ISCET - Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCET - Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos by Title
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Escarpas do Tâmega como Produto TurísticoPublication . Vasconcelos, João; Aguiar, LídiaEste projeto final no âmbito do estágio realizado na Câmara Municipal de Mondim de Basto, para obtenção e conclusão do Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos, intitulado “Escarpas do Tâmega”, tem como principal objetivo a criação, de raiz, de um percurso pedestre na margem esquerda do rio Tâmega, lugar de enorme valor natural e paisagístico na região e concelho de Mondim de Basto. A escolha deste tema e ideia para a realização deste projeto final de Mestrado, muito tem a ver com um gosto e curiosidade pessoal. Tal conhecimento e interesse foi certamente fomentado com o muito tempo que deslumbrei estas paisagens, sem nunca antes esperar que algum dia viria a realizar um trabalho tão importante e focado no desenvolvimento de uma região privilegiada pelos seus recursos naturais únicos. Assim, pretendo desenvolver um produto turístico de natureza e aventura que abarque pontos de interesse, de elevado valor e diferenciados dos demais na região, numa simbiose entre a água, a terra e o ar, com o Monte de Nossa Senhora da Graça como pano de fundo, num dos pontos mais estratégicos deste concelho, como plano natural. Neste vínculo da natureza, é adaptado sob uma visão progressista, uma estrutura em passadiço a culminar um dos pontos mais prodigiosos e inacessíveis desta zona, escarpas rochosas com cerca de 100 metros, designado como o Geospot do Boqueiro. Alicerçado a esta cultura da natureza, esta rota visa proporcionar ao turista/visitante, uma experiência única, através não só de toda a beleza natural do concelho e limítrofes, bem como uma educação ambiental presente, devidamente pensada e estruturada face às condições apresentadas e possíveis de implementar.
- Fatores determinantes na escolha dos serviços termaisPublication . Pereira, Armanda; Dias de Carvalho, AdalbertoA presente dissertação aborda as estâncias termais de Portugal, baseando-se em passar um questionário por algumas delas. Pretende-se, deste modo, perceber quais os fatores determinantes na escolha dos serviços termais. A metodologia utilizada baseou-se na revisão de literatura e em seguida passar um questionário pelas seguintes estâncias termais, as Termas de São Pedro do Sul, as Termas das Caldas de Arêgos, as Termas de Chaves e as Termas de Amarante, conseguimos resposta de aquistas de outras termas através do questionário online partilhado pelas redes sociais. Os resultados indicam que a valorização deste tipo de estâncias termais é uma mais-valia na dinamização turística de territórios com menor procura turística, de menor densidade populacional, como é o caso de algumas termais que analisamos.
- A Importância da Segurança na Aviação CivilPublication . SANTOS NOGUEIRA, HELENA ALEXANDRA; Vieira Dias de Carvalho, Adalberto ArturA segurança é, atualmente, a base da aviação, sendo necessária para estabelecer relações de confiança com os passageiros. Independentemente da motivação dos passageiros, a segurança é sempre uma prioridade. A importância da segurança na aviação surgiu, principalmente, depois dos ataques terroristas às Torres Gémeas, pois o transporte aéreo ficou vinculado a uma imagem de terrorismo e sem segurança. Estes ataques levaram à necessidade da criação de regras rígidas para assegurar que todos os passageiros possam voar em comprometer a sua segurança e a dos outros. Este trabalho tem como objetivo observar a importância da segurança na aviação civil para o Turismo. O estudo foca-se nos acontecimentos históricos que interferiram com a segurança na aviação e de que forma afetam a aviação e, consequentemente, o Turismo.
