Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-31"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- SAÚDE DO ESTUDANTE ADOLESCENTE BRASILEIRO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAPublication . Santos, Francisca; Negreiros, FaustonO escopo estudo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a saúde do estudante adolescente no Brasil, considerando o período de Julho de 1990 a Julho de 2020. Foram selecionados 23 artigos em 6 bases de dados. Os resultados revelaram maior frequência de estudos qualitativos e transversais. Com as análises foram verificadas as seguintes tendências temático-analíticas nos estudos: 1) autopercepção dos adolescentes sobre saúde; 2) comportamentos e conhecimentos relacionados à saúde do estudante adolescente; 3) políticas públicas e ações de cuidados à saúde do estudante adolescente. Em suma, compreendeu-se como este fenômeno vem sendo abordado no contexto brasileiro, principalmente após a implementação de políticas públicas voltadas para a atenção e o cuidado com a saúde do estudante adolescente.
- MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FORMAS DE NORMALIZAR COMPORTAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLARPublication . Silva, Marta Solange Streicher Janelli Da; Deus, Meiridiane Domingues De; Kantorski, Luciane PradoEste trabalho tem como objetivo analisar a medicalização da educação e suas formas de normalizar comportamentos no contexto escolar. Participaram da pesquisa 27 profissionais da educação e 4 técnicos do Centro de Atendimento de Saúde de uma escola de um município do Rio Grande do Sul. Foram realizadas 31 entrevistas discursivas sobre medicalização na educação, dificuldades de aprendizagem e estratégias de auxílio aos estudantes no período outubro a dezembro de 2017. Os resultados evidenciam que a medicalização foi uma alternativa de auxílio no processo de aprendizagem dos/as discentes. Destaca-se a culpabilização da família pela incidência de comportamentos desviantes e/ou inadequados no ambiente escolar. Conclui-se que é necessário analisar a complexidade relacionada a expressão de comportamentos tidos como inadequados dos estudantes.
- ESTRATÉGIA DE TURISMO 2027Publication . Guimarães, MarianaAs anos 2005 e 2015 os números de dormidas em Portugal registam uma evolução muito positiva, e as entidades do Turismo de Portugal I. P., sob tutela do Governo, sentiram a necessidade de criar uma estratégia capaz de manter o crescimento do turismo de Portugal, e melhorá-lo de forma sustentável a longo prazo. O trabalho apresentado desenvolve uma breve descrição da evolução do turismo nos últimos anos, 2016 a 2020, e descreve todo o processo de construção e implementação da Estratégia do Turismo 2027, também conhecida como ET27. A metodologia deste trabalho baseouse no documento oficial da estratégia publicado pelo Turismo de Portugal, IP, assim como o documento do Diário da República, 1.ª série — N.º 187 — 27 de setembro de 2017. Para além destes consultou-se teses, dissertações de mestrado, artigos de jornais e fontes de pesquisa online. Concluise que a implementação de uma estratégia como a que carateriza a ET27 explora diversas vertentes (sociais, económicas e ambientais), o que é vital para o futuro de um Turismo mais sustentável e inovador.
- SIMBIOSES TURÍSTICO-CULTURAIS – A CIDADE DO PORTO A REDESCOBRIR-SEPublication . Rodrigues, LuísaO turismo cultural visto numa perspectiva global, tem sido, ao longo dos últimos anos apontado como um dos elementos de maior preponderância no sector do turismo. Tem gerado um enorme dinamismo na economia, pois é o responsável pelo entusiasmo na reabilitação de imóveis, é motor para a criação de empregos e provoca a presença de pessoas e vivências nos sítios que contêm elementos quer do património material quer imaterial. A prova de que este sector tem um peso considerável na economia nacional foi-nos revelada com a pandemia Covid 19 que nos continua a fustigar. O turismo cultural consegue movimentar pessoas provenientes das mais variadas vertentes sócioeconómicas, das mais diversas idades, níveis de formação e com entendimentos do universo cultural muito diferentes. É dinâmico e coloca desafios muito interessantes a todos os actores implicados. A cidade do Porto transformou-se ao longo do tempo, fruto de um processo longo, nem sempre pacífico, apresentando, hoje, uma nova face. Perceber esse caminho no contexto do Turismo cultural, ajuda-nos a ter outra leitura da cidade.
