IPP - Instituto Politécnico de Portalegre
Permanent URI for this community
O Instituto Politécnico de Portalegre é a instituição pública de ensino superior que cria e difunde o conhecimento, orientado profissionalmente, através da formação e qualificação, de alto nível, para públicos diferenciados, em momentos vários dos percursos académico e profissional, e da investigação e desenvolvimento tecnológico para a promoção das comunidades, em cooperação com entidades regionais, nacionais e internacionais. O Politécnico de Portalegre integra as seguintes unidades orgânicas de ensino: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Saúde (em Portalegre) e Escola Superior Agrária (em Elvas).
O Instituto Politécnico de Portalegre tem uma Unidade de I&D, avaliada pela FCT com MUITO BOM, o Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos - VALORIZA.Browse
Browsing IPP - Instituto Politécnico de Portalegre by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 1334
Results Per Page
Sort Options
- A "casinha das bonecas" e a matemáticaPublication . Marchão, Amélia; Garcia, Ana MariaFalar de Matemática no jardim de infância é falar de toda uma ligação profunda que existe e que se cria entre o espaço, materiais utilizados, criatividade da criança e do educador, que parece difícil segmentar e compartimentar numa abordagem com momentos e espaços específicos.
- Desenvolvimento de competências sociais nos adolescentes: perspectiva de prevenção em saúde mental na adolescênciaPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daA realização do presente estudo representou a concretização dum projecto profissional e um processo de realização pessoal. A perspectiva de estudar o desenvolvimento de competências nos adolescentes revelou-se desde o início aliciante; o estar próximo dos adolescentes tinha desenvolvido em nós a sensibilidade para esta temática. Além disso o fazer parte da equipa da infância e adolescência do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santarém havia despertado o nosso interesse para as competências dos adolescentes evidenciando-se a sua importância para a aprendizagem. A presente investigação foi realizada na Escola E. B. 2,3 de Alexandre Herculano de Santarém, pelas facilidades concedidas pelo Presidente e Professora de Apoio Educativo. Neste contexto, e porque desejamos saber os factores determinantes do desenvolvimento de competências sociais na adolescência, realizámos um estudo de caso qualitativo com o objectivo de desenvolver competências sociais nos adolescentes. Utilizámos uma amostra não probabilística, sendo a técnica a de amostragem de conveniência. Fizemos análise de conteúdo temático dos dados colhidos através de observação participante, consulta documental, registos dos adolescentes e inquérito por entrevista. As principais conclusões merecedoras de registo são as seguintes: - as atitudes e comportamentos da rede primária interferem negativamente no desenvolvimento das competências sociais dos adolescentes, uma vez que os pais não estimulam os adolescentes a desenvolver essas competências; - a ansiedade social influencia desfavoravelmente o desenvolvimento de competências sociais nos adolescentes; - o ser aceite pelo grupo de pares influencia o desenvolvimento das suas competências sociais; - o acompanhamento familiar deficiente interfere desfavoravelmente no desenvolvimento de competências sociais nos adolescentes; - os adolescentes, após terem feito parte do grupo de treino de competências sociais, apresentam benefícios generalizados no que respeita à competência social, ao seu comportamento dentro e fora da sala de aula e à sua capacidade de aprendizagem. Alguns resultados foram confirmados pelo referencial teórico que utilizámos e pelos resultados de estudos anteriormente realizados.
- Património rural e desenvolvimento: do discurso institucional às dinâmicas locais. O programa Revitalização de Aldeias e Vilas Históricas da Região AlentejoPublication . Alves, João EmílioTomando como suporte empírico referencial a região do Alentejo, o trabalho que aqui se desenvolve tem como principal eixo teórico a problemática do desenvolvimento local em meio rural, a partir da implicação do que, conceptualmente, aqui designamos por património rural. O estudo parte da discussão analítica em torno da emergência de uma “nova ruralidade” entendida enquanto pano de fundo de um conjunto de transformações (sociais, económicas, culturais, simbólicas) que têm vindo a ocorrer no mundo rural contemporâneo. Apresenta-se e discute-se ainda dois outros níveis de articulação conceptual: a relação tripartida entre património rural, reabilitação urbana e desenvolvimento, por um lado; e a relação, também tripartida, entre o mesmo património rural, o desenvolvimento rural e o turismo cultural/rural, por outro. O trabalho culmina com a idealização e a implementação de um modelo de avaliação «ex-ante» dirigido ao programa de “Revitalização de Aldeias e Vilas Históricas da Região Alentejo”.
