Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-23"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Composite Films of Nanofibrillated Cellulose with Sepiolite: Effect of Preparation StrategyPublication . Alves, Luis; Ramos, Ana; Rasteiro, Maria G.; Vitorino, Carla; Ferraz, Eduardo; Ferreira, Paulo J. T.; Puertas, Maria L.; Gamelas, José A. F.Cellulose nanofibrils (CNFs) are nanomaterials with promising properties to be used in food packaging and printed electronics, thus being logical substitutes to petroleum-based polymers, specifically plastics. CNFs can be combined with other materials, such as clay minerals, to form composites, which are environmentally friendly materials, with acceptable costs and without compromising the final properties of the composite material. To produce composite films, two strategies can be used: solvent casting and filtration followed by hot pressing. The first approach is the simplest way to produce films, but the obtained films may present some limitations. In the present work, CNFs produced using enzymatic or TEMPO (2,2,6,6-tetramethylpiperidine-1-oxyl radical) oxidation pretreatments, followed by high-pressure homogenization, or only by mechanical treatment (homogenization), were used to produce films by both the available procedures. The films obtained by filtration + hot pressing presented higher tensile strength and Young’s modulus compared with those obtained by solvent casting. In general, a decrease in the values of these mechanical properties of the films and a decrease in elongation at break, with the addition of sepiolite, were also observed. However, for the TEMPO CNF-based films, an improvement in tensile strength could be observed for 10% of the sepiolite content. Furthermore, the time necessary to produce films was largely reduced by employing the filtration procedure. Finally, the water vapour barrier properties of the films obtained by filtration are comparable to the literature values of net CNF films. Thus, this technique demonstrates to be the most suitable to produce CNF-based composite films in a fast way and with improved mechanical properties and suitable gas barrier properties.
- O perfil do consumidor turístico residente em Portugal : as alterações provocadas pelo contexto pandémicoPublication . Ribeiro, Fábio Stefano de Brito; Leandro, Alexandra Maria FernandesO surgimento da pandemia de Covid-19 veio impactar o estado psicológico do consumidor turístico e alterar os comportamentos do mesmo, levando a que o setor turístico tenha sofrido uma redução na faturação de 935 biliões de dólares fruto da diminuição de 900 milhões de turistas entre janeiro e outubro de 2020 (UNWTO, 2020). O fato da pandemia de Covid-19 ser recente, aquando a realização do estudo, reflete-se na dificuldade em encontrar estudos completos e profundos sobre as alterações do consumidor turístico com destaque para o contexto português pretendendo-se que esta investigação cubra uma lacuna na literatura e, consequentemente, se posicione como uma mais valia tanto a nível cientifico para a realização de projetos de investigação futuros, como para a indústria turística que pode encontrar no mesmo as alterações provocadas pela Covid-19 no consumidor turístico e adequar a sua abordagem de marketing para um novo turista no presente e no futuro. Neste sentido, foi realizado o presente projeto de investigação que visa estudar o impacto provocado pela Covid-19 na perceção do risco percebido por parte do consumidor turístico, na adoção de comportamentos digitais para a prática turística, na perceção do consumidor turístico aos estímulos de marketing, na alteração da frequência, distância e meios de transporte das deslocações, nas motivações dos consumidores turísticos e nas necessidades de informação. Após a realização de uma pesquisa junto de 1185 inquiridos (1054 respostas válidas), e a análise dos dados recolhidos com recurso aos programas de estatística IBM SPSS Statistics 25 e SmartPLS 3.3.3, conclui-se que a pandemia de Covid-19 impactou todas as variáveis anteriormente referidas com exceção das necessidades de informação.
- A afetividade na transição do pré-escolar para 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Jorge, Ana Cláudia; Campos, Maria OrquídeaO presente estudo intitulado de “A Afetividade na Transição do Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, procura sensibilizar todos os profissionais e intervenientes na transição de uma criança do Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório é apresentado um estudo de natureza qualificativa-interpretativa, com base na problemática, que teve como pergunta de partida: “Porquê a diferença na relação afetiva entre o Educador e o Professor de 1.º Ciclo com as suas crianças?” O instrumento utilizado para a recolha de dados foi baseado em quatro entrevistas com duas Educadoras de Infância e dois Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo estes de escolas diferentes para haver assim uma maior variedade na amostra. Ao longo de todo o relatório, queremos dar resposta à questão acima colocada, acreditando, assim que uma boa relação afetiva é a base para uma boa relação pedagógica, e isso será aqui espelhado assim como a preocupação e convicção que uma educação com base na relação afetiva é uma mais-valia para todos os intervenientes. A transição de ciclo, deve ser olhada pelos profissionais como um tema importante para as nossas crianças, tanto no Pré-Escolar como no 1.º Ciclo, o Afeto deve estar presente em todo este processo para torná-lo assim mais calmo e sereno para todas as crianças que vivenciam esta fase tão importante das suas vidas.