- POBREZA MENSTRUAL E SOFRIMENTO SOCIAL: A BANALIZAÇÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL DAS MULHERES NO BRASILPublication . Boff, Rogers Alexander; BILHALVA MAICÁ BRUM, JAQUELINE; Machado De Oliveira, Ananda Nasai; Cabral, Sueli MariaA partir das transformações sociais, as mulheres conquistaram espaços de equidade social em relação aos homens; no entanto, muitas continuam a habitar zonas de vulnerabilidades, sejam por questões econômicas, sociais e/ou culturais. Diante disso, sofrem com a ausência de acesso a produtos de higiene menstrual, de infraestrutura sanitária apropriada e de conhecimentos indispensáveis para esse período do ciclo reprodutivo. Tal vulnerabilidade é denominada de pobreza menstrual. Nesse sentido, este estudo exploratório, amparado no método dedutivo e com suporte na revisão bibliográfica, tem como objetivo analisar a pobreza menstrual no Brasil, e se essa vulnerabilidade ocasiona sofrimento social. Concluiu-se que as condições degradantes da vida geram a perda de objetos sociais das pessoas menstruantes e, com isso, emerge o sofrimento social.
- APRENDIZAGEM ESCOLAR, INFÂNCIA E NATUREZA: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR MÃES E PAIS DE CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTILPublication . Avelino, Thaís; NEGREIROS, FAUSTONEste estudo buscou investigar os sentidos atribuídos por mães e pais de crianças acerca da aprendizagem escolar em contato com a natureza de uma escola de Educação Infantil piauiense. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis participantes, com questões norteadoras que versaram sobre a aprendizagem, contato com a natureza, experiências educativas ao ar livre. A análise de dados foi realizada sob a Psicologia Histórico-Cultural, visando apreender a processualidade do fenômeno. Os resultados se desdobraram em unidades de análise que elucidam as potencialidades do contato entre a criança e natureza na constituição da aprendizagem escolar. Também emergiram concepções de natureza, a partir dos sentidos atribuídos pelas participantes. Espera-se fomentar reflexões e ações que favoreçam a aproximação entre a criança, escola e natureza.
- A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM DEBATEPublication . Feitosa, Lígia RochaO objetivo deste ensaio teórico foi apresentar as mudanças e as especificidades da educação superior de caráter profissionalizante no âmbito da formação acadêmica e formação profissional nos Institutos Federais do Brasil. A educação superior de cariz profissionalizante aprimorou a educação básica por meio de atividades formativas integradoras (ensino, pesquisa, extensão). A expansão desse nível de ensino permitiu a defesa e a relevância em se formar sujeitos tecnicamente qualificados como cidadãos e profissionais no contexto da educação profissional e tecnológica. Nesse contexto, o diálogo entre a formação acadêmica e a formação profissional pode ampliar o papel dos atores educativos na educação profissional tecnológica e, por conseguinte, promover ações coletivas e coerentes com oferta da graduação nos Institutos Federais.
- ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS ONLINE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICAPublication . Rocha, Vitor Melo; Ferreira Da Silva, Kennedy; Costa, Luziane Vitoriano Da; Breno, Ferreira; Castro, Ewerton HelderA COVID-19 infectou milhares de pessoas no mundo, causando impactos sociais, econômicos e na saúde. Medidas protetivas com ênfase em saúde mental foram elaboradas para conter os impactos. Objetivo: buscou-se analisar quais estratégias interventivas estão sendo usadas na pandemia. Metodologia: esta revisão sistemática incluiu estudos sobre intervenções psicológicas dos bancos de dados da BVS-PSI, LILACS e PubMed. Resultados: Dos 26 artigos analisados, 26,92% foram de periódicos nacionais e 73,07% de periódicos internacionais. Conclusões: A escassez de treinamentos ou falta de experiência dos profissionais acerca das TICs não foi componente impeditivo para que os atendimentos online acontecessem. A população se beneficiou da rápida resposta de assistência à saúde mental oferecida pelos profissionais. Os treinamentos em TICs precisam ocorrer de forma contínua.
- BERLIM: O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICOPublication . Simões, Luís; Carvalho, TiagoO turismo é atualmente uma das principais atividades económicas a nível mundial e por isto, muitas cidades e países têm vindo cada vez mais a apostar no desenvolvimento turístico. Desta forma, o turismo origina um impacte a diversos níveis, podendo numa determinada região, ser um contribuinte muito positivo para a mesma, pois pode gerar emprego e desenvolvimento urbano. Sendo o turismo urbano, um tipo de turismo gradativamente mais praticado atualmente, é fundamental conhecer as raízes que permitem o mesmo desenvolver-se com sucesso. Nesta perspetiva, procurou-se analisar e entender como é que estratégias de regeneração urbana bem praticadas, podem ajudar a criar um efeito desinibido em cidades que procuram descobrir e desenvolver os seus produtos e serviços turísticos. Para isto, foi selecionado como estudo de caso a cidade de Berlim na Alemanha, tendo sido feito um levantamento pormenorizado das suas características e das estratégias de regeneração urbana utilizadas, inferindo-se assim as variáveis que fizeram com que a mesma seja hoje um dos principais destinos Europeus visitados.
- Revista Politécnica nº 28 (2021)Publication . Vários