- Da literatura alimentar ao romance das páginas de espelhos - Uma leitura de Livro de Crónicas de António Lobo AntunesPublication . Barradas, Maria Filomena
- Sobre o "património rural": contributos para a clarificação de um conceitoPublication . Alves, João EmílioÉ objectivo central deste texto discutir, num plano essencialmente teórico, o conceito de «património rural». Para tal, parte-se de uma abordagem genérica sobre o património num sentido mais amplo, para depois, gradualmente, identificar e analisar as dimensões e indicadores, com tradução empírica, subjacentes àquele conceito. Termina-se esta reflexão tentando perceber e discutir o lugar que o património rural – de acordo com a amplitude conceptual que tentamos aqui demonstrar – ocupa no âmbito de processos de desenvolvimento local, em particular naqueles que tendem a operacionaliza-lo enquanto recurso turístico, favorável às economias rurais
- Physical appearance and intimate friendship in adolescence: A study using a portuguese college student samplePublication . Cordeiro, RaulA group of students enrolled in the 12th year of education was asked to answer a direct application questionnaire containing the following measures: Intimate Friendship Scale (IFS)(Sharabany, 1994), The Self-Perception Profile for College Students (Neemann & Harter,1986) adapted for the Portuguese population (Ribeiro, 1994) and Family Social Notation -Adapted Graffar, adapted from the original (Graffar, 1956). The values of Intimate Friendship were found to be higher for girls and the values of Perception of Physical Appearance were higher for boys.
- Estudio del comportamiento poscosecha de la ciruela 'Reina Claudia verde'Publication . Ribeiro, Maria da Graça Teles de Sousa Pacheco de CarvalhoEn este trabajo se ha realizado una caracterización de ciruelas ‘Reina Claudia verde’ y se ha estudiado el comportamiento de las mismas durante la poscosecha. La ciruela ‘Reina Claudia verde’ es autóctona de la región de Estremoz/Borba en el Alentejo, Portugal, con Denominación de Origen Protegida, posee características organolépticas excepcionales, y es una fruta muy apreciada por los consumidores. Durante la campaña de ciruela tienen lugar picos en la producción y se acumula en la Cooperativa gran cantidad de fruta en un corto espacio de tiempo, no siendo posible llevar al consumidor los frutos en óptimas condiciones. Como consecuencia de este aumento de oferta, los precios bajan y la calidad de los frutos se puede ver afectada, siendo importante desarrollar técnicas de conservación que permitan ofrecer a los consumidores frutos en buenas condiciones, durante más tiempo sin que pierdan sus características tan particulares de sabor y olor. Se plantearon distintos diseños experimentales, durante cuatro campañas de producción, con los objetivos que se indican: • Caracterización y distinción de ciruelas en diferentes estados de maduración • Estudio de la evolución de las ciruelas almacenadas en refrigeración • Estudio de la evolución de las ciruelas conservadas en atmósfera modificada • Evaluación del comportamiento de las ciruelas durante la vida útil El análisis de los resultados indica que el estado de maduración de las ciruelas en el momento de la cosecha es determinante. Las ciruelas se pueden conservar hasta 35 días con una calidad aceptable, tanto si se utiliza refrigeración como atmósfera modificada (empleando la película Pplus®). Después de su conservación en frío, las ciruelas pueden permanecer hasta 3 días a temperatura ambiente, manteniendo sus características sensoriales. La pérdida de peso, el parámetro a* de color, los parámetros reológicos y el análisis sensorial son los métodos más apropiados para evaluar de forma sencilla la evolución y el estado de las ciruelas en el período poscosecha.
- Aparência física e amizade íntima na adolescência: estudo num contexto pré-universitárioPublication . Cordeiro, RaulAlguns dos aspectos mais importantes, e que hoje ganham maior realce nos estudos sobre a adolescência, são o desenvolvimento da capacidade para o estabelecimento de relações de intimidade e a percepção sobre o auto-conceito. Este estudo procura dar um contributo para a reflexão e compreensão destes aspectos, tão importantes para o desenvolvimento, na adolescência.
- O planeamento de um programa de intervenção com adolescentesPublication . Cordeiro, RaulÉ no âmbito dos cuidados de saúde primários que se colocam os principais desafios quando pensamos em planear programas de intervenção com populações adolescentes. Actores diversos, como os próprios adolescentes, pais e educadores, desempenham um papel único e diferente nas respostas sociais e familiares que devem ser dadas nesta etapa de desenvolvimento. É hoje reconhecido que há que diversificar as estratégias de comunicação utilizadas em programas de prevenção ou de intervenção com adolescentes, colocando aos profissionais de saúde desafios novos e renovados que permitam êxitos e ganhos em saúde junto da população adolescente. Na definição das estratégias a adoptar na programação de intervenções de saúde junto de populações adolescentes nunca poderemos deixar de considerar três contextos: familiar, social e escolar. Nas estratégias concretas a adoptar há que escolher as que mais se adequam ao modo de vida e à forma preferencial de recepção de informação dos adolescentes de hoje, considerando naturalmente as tecnologias de informação como meio preferido de disseminação de informação.
- Violência interpessoal e maus-tratos entre pares, em contexto escolarPublication . Martins, Maria José D.Neste artigo efectua-se uma revisão de literatura e uma reflexão teórica sobre o problema da violência interpessoal e, em particular, sobre a questão dos maus-tratos entre pares, em contexto escolar. Sistematizam-se e discutem-se alguns dos principais conceitos, dados empíricos e abordagens teóricas sobre o fenómeno e finaliza-se com um conjunto de sugestões relativamente às estratégias que têm sido utilizadas ou podem vir a ser utilizados pelas escolas e pelos profissionais que nela trabalham, com vista à prevenção e/ou intervenção eficazes perante a ocorrência deste tipo de fenómeno.