IP - Instituto Piaget
Permanent URI for this community
O Instituto Piaget tem como principais objectivos proporcionar um ensino de qualidade, criar conhecimento e difundir valores humanos fundamentais para uma indispensável formação pessoal e intelectual de todos os seus agentes – docentes, estudantes, trabalhadores e cooperantes.
No seguimento deste propósito, e procurando privilegiar a criatividade e a inovação, o Instituto Piaget tem vindo sistematicamente a reinvestir todos os seus excedentes na melhoria e aperfeiçoamento constantes do seu projecto educativo. Com estes princípios, a actuação do Instituto Piaget tem vindo a diversificar-se, abrangendo uma multiplicidade de áreas que vão da educação à investigação, passando pela acção de cariz social e pela implementação de projectos de desenvolvimento, tanto em Portugal como em países da CPLP e ainda, pela edição de livros.
www.ipiaget.orgBrowse
Browsing IP - Instituto Piaget by Title
Results Per Page
Sort Options
- A abordagem do estudo do meio numa prática interdisciplinar:Publication . Palaio, Isabel; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e visou identificar e compreender a valorização da área de Estudo do Meio, numa perspetiva interdisciplinar, em contexto de sala de aula numa turma de 2º ano, do 1º ciclo do ensino básico. Este estudo foi realizado durante o estágio de 1ºciclo e de forma a validar a questão definida, foi utilizada a metodologia qualitativa e interpretativa. Em relação à técnica de recolha de dados, a mesma foi baseada na observação direta, recolha de fotografias, notas de campo e entrevistas de perguntas abertas. Realizou-se, assim, entrevista semiestruturada e informal a quatro profissionais de educação: quatro professores do 1º Ciclo do Ensino Básico com o propósito de compreender a importância da área de Estudo do Meio, numa perspetiva interdisciplinar. A relevância atribuída à área de Estudo do Meio é fulcral ao desenvolvimento de novas aprendizagens partindo das experiências, que a criança em interação com o meio e com os seus pares vai construindo, devido à sua natureza interdisciplinar o Estudo do Meio promove igualmente uma articulação de variados saberes.
- Adaptação e validação da escala Mental Health Literacy para a população portuguesaPublication . Rocha, Inês; Neto, DavidOs instrumentos validados para a população portuguesa, com o objetivo de avaliar a literacia em saúde mental, são bastante reduzidos. Com este estudo pretende-se traduzir adaptar e validar a escala Mental Health Literacy de O’Connor e Casey (2015) para a população portuguesa, recorrendo a uma tradução e retradução do instrumento. Pretende-se ainda avaliar a fiabilidade e validade da escala. Mental Health Literacy Scale é um instrumento que avalia o nível de literacia em saúde mental, sendo constituído por 35 itens e seis atributos: reconhecimento de perturbações; conhecimento na procura de informações relacionadas com a saúde mental; conhecimento sobre os fatores de risco e as suas causas; o conhecimento sobre tratamentos; conhecimento sobre a ajuda profissional disponível e atitudes que promovem o reconhecimento na procura de ajuda
- A afetividade na transição do pré-escolar para 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Jorge, Ana Cláudia; Campos, Maria OrquídeaO presente estudo intitulado de “A Afetividade na Transição do Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, procura sensibilizar todos os profissionais e intervenientes na transição de uma criança do Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório é apresentado um estudo de natureza qualificativa-interpretativa, com base na problemática, que teve como pergunta de partida: “Porquê a diferença na relação afetiva entre o Educador e o Professor de 1.º Ciclo com as suas crianças?” O instrumento utilizado para a recolha de dados foi baseado em quatro entrevistas com duas Educadoras de Infância e dois Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo estes de escolas diferentes para haver assim uma maior variedade na amostra. Ao longo de todo o relatório, queremos dar resposta à questão acima colocada, acreditando, assim que uma boa relação afetiva é a base para uma boa relação pedagógica, e isso será aqui espelhado assim como a preocupação e convicção que uma educação com base na relação afetiva é uma mais-valia para todos os intervenientes. A transição de ciclo, deve ser olhada pelos profissionais como um tema importante para as nossas crianças, tanto no Pré-Escolar como no 1.º Ciclo, o Afeto deve estar presente em todo este processo para torná-lo assim mais calmo e sereno para todas as crianças que vivenciam esta fase tão importante das suas vidas.
