IPP - Instituto Politécnico de Portalegre
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O Instituto Politécnico de Portalegre é a instituição pública de ensino superior que cria e difunde o conhecimento, orientado profissionalmente, através da formação e qualificação, de alto nível, para públicos diferenciados, em momentos vários dos percursos académico e profissional, e da investigação e desenvolvimento tecnológico para a promoção das comunidades, em cooperação com entidades regionais, nacionais e internacionais. O Politécnico de Portalegre integra as seguintes unidades orgânicas de ensino: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Saúde (em Portalegre) e Escola Superior Agrária (em Elvas).
O Instituto Politécnico de Portalegre tem uma Unidade de I&D, avaliada pela FCT com MUITO BOM, o Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - VALORIZA.Browse
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- 1911/2011: um século de proteção de crianças e jovensPublication . Candeias, Marisa; Henriques, HelderA Lei de Proteção à Infância de 1911 colocou Portugal na vanguarda da proteção de crianças, distinguindo assim a criança, do adulto e o Direito Penal do Direito de Menores. Foi, com este diploma, instituída a primeira Tutoria de Infância, que mais tarde veio dar origem aos atuais Tribunais de Família e Menores e instituídas a Federação Nacional dos Amigos e Defensores das Crianças e os Refúgios. Se em 1911 e 1912, respetivamente, são instituídas as Tutorias em Lisboa e no Porto, o resto do país teve de aguardar pela lei de 1925, que regulamentou a expansão do sistema, concluída apenas no Estado Novo. A lei de Proteção à Infância apenas foi objeto de reforma aquando da publicação da Organização Tutelar de Menores (OTM), em 1962. De referir ainda a década de 90, como um importante marco na proteção de menores, através da Lei Tutelar Educativa e da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo.
- Abarcando o presente, consolidando o futuro: a tecnologia educativa na saúdePublication . Arco, AntónioA tecnologia educativa possibilita a utilização de metodologias operativas dinâmicas, com a principal finalidade de fomentar a eficácia dos processos de formação, oferecendo uma gama de conhecimentos, coerentes e sólidos, sobre a forma de organizar os processos de ensinoaprendizagem, planear e elaborar ambientes e processos educativos, com o intuito de atingir os objectivos pedagógicos previamente definidos, aspectos que se podem aplicar na educação para a saúde, nomeadamente na saúde escolar. As políticas internacionais de promoção de saúde e a configuração dos próprios sistemas de saúde, tornam importante a análise das concepções subjacentes à tecnologia educativa, convergindo para a reflexão dos seus impactos na actualidade, enquanto peças centrais de dimensionamento das estratégias desenvolvidas no âmbito da saúde. Ampliando as possibilidades do acesso à informação, a sua utilização permite desenvolver estratégias que facultem não só o desenvolvimento de conhecimentos e competências, como a actualização e a capacitação dos indivíduos, englobando-o num processo de aprendizagem ao longo da vida, afirmando-se desta forma como uma importante linha de investigação a considerar
- Abordagem à dirofilariose cardiopulmonar canina na região da MadeiraPublication . Freitas, Sónia Melissa Fernandes deEste relatório refere-se ao estágio final do curso de enfermagem veterinária, realizado no Hospital Veterinário da Madeira, com duração total de 7 semanas devido às contingências provocadas pelo Coronavirus Disease 2019 (Covid-19). O objetivo foi consolidar os conhecimentos adquiridos nos 3 anos do curso e pô-los em prática, em especial na área de parasitologia onde se insere a dirofilariose, doença endémica na região. Durante o tempo de estágio, a aluna teve a oportunidade de trabalhar em várias áreas, destacando o internamento, onde passou a maior parte do tempo, assim como o laboratório onde foram realizadas as técnicas de diagnóstico. Para um possível diagnóstico da presença de Dirofilariose Cardiopulmonar Canina (DCC), a aluna recolheu amostras de sangue a 27 cães de forma aleatória e avaliou pelo método de gota fresca e esfregaço sanguíneo, obtendo 8 resultados positivos. Desses 8 animais, 7 nunca tinham ido a uma consulta médico-veterinária, todos viviam em ambientes externos ou mistos, sem qualquer tipo de protocolo preventivo para DCC e não estavam desparasitados nem vacinados. Com o objetivo de avaliar o conhecimento dos tutores em relação à doença, identificar o concelho onde se insere o maior número de casos positivos, quantos fazem tratamento nos animais positivos e se esses que tiveram animais positivos começarama fazer prevenção nos seus novos animais, a aluna criou questionários para a população da Região Autónoma da Madeira. Esteve disponível online durante 2 meses, nas plataformas sociais da aluna e conseguiu uma amostra total de 319 respostas, com maior foco na cidade do Funchal. Paralelamente foi enviado por email para as clínicas/hospital da região um questionário com o objetivo de estimar o número de casos anuais positivos, tipo de técnica usada no despiste e em que altura do ano há maior número de casos, obtendo uma amostra de 3 num total de 21