- A Influência da Arte Urbana no Turismo: No Quarteirão das ArtesPublication . Sobral Coelho, Bruna Filipea; Ferreira Pinto, Jorge Ricardo; Bastos Durães Ferreira, Luis AugustoO presente Projeto tem como objetivo principal perceber o papel da arte urbana no Quarteirão das Artes a partir de várias abordagens, nomeadamente na sua relação com o turismo. A arte urbana, representada principalmente pelo graffiti, tem-se tornado um elemento central nas paisagens urbanas em ambientes turísticos e culturais. O Quarteirão das Artes, um local onde a arte urbana é proeminente, serve como um estudo de caso para explorar como essa manifestação artística influência o turismo. A pesquisa aborda a relação simbiótica entre arte urbana e turismo, destacando como as criações artísticas nas ruas podem conceder identidade a uma área, atraindo visitantes interessados na cultura local. Também são feitas considerações a algumas preocupações como a necessidade de equilibrar a preservação da integridade artística e cultural da comunidade local e a gentrificação, que pode surgir quando o turismo se intensifica. Ao analisar a influência da arte urbana no turismo no Quarteirão das Artes, este estudo contribui para a compreensão do complexo entre cultura, turismo e identidade.
- O Papel do Museu no Desenvolvimento Rural: Museu da Pera Rocha no BombarralPublication . Mil-homens Tomaz, Carina Daniela; Ferreira Pinto, Jorge Ricardo; Bastos Durães Ferreira, Luis Augustomuseus gastronómicos são instituições culturais que têm como objetivo preservar, estudar e divulgar a história e a cultura relacionadas à culinária. Esses museus dedicam-se a explorar e expor a diversidade gastronómica de uma região ou de um país, bem como as tradições, técnicas e ingredientes envolvidos na produção e consumo de alimentos. Neste sentido, o seguinte trabalho investiga o papel do museu e da gastronomia no desenvolvimento rural e a forma como estes podem envolver a comunidade local e valorizar a identidade de um lugar. Dentro da museologia, inicialmente são abordados temas conceptuais que são importantes para definir a proposta do museu. Uma vez que a temática proposta para o museu relaciona-se com a gastronomia, desenvolvem-se alguns tópicos sobre esta. São realizadas também entrevistas a especialistas das áreas da museologia e gastronomia para complementar a revisão bibliográfica. De forma a aplicar as conclusões tiradas com esta investigação, é criada uma proposta de museu, no Bombarral, sobre um dos produtos chave da região: a Pera Rocha.
- Relatório de estágio /Hotel Maison Albar - Le Monumental PalacePublication . Braz de Almeida, Ana Sofia
- Relatório de estágio curricular: Avaliação do Potencial da Living CruisePublication . CORREIA MARQUES, HUGO; de Andrade Cunha, Marta AlexandraO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Estágio do Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo. O estágio foi realizado na empresa Living Tours, no departamento Living Cruise, durante o período de 4 de dezembro de 2023 a 5 de maio de 2024, totalizando 850 horas de trabalho. O principal objetivo deste relatório é descrever a experiência adquirida, analisar o potencial de crescimento do segmento "Living Cruise" e propor estratégias que promovam a sua diferenciação e sustentabilidade no mercado turístico. O relatório apresenta inicialmente a entidade de acolhimento, a Living Tours, detalhando sua relevância no setor turístico e suas atividades e objetivos. Em seguida, uma revisão da literatura aborda conceitos fundamentais de animação turística, turismo náutico e sustentabilidade, estabelecendo a base teórica para o estudo. A avaliação do potencial do segmento "Living Cruise" incluiu um diagnóstico de mercado, estratégia de desenvolvimento, propostas de ação e implicações. A crescente procura pela sustentabilidade no turismo, especialmente nos cruzeiros fluviais, motivou a escolha deste tema, que apresenta desafios e oportunidades únicas. A entrevista realizada com a diretora de Recursos Humanos revelou perceções sobre as práticas atuais e as áreas de melhoria na Living Tours. Os resultados indicaram um bom nível de práticas sustentáveis, mas também a necessidade de estratégias mais robustas para melhorar a competitividade e a sustentabilidade do Living Cruise. As propostas apresentadas incluem a implementação de tecnologias verdes e mais parcerias com fornecedores locais para reduzir a pegada ecológica. Em conclusão, o relatório demonstra que, embora a Living Tours já adote práticas sustentáveis, há espaço para melhorias significativas a Living Cruise . As propostas visam contribuir para o desenvolvimento contínuo dos produtos e serviços da Living Tours e da Living Cruise.