- Processo de transição de crianças com desenvolvimento atípico da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Tanganho, Rute Isabel Delgado; Mendes, ElisabeteRespeitar e entender a diversidade de forma a melhorar o processo de ensino e aprendizagem, é fundamental. Os profissionais devem estar despertos para as características individuais de cada criança. Quando se fala de crianças com Desenvolvimento Atípico, o papel de todos os envolvidos no processo de transição é preponderante. A mudança entre ciclos acarreta receios e angústias que só poderão ser minimizados se existir um trabalho prévio com as crianças e suas famílias. Os profissionais da Equipa Local de Intervenção (ELI), da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), os educadores e professores e a família devem articular saberes, planificar e saber ‘trabalhar’ em conjunto. A forma como os profissionais pensam sobre a articulação entre ciclos e agem de forma a facilitar esse processo é, também, um fator de extrema importância para a inclusão da criança com Desenvolvimento Atípico. Neste sentido, é fundamental perceber de que forma o processo de transição é realizado, quem deve participar nesse processo, quais as estratégias utilizadas e que cautelas devem ser tidas em conta para que o processo de transição ocorra com sucesso. Para a recolha dessa informação, foi elaborado um questionário, com 20 perguntas abertas, que foi enviado às equipas locais de intervenção precoce a nível nacional. As respostas obtidas vieram de várias zonas do país, nomeadamente: Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro. Sendo que a maioria dos questionários preenchidos foram das equipas dos Distritos de Portalegre e de Évora. No total foram obtidos 25 questionários. A informação recolhida contribuiu para clarificar a forma como o Processo de Transição é realizado, destacando-se a importância de existirem ligações fortes entre todos os envolvidos neste processo (Educador, Família, Profissionais da ELI e da EMAEI), sendo a falta de meios, sobretudo, de recursos humanos, que segundo os inquiridos implica que este processo de transição, no caso de crianças com Desenvolvimento Atípico, não seja, muitas vezes, realizado com sucesso, ficando por isso, dificultada a devida e esperada inclusão destas crianças no novo contexto educativo.
- O papel do mix comunicacional na gestão de relacionamentos business-to-business: O caso Smartex.aiPublication . Anjo, Joana Dantas Nobre; Nogueira, MafaldaAs empresas que atuam em mercados Business-to-Business necessitam de um maior cuidado no que diz respeito à relação com os clientes, delineando a sua estratégia de comunicação em prol de uma relação de longo prazo. Para isso, é necessário entender como opera o Marketing no contexto B2B e quais os meios de comunicação essenciais para a atração e manutenção dos clientes, uma vez que estes estão cada vez mais informados e exigentes. Portanto, a presente investigação pretende entender de que modo a estratégia de comunicação de uma empresa que opera em contexto B2B consegue fazer o seu nome chegar a potenciais clientes e qual o grau de importância do mix comunicacional na conquista e na relação com os mesmos, de forma a mantê-los satisfeitos com o produto e, por consequência, impulsioná-los a repetir a compra. O estudo foi desenvolvido com base na metodologia de estudo de caso da Smartex, empresa que desenvolveu o primeiro sistema do mundo capaz de detetar defeitos em tempo real durante a produção de malha na Indústria Têxtil. Este estudo de caso conta com uma abordagem qualitativa apoiada em técnicas de recolha de dados mistas, sendo elas a entrevista e o inquérito. A triangulação das respostas permitiu a recolha de resultados mais fidedignos. Estes, demonstram que a maioria dos clientes já conhecia a empresa antes desta os contactar. Ao longo da análise dos resultados, verificou-se também que o contacto direto, feedback de outras empresas e utilização de brochuras e flyers durante as reuniões são os principais fatores que motivam os clientes à primeira compra. Ainda durante a análise, foi possível determinar que existem ainda três meios de comunicação da Smartex mais vezes selecionadas pelos clientes como sendo os que mais valorizam na relação enquanto clientes e como os principais potencializadores de uma próxima compra, sendo eles as reuniões de demonstrações de atualizações e melhorias do software, reuniões de recolha de feedback sobre o produto e apresentação de Relatórios Executivos com atualizações mensais.