Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

APRENDIZAGEM ESCOLAR, INFÂNCIA E NATUREZA: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR MÃES E PAIS DE CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PEC Dezembro de 2021-páginas-99-117.pdf1.07 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo buscou investigar os sentidos atribuídos por mães e pais de crianças acerca da aprendizagem escolar em contato com a natureza de uma escola de Educação Infantil piauiense. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis participantes, com questões norteadoras que versaram sobre a aprendizagem, contato com a natureza, experiências educativas ao ar livre. A análise de dados foi realizada sob a Psicologia Histórico-Cultural, visando apreender a processualidade do fenômeno. Os resultados se desdobraram em unidades de análise que elucidam as potencialidades do contato entre a criança e natureza na constituição da aprendizagem escolar. Também emergiram concepções de natureza, a partir dos sentidos atribuídos pelas participantes. Espera-se fomentar reflexões e ações que favoreçam a aproximação entre a criança, escola e natureza.

Description

Keywords

aprendizagem escolar; natureza; pais; mães; Educação Infantil.

Citation

Avelino, T., & Negreiros, F. (2021). APRENDIZAGEM ESCOLAR, INFÂNCIA E NATUREZA: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR MÃES E PAIS DE CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 25 (3): 98-116.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPGAYA

CC License