados utilizou-se o software SPSS. O mapa da cultura de aprendizado destes líderes mostra um equilíbrio/proximidade, indicando que estes líderes percebem que contribuem com o aprendizado da organização de forma frequente. Quanto ao mapa de cultura organizacional, os líderes da organização apresentam práticas voltadas para a integração externa, com foco no planejamento de estratégias que atendem os stakeholders, principalmente, os clientes externos.
- Tradução e adaptação do conteúdo da COCAF-4 para o Português EuropeuPublication . Trindade, Beatriz; Gomes, Inês; Jorge, Maria; Pimpão, Matilde; Lopes, Inês; Soares, Elsa Marta