- Abordagem psicoeducativa no idoso com depressãoPublication . Carona, André; Marques, Maria de FátimaO presente relatório apresenta as intervenções que serviram de base ao desenvolvimento de um grupo psicoeducativo para idosos com depressão. Estas permitiram viver experiências que resultaram numa aquisição de competências. A depressão no idoso assume uma importância singular nos tempos que correm, devido ao elevado grau de incapacidade que desenvolve no mesmo, da mesma forma que potencia uma degradação mais acelerada do seu estado geral de saúde. A psicoeducação assume-se como um tratamento com eficácia comprovada na recuperação da depressão. Capacitando os idosos através do aumento do conhecimento sobre a doença e do desenvolvimento de mecanismos de adaptação, potencia-se a capacidade destes para gerir a doença. A criação de grupos psicoeducativos fomenta a interação entre os participantes, melhorando a adesão ao tratamento. O programa definido para o grupo psicoeducativo foi considerado positivo por parte dos idosos, tendo demonstrado aparente eficácia, dado que os níveis de depressão dos mesmos diminuíram
- Abordagem Sistematizada à Pessoa Vítima de Trauma Admitida no Serviço de UrgênciaPublication . Frutuoso, Joana Margarida Maurício da Rosa; Costa, Maria Antónia Rasa CorreiaIntrodução: O Relatório de Estágio é a última fase do Mestrado em Enfermagem, com especialidade Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica. Objetivo: Fundamentar as escolhas realizadas, teórica e cientificamente, descrever o projeto de intervenção profissional do Estágio Final e o seu contributo para o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Método descritivo e análise crítico-reflexiva das atividades desenvolvidas. O projeto de intervenção é redigido, com recurso à metodologia de projeto e sustentado pelo modelo para mudança da prática baseada em evidências de June Larrabee. Resultados: A análise crítico-reflexiva de aquisição e desenvolvimento de competências, incidiu sobre atividades desenvolvidas numa Unidade de Cuidados Intensivos e num Serviço de Urgência, onde foi realizado o projeto de intervenção, que objetivou melhorar a qualidade e segurança dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica vítima de trauma, através da elaboração de uma norma de uniformização de cuidados, abarcando uma Cheklist de registos. Conclusão: A elaboração deste relatório possibilitou a descrição do percurso formativo e a análise crítico-reflexiva e fundamentada do processo de aquisição e desenvolvimento de competências.
- About Hazing In Higher EducationPublication . Martins, Maria José D.; Bauer, Yvo Benjamin Raposo; Caldeira, Suzana Nunes; Mendes, Maria; Botelho, Susana Pinho; Silva, OsvaldoNot a year goes by that we don’t hear of another hazing scandal in a higher education institution. Many researchers took interest in this issue in order to understand its causes and consequences. They provided definitions and lead to prevent it. We found hazing in many social groups around the world, with different names, and under specific forms. This paper aims to better understand hazing and its actors, with a specific focus on hazing in higher education. We presented three definitions to offer several perspectives on hazing, and facilitate its apprehension. Our method was to analyze the relevant scientific literature with the intention of reflecting on its roots and representation among individuals. Results are an exposition of motivations from hazing's actors, recommendations about how to define it and how to prevent derivations. Our main conclusions assume hazing is usually depicted as a deviant behavior, but it would appear to be a norm. Also, its core purpose would be the progression from newcomer to a group member. A lack of structure or meaning could lead to its misuse and facilitate outrageous events. In higher education, hazing seems to be used as a tool to integrate freshmen in their new institutional world. Scandals including violence, sexual and alcohol abuse could be a symptom of something deeper from hazing's environment.
