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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A realização do presente estudo representou a concretização dum projecto
profissional e um processo de realização pessoal.
A perspectiva de estudar o desenvolvimento de competências nos adolescentes
revelou-se desde o início aliciante; o estar próximo dos adolescentes tinha
desenvolvido em nós a sensibilidade para esta temática. Além disso o fazer parte da
equipa da infância e adolescência do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do
Hospital de Santarém havia despertado o nosso interesse para as competências dos
adolescentes evidenciando-se a sua importância para a aprendizagem.
A presente investigação foi realizada na Escola E. B. 2,3 de Alexandre Herculano de
Santarém, pelas facilidades concedidas pelo Presidente e Professora de Apoio
Educativo.
Neste contexto, e porque desejamos saber os factores determinantes do
desenvolvimento de competências sociais na adolescência, realizámos um estudo de
caso qualitativo com o objectivo de desenvolver competências sociais nos
adolescentes.
Utilizámos uma amostra não probabilística, sendo a técnica a de amostragem de
conveniência.
Fizemos análise de conteúdo temático dos dados colhidos através de observação
participante, consulta documental, registos dos adolescentes e inquérito por
entrevista.
As principais conclusões merecedoras de registo são as seguintes:
- as atitudes e comportamentos da rede primária interferem negativamente no
desenvolvimento das competências sociais dos adolescentes, uma vez que os pais
não estimulam os adolescentes a desenvolver essas competências;
- a ansiedade social influencia desfavoravelmente o desenvolvimento de
competências sociais nos adolescentes;
- o ser aceite pelo grupo de pares influencia o desenvolvimento das suas
competências sociais;
- o acompanhamento familiar deficiente interfere desfavoravelmente no
desenvolvimento de competências sociais nos adolescentes; - os adolescentes, após terem feito parte do grupo de treino de competências sociais, apresentam benefícios generalizados no que respeita à competência
social, ao seu comportamento dentro e fora da sala de aula e à sua capacidade de
aprendizagem.
Alguns resultados foram confirmados pelo referencial teórico que utilizámos e pelos
resultados de estudos anteriormente realizados.