- Relatório de Estágio na GeoStar e Top AtlânticoPublication . Manuel, Costa Filipe Almeida; Lidia, AguiarO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Produtos Turísticos. Como tal, foi realizado um estágio nas agências de viagens GeoStar e Top Atlântico, ambas pertencentes ao Grupo Wamos, nos departamentos de Turismo Religioso e Cultural e MICE, respetivamente. Neste relatório de estágio abordam-se os conhecimentos obtidos durante o estágio, bem como as informações cruciais sobre o Grupo Wamos e as duas agências onde o mesmo decorreu, nomeadamente, GeoStar e Top Atlântico, e também as principais informações relativamente à realização deste estágio. Para além disso, abordam-se as agências de viagens relativamente ao seu surgimento e classificam-se as agências onde decorreu o estágio nas suas tipologias. Faz-se também uma abordagem teórica ao tema da avaliação da qualidade de serviço, com principal foco para alguns métodos existentes para avaliação da qualidade de serviço. Este mesmo estágio, passou pelos departamentos do Turismo Cultural e Religioso e MICE (Meetings, Incentives, Congresses and Events), ambos Back Office.
- Relatório de Estágio no HF Ipanema PortoPublication . Leitão, Lúcia; Aguiar, LídiaO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado e Desenvolvimento de Produtos Turísticos. Como tal, foi realizado um estágio no Hotel HF Ipanema Porto, com o objetivo de demonstrar as aptidões adquiridas no decorrer do Mestrado, as quais tornaram possível a participação num estágio que envolveu alguns dos departamentos presentes neste empreendimento hoteleiro. Neste relatório de estágio abordam-se os conhecimentos obtidos durante o estágio, bem como a dinâmica de todos os departamentos que foram explorados. O objetivo deste relatório é explicar a realização deste estágio, a organização do Hotel, transmitir a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de competências durante o estágio, apresentando uma visão crítica de cada departamento frequentado. Este mesmo estágio, passou pelos departamentos de Front Office (receção), departamento de Food & Beverage (comidas e bebidas), departamento de Housekeeping, e ainda pela parte da coordenação do F&B e da direção.
- Uma Rota Enogastronómica como produto estruturador para os territórios: Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e MêdaPublication . DA MOTA FERREIRA, MÓNICA LISSA; Leão Nicolau Gonçalves de Aguiar, Lídia MariaA enogastronomia tem sido um produto turístico capaz de alavancar a notoriedade dos territórios de baixa densidade. Os territórios em estudo apresentam um conjunto de produtos endógenos comuns que podem fazer parte integrante de um produto estruturador e de promoção da procura, desde que os stakeholders e municípios se desenvolvam em rede e cooperação. Para perceber a pertinência desta ferramenta estruturadora nos territórios de Vila Nova Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda, utilizou-se a metodologia qualitativa. Neste âmbito, foram realizadas entrevistas a informantes privilegiados, visitas ao territórios e anotações num diário de campo. Através da análise dos dados e triangulação dos mesmos, desenvolveu-se uma proposta de uma rota enogastronómica de quatros dias pelos territórios em estudo. Percebeu-se, nesta investigação, que os stakeholders têm noção das potencialidades turísticos dos territórios, da importância dos produtos e da pertinência de uma rota que pode ter um efeito multiplicador e trazer várias vantagens para o desenvolvimento económico e turístico. É, assim, manifesto e unânime o interesse em fazer parte de uma rota, refletindo-se num reconhecimento de que o turismo pode proporcionar um desenvolvimento, uma cooperação e sinergias no território.