Repository logo
 
Publication

O perfil do consumidor turístico residente em Portugal : as alterações provocadas pelo contexto pandémico

dc.contributor.advisorLeandro, Alexandra Maria Fernandes
dc.contributor.authorRibeiro, Fábio Stefano de Brito
dc.date.accessioned2022-04-20T15:03:03Z
dc.date.available2022-04-20T15:03:03Z
dc.date.issued2022-02-23
dc.date.submitted2021-12-26
dc.description.abstractO surgimento da pandemia de Covid-19 veio impactar o estado psicológico do consumidor turístico e alterar os comportamentos do mesmo, levando a que o setor turístico tenha sofrido uma redução na faturação de 935 biliões de dólares fruto da diminuição de 900 milhões de turistas entre janeiro e outubro de 2020 (UNWTO, 2020). O fato da pandemia de Covid-19 ser recente, aquando a realização do estudo, reflete-se na dificuldade em encontrar estudos completos e profundos sobre as alterações do consumidor turístico com destaque para o contexto português pretendendo-se que esta investigação cubra uma lacuna na literatura e, consequentemente, se posicione como uma mais valia tanto a nível cientifico para a realização de projetos de investigação futuros, como para a indústria turística que pode encontrar no mesmo as alterações provocadas pela Covid-19 no consumidor turístico e adequar a sua abordagem de marketing para um novo turista no presente e no futuro. Neste sentido, foi realizado o presente projeto de investigação que visa estudar o impacto provocado pela Covid-19 na perceção do risco percebido por parte do consumidor turístico, na adoção de comportamentos digitais para a prática turística, na perceção do consumidor turístico aos estímulos de marketing, na alteração da frequência, distância e meios de transporte das deslocações, nas motivações dos consumidores turísticos e nas necessidades de informação. Após a realização de uma pesquisa junto de 1185 inquiridos (1054 respostas válidas), e a análise dos dados recolhidos com recurso aos programas de estatística IBM SPSS Statistics 25 e SmartPLS 3.3.3, conclui-se que a pandemia de Covid-19 impactou todas as variáveis anteriormente referidas com exceção das necessidades de informação.pt_PT
dc.identifier.tid202996425
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40248
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing turístico;pt_PT
dc.subjectComportamento do consumidor turístico;pt_PT
dc.subjectViagens;pt_PT
dc.subjectCovid-19;pt_PT
dc.subjectPandemia.pt_PT
dc.titleO perfil do consumidor turístico residente em Portugal : as alterações provocadas pelo contexto pandémicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de mestrado Fábio Ribeiro.pdf
Size:
2.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format