- O Acesso à Profissão de Contabilista CertificadoPublication . Curião, Maria de Fátima; Borrego, Ana; Tavares, NunoEste projeto trata-se de um estudo de caso, que tem como objetivo principal identificar o nível de (in)sucesso no exame de acesso à profissão de Contabilista Certificado. A população-alvo são os licenciados em Gestão – Ramo de Contabilidade, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Portalegre, dos anos 2014/2015 a 2018/2019. Trata-se de um estudo com recolha de dados por questionário on-line, o qual esteve ativo durante, aproximadamente, 4 meses (entre o dia 7 de julho de 2020 e o dia 31 de outubro de 2020). Da aplicação do questionário ao público-alvo foi possível obter 44 respostas. Do tratamento dos dados obtidos verificou-se que: a maioria dos inquiridos (54,6%) já é membro da Ordem dos Contabilistas Certificados. Entre os que não obtiveram sucesso no exame, 35,7% pretende voltar a tentar obter aprovação, mas igual percentagem já desistiu de se propor ao exame. Em relação aqueles que conseguiram ter acesso à profissão de contabilista certificado, conclui-se que 35,1% realizou exame apenas uma vez, mas a mesma percentagem só conseguiu obter sucesso à segunda tentativa. Em relação à utilidade dos cursos de preparação, cerca de 65,4% % dos inquiridos consideram que são muito úteis ou de extrema utilidade. Em relação às variáveis que influenciam o (in)sucesso dos inquiridos no exame de acesso à Ordem dos Contabilistas Certificados, foi construído um modelo com capacidade de explicar 61,7% desse (in)sucesso do público-alvo em estudo: assim, o seu sucesso está positivamente relacionado com a frequência dos cursos de preparação para o exame e o nível de preparação nas matérias de contabilidade de gestão. Já o mesmo não se aplica ao número de vezes que se propuseram a exame, no qual a probabilidade de vir a ter aprovação diminui com o aumento do número de vezes que se propõem. No entanto, não se detetou influência estatística significativa, na aprovação dos inquiridos ao exame de acesso à Ordem dos Contabilistas Certificados, da idade, género e regime de frequência de curso
- Acompanhamento Clínico em Felinos com obstrução urináriaPublication . Marinho, Ana Rita Ferreira CarvalhoEste relatório é uma compilação das atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular final da licenciatura em Enfermagem Veterinária, na sua componente teórica e prática, realizado em ambiente hospitalar na área temática da clínica médica e cirúrgica de animais de companhia. O estágio curricular foi realizado no Hospital Veterinário BichoMix com a duração de três meses tendo sido possível acompanhar várias áreas no âmbito hospitalar, desempenhando o papel de enfermeira veterinária no teor prático, através do acompanhamento clínico no internamento, em consultas de diversas especialidades, urgências e cirurgias. É apresentada uma breve referência ao hospital onde foram desenvolvidas estas atividades. A aluna acompanhou no seu total 500 animais, sendo que pôde assistir a 60 casos de urgência, 100 casos submetidos a procedimento cirúrgico e 90 exames complementares de diagnóstico. No internamento foi possível a aluna acompanhar 250 animais. O abordado para o desenvolvimento da monografia, “Acompanhamento Clínico em Felinos com obstrução urinária” tem como objetivo dar a entender aos leitores as tarefas que podem ser desempenhadas pelo enfermeiro veterinário, que consistem, no acompanhamento do maneio clínico no internamento e cirúrgico, auxílio ao médico veterinário e aplicação de terapêuticas diatéticas como modo de prevenção da urolitíase em gatos com obstrução ureteral. Sendo incluída uma descrição de estas atividades desempenhadas pela aluna, em 2 casos clínicos de felinos que apresentavam esta patologia.