- A afetividade no processo educativo de crianças em idade pré-escolar. A perspetiva dos encarregados de educaçãoPublication . Fernandes, Sandra; Gonçalves, Ana CristinaO presente Relatório Final de Mestrado em Educação Pré-Escolar tem como tema “A Afetividade no Processo Educativo de Crianças em Idade Pré-Escolar” e subtema “A Perspectiva dos Encarregados de Educação”. Baseia-se numa abordagem reflexiva sobre o tema, escolhido no contexto de prática pedagógica em Educação Pré-Escolar, que decorreu na entidade cooperante atribuída para o estágio. Sendo cada vez mais evidente nos dias de hoje, uma mutação social e da conjuntura familiar que, inevitavelmente tem implicações no desenvolvimento das crianças, estabeleci como objetivo de investigação: Compreender a perspectiva dos Encarregados de Educação relativamente à importância da Afetividade no processo educativo em contexto Pré-Escolar. O estudo efetuado incidiu sobre vinte e um Encarregados de Educação, sendo adotada uma abordagem qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o Inquérito e a Observação Participante. Este trabalho contempla um olhar para a Afetividade no seio escolar pela perspectiva dos Encarregados de Educação. Os resultados do estudo demonstraram que, para estes Encarregados de Educação, a Afetividade mesmo quando confrontada com outras categorias é fortemente valorizada no contexto escolar.
- Afetividade no processo ensino-aprendizagem:Publication . Costa, Joana; Silva, MarleneO presente relatório, realizou-se em contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, destina-se à obtenção do grau de mestre e teve como objetivo estudar as perceções dos docentes acerca da afetividade e do seu contributo para o processo ensino-aprendizagem. Este tema tem sido alvo de crescente reflexão e estudo uma vez que está na base das relações humanas, atualmente tão comprometidas. No campo educacional, a afetividade é um fator determinante na relação educativa/pedagógica, permitindo que esta seja motivadora, desafiadora e baseada na confiança, potencie um clima de aprendizagem benéfico e capaz de promover aprendizagens significativas. O educador/professor e a criança/aluno são parceiros de aprendizagem. O presente Relatório Final é um estudo interpretativo com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), por isso, de forma a dar resposta ao problema em estudo, forma realizadas entrevistas aos docentes (educadores e professores do 1º ciclo do ensino básico) e foram realizados questionários aos docentes destas valências. Os resultados do presente estudo evidenciam uma preocupação crescente sobre a afetividade como fator imprescindível na relação educativa/pedagógica e consequentemente como contributo para o desenvolvimento de aprendizagens significativas.
- Alteridade e migração:Publication . Ribeiro, Juliana; Roberto, SandraNa história da humanidade, o ser humano sempre migrou e teve o desejo de buscar novas possibilidades para potenciar o seu desenvolvimento. Desde a chegada do ser humano ao mundo, existe uma necessidade da figura do outro e o contacto com outro indivíduo além de colocá-lo em contacto com a alteridade coloca também em contacto com algo familiar. Este estudo pretende explorar as relações de alteridade em estudantes brasileiros em Portugal averiguando quais os processos de adaptação através de uma entrevista aberta, aplicação do Teste de Apercepção Temática (TAT) e da aplicação do Rorschach.
- Análise comparativa da aptidão física dos alunos dos diferentes cursos do ensino secundárioPublication . Veiga, Pedro; Willig, RenataO presente relatório tem por base uma análise reflexiva relativamente ao estágio desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Santo André, no Barreiro, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. O estágio decorreu em duas escolas deste agrupamento: na Escola Secundária de Santo André e na Escola Básica 2º e 3º Ciclos da Quinta da Lomba, no ano letivo 2022/2023, com duas turmas uma do 10ºano, do curso de Ciências Socioeconómicas e outra do 8º ano de escolaridade. Este relatório está dividido em quatro áreas, na primeira é destacada a importância da Prática de Ensino Supervisionada e caraterizada a instituição onde o estágio foi realizado. Na segunda área é relatado como decorreu o planeamento, o ensino e a avaliação. Na terceira área é descrito o envolvimento do estagiário na comunidade escolar. Na quarta área, apresenta-se uma investigação relacionada com a temática da aptidão física, com o objetivo de comparar a aptidão física de alunos de uma escola secundária tendo em conta os diferentes cursos cientifico-humanísticos, bem como realizar uma subanálise pelo sexo. Por último, enunciam-se as conclusões de todo o processo através de uma reflexão final.
