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O surgimento da pandemia de Covid-19 veio impactar o estado psicológico do consumidor turístico e alterar os comportamentos do mesmo, levando a que o setor turístico tenha sofrido uma redução na faturação de 935 biliões de dólares fruto da diminuição de 900 milhões de turistas entre janeiro e outubro de 2020 (UNWTO, 2020).
O fato da pandemia de Covid-19 ser recente, aquando a realização do estudo, reflete-se na dificuldade em encontrar estudos completos e profundos sobre as alterações do consumidor turístico com destaque para o contexto português pretendendo-se que esta investigação cubra uma lacuna na literatura e, consequentemente, se posicione como uma mais valia tanto a nível cientifico para a realização de projetos de investigação futuros, como para a indústria turística que pode encontrar no mesmo as alterações provocadas pela Covid-19 no consumidor turístico e adequar a sua abordagem de marketing para um novo turista no presente e no futuro.
Neste sentido, foi realizado o presente projeto de investigação que visa estudar o impacto provocado pela Covid-19 na perceção do risco percebido por parte do consumidor turístico, na adoção de comportamentos digitais para a prática turística, na perceção do consumidor turístico aos estímulos de marketing, na alteração da frequência, distância e meios de transporte das deslocações, nas motivações dos consumidores turísticos e nas necessidades de informação. Após a realização de uma pesquisa junto de 1185 inquiridos (1054 respostas válidas), e a análise dos dados recolhidos com recurso aos programas de estatística IBM SPSS Statistics 25 e SmartPLS 3.3.3, conclui-se que a pandemia de Covid-19 impactou todas as variáveis anteriormente referidas com exceção das necessidades de informação.
Description
Keywords
Marketing turístico; Comportamento do consumidor turístico; Viagens; Covid-19; Pandemia.