- Acompanhamento da instalação de pomar de citrinos em BIOPublication . Afonso, Elisa Maria da CruzNo período de duração do estágio, de Março a Julho de 2023, foi dada a oportunidade ao estagiário de acompanhar um projeto de dimensões consideráveis, com cerca de 110ha, totalmente em Modo de Produção Biológico (BIO). Uma nova área de citrinos (laranja, limão e lima, esta última como um teste pelo seu crescente valor no mercado). A área em questão está situada em Figueira dos Cavaleiros, concelho de Ferreira do Alentejo, distrito de Beja e dispõem de água do perímetro de rega do Alqueva. Um projeto audacioso, inovador pelo facto de se focar no modo de produção BIO, desde a instalação da cultura. O projeto está a cargo da “TastyFruits Lda”, uma empresa recente que nasceu da sociedade entre dois amigos e o grupo Jerónimo Martins Agro-Alimentar (JMA). Os citrinos têm ganho nos últimos anos mais expressão no nosso país, principalmente fora da sua área de eleição, o Algarve. Foi possível acompanhar a quase totalidade da instalação do novo pomar e ainda acompanhar as outras duas herdades já instaladas. O estagiário experienciou no campo, quanto a área agrícola é um desafio constante, uma incerteza. Diariamente foi confrontado com condicionantes que não é possível controlar. Como por exemplo a impossibilidade de realizar tratamentos por causa das situações climáticas, e o quão difícil é gerir pessoas. Embora existam inúmeras tecnologias a disposição, nem sempre se consegue controlar tudo, dando como exemplo o caso de uma rutura de rega inesperada que impede todo o sistema de funcionar corretamente.
- Acompanhamento da plantação de olivais em sebe no AlentejoPublication . Nunes, Francisco José SilvaNas últimas décadas vimos assistindo a uma enorme transformação na cultura do olival. Passamos de um olival tradicional de sequeiro, com uma densidade de plantação reduzida (até 200 árvores/ha) e fortemente dependente de mão-de-obra para todas as operações culturais, para um olival de regadio, mais produtivo, com uma muito maior densidade de plantação (300 a 400 árvores/ha no sistema intensivo e 1600 a 2200 árvores/ha no olival em sebe), fertilizado e em que a totalidade das operações culturais são mecanizadas. Devido à falta de mão obra para a colheita, verifica-se que nos últimos anos as plantações são quase exclusivamente de olivais em sebe, pelo que nos pareceu ser uma temática pertinente a estudar e para aprofundar conhecimentos. O estágio foi realizado na empresa De Prado Plantaciones, que corresponde a um departamento da empresa De Prado e que se dedica à plantação de novos olivais conduzidos em sebe, quer para a própria empresa quer para clientes externos. Durante o estágio foi possível acompanhar a quase totalidade das operações necessárias para a instalação de um olival em sebe numa parcela de 43 ha, para um cliente externo à empresa, no Perímetro de Rega do Caia, em Elvas. Vimos as máquinas utilizadas bem como todas técnicas necessárias para uma boa execução das operações. Tivemos acesso aos custos das diferentes fases de instalação do olival, pelo que conseguimos apurar um custo total de 10 074.79 €/ha, em que a plantação propriamente dita (materiais e mão de obra) e o sistema de rega (construções, materiais e mão de obra) representam a maioria dos custos, mais concretamente 44% e 32% do custo total, respetivamente. Tivemos ainda a oportunidade de acompanhar e participar noutros trabalhos realizados noutras propriedades, o que permitiu ver o profissionalismo dos técnicos da empresa e a excelente organização das operações nas diversas empreitadas. Pelo que podemos assistir, dado que a plantação de olivais em sebe vai continuar nos próximos anos, a De Prado Plantaciones tem um futuro promissor. É também uma área com grandes oportunidades de emprego para jovens técnicos com formação superior, pelo que nos parece que a aposta que fizemos em escolher este estágio poderá ser compensadora na nossa carreira profissional