- Análise da intensidade de esforço percecionado pelos alunos entre aulas de modalidade desportiva individual e coletivaPublication . Ferreira, Valter; Rodrigues, PaulaO presente documento é singular e intransmissível e abarca o percurso enquanto estudante-estagiário, durante um ano letivo, na prática de ensino supervisionada do mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. É composto por uma análise detalhada argumentativa das quatro áreas que constituem o estágio: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. Nesta última área foi efetuado um estudo para analisar a intensidade de esforço percecionado pelos alunos entre aulas de modalidade desportiva individual (Badminton) e coletiva (Andebol), que contou com a participação de 24 alunos (17,37± 0,49) que efetuaram duas aulas de cada modalidade. Os resultados dos grupos de prática e não praticantes foram comparados, através dos quais apenas se observaram diferenças estatisticamente significativas na variável perceção subjetiva de esforço na modalidade de Andebol (p=,018). O grupo não praticante demonstrou uma perceção de esforço mais elevada (5,9±0,77) comparativamente com o grupo de prática (4,84±1,1). Entre as modalidades de andebol e badminton, aquela que registou valores mais altos relativamente à PSE foi a de andebol, tanto no caso de alunos praticantes de AFDE como no caso de alunos não praticantes. Relativamente ao género, o masculino foi aquele que revelou a taxa mais elevada de PSE. Os valores relativos à correlação entre níveis de PSE referidos pelos alunos e os valores de FC medidos, permitiram concluir a inexistência de correlação estatisticamente significativa entre ambas. Desta forma, podemos recomendar a metodologia de PSE como uma estratégia viável de monotorização em aula de EF, por ser de aplicação simples, rápida e sem existir necessidade de recorrer a material caro.
- Análise da mensuração do esforço no treino da força, com a escala de repetições em reserva, através de investigação científica e revisão sistemáticaPublication . Russo, Filipe; Martins, NunoO presente relatório aborda todas as atividades inerentes ao processo de estágio realizadas durante o segundo ano do 2º ciclo de estudos em Exercício e Saúde pelo ISEIT de Almada, conforme o regulamento aplicável à realização da Unidade Curricular de Estágio e Relatório Final. A integração no local de estágio, ginásio Pilates Fitness Cacilhas, fez-se acompanhar de um conjunto de ações expostas ao longo do capítulo I do presente relatório. O desenrolar das atividades veio despertar interesse na área do treino da força, e em particular na avaliação subjetiva da intensidade do esforço treino da força, através da escala de repetições em reserva, levando à realização de dois projetos de investigação científica, discriminados no capítulo II do relatório em epígrafe. Os dois projetos consistiram na realização de um primeiro estudo, de Revisão Sistemática, realizado a par da Unidade Curricular de Metodologia da Investigação Científica, intitulado: Factors That Influence the Accuracy of Using the Repetitions in Reserve Scale in Resistance Training: A Systematic Review. O segundo artigo científico intitula-se: Ability to Identify Proximity to Concentric Muscle Failure Using the Repetitions in Reserve Scale for Different Upper Limb Exercises and Percentages of One Repetition Maximum; e visa verificar o grau de precisão da utilização da escala de repetições em reserva para quatro diferentes exercícios, para os membros superiores, realizados com três intensidades distintas (50%, 70% e 85% de 1 repetição máxima).
- Análise da mensuração do esforço no treino da força, com a escala de repetições em reserva, através de investigação científica e revisão sistemáticaPublication . Russo, Filipe; Martins, NunoO presente relatório aborda todas as atividades inerentes ao processo de estágio realizadas durante o segundo ano do 2º ciclo de estudos em Exercício e Saúde pelo ISEIT de Almada, conforme o regulamento aplicável à realização da Unidade Curricular de Estágio e Relatório Final. A integração no local de estágio, ginásio Pilates Fitness Cacilhas, fez-se acompanhar de um conjunto de ações expostas ao longo do capítulo I do presente relatório. O desenrolar das atividades veio despertar interesse na área do treino da força, e em particular na avaliação subjetiva da intensidade do esforço treino da força, através da escala de repetições em reserva, levando à realização de dois projetos de investigação científica, discriminados no capítulo II do relatório em epígrafe. Os dois projetos consistiram na realização de um primeiro estudo, de Revisão Sistemática, realizado a par da Unidade Curricular de Metodologia da Investigação Científica, intitulado: Factors That Influence the Accuracy of Using the Repetitions in Reserve Scale in Resistance Training: A Systematic Review. O segundo artigo científico intitula-se: Ability to Identify Proximity to Concentric Muscle Failure Using the Repetitions in Reserve Scale for Different Upper Limb Exercises and Percentages of One Repetition Maximum; e visa verificar o grau de precisão da utilização da escala de repetições em reserva para quatro diferentes exercícios, para os membros superiores, realizados com três intensidades distintas (50%, 70% e 85% de 1 repetição máxima).